Fiv-conheça a doença!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

sexta mar 12, 2004 12:37 am

mjoaomarques Escreveu: Aqueles que sabem que são portadores e que mesmo assim contagiam outras pessoas deveriam ser bem castigados sim.
Pois aqui até estamos de acordo!!
O problema é que não é disso que estamos a falar.
Pf não distorça a pergunta a seu belo prazer!!!
Aqui trata-se de MATAR um ser simplesmente por ser portador de um vírus!!!

Da sua afirmação, deduzo que se um gato é morto por ter FIV um ser humano tb o deve ser por ter SIDA!!! Ou a Mª João não é coerente??? ;)

mjoaomarques Escreveu: Além de que o seu conceito de saudável é diferente do meu. Acho que deve dar uma vista de olhos pelo dicionário.
E não é que fui consultar o dicionário, veja lá!!
Saudável adj. 2 gén. - Que goza de boa saúde ...
in Novo Dicionário Lello de Língua Portuguesa

Onde é que um gato apenas por ser PORTADOR de um vírus não goza de boa saúde???
Parece-me que vai ter de comprar um dicionário novo! ;)
mjoaomarques Escreveu: Claro que sentiria desgosto se o gato tivesse sido eutanasiado. E culpa por ter cedido ao coração (e não à razão) por ter recolhido mais um gato sem ter condições para tal. Mas CULPA sentiria, se ao fim de uns meses, tivesse descoberto que esse gato teria contagiado os outros.
Eu tb acabo sempre por ficar com um enorme desgosto por não poder dizer tudo o que penso!!! ;)
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta mar 12, 2004 1:04 am

À Fabriro,

A Fabriro pode ter razão em não se lembrar dos meus apelos de adopção porque não são muitas as vezes que eu os coloco on-line. Procuro procurar donos de confiança, de preferência pessoas que morem na minha zona porque assim torna-se fácil visitá-los e saber como estão. Para isso conto com a ajuda da vet. que assiste os meus animais e que é uma pessoa fantástica sempre ponta para me ajudar. Mas infelizmente, estamos em recessão (só a ministra acha que não) e últimamente tenho posto anúncios em vários site que têm fórum para adopção. Aqui na arca, o único anúncio que puz no fórum dos gatos (porque continuo a achar que não é o sítio indicado para tal) foi precisamente o desse gato. se estiver interessada é uma questão de procurar.

Quanto ao caso do gato com FIV, contactei todas as Associações que vêm na Lista as quais por sua vez me iam dando contactos de outras pessoas. Puz anúncio em todos os site de adopção. Enviei cartazes para n consultórios veterinários. Se isto não foi ter-me esforçado o suficiente, :o

Quanto à doença do animal ele estava doente pelo FIV, sim. Tinha feridas pelo corpo e patas que não cicatrizavam, tinha gengivite, tinha úlceras na boca, garganta e provavelmente pelo aparelho digestivo. Tinha um tumor num testículo que depois de operado levou semanas com infecção.
Este gato tinha uma casa onde nunca passou fome e era acarinhado pelo dono embora este não o deixasse entrar em casa porque as feridas cheiravam mal. O que aconteceu foi que o sr. sofreu um AVC, foi para um lar e os animais deixados à sua sorte se eu não os tivesse recolhido (havia também uma gata e um cão saudáveis). O gato recuperou de todas as mazelas com excepção das da boca. Melhorou mas nunca ficou a 100% e ainda hoje é alimentado com a ração bem embebida em leite porque de contrário não consegue engolir. Daí a dificuldade em lhe arranjar um dono pois não podia dá-lo a fingir que tudo estava bem. As pessoas que o adoptassem teriam que contar em ter despezas veterinárias mais ou menos avultadas mais ou menos frequentes.
Maria João
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta mar 12, 2004 9:54 am

Leonilde Escreveu: ( esta é mesmo de quem gosta de gatos...não hajam dúvidas algumas...realmente... não presta...despacha-se... ) .
Bom dia .

Porque será que as pessoas têm a mania da parseguição...?

Maria João :

Quando fiz a citação acima, nem vi nem fui, ainda, ver quais eram as suas respostas e para ser franca, nem vou ver porque as opioniões divergem e eu não tenho mais que respeitá-las, contudo no que trata ao salvar uma vida, nem deveriam de divergir tanto, mas enfim...

A minha citação de que fez realce, veio no contexto de alguém dizer :
Claro que se adoptasse um gato com FIV e só descobrisse mais tarde,
E ainda :
jamais o abandonaria ou o mandava abater. Provavelmente procuraria um lar onde existissem mais gatos com FIV ou um dono que não tivesse mais gatos.

Tenho, sim, uma maneira de pensar, em relação ao tema, diferente da sua e da forista de quem retirei as citações. Até porque o provavelmente é muito relativo... e daí o " despacha-se " , na minha resposta ;) e claro que o " despacha-se " enquadra-se para quem provavelmente manda eutanasiar, como o envia para qualquer outro lado... :(

Eu, jamais, isto no caso de adoptar um gato de rua, e depois vir a saber... jamais conseguiria, depois de me afeiçoar ao animal, " despachá-lo ".
Aliás, tenho prova disso mesmo, o meu amoroso gatão, o Matateu ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta mar 12, 2004 11:00 am

Mais uma vez as coisas não podem e não são assim tão lineares Maria João. Recentemente apareceu a deambular numa rua aqui do Porto uma gatinha, que até era de raça, mas para aqui isso não interessa. Esta gata tinha tudo no mau sentido da palavra. O corpo era uma chaga só, a dermatite era tal que a gatinha metia dó, problema de rins, otites de tal forma que os ouvidos deitavam sangue, a boca e olhos em mísero estado. Foi adoptada por um casal de Lisboa que estão a fazer tudo e mais alguma coisa para a porem boa. Se duvidarem eu posso colocar aqui uma foto deste animal, acho que não vão gostar muito de ver. . Testes Fiv e Felv NEGATIVOS.
O “seu” gato tinha problemas associados ao vírus de que era portador, como sejam as gengivites e depois tinha tudo aquilo que qualquer gato pode ter se não for devidamente tratado, agravado claro pelo facto de ter um sistema imunitário mais fraco.
De qualquer maneira o que me interessa aqui é que o gato graças a uma pessoa sem preconceitos e que sabe dar valor à vida continuou a viver, não foi eutanasiado, coisa que tinha certa se tivesse continuado consigo e esta sua afirmação é que eu não entendo hoje nem nunca.
Fiquem bem
Fátima
fabriro
Membro Veterano
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta mar 12, 2004 11:00 am

repetida
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sexta mar 12, 2004 11:43 am

_Last_kiss_ Escreveu: Eu respondi logo no início que nunca iria abandonar um gatinho nessas condições, ou em outras quaisquer, nunca abandonaria qualquer animal. Muito menos acho desculpa o Fiv para dar para adopção.
Acho que isto é o importante!
Eu disse que achava que não se devia misturar gatos saudáveis com portadores de Fiv, mas atenção que não defendo o abandono, ou "redireccionamento de lar", se apenas descobrisse mais tarde apenas teria o cuidado de não sujeitar os outros ao contacto com aquele, apenas isso, de resto seria um gatinho normal em tudo, apenas com mais cuidados para não ficar doente.

Acho detestável usarem o Fiv como desculpa para dar o gato, obviamente que há quem ache isso opção válida, mas isso sim é que eu acho discriminação.
Ou se adopta um Fiv conscientemente, ou quando se descobre tenta-se fazer o melhor que se puder para assegurar a qualidade de vida deste, ao mesmo tempo que se salvaguarda o bem-estar dos outros. Não é assim tão difícil, basta boa vontade.

Há casos em que são tantos animais que se torna difícil salvaguardá-los a todos, mas eu não me veria nessa situação pois conheço os meus limites e deixo sempre espaço para um pendurinha ter o seu espaço de quarentena longe das duas gatas que tenho. Agora cada um com a sua consciência...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta mar 12, 2004 12:25 pm

eu, por mim, não tenciono fazer esses testes aos meus gatos. nada aponta para que eles sofram desse problema. é um risco, porque vieram quase todos da rua, mas também isso nem sempre quer dizer nada.
quando o serafim este doente, ainda se pensou que ele tivesse fiv. mas com o que ele penou, qualquer um demorava a recuperar.
o joão fez uma vez esses testes, porque tinha corizas constantes. eu achei um disparate, mas lá foi. não tinha fiv. estava apenas muito velho. o próprio organismo já não reagia convenientemente.
agora que me sinto aflita só de pensar que posso trazer um gato nesas condições para casa :roll:
fabriro
Membro Veterano

sexta mar 12, 2004 12:45 pm

Pois Anja também eu me sinto aflita e muito. Sentimo-nos aflitas porque sabemos que a opção “hitleriana” que seria a mais “prática” nunca a tomaríamos, certo?
anjaazul
Membro Veterano

sexta mar 12, 2004 12:53 pm

Pois Anja também eu me sinto aflita e muito. Sentimo-nos aflitas porque sabemos que a opção “hitleriana” que seria a mais “prática” nunca a tomaríamos, certo?
esse é um dos motivos. os outros são - quem fica com o gato? se eu ficar, o que lhe vou fazer? haverá problemas com os meus? por muito que digam, sou altamente desconfiada. ver para crer. ou seja, haverá, não haverá perigo de contágio?
quando se pôs a possibilidade de o serafim tem fiv, a vet disse-me que se isso acontecesse, todos os outros também teriam. contactam, há muito tempo.
fabriro
Membro Veterano

sexta mar 12, 2004 1:32 pm

Pois mas acabaste de dizer que não tens testes feitos a nehum dos teus gatos. Quem te garante que não tens já um ou mais positivos? ?
E o que a vet diz não é verdade. Uma das coisas que escrevi é que uma amiga e vizinha tem 2 gatos positivos há 9 anos a conviver diariamente com mais gatos e nenhum foi contagiado, pelo menos nestes 9 anos. Alguns deles são mais velhos, outros foram chegando. Há perigo de contágio sim, mas não com a facilidade e percentagem que ela te transmitiu.
anjaazul
Membro Veterano

sexta mar 12, 2004 1:36 pm

Pois mas acabaste de dizer que não tens testes feitos a nehum dos teus gatos. Quem te garante que não tens já um ou mais positivos? ?
como disse, até agora nada indica isso. quando os recolhi, desconhecia a existência dessas doenças. ou então, aconteciam noutro planeta. mas porque me preocupar antes de tempo?
fabriro
Membro Veterano

sexta mar 12, 2004 1:46 pm

Pois mas o facto de nada indicar nesse sentido não quer dizer que não o sejam. Como também já foi aqui afirmado um gato portador do virus é um animal saudável -) O que eu quis dizer é que o problema de um possivel gatinho vindo da rua com fiv só se poria, no teu caso, depois de testares todos os gatos e teres certeza que não tinhas nenhum portador. Imagina que testas os teus e um dá positivo e os outros negativos. Já conviveram este tempo todo, em que é que isso é diferente de um que adoptasses agora e fosse positivo? Ao testares todos e serem negativos aí sim a opção teria que ser sempre tua de juntares ou não....
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

sexta mar 12, 2004 2:56 pm

Para quem não tem os seus próprios gatos testados, o argumento para manter separados os penduras, ou fazer quarentena aos adoptados, tem de ser outro que não o FIV.

Não faz sentido ter medo que eles sejam contagiados com um vírus quando não sabem sequer se eles já não serão portadores.

Podem dizer-me que os mantêm separados porque podem trazer coriza, PIF etc e isso acho absolutamente normal. Sabemos que são doenças altamente contagiosas e cujos meios de contágio são por exemplo partilhar o litter e as tacinhas da comida e da água ou até mesmo uma simples lambidela de carinho...
fabriro
Membro Veterano

sexta mar 12, 2004 3:39 pm

Noggy eu diria mais. Vistas as coisas por este prisma e pensando apenas no vírus do fiv, quem não tiver gatos testados não deve juntar o gato que traz da rua porque este último pode ser negativo e ser contagiado por um possível portador já existente em casa. Aqui o gato que poderá correr riscos será o que entra e não o residente.
anjaazul
Membro Veterano

sexta mar 12, 2004 6:31 pm

Aqui o gato que poderá correr riscos será o que entra e não o residente.
:o :o :o continuo sem perceber nada. afinal há riscos ou não? pode-se misturar um "novo" com um "velho" porque este último não corre perigo mas o inverso já é verdadeiro? :o
Responder

Voltar para “Gatos”