NunoLapa84 Escreveu:Atenção que eu nunca afirmei que era a Nini. Poderá ser ela, como pode muito bem não ser. Nós neste momento só temos fotos para comparar. Agora não vejo qual é o problema em tentar saber se é ou não ela. Acho que é legítimo. Se calhar só quem já passou por esta situação perceberá. (...)
Eu não quero retirar uma gata que não seja minha a ninguém. Nunca me passou isso pela cabeça. Só queria ter a certeza ser era a Nini ou não, e saber se está a ser bem tratada e não anda sozinha na rua perdida. Estou a ofender alguém com isto?
Ora, aqui, o Nuno tem toda a razão.
Todos nós podemos ter um descuido, embora isso possa acontecer mais facilmente aos menos cuidadosos que aos mais. Não conhecendo o Nuno, a sua família, a sua casa, os seus hábitos e os seus cuidados, não tenho razão para dizer que são cuidadosos com os seus animais ou deixam de ser.
Eu já perdi um animal, no caso um gato (como alguns aqui no fórum sabem), e também já sofri a morte de outros, em circunstâncias de doença. Posso dizer que, para mim, não há pior do que não se saber o que aconteceu ao nosso amigo de quatro patas. E julgo que muita gente concordará comigo.
Se eu estivesse na pele da 99smiles, e se eu achasse que, do outro lado, tinha uma pessoa razoável e de bom trato (como o Nuno, para já, parece ser), eu deixaria que, dentro do possível (as dificuldades de identificação são muitas, como já disse noutro post acima, quando não existe chip nem nenhum sinal característico), o possível dono se certificasse de que era -- ou não -- o seu animal.
Se eu estivesse na pele do Nuno e achasse que a Bia era a gatinha que ele perdeu, não me passaria também pela cabeça pedir a sua devolução, desde que ficasse certa de que a gatinha estava num lar como deve ser. Ficaria até muito feliz por saber que ela estava bem, bem entregue e contente, o que agradeceria imenso a quem a tinha tirado da rua e que já gostava dela.
Isto na nossa perspectiva, porque, gostando já e assumindo já a gatinha como membro da família, é muito penoso deixá-la ir. Na perspectiva da gatinha, embora estando há pouco tempo em casa da 99smiles, seria também muito nocivo retirá-la de lá.
Se -- e é um grande "se", dadas as dificuldades de identificação -- o Nuno chegasse à conclusão de que a Bia é a gatinha que perdeu, eu deixá-la-ia com a 99smiles, feliz por ela estar bem, e adoptaria um outro gato para fazer companhia à gatinha que tem em casa.
Se chegasse à conclusão de que não era, mais uma razão para não deixar de a procurar.
Renovo os votos de que as pessoas em causa se entendam e resolvam esta situação da melhor maneira, tendo em conta os interesses de todos os intervenientes (nos quais se inclui a Bia, evidentemente).
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke