Cleopatre Escreveu:
Olá!
Acho que é a primeira vez que vos saúdo com cara triste... Normalmente apresento um sorriso aberto, mas agora não consigo... Já devem ter percebido que, infelizmente, não tenho tido a mesma disponibilidade para participar no forum como dantes. Quando surge algum tempinho, dedico-me ao tópico que abri, intitulado «Um exemplo a seguir...», porque ele tomou proporções surpreendentes no bom sentido - suscitou o interesse dos foristas ao ponto de se ter feito uma mobilização para proliferar uma ideia que é louvável na sua origem.
Olá Cleo.
Tal como dizes e BEM, é uma ideia louvável e de se tornar viável...
As críticas que possam haver em relação aos gatos de Oeiras, não inviabiliza, de todo, a nova iniciativa a levar a cabo..., miga.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra, felizmente!
As Câmaras são Autónomas e ainda bem e só desejo que todas sigam o exemplo, INICIAL, da Câmara de Oeiras, mas que o mantenham tal como inicialmente começou o de Oeiras...
Começou muito bem, mas como já referi não gostei do aspecto de certos gatos que por lá andam...e isso nada tem a ver a tua/nossa ideia...percebes ?
Era bom, sim é que os responsaveis pelo projecto de Oeiras, percam mais tempo a averiguar as condições de saúde de certos gatos que por lá andam...
Fotografámos os gatos e fizémos perguntas a quem trabalha no parque sobre o modo como os animais eram tratados. Ouvimos de tudo (bem e mal) e tentámos contactar o responsável pelo Pelouro do Ambiente da Câmara. Telefonámos e o "diz-que-disse" foi desmentido. Resolvemos, então, abrir o tópico aqui na Arca.
Houve uma grande receptividade e todos deram a sua opinião. Aqueles que já conheciam o projecto deram testemunhos diversos: uns demonstraram satisfação; outros revelaram acontecimentos menos bons. Pedi que estes últimos me dissessem concretamente o que se passava de mal porque detestaria defender algo que, afinal, não era bom. Uns fizeram várias denúncias sobre a má gestão do projecto, o mau desempenho dos responsáveis, o aproveitamento económico e político, etc. Nunca consegui comprovar nada, pois nem tudo é revelado ao cidadão comum...
Acabei por dizer que o que estava na origem do projecto era puro e tinha condições para dar bons frutos desde que não houvesse corrupção. A maioria concordou e achou que se devia dar um voto de confiança a outras câmaras do País, porque nem todos cairiam forçosamente no mesmo erro. Em algum lado aquilo poderia resultar!
A chave da resposta á tua ideia, está no que sublinhei na citação...portanto, bora lá enfrente e nada de cara triste...
preparamo-nos para enviar a carta com quase 600 assinaturas para todas as Câmaras portuguesas. Uma forista que em muito contribuíu para a campanha ficou extremamente alarmada quando leu este tópico e as referências aqui feitas ao caso de Oeiras... Enviou-me um e-mail com o link e vim ver o que se passava. Li tudo e percebi que havia polémica.
Não vejo alguma polémica...pelo menos da minha parte... nem há caso para alarmismos, sendo que o que possa haver de errado, nums lados, não tem que haver noutros...
Pode haver, de facto, muita sujidade, mas eu, por mais que tentasse, não pude ver nada. Vi apenas o que qualquer um podia ver na Primavera do ano passado: vi cerca de 20 gatos bem tratados, castrados/esterilizados, com comida e água à disposição e gateiras para se abrigarem. Se havia mais gatos ou alguns doentes, não sei. Não vi. Francamente não vi. Tive azar, ou sorte?... Se calhar fui poupada a desgraças. Não sei.
Até foste, mesmo poupada..., miga
Qnt a ver-se gatas esterelizadas, eu não vi porque nem sequer peguei nenhuma ao colo e francamente nem saberia como ver... mas nem sequer ponho em dúvida que o estejam... qnt mais não seja para não haver reprodução.
Só sei que me pareceu bom, tão bom que até, na melhor das intenções, falei com a Leonilde no sentido de apresentar o parque como um bom lugar para a Snow! (sim, sou eu a forista de quem ela estava a falar) E a Leonilde sabe bem que eu jamais desejaria mal àquela gatinha ou a outro animal qualquer! Ela esteve em minha casa, viu como trato os meus gatos, as condições que lhes dou, os cuidados de saúde que tenho com eles, a ração que lhes ofereço... Se não tenho mais é porque já não poderia proporcionar a mesma qualidade de vida a todos. Prefiro dar a poucos mas garantir a esses tudo o que me parece melhor. Eles não pediram para ser adoptados, por isso a responsabilidade é toda minha. Não podia adoptar a Snow por isso mesmo. Além disso não teria o tempo necessário para lhe dedicar diariamente, de modo a que ela se adaptasse a mim e aos outros 2 gatos. Mas daí a "despachá-la" para um sítio sem condições que me parecessem dignas vai uma infindável distância!
Ó Cleo..francamente não percebo este áparte, miga.
Eu quando referi que alguém me sugeriu que lá colocasse a Snow, fui bem clara e que ficasse bem explícito que a forista em questão não o fez com segundas intenções, até prq é uma grande amiga dos animais...portanto não percebo o porquê de teres que te justificar, ainda por cima sabendo EU e BEM como tu tratas os teus gatinhos., como uns príncipezinhos
Eu sei que ninguém me acusou de nada em nenhuma altura. Mas senti o dever de explicar as razões que me levaram a defender
a ideia do projecto. Acredito mesmo que haverá pelo menos uma câmara com um vereador do ambiente neste País onde o projecto resulte... Espero não estar a ser ingénua, mas acredito sinceramente que há pessoas bem intencionadas...

Desculpem-me o desabafo, por favor...

e obrigada por tudo.
Nem nunca ninguém te poderia acusar de nada, pois felizmente não há ponta por onde se te possa pegar...
A meu ver e como já referi uma coisa não tem a ver com a outra...

além de que não há muita gente, infelizmente, com a óptima ideia que tiveste... portanto vamos lá a arrebitar essa carinha triste e continuar com a tua louvável ideia que penso trazer bons frutos para os felinos

.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>