Ajudantes do Pai Natal ou talvez Narnia além-espelho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta out 28, 2011 7:31 pm

Obrigada. Fez ontem 15 dias, mas ainda está muito recente... É uma ausência grande, ele era um gatinho que estava sempre à minha beira e todas as rotinas giravam à sua volta.

E as coisas não andam famosas por aqui. Depois de uns dias de "calmaria", sem gatos doentes, os bebés da Pantufa voltaram a constipar-se, a semana passada, com a chegada do mau tempo. O que estava pior, um meninão gordo, já está quase bom, mas agora 3 dos manos pioraram, os tigradinhos e uma pretinha, estão ranhosos, começaram a tossir, começaram hoje o antibiótico. Mas o que noto mais é que, à excepção do meninão e da meninona, ambos pretos, os outros estão muito magritos, especialmente um menino preto, que sempre foi o mais minúsculo - mas que ainda não adoeceu. Com muita pena minha, vou voltar a fechá-los no quarto, porque receio que os adultos não os estejam a deixar comer como deve ser, e o apetite, com os narizes ranhosos, também já não é muito. O que vale é que são meiguinhos e deixam-se tratar bem, ao contrário do Querubim (o mano mais novo do meu Serafim), que está com os olhos numa lástima e não consigo tratá-lo com a regularidade necessária porque não se deixa apanhar.

A mamã Pantufa está bem, e ia ser esterilizada 2ª feira, mas o dr vai estar fora e a cirurgia foi adiada para 4ª, tal como a da Kika, para retirar os ferros (finalmente!).

E a princesa Kali voltou a ter "tremores" na cabeça, como se tivesse Parkinson. Não é sempre, nota-se mais quando está algum tempo parada. Embora não apresente desequilíbrio, como da outra vez, já vai ser vista amanhã e em princípio vai novamente tomar um monte de antibióticos e fazer novo tratamento aos ouvidos.

Mesmo assim, estive uma semana sem ir ao vet, é quase um record!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta out 28, 2011 10:02 pm

hhmmm, acabei de perceber de onde vem a "falta de apetite"... abri latinhas, e foi ver o apetite aparecer em força! E nos últimos dias, para se fortalecerem, têm comido carninha, peixinho...

Bolas. A bebé pretinha acabou de vomitar o antibiótico e fez
diarreia líquida...

(...)

De volta. Continua no tópico da Pantufa...
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sexta out 28, 2011 11:02 pm

Se a Chamrrita não se importar, vou resumir a história da Pantufa.

A Pantufa é uma gata de rua com cerca de 7 anos, que teve uma ninhada de 6 gatuchos (os únicos que sobreviveram da sua longa vida) Consegui resgatá-los e a Chamarrita teve a simpatia de os receber em sua casa para os tratar, pois estavam com os olhos doentes. Como eram muito pequenitos ainda, optou-se por levar a mãe Pantufa. Apesar de todos os cuidados, parece que estes malandritos voltarm a constipar-se :wink: (o tempo também está propício a estes precalços :wink: ). è uma gata tímida mas deixa que lha façamos algumas festitas.

(of topic, tenho agora outra em minha casa com dois bébés que parece gémea da Pantufa 8) . Tive a sorte de os recolher na altura em que abriram os olhos, por isso não apanharam coriza, e estão sãos como um pero. Os filhotes da Pantufa não tiveram tanta sorte neste aspecto)

E vou acabar por aqui, senão o resumo acaba por ser um livro bem longo ... :? :oops: :lol: Quando começo, não acabo :oops: :lol:
Chamarrita
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 12:06 am

Pronto, basicamente é essa a história.

A Kali está bem, anda encantada da vida no meio dos bebés, lava-os, dorme com eles e tudo! Ajudaram-na bastante a superar a perda do seu "papá". Mas pode ter sido esta perda que lhe diminuiu a imunidade e fez com que a otite voltasse... Ela não se queixa minimamente, come, brinca, anda activa. E só reparei hoje naqueles tremores ligeiros porque estive mais tempo com ela - que a gajinha abandonou-me, mas os bebés vieram para o pé de mim e ela veio também... :twisted: vamos lá ver o que diz o dr amanhã. :)
Chamarrita
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 3:49 pm

A Kali, como previsto, vai fazer (mais) tratamento aos ouvidos e tomar os 2 antibióticos do costume. Está agora a dormir a sesta no meio da bebezada toda :P

Com certeza que tirarei fotos de Natal à Senhora Chamarrita, ela presta-se imenso a essas coisas! :D Não chega a ser chata porque amua :P Não, tadinha, pode ter muitos defeitos mas chata nunca foi. :)
ambv
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 6:42 pm

O paraíso dos gatos :) :wink:
ambv
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 6:44 pm

sarina Escreveu:Obrigada, ambv! De facto, andei a tentar investigar, mas não encontrei tópico algum e ultimamente o tempo tem-me escasseado. Mas não consigo estar muito tempo longe...
O link é este http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 14#1509114
Chamarrita
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 8:00 pm

Ó Ana, se não for pedir-lhe muito, pode pôr fotos dos mafarricos lá no tópico deles? ainda não as passei para o photobucket... :oops:
ambv
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 10:38 pm

Vou ver o que posso fazer :wink: (e se a minha net deixar... :? ) Espero que hoje não se lembre de ir abaixo uma data de vezes como ontem (vade retro satanás :evil: ) Ainda agora estive a vê-las. Como estou numa de por fotos da Patanisca e do Francisquinho, vou ver se consigo pôr a dos filhotes da Pantufa. Mas como é a Chamarrita que os conhece melhor, vá vendo quem são os "garotos"
ambv
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 11:05 pm

Aqui vão elas:

E vão dois
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

E mais dois, penso eu
Imagem

E aqui vai outra
Imagem

Imagem

Imagem

E penso que estão todas.

Até estou :o Hoje está rápida. Ainda bem...
Chamarrita
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 11:15 pm

Bem, uma semana depois estão com melhor ar! :D

A pequenina Vénus ficou mais um dia internada, com o soro, uma vez que ainda está diarreica. Mas está muito bem disposta, deram-lhe latinha a/d, que comeu TODA (ainda vão dizer que passam fome cá em casa) :twisted: e está a fazer só medicação para a coriza e para a diarreia. Vai ficar óptima. Logo que estejam todos em condições, tenho de os vacinar, nem que vá lavar o chão da clínica durante um ano (ou arrumar carros, que diz que dá mais guito...).
Chamarrita
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 11:18 pm

Desconfio que há uns senhores gatos que vão dormir na rua, quero ir deitar-me e mal abro a porta para entrar um, saem dois! Bom... quer dizer que amanhã vai estar bom tempo! :)
Chamarrita
Membro Veterano

domingo out 30, 2011 12:57 pm

Mamas está correcto, aliás até se chama a "cadeia mamária". Tetas também é correcto, mas acho rude. Só "seios" é que seria inadequado. :)
Chamarrita
Membro Veterano

domingo out 30, 2011 1:04 pm

Daqui a uma hora vou buscar a menina, que está quase totalmente recuperada! Estava bastante parasitada :o o que me surpreende, pois eu desparasitei-os mensalmente... assim, a desparasitação, que ia ser para a semana, já foi hoje. E usei Prof****r, como as pipetas são para gatos entre 2,5 e 5 quilos, pus 1/4 em cada um. Esta pipeta também mata os ovos, mas vou saber daqui a quanto tempo os devo desparasitar novamente, ou se terá sido o suficiente (para caganitos de 1 quilo, pareceu-me bem, mas nos desparasitantes é muito difícil haver "overdose"). É que, se estiverem muito parasitados, as toxinas libertadas pela morte dos parasitas também os podem matar a eles, por isso se calhar foi preferível pôr um bocadinho menos e voltar a desparasitar daqui a algum tempo, vou perguntar à vet.
Chamarrita
Membro Veterano

domingo nov 06, 2011 4:32 pm

Nunca aqui falei dos meus cães (cadelas, já que cão é só um) e hoje não o farei pelos melhores motivos...

A Land é uma cadela "de caça", resgatada por uma senhora que tem bastantes gatos e alguns cães, como eu. Prenha, tinha a esterilização marcada mas pariu antes, 2 bonito cachorros com ascendência provável nalgum podengo de pêlo cerdoso. Em Fevereiro de 2010, depois de se conseguir uma vaga na UZ, fomos levá-los, à mãe e aos filhos, mas ainda antes de chegarmos a Santarém já chorávamos e decidimos não os entregar. A pessoa que conseguiu a vaga na UZ ficou bastante zangada, mas eu responsabilizei-me pelos cães e lá os trouxe de volta. Fui avisada de que a Land era perigosa para os gatos, mas não ia estar em contacto com eles, por isso não achei que fosse um problema. Um dos cachorros foi adoptado por uma amiga minha e eu fiquei com a Land e o filho Jeremias, super dependente da mãe, manso mas extremamente medroso e sem estar devidamente socializado com humanos. O tempo foi passando, a Land foi esterilizada e operada a um otohematoma; o Jeremias continuou sempre esquivo e medroso e sempre "debaixo das saias da mãe". Resignei-me e, quando me mudei, trouxe-os do canil que tinha construido em Alcogulhe aqui para o pátio, que é grande, todo murado com paredes altas, e tem também acesso à garagem. Além de terem muito espaço, as cadelas também têm a minha presença habitual, apesar de viverem no exterior.

O pátio tem uns anexos com sótãos abertos, e coloquei estrategicamente uns escadotes, para o caso de algum gato escorregar do telhado e assim poder fugir do pátio. Costumava ter uma janela aberta num quarto de arrumos que dá para o pátio e os gatos "da rua" entravam e saiam sem problemas, e fora do alcance dos cães. Alguns dos outros gatos também gostavam de entrar por aquela janela e depois miavam para que lhes abrisse a porta do quarto.

Mas houve uma altura, em Janeiro, em que tinha recebido novos gatos, que não tinham acesso ao exterior, e a Joaninha, mestra em abrir portas, estava em casa; por isso fechei a janela e mantive a porta aberta. Logo por azar, num dia chuvoso de Fevereiro em que fiquei em casa por me sentir doente, o Gaspar, que tem medo de cães mas adorava entrar em casa através da dita janela e de lá "fazer pirraça" aos cães, resolveu fazer o seu percurso, mas deu com a janela fechada... não sei o que sucedeu, ouvi uma grande algazarra e fui ver o que se passava, e dei com as cadelas com um "farrapo" amarelo na boca, que largaram mal eu me aproximei. Era o Gaspar. Ferido e em estado de choque, enxuguei-o o melhor que pude (estava ensopado), embrulhei-o numa manta e liguei o aquecedor no máximo enquanto tirava o pijama e me vestia, para voar com ele para a clínica mais próxima. Safou-se... e desde então nunca mais nenhum gato foi para o pátio, nem sequer para um dos sótãos onde havia abrigos e caminhas. Até ontem...

A gatinha Sabina Rabina nunca foi muito ágil para grandes saltos. Sobrevivente de uma ninhada de 5 irmãos (os outros 4 morreram, 2 delas com panleucopenia), nascidos a 14 de maio de 2010,da gata de um senhor que vivia lá na terra da senhora dos muitos gatos e alguns cães, ex tutora da Land - que acordou com o dito homem que arranjava donos para os gatinhos mas ele teria de esterilizar a gata, acordo que não foi cumprido... adiante -, era uma gatinha alegre e ladina, sempre muito atacada por corizas durante a infância, ficou com uma respiração ruidosa mas que não requeria grandes cuidados. Rapidamente se tornou amiga do Gabriel, claro, e da tuguinha Pimpinella, e quando chegou o Gastãozinho, em Outubro do ano passado, ambos espalhavam "o terror" pela casa com as suas correrias e brincadeiras desastradas. Foi sempre muito brincalhona, a Sabina. Esterilizada com 5 meses, descobriu-se que tinha apenas um ovário. Nunca teve sinais de cio, provavelmente seria estéril, mas só se descobriu na cirurgia, logo tirou-se tudo, pelo menos não haveria piómetras. Na mesma noite do dia em que foi esterilizada, com colar e tudo, já brincava como se nada tivesse acontecido. Adorava andar na rua, mas vinha sempre dormir a casa com os seus amigos, menos "vadios" que ela, que chegou a passar noites fora, durante o verão.

Mas ontem, não sei porquê nem como, foi parar ao pátio. Talvez tenha escorregado nas telhas molhadas, não sei... Ouvi algazarra, fui ver o que se passava, mas não cheguei a tempo. Sei que tentou fugir, pois o seu corpo estava junto a um dos escadotes. Morto. A cadela Land ao pé, a cabeça com marcas de sangue, que a gatinha tentou defender-se. O corpo ainda quente, o ar de satisfação da cadela a mudar para o semblante de receio. E apanhou, apanhou todas as palmadas que consegui dar-lhe, até se ir esconder ou me doer a mão, não sei o que sucedeu primeiro. Nunca lhe tinha batido, nem da outra vez, com o acidente do Gaspar, até porque não havia tempo e depois não valia a pena, limitei-me a ignorá-las durante uns dias, e não tinha a certeza da autoria. Mas ontem tive, e foi em cima do acontecimento. A minha vontade era espancá-la, pontapeá-la, matá-la à paulada, queria que sentisse dor, muita dor, o terror e a dor da gatinha, a minha dor. Mas o ser racional sou eu, e descarreguei a raiva na enxada com que abri a sepultura da minha Sabina Rabina. Enterrei-a já fria, nem me lembrei de lhe tirar a coleirinha, para pôr na árvore. Não interessa...

Tenho de dar a Land. Eu sei que foi instintivo, sei que não houve qualquer maldade, ela é uma cadela espectacular, mas tenho de a dar. Não a suporto. Não sei lidar com isto: um animal meu que matou outro animal meu. Não sei. Mas SEI que vai voltar a suceder, se ela permanecer. Se há muito pensava, sem decidir, que tinha de dar cães, agora já é uma certeza e já coloquei 3 para adopção, 3 cães que nunca quis, que me "calharam na rifa", com os quais fquei por não ter alternativa: a Land, o filho Jeremias e a cadela que me foi "impingida", a Luva. Vacinei, esterilizei, alimentei, protegi, fiz a minha obrigação, penalizando as cadelas que eu QUIS, as MINHAS cadelas, que teriam outros privilégios se fossem 3 em vez de 6. A Mariquinha, coitada, é uma rafeirinha feiosa, nascida no mato, só confia em mim, é inadoptável; a Flor, amorosa, criada no meio de gatos, é incapaz de lhes fazer mal. Adoptei-a com 6 meses, a dona não a queria porque era hiperactiva e "burrinha", mas a hiperactividade passou (pronto, continua a não ser muito esperta...) e a Maruxa, a cadelona meiga e pacífica. São estas as minhas 3 cadelas:

Flor:

Imagem

Maruxa:

Imagem

Mariquinha (foto antiga, já que ela se escondeu quando viu a máquina...):

Imagem

Land, Jeremias e Luva aparecerão em breve no fórum "adopção de cães".
Responder

Voltar para “Gatos”