Medicamentos que não devem ser dados aos gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

raka
Membro Veterano
Registado: quinta dez 05, 2002 4:06 pm

quarta mar 10, 2004 1:43 pm

olá,

eu creio que a diferença nos medicamentos - mesmo quando têm o mesmo princípio activo - é na dosagem. a outra diferença tem a ver com a investigação feita que, por sinal, não é tanta nos medicamentos veterinários. ou seja, os medicamentos veterinários têm uma qualidade inferior. eu não sei se é mesmo assim, quem me disse isto foi um estudante de farmácia enquanto discutíamos os tumores que a pílula para cadelas e gatas podem provocar.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta mar 10, 2004 1:51 pm

anjaazul Escreveu: ...
mas se os princípios activos sãos os mesmos, a diferença deve ser sempre a dosagem.
...
Mas a questão é mesmo essa, anja. Pelo que me apercebo, os gatos toleram o ibubrofeno, paracetamol, ácido acetil-salicílico, ... , mas em doses ínfimas comparadas com a dos humanos. Daí ser preferível o uso de medicamentos de uso veterinário, em muitos casos a mesma substância mas nas doses correctas.

Quanto à comparticipação que refere (suponho da Seg. Soc.), sinceramente não acho muito ético o gasto do dinheiro dos contribuintes nos medicamentos dos meus animais. Para esse caso há o seguro de Animais Domésticos que comparticipa 90% do dinheiro gasto na doença do pet.
Maria João
raka
Membro Veterano

quarta mar 10, 2004 1:55 pm

mjoaomarques Escreveu: Para esse caso há o seguro de Animais Domésticos que comparticipa 90% do dinheiro gasto na doença do pet.
olá,

este seguro funciona mesmo? é feito em que seguradora? e com que condições? agradecia mais informação.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta mar 10, 2004 2:26 pm

A maior parte dos medicamentos que são receitados pelo veterinário são para uso humano. Tal como já disseram, o principio activo é o mesmo e a grande difereça está na dosagem!

Como é assim, as pessoas generalizam e associam os sintomas dos animais com os medicametos que têm por casa, e toca a medicar!

Eu tambem prefiro administrar medicametos para uso veterinário aos meus animais, mas penso que não os há para todos os efeitos! Têm sempre que recorrer ao dos humanos, que digamos de passagem, é bem mais económico!

Susana
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quarta mar 10, 2004 2:36 pm

Olá
Também gostava de saber mais coisas sobre este seguro de animais domésticos.
Sabia que existia um seguro para animais, mas que era para o caso de eles morderem alguem ou fazerem estragos, eu fiz um destes para um cão que tive.

em relação a este tópico já referi que é muito útil, embora aqui há uns anos atrás eu tenha feito uma coisa que não cabe na cabeça de ninguem, passo a contar:
Quando adoptei o Nico há 14 anos atrás, achei que como ele vinha magrinho , o melhor seria dar-lhe umas vitaminas e cálcio.
Então fui á farmácia e comprei vitamninas e cálcio como se fosse para uma criança. Todos os dias ele tomava a dose que vinha recomendada na embalagem para uma criança, fiz isto durante um ano. O gato adorava aquilo , lambia-se todo e eu feita ididota muito contente .
Bem, felizmente nada de mau aconteceu, a única reprecursão que este meu acto estúpido teve , foi que o Nico, cresceu e cresceu e hoje em dia é um bisonte, Tem um apetite devorador, já o tentamos pôr de dieta mas ele atira-se á minha Mãe, que coitada, está já com uma certa idade, e diz, Morra marto, mas morra farto. Tive sorte, foi uma inconsciência
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mar 10, 2004 4:10 pm

Olá Brum

Foi uma sorte, sim... ele podia ter feito depósitos de cálcio no aparelho urinário, mas antigamente também não havia acesso à informação que nos é disponibilizada nos dias de hoje... ;) portanto não se culpe por tal... ;)

Isto só demonstra que nem todos os animais são iguais... uns, por bem menos e até temos o exemplo de algumas rações, fazem os ditos depósitos... e não duram nem metade dos anos do seu gatão ;)
Valente gato, sim senhor... :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta mar 10, 2004 8:02 pm

O seguro a que eu me refiro chama-se Animais Domésticos e é da Fidelidade. Já foi referido e explicado montes de vezes, mas cá vai:

Este seguro tem uma cobertura base:
a) 90% despezas médicas resultantes de doenças (ou seja, não cobre vacinas, desparasitantes, ...),
b) 90% despezas de internamento (também por doença) e
c) despezas em anúncios em caso de desaparecimento do animal
Opcionalmente poderemos optar também por uma cobertura adicional:
d) Vulgar seguro Responsabilidade Civil que cobre despezas resultantes de danos que o animal possa causar a terceiros.

Existem duas Opções consoante o valor que queremos cobrir. Assim:
OPÇÂO I
Por 41,20€ anuais de prémio, a cobertura base com um limite máximo de 750,00€ (em que os limites máximos por sinistro são:
a) 150 €
b) 150 €
c) 25 €
Por mais 7,50 € de prémio d) num limite máximo de 25000€

OPÇÂO II
Por 55,00€ anuais de prémio, a cobertura base com um limite máximo de 1250,00€ (em que os limites máximos por sinistro são:
a) 300 €
b) 300 €
c) 50 €
Por mais 10,00 € de prémio d) num limite máximo de 50000€

Existe outra seguradora que tem um seguro idêntico mas não sei qual é nem sei quais as condições.

Eu tenho estes seguros há cerca de dez anos e nunca tive problemas. A única coisa a reclamar é que por vezes demoram meses (6-9) a enviarem o dinheiro.
Maria Jo&atilde;o
raka
Membro Veterano

quinta mar 11, 2004 11:15 am

tanx pelas informações! :)

já tinha ouvido falar muito por alto mas nunca tinha lido nada sobre o assunto...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mar 11, 2004 1:19 pm

Quanto à comparticipação que refere (suponho da Seg. Soc.), sinceramente não acho muito ético o gasto do dinheiro dos contribuintes nos medicamentos dos meus animais. Para esse caso há o seguro de Animais Domésticos que comparticipa 90% do dinheiro gasto na doença do pet.
é que eu também pertenço ao número de contribuintes que descontam para a segurança social. e durante muito tempo não foi pouco. quando fiquei desempregada, não vi um tuste. também não parece ético. mas enfim :o
a sugestão de arranjar receita , foi do próprio vet. até fiquei a saber que o medicamento do max que custa uns 45 euros sem receita, pode ficar por 1 euro se o médico indicar o número de um decreto lei.
quanto ao seguro... lamento mas não tenho disponibilidade para o fazer para 10 animais. cada um tem as suas limitações.
anjaazul
Membro Veterano

quinta mar 11, 2004 2:08 pm

as dosagens são sempre um quebra cabeça, quer seja medicamento humano ou animal. quando o vet manda dar um quarto de comprimido que já de si é minúsculo :o :o como fazer? só a olhometro. aconteceu-me isso recentemente com a carlota. tirava um bocadinho, o resto desfazia-se e ia para o lixo. conclusão, para um quarto, desperdiçava um comprimido. e a dosagem pode fazer a diferença, uma vez que se tratava de cortizona. se é a mais, pode matar. a menos, não faz efeito :cry: livra
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado abr 17, 2004 11:10 pm

UP UP
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anarmila
Membro
Registado: sábado out 11, 2003 5:25 pm

domingo abr 18, 2004 1:03 pm

Este tópico tem mito interesse e já agora também ajuda a esconder outros sem interesse nenhum! ;)
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

domingo abr 18, 2004 9:35 pm

É importante saber sim :)

Guida
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça abr 20, 2004 11:00 pm

UP and UP
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano

quarta abr 21, 2004 12:27 pm

up
Responder

Voltar para “Gatos”