tenho 5 gatinhos para dar só tenho medo que a mãe reaja mal

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça abr 06, 2004 5:24 pm

É preciso muita paciência mesmo, mas amen-hotep não se preocupe, daqui a semanita e meia já começam a comer a ração, experimente a da Rc bebés, pois os "grãos" são mesmo pequeninos e facilitam a ingestão e a digestão dos gatinhos!
O leite tem de ser dado com muito cuidado mesmo, pelas razões que o Watermonitor especificou, e não se admire de beberem pouco, é normal, tem é de ir dando mais vezes ao dia e poucas quantidades!
Vá dando notícias!
amen-hotep
Membro
Registado: quinta mar 04, 2004 9:57 pm

terça abr 06, 2004 8:15 pm

Olá WaterMonitor,

Muito obrigado mais uma vez pela ajuda preciosa. Para já só vou ter de dar biberão ao fim da tarde e a meio da noite, vou ter imenso cuidado e muita paciência. Só de pensar que algo poderia acontecer... mas já agora eles na teta da mãe não estão consecutivamente a mamar?

obrigado,

muitos miaus
amen-hotep
Membro

terça abr 06, 2004 8:19 pm

Olá _Last_Kiss,

Obrigado pelo apoio, irei fazer isso mesmo. Obrigado também pelo conselho da ração, mas vou-lhes dar Best Choice Kitten. Os meus gatos adultos comem esta ração e têm-se dado muito bem, aliás é a única de que gostam. Já agora dá-me conselho de dar ração húmida para gatinhos ou mesmo só ração seca?

Obrigado pelo apoio! E irei dando notícias dos meus meninos :)
_Last_kiss_
Membro Veterano
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça abr 06, 2004 8:27 pm

Eu sempre dei da seca, porque se conserva melhor e tendo eles água à disposição já começam a bebericar, mas quando fala em ração húmida é a de lata ou a ração semi-húmida que vem normalmente em embalagens com um ziper de plástico?
Se for das primeiras não convém, só se for mesmo de boa qualidade, por exemplo a da Eukanuba, e mesmo assim não vejo grandes vantagens, pois eles habituam-se e torna-se um pouco difícil habituá-los à ração seca, a húmida faz tártaro e estraga-se mt mais facilmente, convém ser aberta a saqueta e deixada lá por volta de 15m, depois é tirar porque se adultera...
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quarta abr 07, 2004 12:04 am

WaterMonitor Escreveu: Fabriro, em teoria os criadores só esterilizam os animais que por diversos motivos já não devem ou podem reproduzir.

A maioria dos criadores recoloca-os então junto de pessoas da sua confiança e continua a sua criação com outros exemplares.

No meu caso, não tenho só reprodutores e nunca recoloquei um gato. Devo dizer-lhe que a maioria dos meus gatos está esterilizada.

Cada um, na área da criação, faz como entende.
Claro Water, na mensagem seguinte eu pedia-lhe desculpa porque o confundi com outro forista....
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta abr 07, 2004 9:05 am

amen-hotep,

Eles não estão permanentemente a mamar. Dormem durante longos períodos.

Aqui vão alguns conselhos que se calhar já alguém lhe deu, mas que podem ajudar:

Elabore um mapa simples com a identificação de cada um deles e com a data. Pese-os todos os dias, de preferência à mesma hora, e anote os pesos. Se tudo estiver a correr bem eles aumentam diariamente, mas pode dar-se o caso de um ou outro perder umas gramas. O que não pode acontecer é determinado indivíduo estar permanentemente a perder peso. A pesagem deve ser mantida até ao dia em que saiem da nossa casa. É uma forma de controlo.

Se a sua gata tem leite e há um mais fraquinho, coloque-o junto a um mamilo e deixe-o mamar em paz. Verá que os mais fortes o tentam afastar, mas gentilmente mantenha-os a eles afastados.

Se puder, vá misturando na ração da mãe o cálcio, pois ela precisa. Não me lembro do nome, mas o seu vet sabe de certeza. Dê também à mãe o NutriGel Plus, umas duas ou três vezes por dia.

Chegará uma altura em que os bebés poderão apresentar os olhinhos (mesmo estando ainda fechados) sujos com remelas. Aqueça uma chávena com água e depois da água estar quente, coloque lá dentro um frasco de soro fisiológico. Com o soro morninho, mas sem excessos, e um algodão, limpe-lhes cuidadosamente os olhitos. A permanência destas remelas pode causar infecção na vista.

Quando eles começarem a fazer fezes sólidas é natural que sujem os rabos ou mesmo que pisem e fiquem porcos. Os toalhetes de bebé, tipo Dodots, servem para os limpar. Se houver uma sujidade "à séria", não hesite em lavar a zona suja (e apenas a zona suja) à torneira com água morna. Tem é que depois os secar muito bem com uma toalha.

Quando chegar a altura de eles comerem ração, o meu conselho é ração seca e rigorosamente mais nada. Não sou de todo apologista das rações húmidas. Uma forma de os ajudar à transição é deixar a ração seca dentro de uma chávena com água, no frigorífico, e quando a vamos dar colocá-la previamente uns segundos no micro-ondas. Tem que ser muito pouco tempo, senão aquilo desfaz-se. Tire a água toda e dê-lhes a ração. Pode polvilhá-la com o leite deles em pó para que se torne mais atractiva.

Se verificar que alguns não comem, abra-lhes a boca e coloque um pedacinho de ração lá dentro. Há sempre um preguiçoso.

Para mim a pior fase é quando quero que comam a ração seca sem truques porque se aproxima a hora de irem para os seus novos lares. Temos que ter em conta que deixarão de estar ao nosso cuidado e que não podemos arranjar problemas quer ao animal, quer às pessoas que irão ficar com ele.

Por vezes temos mesmo que endurecer o coração e não ligar aos protestos: ou comem a ração seca ou não comem nada. Normalmente basta um dia ou dois para perderem os caprichos e comerem normalmente.

Lembre-se que isto são apenas conselhos e que a palavra decisiva tem que ser sempre do seu veterinário. Além disso, a minha experiência é com persas, animais frágeis e muito chatos que dão uma trabalheira tremenda. Se calhar os seus não passam nenhuma destas fases.

Outra coisa importante é a socialização. A partir do momento em que comecem a andar, era boa ideia pedir aos seus amigos e familiares que os visitassem e que passassem algum tempo a brincar com eles. Pegar-lhes, acariciá-los, habituá-los ao contacto humano e a serem manipulados. Isto é um trabalho que deve ser levado muito a sério tendo em conta que estamos a proporcionar-lhes um futuro mais seguro. Poucos terão paciência para terem em casa uma fera que morde e arranha ao mínimo contacto.

No meu caso, obrigo todos os visitantes a lavarem as mãos e a desinfectarem-nas com alcool. Antes de entrarem no local onde estão os bebés, tiram os sapatos. Sou radical nisto, mas evito assim muita chatice.

Espero ter ajudado pelo menos um bocado.
amen-hotep
Membro

quarta abr 07, 2004 9:26 am

Olá WaterMonitor,

Muito obrigado pelos conselhos.

Tinha pensado em ração húmida de pacote porque pensei que seria mais fácil para eles mastigarem, mas claro que tem razão quando diz que depois não quereriam comer ração seca.
Tenho mesmo de tomar uma decisão radical em relação á alimentação dos bebés, porque a pobre da mãe tem as tetinhas todas mordidas e arranhadas, pois eles estão com 3 semanas e já têm dentinhos, de acordo com o vet terei no fim desta semana fazer uma refeição de ração e afastá-los da mãe nessa altura.

Também temos pegado bastante neles para se habituarem aos seres humanos e como tenho 2 crianças, pode imaginar quantas vezes estão ao colo :D , no entanto, quando vão pessoas lá a casa também deixo pegar, mas nunca me tinha ocorrido que desinfetassem as mãos com álcool.
Os meus são rafeiros não sei se irão dar tantos problemas como os persas, em relação ao pêlo penso que não, pois são todos de pêlo curto. Também tenho tirado à vez os 2 dominantes para 2 dos mais fraquinhos mamarem, mas temos de ficar com eles ao colo ;) , senão tiram os pequeninos. Vou seguir o seu conselho e pesá-los todos os dias para ver como corre.

Já agora pode informar-me quando a mãe começará a levá-los à casa de banho? Quando começarem a comer sólidos? Essa ideia dos toalhetes é óptima, pois um dos meus gatos que foi para minha casa bebé, era um trapalhão e estava sempre todo sujo, passávamos a vida a limpá-lo! :D

Vou fazer os possíveis para educar bem os bebés, para quando forem para os novos lares, serem o mais sociável possível, pois tal como disse, uma das coisas que eu também não gosto é ter um gato que morde ou arranha quando lhe pegamos.

Obrigado mais uma vez!
_Last_kiss_
Membro Veterano

quarta abr 07, 2004 9:33 am

Provavelmente com um mês começam a imitar a mãe, portanto esse processo ocorre mais ou menos na mesma altura que se começa a dar a ração seca. Contudo há gatinhos que aprendem mais depressa e outros mais devagarinho...tb o amen-hotep pode ajudar os gatinhos, primeiro veja se o litter não é muito alto, porque senão eles têm dificuldade em subir, depois pode ir pegando ao colo e pondo lá dentro, com a sua mão pegue nas patinhas e esfregue-as nas pedrinhas com cuidado. ;) ou então quando os apanhar "em flagrante" ponha-os logo no litter, pode também num paninho limpar o chichi(certifique-se que o chão está muito bem limpo) e pôr dentro do litter, mas estas dicas nem sempre resultam, alguns são mais persistentes :D
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta abr 07, 2004 9:42 am

Se eles têm já dentinhos e a mãe tem os mamilos em mau estado, era boa ideia tentar já começar com a ração seca.

Eu não afastaria a mãe. Limitava-me a pedir ao vet que lhe colocasse uma "roupinha" de forma a que eles não lhe chegassem aos mamilos. A presença dela é importante. Se a "vestir" lembre-se de lhe aplicar Halibut nas maminhas duas vezes por dia, para ajudá-la a recuperar. Já me aconteceu o que descreve.

A mãe não os leva à casa de banho. Eles é que imitam o comportamento dela. Quando eles começarem a comer ração sólida, ela deixa de lhes limpar as fezes. Há logo uns que nem dão problema, vão direitinhos para a casa de banho. Claro que depois pisam, sujam-se e isto é normal, são bebés.

Os mais reticentes, nós podemos ajudar colocando-os nós mesmos na casa de banho e arranhando a areia com as patinhas da frente deles. Eu faço assim: observo-os a seguir a comerem e se vejo um dirigir-se para um canto, pego nele e ponho-o na casa de banho.

Para uma ninhada de 5 tenho sempre duas casas de banho à disposição. Mesmo assim há sempre um pateta que faz, por exemplo, na pata do irmão que está lá apenas para observar a actividade ...

Aprendi com a experiência que se há um bebé que vai fazer, tem que haver outro que acha a altura adequada para lhe dar umas patadas na cabeça ou apenas para o acompanhar como observador da ONU.
amen-hotep
Membro

quarta abr 07, 2004 2:38 pm

Olá de novo!

Mais uma vez só vos posso agradecer os conselhos valiosos que me deram!

Muitos miaus e romrons de agradecimento meus e dos bebés e sobretudo da mãe!
Responder

Voltar para “Gatos”