Chiquinho,the survivor, procura dono para compromisso sério
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
Este é parte de um artigo que o meu vet me aconselhou a ler e segundo ele, a autora é das mais fiáveis no estudo do pif
Quais os sintomas do meu gato com que me devo preocupar?
Qualquer dos sintomas que se seguem devem alertá-lo para a possibilidade de que o seu gato desenvolva PIF:
perda de peso
febres recorrentes (geralmente detectadas quando o veterinário verifica a temperatura do gato)
sem se alimentar devidamente
o gato torna-se mais preguiçoso
dilatação súbita do abdómen
observe regularmente os olhos, com particular atenção a alterações na cor da íris (a parte colorida do olho, em torno da pupila) ou any cloudiness ou sangramento (olhe atentamente para os olhos do gato na secção PIF seca ou não-efusiva para saber o que deve procurar),
dificuldades respiratórias (o gato respira pela boca);
se o gato tem ataques ou convulsões
se perde o equilíbrio, tornando-se descoordenado e por fim
se altera a sua personalidade
Os criadores de gatos devem estar atentos para os seguintes sinais:
crias de diferentes tamanhos numa ninhada
diarreia em crias com 5-7 semanas
se espirrar ou tiver os olhos a chorar
Lembre-se que todos os sintomas acima descritos podem ocorrer devido a outras doenças curáveis. Por isso, leve o seu gato ao veterinário para ser examinado e pense positivo. Cada oito em dez gatos, cujas amostras foram enviadas para o nosso laboratório para diagnóstico de PIF, acabaram por apresentar resultados negativos.
1. Diagnóstico de PIF (ver diagnóstico de PIF em cima)
Os bons testes de anticorpos são muito úteis no diagnóstico de PIF. A maior parte dos casos de PIF apresenta títulos elevados e um teste negativo pode muitas vezes eliminar um diagnóstico de PIF. Ocasionalmente, a forma efusiva pode parecer anticorpo-negativo porque o vírus está tão presente no gato que todos os anticorpos estão ligados, e não se unem ao vírus no teste.
Uma questão frequentemente colocada é: os testes para anticorpos podem distinguir o coronavírus entérico felino do vírus da PIF? Não é uma boa questão, porque onde quer que o FCoV esteja, a PIF pode desenvolver-se. Não foi encontrada qualquer diferença genética ou serológica consistente em vírus de gatos com PIF, em comparação com os vírus de gatos saudáveis.
2. Testes em gatos que tenham estado em contacto com um gato suspeito de excretar FCoV
Estes gatos têm grandes probabilidades de ter o anticorpo para o FCoV, uma vez que é um vírus extremamente infeccioso. No entanto, os testes podem ser úteis para obter um título para anticorpos que possa ser comparado, quando em 2-3 meses for feita a repetição do teste para determinar se o título está em declínio. Obviamente, se o título para anticorpos do gato é de menos de 10 (i.e. negativo), isto significa que o gato não pode desenvolver PIF e isn't shedding FCoV, por isso é seguro ter outro felino para lhe fazer companhia.
Saber que seu o gato possui o anticorpo FCoV positivo, permite-lhe tentar reduzir o stress do animal, numa tentativa de prevenir a PIF.
3. Testes antes do acasalamento em gatos com resultado positivo ou negativo confirmado
É importante que os criadores evitem as infecções nos gatos, acasalando anticorpo-positivos com anticorpo-positivos e anticorpo-negativos com anticorpo-negativos.
4. Rastrear uma casa para a presença do FCoV
Uma vez que o FCoV é altamente infeccioso, nem sempre é necessário testar todos os gatos na mesma casa para saber se o coronavírus está presente: se os gatos se encontram em grupos, então apenas será necessário testar uma amostra por grupo. Normalmente, quando o FCoV é endémico, mais de 90% dos gatos têm anticorpos. Nos programas de controlo, os gatos são testados a cada 2-3 meses e, à medida que os títulos para anticorpos descem para zero, são colocados juntamente com o grupo negativo, de modo a prevenir uma re-infecção.
5. Rastrear um gato para habitar uma casa isenta de FCoV
Assim que uma casa esteja livre do FCoV, é vital que assim permaneça, e por essa razão todos os novos gatos e crias têm de ser testados e apresentar um resultado negativo antes de aí serem alojados. Será ainda sensato efectuar testes e submetê-los a um período de quarentena depois de voltarem de exibições.
Site © 2000 - 2005 Dr. Diane Addie
Qualquer dos sintomas que se seguem devem alertá-lo para a possibilidade de que o seu gato desenvolva PIF:
perda de peso
febres recorrentes (geralmente detectadas quando o veterinário verifica a temperatura do gato)
observe regularmente os olhos, com particular atenção a alterações na cor da íris (a parte colorida do olho, em torno da pupila) ou any cloudiness ou sangramento (olhe atentamente para os olhos do gato na secção PIF seca ou não-efusiva para saber o que deve procurar),
Os criadores de gatos devem estar atentos para os seguintes sinais:
crias de diferentes tamanhos numa ninhada
diarreia em crias com 5-7 semanas
se espirrar ou tiver os olhos a chorar
Lembre-se que todos os sintomas acima descritos podem ocorrer devido a outras doenças curáveis. Por isso, leve o seu gato ao veterinário para ser examinado e pense positivo. Cada oito em dez gatos, cujas amostras foram enviadas para o nosso laboratório para diagnóstico de PIF, acabaram por apresentar resultados negativos.
1. Diagnóstico de PIF (ver diagnóstico de PIF em cima)
Os bons testes de anticorpos são muito úteis no diagnóstico de PIF. A maior parte dos casos de PIF apresenta títulos elevados e um teste negativo pode muitas vezes eliminar um diagnóstico de PIF. Ocasionalmente, a forma efusiva pode parecer anticorpo-negativo porque o vírus está tão presente no gato que todos os anticorpos estão ligados, e não se unem ao vírus no teste.
Uma questão frequentemente colocada é: os testes para anticorpos podem distinguir o coronavírus entérico felino do vírus da PIF? Não é uma boa questão, porque onde quer que o FCoV esteja, a PIF pode desenvolver-se. Não foi encontrada qualquer diferença genética ou serológica consistente em vírus de gatos com PIF, em comparação com os vírus de gatos saudáveis.
2. Testes em gatos que tenham estado em contacto com um gato suspeito de excretar FCoV
Estes gatos têm grandes probabilidades de ter o anticorpo para o FCoV, uma vez que é um vírus extremamente infeccioso. No entanto, os testes podem ser úteis para obter um título para anticorpos que possa ser comparado, quando em 2-3 meses for feita a repetição do teste para determinar se o título está em declínio. Obviamente, se o título para anticorpos do gato é de menos de 10 (i.e. negativo), isto significa que o gato não pode desenvolver PIF e isn't shedding FCoV, por isso é seguro ter outro felino para lhe fazer companhia.
Saber que seu o gato possui o anticorpo FCoV positivo, permite-lhe tentar reduzir o stress do animal, numa tentativa de prevenir a PIF.
3. Testes antes do acasalamento em gatos com resultado positivo ou negativo confirmado
É importante que os criadores evitem as infecções nos gatos, acasalando anticorpo-positivos com anticorpo-positivos e anticorpo-negativos com anticorpo-negativos.
4. Rastrear uma casa para a presença do FCoV
Uma vez que o FCoV é altamente infeccioso, nem sempre é necessário testar todos os gatos na mesma casa para saber se o coronavírus está presente: se os gatos se encontram em grupos, então apenas será necessário testar uma amostra por grupo. Normalmente, quando o FCoV é endémico, mais de 90% dos gatos têm anticorpos. Nos programas de controlo, os gatos são testados a cada 2-3 meses e, à medida que os títulos para anticorpos descem para zero, são colocados juntamente com o grupo negativo, de modo a prevenir uma re-infecção.
5. Rastrear um gato para habitar uma casa isenta de FCoV
Assim que uma casa esteja livre do FCoV, é vital que assim permaneça, e por essa razão todos os novos gatos e crias têm de ser testados e apresentar um resultado negativo antes de aí serem alojados. Será ainda sensato efectuar testes e submetê-los a um período de quarentena depois de voltarem de exibições.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.
Bem, este artigo já é um pouco antigo, , mas de qualquer maneira, o meu gato perdeu peso, mas penso que por ter demasiada diarreia, o que leva a que tivesse febre, mas não sempre. Perguiçoso sempre foi, não houve nenhuma dilatação do abdómen, nem alteração na irís, nada de sangramento, nunca teve convulsões, nem falta de equilibrio...enfim, acho que o tempo dirá. Não está com medicação nenhuma, come normalmente (nunca foi muito comilão) e raramente tem diarreia, felizmente!anja-azul Escreveu:Este é parte de um artigo que o meu vet me aconselhou a ler e segundo ele, a autora é das mais fiáveis no estudo do pif
perda de peso

-
- Membro Veterano
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
o menino chiquinho não tem andado bem. comecei a ver umas borbulhinhas e fiquei preocupada. suspeitava que tivesse alergia à picada da pulga e era isso. mas não só. há muito tempo que o menino não tem pelo na barriga. um vet disse que era por ele arrancar o pelo.
como já tive uma gata com estes 2 sintomas e ao fim de pouco tempo apareceu um fibrosarcoma, fiquei ainda mais assustada.
hoje o chiquinho foi à vet e para além da alergia à picada da pulga, tem uma outra que lhe provoca a tal falta de pelo. a vet disse que é devido a um desarranjo hormonal. levou uma pica. vamos ver se melhora.
mas o texuguinho anda esquisito. comprei-lhe rc hair and skin. pois o lambaruça não lhe pega
e bem precisa de a comer. alguém tem um gatuxo que tb. rejeite esta ração?
como já tive uma gata com estes 2 sintomas e ao fim de pouco tempo apareceu um fibrosarcoma, fiquei ainda mais assustada.
hoje o chiquinho foi à vet e para além da alergia à picada da pulga, tem uma outra que lhe provoca a tal falta de pelo. a vet disse que é devido a um desarranjo hormonal. levou uma pica. vamos ver se melhora.
mas o texuguinho anda esquisito. comprei-lhe rc hair and skin. pois o lambaruça não lhe pega

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm
As melhoras para o Chiquinho....
Pode ser que ele quando tiver fome coma....
Pode ser que ele quando tiver fome coma....
Devemos ajudar sempre os animais
-
- Membro Veterano
com a injeção, as borbulhas desapareceram. mas o menino chiquinho foi tosquiado
espero que o pelinho na barriga creça. quanto ao comer, voltou ao normal. dieta com ele, tá um texugo. pesa mais de 5 kgs 

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Infecção urinária.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
o chiquinho já foi ao vet. como está a ser recorrente, pode tratar-se de uma cistite crónica
a vet diz que pode ser stress. de quê? como ele está um texugo, ando a reduzir a dose. será disso' ele vai para o prato dos outros e eu não o deixo comer. ele não pode continuar tão gordo 

Tadinho do Xiquinho
Pois, o stress é terrivel e nem sempre percebemos o porquê, tb tenho tido disso em casa, mas no meu caso tem sido a sobre-população, faço bem a uns, mas acabo por criar situações menos boas a outros, enfim, faz-se o que se pode, mas no seu caso, é bem capaz de ser por lhe retirar a comida

Pois, o stress é terrivel e nem sempre percebemos o porquê, tb tenho tido disso em casa, mas no meu caso tem sido a sobre-população, faço bem a uns, mas acabo por criar situações menos boas a outros, enfim, faz-se o que se pode, mas no seu caso, é bem capaz de ser por lhe retirar a comida

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
São raros os casos, mesmo em humanos, em que as infecções urinárias não sejam recorrentes, sejam porque não ficaram bem curadas, seja pela predisposição do organismo a que se desencadeiem fácilmente, por vezes até pela alteração do Ph da urina, até por uma possível alteração alimentar, ou seja até pela pouca ingestão de água para que o organismo "seja lavado" e leve consigo, em forma de urina, as colónias de bactérias acumuladas no sistema urinário.
Tadinho do bichano. Custa tanto passar por infecções urinárias
As melhoras, anja.
Leo
Tadinho do bichano. Custa tanto passar por infecções urinárias

As melhoras, anja.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
sooocoro o chiquinho tem a bicha solitária. só quer comer tenho-lhe posto mais comida do que é habitual, mas tem sempre fome
ele nunca engraçou muito com os cães, especialmente com a estrela que é completamente destravada. agora passa o tempo a refilar mal os v~e. já vive com eles há quase 4 anos. é normal? será que o stress vem dos cães?
o menino, felizmente, bebe muita água, leo. às vezes até tenho medo de i.r. mas parece muito melhor.
obrigado a todas pela preocupação

ele nunca engraçou muito com os cães, especialmente com a estrela que é completamente destravada. agora passa o tempo a refilar mal os v~e. já vive com eles há quase 4 anos. é normal? será que o stress vem dos cães?
o menino, felizmente, bebe muita água, leo. às vezes até tenho medo de i.r. mas parece muito melhor.
obrigado a todas pela preocupação