Tópico Persas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

segunda mai 17, 2004 9:30 pm

WaterMonitor Escreveu: Mas não esqueçam que nós próprios influenciamos os animais pelo nosso comportamento e estilo de vida. Se calhar há para aí Persas super mexidos e destruidores. Não faço ideia.
Esta parte toca-me! :D O Torby é hyper mexilhão e destruidor, (roi, salta, corre, morde) ao mesmo tempo é um doce conversador e apegado... impossível ralhar com ele.. :roll: :oops:

Já a Mel é super reservada e raramente mia, aliás posso contar as vezes que ela já miou.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 18, 2004 9:01 am

Olá

A ideia de que os persas são muito calmos é um mito. Eu acho que são gatos mais delicados na forma como fazem as coisas. mas eu tenho duas persas, a Amélia é mais calma, mas salta para todo o lado e anda sempre atrás de nós a ver tudo (anada a tirar um curso de Culinária e já está no nível avançado, qualquer dia começa a ela a fazer as refeições :lol: ). A Emília é completamente louca, muito endiabrada e está sempre a provocar a Amélia para a brincadeira.
Mas, apesar das correrias constantes nunca deitam nada ao chão. São é pouco faladoras, sem dúvida não se comapara aos Siameses :lol: , esses não se calam :D .

Anjaazul, já exprimentou o No More Tears? Para limpar os olhos é do melhor, deixa de sair liquido tão castanho e o pêlo não queima ;)
E já agora o quê é PDK??? parece ser o terror de qq proprietário da raça... (c tantas perguntas ainda acabo por comprar um )
Oh Amus depois de ter um vai perceber como são especiais estes gatos :)

beijokas
kathleen
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

terça mai 18, 2004 10:07 am

Olá a todos,

Uma obstrução do canal lacrimal não é o mesmo do que entrópio, como expliquei, o entrópio é uma pequena dobra para dentro da pálpebra, também pode acontecer com humanos, não é uma doença, é um pequeno defeito genético corrígivel com uma pequena intervenção cirúrgica.

O PKD, são quistos nos rins, é doença demorada, é incurável mas não é contagiosa. É herditária, embora numa ninhada nem todos os bebés sejam atingidos pelo que não transmitem a doença. É uma doença dos persas. Deve fazer-se o despiste nos progenitores.

Os persas são, aparentemente, calmos, mas muito brincalhões. Embora não muito faladores (tenho uma que passa a vida a conversar comigo) sabem se exprimir muito bem quando têm necessidade de obter alguma coisa.

Bjs

Mai-Mai
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça mai 18, 2004 11:22 am

Não sabia que o entrópio era característico dos Persas. Posso dizer com segurança que também ocorre em determinadas raças de cães.

Acrescento apenas uma explicação ao que a Mai refere sobre o entrópio: quando este problema ocorre, e pode ocorrer com diversos graus de gravidade, algumas pestanas ficam metidas para dentro, roçando permanentemente no globo ocular e causando deste irritações ligeiras até graves lesões.

O PKD chama-se em português Rins Poliquísticos. É hereditário. O despiste é feito através de ecografia e um vet experiente detecta-o com facilidade. Um vet honesto e decente, faz a eco e estando o animal limpo, passa uma declaração afirmando isso mesmo. Se o animal for portador, escreve no local apropriado da caderneta de vacinas. Foi o que o meu vet me explicou quando testei os reprodutores todos. Agora tenho uma declaração carimbada para cada um, da qual posso tirar cópias e fornecer a quem adquirir um bebé.

A questão posta do bom reprodutor é para mim complexa de explicar. A tentativa de certeza que vai sair idiota, mas conto com a Mai para me corrigir.

Idealmente, bons reprodutores são gatos que estejam dentro do estalão e que já tenham sido premiados. Gatos cuja linhagem conheçamos e que ela própria esteja isenta de doenças e seja uma linhagem premiada. Claro que mesmo com isto tudo, só temos algumas certezas quando cruzamos os nossos exemplares escolhidos.

Para mim é mais fácil "ler" os pedigrees americanos do CFA.

A mãe do meu principal reprodutor (só tenho 2) é CH (Champion) e DM (Distinguished Merit, the title given to a cat which has produced the required number of Grand Champions, Grand Premiers or Distinguished Merit Cats, 5 for females and 15 for males).

O pai é GC e RW (Grand Champion e Regional Winner) e todos os antecessores dele são premiados em diversos níveis.

Mas só em Junho terei mais certezas, pois cruzei-o com uma gata de linhagem equivalente. Até aqui só o cruzei com uma gata de companhia e os filhos sairam ... de companhia.

Peço perdão pelo testamento e sugiro que talvez a Mai queira falar sobre os pedigrees da FIFe. A mim, até me ajudava pois não os entendo bem.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça mai 18, 2004 11:42 am

[quote=amus]

E esse mito que refere que os Persas e arraçados têm a mania de fazer as necessidades fora do caixote??? por acaso até conheço 3 casos em que isso aconteçe... e não me parece nada agradável....
[/quote]

Bem o Capuccino então era um dos que daria essa fama... Ele já fez uma vez xixi na banheira, mas isso não me importo pois limpo facilmente. Depois de castrado acalmou e não tem marcado mais território. Agora já alguma vezes que fez cóco ao lado do caixote da areia. O problema parece-me ser que ele gosta da areia super-limpa e se a Txugui vai à areia antes dele e faz lá um cóco ele recusa-se a usar a areia. Ora como a Txugui come que nem uma alarve usa bastante a areia, nós passamos o dia fora não temos hipótese de estar sempre a limpar os cócos... Logo dá asneira. Ele sabe que faz mal pois sai disparado a correr depois de fazer isso. Agora tenho mudado toda a areia de 3 em 3 dias e tem acontecido muito menos mas de vez em quando, pimba. Já pensei em pôr 2 caixotes mas tendo só 2 gatos parece-me um exagero... Enfim nunca nenhum dos meus outros gatos me tinha feito isto.

Já agora faço uma pergunta aos criadores que me ocorreu no outro dia. Como evitam que os vossos machos se ponham a marcar território nas exposições? É que se lhes der para marcar o expositor deve ser cá um cheirete...
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

terça mai 18, 2004 12:13 pm

Estou a adorar ler este tópico, como alguem já aqui disse, " O saber não ocupa lugar", embora não aprecie muito os Persas, toda a gente aqui já sabe que sou fã dos rafeiros (vá-se lá perceber porquê). quando digo que não aprecio os Persas, não me entendam mal, acho-os muito bonitos , aliás vi os da Mai-Mai ao vivo e adorei, mas sinceramente para mim dão muito trabalho e têm pelo a mais. Gosto muito deles nas fotos ou na casa das outras pessoas.
Desculpem a sinceridade, não quero magoar ninguem

Por favor, continuem a escrever coisas sobre os Persas, li tudo de um folego
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça mai 18, 2004 12:25 pm

hecep Escreveu: Já pensei em pôr 2 caixotes mas tendo só 2 gatos parece-me um exagero... Enfim nunca nenhum dos meus outros gatos me tinha feito isto.
Ois,

Eu tenho 2 gatos e 2 wc's daqueles de porta... mas sem a dita senão eles ficam a olhar para ela e miam até k eu tire.... não me parece um exagero até pq a Brida não gosta de partilhar o wc com o Bazuca e se ele o utiliza é uma chatice pq lá tenho de lavar tudo e colocar nova areia... Aconselho mesmo a comprar outro... para ver se resulta...

Para os entendidos:

Como é que fazem a distinção entre um gato de companhia e um gato de exposição em bebé? Existem diferenças de valores para aquisição?

Como é
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça mai 18, 2004 12:28 pm

Olá Brum,

Eu também não sou apreciador da raça e já estou farto de colocar perguntas... é sempre bom saber, até porque algumas das coisas explicadas aqui são aplicáveis a outras raças, inclusivé aos nossos muito amados rafeirotes... ;)
Brum
Membro Veterano

terça mai 18, 2004 12:30 pm

amus Escreveu: E já agora o quê é PDK??? parece ser o terror de qq proprietário da raça... (c tantas perguntas ainda acabo por comprar um :oops: :o )

Amus
Já o vi mais longe de ter um Persa.....ehehehhehehe
mai-mai
Membro Veterano

terça mai 18, 2004 12:36 pm

Olá Water

O entrópio, seja grande ou mínimo, pode ser sempre operável, cerca de 80% dos gatos persas tem entrópio (segundo informação do vet) só alguns necessitam mesmo de ser operados, desde que não lhes cause irritação nos olhos, não necessita de operação.

Quanto ao pedigree FIFE, logo à noite, em casa, com os pedigrees em presença, darei mais informações. Em minha opinião é muito mais difícil obter um CH em termos de FIFE do que em termos de CFA, pois numa só exposição, após ser julgado por uns quantos juízes, um gato poderá ser campeão, enquanto na FIFE, terá de ser julgado em 3 exposições (podendo algumas ser duplas e por isso valer 2 pontos) por 3 juízes diferentes. Uma coisa que me está a fazer espécie, Water, é que os meus CFA têm precisamente as mesmas siglas para campeões do que a FIFE, será porque os pedigrees foram transferidos para a FIFE? Logo verei com mais atenção.

Tenho uma gata, a Rita, por sinal já esterilizada e cujas ninhadas morreram à nescença (por culpa humana) que tem, no boletim de uma exposição, aposto pelo juíz "could be breeder".

Por vezes, um gato muito premiado, poderá não ter uma descendência de qualidade para exposições, apesar de os seus filhotes serem puros, já um gato aparentemente vulgar poderá ter lindos campeões, o essencial é o pedigree, se houver muitos antepassados campeões, maior é a possibilidade de os descendentes o virem a ser. ISTO ESTÁ MAL EXPLICADO, mas o Water deve compreender e por favor pões isto em língua de gente. Um gato/gata deverá compensar os "defeitos" do outro.

Por exemplo, a Maggie, que tem orelhas demasiado juntas e espetadas e tem um pouco de nariz, embora tenha stop, com o Karim, dá meninos bonitos. Eu chamo narigudos àqueles que não têm stop, ou seja, comos os juízes dizem "old fashion". Não deixam de ser tão puros como os "peak face", por exemplo.
Uma ninhada é sempre uma surpresa para o criador.

Bjs
.

Mai-Mai
WaterMonitor
Membro Veterano

terça mai 18, 2004 12:42 pm

Não sei se haverá gatos que marquem nas exposições. Pessoalmente nunca vi nenhum fazer isso (fosse de que raça fosse). Os meus são um bocado para o envergonhado e nem sequer usam o wc. Esperam o dia inteiro até chegarem a casa ou ao hotel.

Nenhum dos meus gatos gosta de wc com porta. Os meus wc's são todos fechados, mas sem as portas.

A diferença entre gatos de exposição e de companhia vê-se logo em bebés. Um criador sabe se determinado exemplar está dentro do estalão ou não, se é médio, bom ou fantástico.

Os preços variam. Um animal de companhia é muito mais barato que um de exposição. Também depende de país para país, de criador para criador e ... de exemplar para exemplar.

Para mim a criação é um hobbie e não um negócio, ou já teria ido à falência há muito tempo. Tenho algumas regras que cumpro religiosamente:

- Não dou gatos a ninguém. Se forem dados, as pessoas valorizam-nos menos e podem vir a ser menos cuidados.

- Se nasceram na minha casa sou responsável por eles a vida inteira. Terão sempre um lar para onde voltarem se deixarem de ser desejados.

- Não registo animais de companhia se forem filhos do meu macho de exposição.

- Nenhum gato sai de minha casa sem duas desparasitações, a primeira vacina e check up do vet. Só saiem dois dias depois da primeira vacina.

- Se eu não gostar das pessoas, não vendo e quero é que se vão lixar.

- Não vendo gatos a prestações, não faço facilidades de pagamento.

Devo ter mais regras, mas agora "num" me lembro.
Brum
Membro Veterano

terça mai 18, 2004 12:49 pm

WaterMonitor
Boas regras!!!
Peço desculpa mais uma vez do que vou dizer:
Sei que não é comparável, mas uma das coisas que me teria agradado foi que a pessoa que me deu o Tigrinho tivesse querido saber noticias dele.ela parecia tão preocupada em arranjar uma boa casa para ele , depois assim que mo deu...puffff, foi um ar que lhe deu, eu ainda lhe enviei uns mails a contar coisas e com as primeiras fotos dele, mas ela nunca me respondeu. Fiquei triste na altura
mai-mai
Membro Veterano

terça mai 18, 2004 12:59 pm

Water, estou contigo em quase todas as exigências na venda de bebés, só não concordo com o facto de animais de companhia não serem registados. Compreendo perfeitamente a razão, é para evitar a reprodução de exemplares menos bons, mas acho que dado que todos são puros têm direito ao seu pedigree, não são nenhuns !filhos de "pai incógnito". Se calhar algum neto do teu campeão, e filho de um desses gatos "menores" viria a ser, ele também, um grande campeão? uma vez que os genes todos estão lá? De um modo geral, os meus meninos, embora em exposições obtenham Excelente, são vendidos para companhia, se os donos insistem em os levar a exposições é com eles, mas podem estar certos que eles terão pelo menos Excelente.

Já tenho negado a venda de gatinhos a pessoas que não me agradaram, sou muito, mas muito chata e exigente e acompanho-os durante toda a vida deles, estou em contacto com os donos. Chego a ser inconveniente se não gostar do possível comprador, os meus amigos já me têm perguntado se eu quero mesmo vender o gatinho. Há uns anos, compraram-me um gatinho, van vermelho, dei todas as dicas para o tratamento, fiz as advertências do costume quanto a janelas abertas, etc.
Um ano depois, telefona-me o sr. a perguntar se eu tinha gatinhos, pois queriam comprar outro porque aquele tinha caído da janela e morrido, dei uma descompustura monumental ao homem e acabei dizendo-lhe que gatos meus nunca mais iriam para as mãos dele, pois apesar de alertado, não tinha tido as devidas precauções para preservar a vida do gatinho.

Os meus bebés só saiem de casa depois dos 2,5 meses (quase todos depois dos 3 meses e mais, e já após terem ido a exposições, pois gosto de saber a opinião dos juízes), e no mínimo são desparazitados 2 vezes e só saiem uma semana após levarem a 1ª vacina. Como muitos deles têm saído de minha casa com mais de 3 meses, já vão completamente vacinados e com mais desparasitações.

Bjs

Mai-Mai
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

terça mai 18, 2004 1:05 pm

[quote]- Se nasceram na minha casa sou responsável por eles a vida inteira. Terão sempre um lar para onde voltarem se deixarem de ser desejados. [/quote]

Esta para mim é uma regra essencial para um bom criador... Assim sim, é bom ouvir :)

Outra questão, dos meus 3 persas só comprei uma (tive a felicidade de dois terem sido oferecidos).

...e, choquem-se, paguei-a a prestações. Ou seja, paguei metade no inicio do mês e 15 dias depois paguei o resto... Ou seja, paguei-a no mesmo mês que a comprei :D :D Detesto dividas.... :)

Esta gata é o meu "pior" persa. Tem um nariz parece o pinóquio, tem 1,200 gramas, não tem voz, tem um sopro no coração...

Mas atenção eu adoro a minha Bluezinha!! a minha pequenina...

Também conheço quem tenha comprado persas (bons persas), a pronto, porque são pessoas com o ar muito distinto, e têm os 3 bichos enfiados numa marquise para não largarem pelo no resto das Divisões...

Depois qdo têm mtos nós (porque não são penteados), vão ao cabeleireiro, sofrem à brava com os puxões... :( :? e depois mto lindinhos, vão tirar fotos para mostrar aos criadores...

Quem é a melhor Dona de Persas, quem é? eu que paguei em 30 dias, ou quem pagou a pronto?

Gostava de ter a vossa opinião.

parece um pouco off-topic mas não é... Estamos a falar de gatos que são vendidos (e concordo com a venda, porque um bom exemplar representa o esforço do criador), e os critérios de venda...

Mais uma coisita (agora vou dizer uma asneira :oops: ): Não estou a ser "cagona", eu posso pagar um persa a pronto, mas achei melhor pagar devagarinho para ser mais fácil (apesar de a ter pago em 2 vezes num mês - não aguento dividas :) )

Jinhos
Beta
WaterMonitor
Membro Veterano

terça mai 18, 2004 1:12 pm

Brum,

Do meu lado, a outra face da moeda: algumas pessoas não me contactam, não me mandam fotos. Fico triste, mas faço questão de uma vez por ano as chatear a saber se está tudo bem.

Felizmente a maioria telefona, manda mails, visita-me e até têm a "latosa" de me pedirem para ficar com eles se vão de férias ou coisas dessas. :lol:

Mai, a questão é que o rapaz em causa custou uma fortuna, tem um pedigree do caraças e os filhos irão com toda a certeza reproduzir exemplares bons. Qualquer criador podia comprar um ao preço de companhia, sacar o pedigree e ir reproduzir campeões a preço mínimo. O Mestre não autoriza o registo e "mai" nada! :D
Responder

Voltar para “Gatos”