Esterilização através de Associação - dúvida

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anaritap
Membro
Registado: domingo out 14, 2012 11:07 pm

quinta nov 08, 2012 5:19 pm

parei no tópico por acaso e estou parva.
é claro que todos os animais devem ter ajuda. no tempo em que estamos, uma pessoa pode bem já ter o animal á anos e agora ver-se desempregada, precisar de ajuda veterinária de repente e nao ter dinheiro. deve fazer o quê, pedir ajuda ou deixar o animal morrer?

neste caso, deveria a dona abandonar a gata pra ela poder ser castrada de graça pela associação ou não castrar e abandonar os gatinhos que nascerem? fez muito bem em pedir ajuda. sei que se deve respeitar a opinião dos outros, mas sinceramente não consigo entender algumas :?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 08, 2012 6:49 pm

Parva estou eu com os vossos comentários. :roll:

Uma fêmea adoptada mesmo inteira nas mãos de um bom adoptante não engravida com o ar, se engravidar é por incúria e irresponsabilidade de quem a tem. A esterilização é uma cirurgia electiva, senhores... não é um caso de doença.

É evidente que toda a gente nos tempos que correm corre o risco muito real de perder o emprego e passar a viver em carência económica, no entanto há muita gente que tem capacidade económica e que ainda assim não perde a oportunidade de usufruir das borlas e dos "conhecimentos". As associações servem para ajudar os que precisam de ajuda e as esterilizações deviam ser obrigatórias para todos os animais antes de serem encaminhados para as novas casas e vai-se a ver como é que as coisas funcionam... é um vê se te avias de esterilizações de gatos e cães com DONOS, amigos e conhecidos deste e daquela e os animais que realmente deviam ser operados são dados inteiros.

É por causa desta mentalidade aplicada a todos os sectores da vida que este país não avança... vivemos na base da cunha e do desenrasque. Lamento muito que esta opinião vos choque até porque não visava especificamente a autora do tópico cuja situação desconheço, respondi a uma dúvida e concordei com o reparo da Lucci de uma forma geral, e de resto não sou a única "fundamentalista" a pensar da mesma forma.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

anaritap
Membro

quinta nov 08, 2012 9:48 pm

desculpe lá, começa a generalizar e depois "ai não é nada contra o autor do tópico". então crie outro tópico com um debate sobre esse assunto.

ora uma pequena interpretação do que escreveu: um bom dono não tem descuidos. ora se as associações só entregarem os animais depois de avaliarem se os futuros donos são responsáveis, tem mais lógica esterilizar um animal de uma pessoa que admite que não o pode fazer por sua conta do que um dos que está para adopção na instituição. :roll: irónico, não é?
entrei neste fórum á pouco tempo e vejo algumas pessoas que são perfeitas, os meus parabéns. eu admito que posso ter falhas e acho que as pessoas e os animais devem ser ajudados quando precisam, porque como diz o ditado: vergonha não é pedir, é roubar!
se as cunhas existirem nas associações, a culpa é de quem as satisfaz, e se as pessoas que trabalham/são voluntárias lá forem realmente amigos dos animais essas coisas não acontecem. se já acontecem, com certeza a culpa não é das pessoas realmente necessitadas que vão pedir ajuda, por isso se tem alguma reclamação ou denúncia a fazer(dada a sua firmeza nesses argumentos parece que tem conhecimento de casos existentes), faça-as no local próprio para isso.

a sua opinião não me agrada porque simplesmente não adivinho o futuro, nem o meu nem o de ninguém. neste momento tenho uma gata bebe, e não sei o que pode acontecer á minha vida até á altura dela ser esterilizada, e acho muito bem que haja alguém que possa ajudar a minha gata se for preciso. não vou cuspir pró ar pra depois me cair em cima...
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quinta nov 08, 2012 11:31 pm

Qualquer pessoa pode ler isto..mas é só se quiser :)

Acho abusivo, num periodo destes, em que as associações estão esticadas para fazer esterilizações aos que têm lá nos seus canis, que haja quem vá aproveitar-se de esterilizações mais baratas para os seus animais.

Antigamente as associações eram para ajudar abandonados.

Hoje é para ajudar supostos carenciados...sabendo-se que grande percentagem não são carenciados mas gente á procura de pechinchas.

E os abandonados não interessam ? Pelos vistos não.
dinodane
Membro Veterano

quinta nov 08, 2012 11:39 pm

Não fui eu a primeira a dar essa opinião, só secundei a de outros e mantenho-a.
E sim, isso acontece em todo o lado e toda a gente acha normalíssimo, daí o desconforto em que se critique.

Mais uma vez e fico por aqui, parece-me estamos a falar de uma cirurgia electiva não essencial ao bem estar do PRÓPRIO animal que é feita para comodidade dos donos. Necessária sim nos animais DADOS para adopção para que não haja margem para "descuidos" e mais miséria oriunda de miséria, pois também se sabe como certas adopções se processam, uns adoptam por impulso outros cedem os bichos aleatoriamente por necessidade, falta de espaço, condições, alimento, donativos, etc.

Desculpem lá se meti o dedo na ferida de alguém, é tudo o que tenho a acrescentar. :|

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta nov 08, 2012 11:50 pm

Eu estou biparva com certas leituras enviesadas e certas hipersensibilidades num tópico cujo tom acho que foi exemplar até ao momento exacto em que elas se revelaram.

Ninguém é perfeito, nem aqui na Arca nem em lado nenhum.

Ninguém está livre de ver as suas condições de vida alterarem-se para pior, e nos tempos que correm, então...

Dei a informação que a AdR contempla essas situações, e penso que muitas associações também o farão. Ainda no outro dia ouvi na rádio a responsável de uma delas dizer que estão a fornecer alguma ração a donos que lhes pediram ajuda. Se as associações puderem, acho que são boas medidas, pois são preferíveis a receberem mais animais, o que já não têm condições mínimas para fazer, ou a encontrá-los à porta ou vê-los engrossar as fileiras dos abandonados e dos entregues nos canis.

Portanto: se a pessoa pode, pois deve resolver estas questões por conta própria; se não pode, pede ajuda. Eu defendo até que, para pessoas carenciadas, deveriam ser os serviços camarários a prestar alguns cuidados veterinários, incluindo castrações, como já vai acontecendo nalguns locais. Haverá tentativas de abuso? Claro que sim, mas é uma questão de se estabelecerem parâmetros e de se fazerem cumprir.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
dinodane
Membro Veterano

quinta nov 08, 2012 11:57 pm

AQuartelmar Escreveu:Qualquer pessoa pode ler isto..mas é só se quiser :)

Acho abusivo, num periodo destes, em que as associações estão esticadas para fazer esterilizações aos que têm lá nos seus canis, que haja quem vá aproveitar-se de esterilizações mais baratas para os seus animais.

Hoje é para ajudar supostos carenciados...sabendo-se que grande percentagem não são carenciados mas gente á procura de pechinchas.

Já viu o manifesto da associação em questão? ADR, Animais de Rua...

... e só porque me chateia quererem castrar opiniões diversas sobre o assunto, ainda vou dizer o que estava a calar que é achar de muito má onda conseguir-se uma esterilização de uma cadela ao preço da uva mijona e ainda vir questionar referindo o nome da associação se o trabalho será bem feito... :roll: e esta agora já se refere directamente a esta situação em particular e não a generalidades. :)
Última edição por dinodane em quinta nov 08, 2012 11:59 pm, editado 1 vez no total.

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta nov 08, 2012 11:58 pm

dinodane Escreveu: (...)

Mais uma vez e fico por aqui, parece-me estamos a falar de uma cirurgia electiva não essencial ao bem estar do PRÓPRIO animal que é feita para comodidade dos donos. Necessária sim nos animais DADOS para adopção para que não haja margem para "descuidos" e mais miséria oriunda de miséria, pois também se sabe como certas adopções se processam, uns adoptam por impulso outros cedem os bichos aleatoriamente por necessidade, falta de espaço, condições, alimento, donativos, etc.

(...)
Aqui discordamos, Dinodane, é uma cirurgia opcional mas é muito importante para o bem-estar dos animais e até previne eventuais problemas de saúde. E em muitos casos não é feita para comodidade dos donos. Mas isso é outra discussão -- antiga -- e não vem ao caso agora.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
dinodane
Membro Veterano

quinta nov 08, 2012 11:58 pm

Tassebem Escreveu:Eu estou biparva com certas leituras enviesadas e certas hipersensibilidades num tópico cujo tom acho que foi exemplar até ao momento exacto em que elas se revelaram.

.
Pois foi Tasse. :|

dinodane
Membro Veterano

sexta nov 09, 2012 12:00 am

Tassebem Escreveu:
dinodane Escreveu: (...)

(...)
Aqui discordamos, Dinodane, é uma cirurgia opcional mas é muito importante para o bem-estar dos animais e até previne eventuais problemas de saúde. E em muitos casos não é feita para comodidade dos donos. Mas isso é outra discussão -- antiga -- e não vem ao caso agora.
Sim, já todos sabemos que a OVH previne piómetras, etc, etc. Mas também se sabe que o cio das cadelas é sujo e chato e que um gato inteiro é muito complicado de manter em casa.

Bom, eu peço desculpa às sensibilidades ofendidas. Há assuntos que não vale a pena tentar discutir de forma desapaixonada.

anaritap
Membro

sexta nov 09, 2012 1:44 am

bem me parecia que a ideia não era generalizar, mas criticar quem criou o tópico. agora tive a confirmação, podiam ter dito de uma vez ao invés de andarem com rodeios. sejam felizes a criticar os outros, espero que a falta de dinheiro nunca vos bata á porta e nunca tenham de recorrer a uma coisa ao preço da uva mijona.
não comento mais neste tópico, já vi que agora o objectivo está virado pra tentar ofender alguém em particular que só se preocupou com um animal que nem sequer é dela, mas o quer ver bem tratado.

bem que me avisaram que aqui na arca haviam muitas pessoas perfeitas... :roll:
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

sexta nov 09, 2012 10:22 am

anaritap Escreveu:bem me parecia que a ideia não era generalizar, mas criticar quem criou o tópico. agora tive a confirmação, podiam ter dito de uma vez ao invés de andarem com rodeios. sejam felizes a criticar os outros, espero que a falta de dinheiro nunca vos bata á porta e nunca tenham de recorrer a uma coisa ao preço da uva mijona.
não comento mais neste tópico, já vi que agora o objectivo está virado pra tentar ofender alguém em particular que só se preocupou com um animal que nem sequer é dela, mas o quer ver bem tratado.

bem que me avisaram que aqui na arca haviam muitas pessoas perfeitas... :roll:
Oh Anaritap, vai-me desculpar mas sinceramente não entendo a sua atitude!! será TPM!

Fui eu a primeira a "criticar" e a dirigir a minha opinião e SIM foi generalista, a Dinodone limitou-se a concordar comigo e sim também foi generalista,( e eu não conehço a Dinodane de lado nenhum antes que diga que devemos ter um acordo qualquer) todos nós sabemos as dificuldades que a população portuguesa enfrenta, eu sou uma dessas pessoas que vejo o meu nivel de vida a descer, quando tenho problemas enfrento-os, mas se há coisas que tento não fazer é pedir a quem pode menos que eu!!! Contudo entendo que há situações mesmo graves, e compreendo que as associações ajudem , para isso deverão ser criados parametros para que os tais beneficios a terceiros que não são nem carenciados nem coisas nenhuma!

A questão foi esclarecida com a HMSF, penso eu que esta não terá ficado ofendida! e reitero o que disse anteriormente, as associações como a ADR são para ajudar animais de rua e pessoas carenciadas.

Agora entenda como quiser! é por todos pensarem que somos todos coitadinhos e temos direito a vestir o papel de coitadinhos à hora que nos apetece, vivendo à sombra sem mexer o rabo para ir para a frente, que também estamos na situação que estamos!!!
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

sexta nov 09, 2012 11:42 pm

Pelos vistos é a favor de que em vez de animais abandonados se ajudem donos de animais não abandonados a terem coisas low cost...
anaritap Escreveu:bem me parecia que a ideia não era generalizar, mas criticar quem criou o tópico. agora tive a confirmação, podiam ter dito de uma vez ao invés de andarem com rodeios. sejam felizes a criticar os outros, espero que a falta de dinheiro nunca vos bata á porta e nunca tenham de recorrer a uma coisa ao preço da uva mijona. :
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado nov 10, 2012 9:30 pm

se calhar há donos de animais não abandonados (claro, se são abandonados não têm dono... certo?) que os tiraram da rua e se responsabilizaram por eles. E já reparei que, geralmente, são as pessoas com menos possibilidades económicas que mais se preocupam com outros seres carenciados, animais ou não... talvez por sentirem na pele? Uma coisa é comprar animais ou adoptá-los por "capricho", a contar com as ajudas dos outros, outra coisa é alguém efectivamente precisar de ajuda financeira para cuidar do animal pelo qual se responsabilizou. E se a AdR e outras associações prevêem o auxílio a pessoas carenciadas, qual é o problema? Espero que nunca tenham de morder a língua...
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado nov 10, 2012 9:36 pm

AQuartelmar Escreveu:Qualquer pessoa pode ler isto..mas é só se quiser :)

não sabia que você tinha acesso às contas de quem pede esterelizações à borla. sempre a aprender
Responder

Voltar para “Gatos”