Chiquinho,the survivor, procura dono para compromisso sério

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado mai 18, 2013 3:15 pm

obrigado pela vossa preocupação. ontem fui ver o menino chiquinho e fiquei com 1graminha de esperança. o vet não me deixou dúvidas de se tratar de pif. fez vários exames cruzados e segundo ele, é de pif que se trata. tb. será pif seco. o que ele disse, é que os valores estão nolimite mínimo positivo. isto pode significar que o menino esteve em contacto com um gato infetado. e é verdade. o flávio tinha pif embora a doença nunca se tivesse manifestado. assim, o chiquinho tem 3 hipóteses - ou o organismo consegue combater a doença e adeus pif, ou mantem os valores (e andamos sempre em sobressalto), ou o virus progride e adeus gato. daqui a uns 3 meses, volta a fazer análises. entretanto, continua a medicação.portanto, tudo depende da forma como o chiquinho vai enfrentar a doença.
tb. fiquei mais animada porque encontrei uma senhora que me disse alimentar e tratar um gato de rua há 10 anos com pif.
o chiquinho estava com muito bom aspeto e já come. estava ainda a soro mas com uma pontinha de febre. preferi deixá-lo ainda internado não fosse o diabo tece-las no fim de semana.
o chiquinho não tem pif? o que eu não dava por isso.
Última edição por anja-azul em sábado mai 18, 2013 4:54 pm, editado 1 vez no total.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sábado mai 18, 2013 3:22 pm

O que importa Anja é que ele está melhor, vai recuperar, vai ver que ele vai viver muitos anos ao seu lado ;) Força.
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

sábado mai 18, 2013 3:31 pm

Ele vai conseguir superar, com o seu carinho e amor.....
Devemos ajudar sempre os animais
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado mai 18, 2013 3:47 pm

ainda mal saí de uma e já estou noutra :cry: :cry:
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

sábado mai 18, 2013 4:15 pm

É verdade, mas infelizmente quem os tem, está sempre sujeito.....
Devemos ajudar sempre os animais
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado mai 18, 2013 5:12 pm

Lamento muito que o Chiquinho esteja doente, anja, mas por aquilo que disse que o veterinário disse não parece mesmo tratar-se de PIF.

O que me parece, com base no que a anja transmite, é que o Chiquinho é portador de coronavírus (talvez tenha sido esse o limite mínimo a que o veterinário se referiu). E nenhum animal com PIF sobrevive anos, o que esse gatinho que a senhora alimenta terá será outra coisa.

Sugiro que leia também este link (http://abcd-vets.org/fact_sheets/Portug ... felina.pdf) e que depois tire bem as dúvidas com o veterinário. Não quer dizer que seja o caso, mas há muitos vets ainda mal informados sobre esta doença e que diagnosticam PIF a torto e a direito, apavorando os donos e com consequências por vezes fatais para os animais.

Chamo sobretudo a atenção para os seguintes pontos:

"A PIF apresenta um mau prognóstico. O tempo de sobrevivência mediano após o diagnóstico é de 9 dias."

"Isoladamente, as elevadas concentrações de anticorpos contra o FCoV não têm qualquer valor de diagnóstico."

Esta última quer dizer que o facto de um gato apresentar uma titulação de coronavírus elevada não quer dizer que ele tenha PIF ou alguma vez venha a ter. O que provoca a PIF é uma mutação do coronavírus, que pode dar-se ou não.

O que os veterinários fazem é uma espécie de "check list": quantos mais pontos dessa lista o gato apresentar, maior será a probabilidade de ele ter PIF. O diagnóstico só pode ser feito com necrópsia, e mesmo assim nem sempre.

Não sei se se lembra que uma gatinha minha, a Mimi, morreu com PIF há cerca de dois anos e meio, e nenhum dos meus outros gatos desenvolveu a doença até hoje (e deixa-me cá bater na madeira agora).

Também o Lenny (lembra-se) foi diagnosticado com PIF por uma veterinária e não tinha PIF nenhuma. Ele tinha uma titulação de coronavírus, salvo erro, de 1/200, e na própria folha de resultados do laboratório dizia que ele tinha PIF, o que era erradíssimo!

Por isso, procure manter a calma, leia, informe-se e pergunte bem ao veterinário em que se baseia ele para um tal diagnóstico, porque algumas coisas que ele diz até parecem contraditórias.

Continuação das melhoras do Chiquinho. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sábado mai 18, 2013 5:38 pm

Força Chiquinho, vais dar a volta por cima :wink:
anja-azul
Membro Veterano

sábado mai 18, 2013 5:46 pm

eu estou tão baralhada que prefiro esperar e ver. o flávio fez análises ao sangue e deu um valor igual ao do chiquinho mas não apresentava alterações. o chiquinho fez tb. o protainograma (acho que se chama assim) que tb. apreentou alterações. o vet é bastante competente e jurou-me a pés juntos que era pif. tb. me recomendou o artigo indicado pela miaus e tb. referiu que só no post mortem , tal como referia a autora, é que se podia saber. o que eu sei, é que estou a ficar maluca com isto tudo. só espero que o menino melhore e que as próximas análises sejam diferentes. não basta a doença como a incerteza :cry:
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

domingo mai 19, 2013 2:14 pm

Por mais complicado que seja, tente manter a calma Anja.
De facto toda a informação é confusa. Já tudo foi dito...

Resta-me desejar-lhe muita força para este momento difícil e fico a torcer muito pelas melhoras do Chiquinho.

Um abraço!
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
anja-azul
Membro Veterano

domingo mai 19, 2013 2:19 pm

obrigado a todas pelo apoio.
hoje não resisti e telefonei a saber notícias do menino. está muito bem disposto e a comer. amanhã estará de regresso ao lar. o que eu não dava para que o diagnóstico estivesse errado. mas o que terá o menino para ter febre, falta de apetite, vómitos, prostração e sinais de infeção? tanta coincidência :cry:
voca
Membro Veterano

domingo mai 19, 2013 2:22 pm

Pois, vai ver que ele terá uma vida normal e feliz, e viverá muitos anos consigo :)
anja-azul
Membro Veterano

domingo mai 19, 2013 2:27 pm

voca Escreveu:Pois, vai ver que ele terá uma vida normal e feliz, e viverá muitos anos consigo :)
que deus a oiça. isto deve ser castigo. como ele tem a mania de fazer cócó todos os dias fora do caixote e é sempre depois de eu acabar de jantar, fico furiosa e digo-lhe - vais para o canil, para a rua, para o ucraniano :roll:
voca
Membro Veterano

domingo mai 19, 2013 3:47 pm

:lol: :lol: É normal que nos salte a tampa, mas não vai ser castigada, tudo acontece porque assim tem que ser, não é por sua causa! vai ver que vai ter que o aturar muitos mais anitos :D
anja-azul
Membro Veterano

domingo mai 19, 2013 6:13 pm

sobre o chiquinho há que esperar para ver. se continuar bem, é sinal que a doença não era pif. se não :evil: :cry: mais uma temporada de ansiedade e sobressalto. começa/é o meu estado habitual :cry:
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

domingo mai 19, 2013 6:28 pm

Que notícias boas…Quando o menino voltar para casa ainda vai ficar melhor.

Se os valores do proteinograma são baixos, há que não perder a esperança…com o tratamento o Xiquinho vai dar a volta por cima…

Anja, como lhe disse ontem, um dia de cada vez… Não perca a fé…

Continuação das melhoras do menino….
Responder

Voltar para “Gatos”