Os Perigos da Vacinação em Excesso

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça mai 25, 2004 5:19 pm

Ois,

Obrigado mai-mai pela correcção, é de facto múltipla e não triplice. Peço desculpa pelo engano.

Relativamente à raiva, nunca vacinei nenhum dos meus gatos contra essa doença e nem conheço nenhum caso da doença, aliás pelo que os vets com quem contacto dizem, Portugal é indemne à doença à já alguns anos...

Por acaso alguém me podia esclarecer se é necessário a vacina da raiva para os puder registar na Junta de Freguesia... se for esse o caso continuam incógnitos...

;)
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

terça mai 25, 2004 5:32 pm

Para não induzir os restantes membros em erro, convém salientar que o último parágrafo faz apenas referência às outras vacinas que não as vacinas contra a panleucopenia, rinotraqueite, calicivirose e raiva.
SarahKay Escreveu: Vou transcrever o mais importante para quem for assim para o calão (como eu própria sou :lol: )

"Does my adult cat need to be vaccinated every year?
The answer depends in part upon the vaccine. For example, certain feline rabies vaccines provide protection for longer than one year, so vaccination with a triennially approved rabies vaccine every three years (after the initial series is completed, and when consistent with local rabies vaccine requirements) is sufficient.

Recent research suggests that panleukopenia, rhinotracheitis, and calicivirus vaccines provide adequate protection for several years, so that many veterinarians are now recommending that this vaccine be boosted no more than once every three years.

Unfortunately, far less is known about the duration of protection provided by other vaccines. Until that information is known, annual vaccination with those products–when their administration is necessary–is a good idea."

resumo: ainda andam em estudo, e até provas em contrário a vacinação deve ser anual!
a_m_c
Membro Júnior
Registado: segunda mai 03, 2004 3:56 pm

terça mai 25, 2004 7:54 pm

Podem consultar em http://www.winnfelinehealth.org/health/ ... l#protocol
uma tabela (que eu não consigo copiar correctamente para aqui :-() e que mostra o protocolo actual da American Association of Feline Practitioners e da Academy of Feline Medicine (AAFP/AFM) em relação à vacinação de gatos. A tabela mostra que o reforço deve ser realizado de 3 em 3 anos e não anualmente, e que algumas vacinas (incluindo a FeLV) apenas devem ser administradas em gatos com elevado risco de exposição. Note-se que nos EUA a raiva não está erradicada, o que justifica a obrigatioriedade desta vacina. No início desta página poderão ler também outras recomendações da AAFP/AFM que apenas vêm suportar o que o tigris, a SarahKay e outros têm dito. Saliento parte das conclusões:
While vaccine administration is not an innocuous procedure, the benefits of vaccination far outweigh the risks for the majority of cats. Cats should continue to be vaccinated to prevent recrudescence of infectious diseases that we now control. The objective of feline vaccination protocols should be to vaccinate more cats in the population, vaccinate individuals less frequently, and only for the diseases for which there is a risk of exposure and disease.
Ou seja, diminuir a frequência da vacinação periódica e ponderar o risco antes de vacinar.

Note-se que estas conclusões não são minhas ou retiradas de um site qualquer no estrangeiro, mas sim o resultado do relatório oficial da AAFP/AFM, publicado em 2000. Podem ter acesso ao relatório completo no site da AAFP (http://www.aafponline.org/about_guidlines.htm - Feline Vaccination Guidelines (pdf - 29 pages - 1903.53KB)). É o documento original de onde foi retirada a tabela acima citada. Note-se tb que muita da informação que tem sido para aqui enviada por outros membros vem de universidades de renome e não representa um conjunto de conceitos não fundamentados. E se o risco da vacinação não existisse não faria sentido ter sido criado em 1996 um comité de estudo do sarcoma felino resultante da vacinação. Podem consultar http://www.avma.org/vafstf/default.asp.

Não se esqueçam que a maioria das pessoas deste forum foram vacinados contra a poliomielite enquanto jovens; hoje já ninguém o é. Contudo, muitos de nós continuamos a vacinar os nossos gatos contra a raiva que está igualmente erradicada de Portugal sem pensar duas vezes. O mesmo se passa com as vacinas periódicas enquanto adulto. Os gatos têm o sistema imunitário desenvolvido com 1 ano de idade. Contudo, é prática comum serem vacinados anualmente depois disso. Mas no ser humano as vacinas enquanto adulto limitam-se a situações de risco, como contra o Influenza (gripe) na população idosa, ou contra a rubeola ou tétano em casos de susceptibilidade. E no ser humano estes planos de vacinação são frequentemente actualizados. Logo, não vejo nenhuma razão para questionar alterações fundamentadas aos planos de vacinação dos gatos, incluindo o aumento do período entre vacinas de 1 para 3 anos.

Portanto, e como já foi dito por vários, toda esta informação serve apenas para nos ajudar a situar melhor esta questão da vacinação, e cada um de nós faz com ela o que bem entender. Principalmente porque não sei até que ponto muitos dos veterinários a quem confiamos os nossos animais estão actualizados. E todos estes estudos não são verdades absolutas mas sim o estado actual da ciência nesta matéria, e que vai continuar a evoluir.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça mai 25, 2004 8:39 pm

Tudo isto para dizer que as vacinas deverão ser encaradas como os medicamentos: tudo o que seja administrado com maior frequência, em doses mais elevadas e por um período de tempo mais longo do que o necessário terá inevitavelmente mais efeitos secundários. Como donos conscientes, podemos e devemos minimizar os efeitos secundários das vacinas evitando as vacinações desnecessárias.

o ano passado, o max foi vacinado. deixei-o de férias, no hotel da clínica. quando os fui buscar, o dono da clínica disse que tinham vacinado o max porque já tinha ultrapassado o prazo. ia-me passando. expliquei-lhe a situação e ele respondeu que ainda bem. o cão ficava mais protegido. deu-me vontade de o estrangular. farto-me de pensar se o hei-de vacinar este ano.
quanto aos velhotes, estiveram os primeiros oito anos sem vacinas e doenças. :oops: nunca sairam à rua e nunca entrou nenhum gato em casa. a partir de uma certa idade, a vet disse que não valia a pena vaciná-los. já estavam imunizados. verdade? sei lá :roll: :roll:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 25, 2004 8:48 pm

Olá

Amus para registar na Junta de Freguesia não tem de ter a vacina da raiva.

Afinal estive a ver o boletim das meninas, é vacina tripla a que elas levam :oops: Eu é que estava meio confusa pois fui tantas vezes ao vet que já nem sabia.
Mas não tem cruzinha onde diz Clamidose. Diz que protege para : Herpesvirose Respiratória, Rinotraqueite Infecciosa ou Calicivirose e Panleucopenia Infecciosa :? . Está é tripla?

Beijokas
kathleen
tigris
Membro Veterano

terça mai 25, 2004 9:03 pm

anjaazul, tendo em conta todas as informações que têm sido aqui apresentadas e todas aquelas que estão ao nosso dispor em sites fidedignos e actualizados na Internet, é seguro afirmar-se que a imunidade da vacinação principal (panleucopenia, rinotraqueite e calicivirose para os gatos; esgana e parvovirose para os cães) se mantém por 3 anos.

Infelizmente, duvido que os novos protocolos de vacinação sejam implementados no nosso país a curto ou a médio prazo. Não só porque é de facto uma grande revolução a nível da imunologia e uma grande revolução dificilmente é aceite sem resistência, mas também porque, verdade seja dita, a vacinação é uma das grandes fontes de receitas dos médicos veterinários.

Portanto, desengane-se quem pensar que, ao confrontar o seu veterinário com estas novas informações acerca da revacinação tri-anual contra a panleucopenia, rinotraqueite, calicivirose e raiva, terá aceitação imediata da parte dele. Optei pela revacinação tri-anual dos meus animais sem o consenso dos veterinários a quem recorro. E continuo a receber o habitual postal de revacinação anual em casa, mas agora simplesmente não ligo, ninguém me pode obrigar a vacinar os meus animais (excepção feita à vacina da raiva, que é obrigatória para registarmos os nossos cães).

Tal como o membro a_m_c reforçou, cada um fará aquilo que melhor entender com as informações que têm sido aqui apresentadas e que não são fruto da imaginação de ninguém: são o resultado de muitas e longas pesquisas acerca das descobertas mais recentes na área da imunologia. Aproveitem-nas bem. ;-)

Kathleen, tanto quanto sei, a tríplice felina é contra a panleucopenia, rinotraqueíte (ou herpesvirose) e calicivirose.
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 25, 2004 9:13 pm

Olá

Eu vou imprimir estes estudos e levar ao vet quando lá for para pedir a opinião.

beijokas
Kathleen
Kathleen
Membro Veterano

terça mai 25, 2004 9:13 pm

Olá

Eu vou imprimir estes estudos e levar ao vet quando lá for para pedir a opinião.

beijokas
Kathleen
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça mai 25, 2004 10:26 pm

POsso meter-me ?

Essa "novidade" já tem uns bons anitos.

Antes de mais Sarahkey... Cornell é uma universidade americana e não Inglesa. ;)

No que se refere à mudança de ptotocolos há bastante tempo que se anda a discutir a validade da revacinação anual, aliás já se falou aqui disso mais do que uma vez, mas deve ter sido no fora dos cães.

Fiquei perplexo quando aqui foi dito que todas as faculdades norteamericanas mudaram a indicação da vacinação, não fazia ideia disso e eu até costumo estar actualizado, pode dizer-me onde teve essa informação ? Agradeço desde já.

Como todas as ideias, ainda estão em discussão e a confrontarem-se, pelo que é cedo para se dizer que uma é certa ou errada. Mas alguns dos sites citados são de amadores, pelo que estranho que se acredite em informações que qualque pessoa pode colocar na net, como o maluco que vende cálcio de coral para curar todos os males...

Claro que quem quiser vacina ou não. Mas sinceramente os EUA têm coisas boas e coisas más, não vemos tê-los como gurus de tudo que se faz de bom.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 25, 2004 11:16 pm

Tem piada que a minha amiga que está nos States, disse-me que a gata dela foi vacinada e só daqui a 3 anos é que será novamente. ao que me admirei pois cá não é assim e até cheguei a comentar se não estaria errada nas datas... :o . Agora é que estou a perceber onde ela queria chegar... ;) .

Já agora também me vou informar melhor sobre as de virús vivos e mortos... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tigris
Membro Veterano

terça mai 25, 2004 11:23 pm

CasadeAnaval, os sites mais informativos que foram indicados, nomeadamente

http://www.critteradvocacy.org
http://www.avma.org/vafstf/vafstf01.asp
http://www.vet.cornell.edu/Public/FHC/vaccbr.html
http://www.cvmbs.colostate.edu/vth/SAVP2.HTM
http://www.aafponline.org/about_guidlines.htm

são tudo menos de amadores.

De resto, para dizer a verdade, não sei ao certo de que site retirei a informação de que os protocolos estavam a ser alterados por todas as faculdades de veterinária nos EUA. Só sei que essa informação já era de 2003 e fazia referência ao protocolo de vacinação sugerido pela Dra. Jean Dodds, uma das "autoridades" em imunologia e vacinose (reacção às vacinas).
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quarta mai 26, 2004 8:58 am

tigris Escreveu: Para não induzir os restantes membros em erro, convém salientar que o último parágrafo faz apenas referência às outras vacinas que não as vacinas contra a panleucopenia, rinotraqueite, calicivirose e raiva.
SarahKay Escreveu: Vou transcrever o mais importante para quem for assim para o calão (como eu própria sou :lol: )

"Does my adult cat need to be vaccinated every year?
The answer depends in part upon the vaccine. For example, certain feline rabies vaccines provide protection for longer than one year, so vaccination with a triennially approved rabies vaccine every three years (after the initial series is completed, and when consistent with local rabies vaccine requirements) is sufficient.

Recent research suggests that panleukopenia, rhinotracheitis, and calicivirus vaccines provide adequate protection for several years, so that many veterinarians are now recommending that this vaccine be boosted no more than once every three years.

Unfortunately, far less is known about the duration of protection provided by other vaccines. Until that information is known, annual vaccination with those products–when their administration is necessary–is a good idea."

resumo: ainda andam em estudo, e até provas em contrário a vacinação deve ser anual!
Já vi que ontem devia andar aluada! Eu própria li mal! E obrigada ao CasadeAnaval, realmente não é britanica... :roll:

Mas tal como ele eu acho que se deve esperar por dados concretos sobre este tema e que até lá se deve fazer o que habitualmente se fez, ou seja seguir o plano de vacinação habitual.

Quem nos garante a nós que não vamos passar a vacinar apenas de 3 em 3 anos e depois aparece um cientista qualquer que andava a estudar isto e diz que foi um equivoco e que os nossos bichitos não andam devidamente protegidos!

Até porque um estudo destes não é uma coisa que se possa fazer num ano ou dois. Estamos a falar de uma imunidade tri-anual! E tal como no texto que transcrevi inicialmente pode haver gatos com sistemas imunitários mais resistentes uns que outros, o que na minha opinião torna este estudo ainda mais minuncioso.

E tenho a prova disso em casa: Tenho o Misha com 4 anos sem vacina nenhuma que nunca teve doença alguma e que os unicos medicamentos que tomou foram desparasitante e antibiotico em Março quando foi castrado, e nunca teve doença nenhuma. E tenho as pequenitas que já andam a tomar antibioticos ainda nem 2 meses têm! Não posso agora chegar aqui e dizer que um gato é mais resistente se nem ao veterinário for e que tenho a prova em casa!

Mas tal como com a alimentação ou mesmo com a desparasitação ou qualquer outro assunto cada um deve fazer o que acha mais correcto e em especial usar como base os conhecimentos que tem (ou não tem) ou pedir ajuda a quem acha competente para este fim (o veterinário).

E também não acho que os nossos veterinários sejam gananciosos ao ponto de até saberem que as vacinas possam fazer mal, mas para ganhar mais uns trocos digam que isso é mentira!!!
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta mai 26, 2004 11:32 am

bem, vamos lá ver se consigo fazer ponto da situação...

Temos de nos lembrar que há directivas europeias que não se coadunam nada com as de outros países (nomeadamente EUA). Como já frisei antes, não tenho grande conhecimento do assunto, só si que tenho levado a gata ás vacinas todos os anos desde 98 (sim só a comecei as vacinas já ela tinha 2 anos) e a reacção que teve nos dias seguintes ao primeiro grupo de vacinas, confesso que me fez pensar se a voltaria a vacinar novamente... mas pensei q tb fosse pq já as estava a tomar tardiamente e como acabou por passar-lhe... vacino-a todos os anos (como recomendado!).
Ela tb nunca levou a da raiva, a vet disse-me só no caso de ela ter contacto com pessoas idosas ou crianças ou de ir á rua, como não era nunhum dos casos, disse-me que não era necessário! O que me leva em crer que os vets tb não vacinam indiscriminadamente os bichos...

Mtas vezes os laboratórios (ex) EUA têm produtos específicos para exportação pq têm de respeitar as normas e directivas europeias dos países da CEE; daí poder haver diferenças nas vacinas que exportam para a europa e as que são ministradas dentro do próprio país EUA.

Morei muitos anos no Brasil e lá as regras de vacinação tb são diferentes: a vacina da raiva é obrigatória, tanto que andavam duas vezes por ano num carro percorriam as ruas do Rio de Janeiro e vacinavam gratuitamente os animais, apesar de fazerem duas vezes por ano, a vacina era anual, mas por precaução a campanha era feita duas vezes por ano para conseguirem vacinar toda a população animal, os que escaparam á primeira...!
As outras vacinas havia uma que era anual e outra(s) eram com mais espaço de tempo, para ser sincera foi há mais de 15 anos não me lembro bem e não sei como as coisas são feitas agora; (tb consoante o animal e a vida que tinha caseiro ou se andava na rua);
Isto era no Rio, não sei como era nos outros estados (um país com estados federados há mtas diferenças de legislação federal!) :|

Mas minha opinião é que se qd houver qualquer alteração ás leis de vacinação animal no País e ás próprias vacinas, com certeza os nossos vets serão informados apropriadamente, com certeza passarão a seguir a nova orientação!
Como já foi mencionado anteriormente a "ciência" é um carro em constante andamento "e está sempre a aprimorar-se, e em constante mudança..."
Até lá se calhar respeitar o que está em vigor, ou cada um faz como entender ... Eu vou falar com a minha vet e saber a opinião dela, confio nela pq é uma pessoa mt mais dentro do assunto que eu, é o trabalho dela!
Bom almoço!!!! 8) ;)
tigris
Membro Veterano

quarta mai 26, 2004 5:46 pm

Desculpem lá, só mais umas notas... :oops:

A recomendação para se proceder a uma revacinação anual é uma prática que começou "oficialmente" em 1978. No entanto, esta recomendação foi feita sem qualquer validação científica da necessidade de se reforçar a imunidade tão frequentemente. Até hoje, não existem nenhuns dados científicos que suportem a prática corrente de revacinação anual. Por seu lado, as documentações de efeitos secundários nocivos das vacinas são cada vez mais.

Como o membro CasadeAnaval já teve oportunidade de dizer, os dados que estão a ser apresentados neste tópico não são só de agora. Pelo que tenho lido, já há cerca de 10 anos que se começou a falar no excesso de vacinação a que estaríamos a sujeitar os nossos animais.

Falando-vos um pouco da minha experiência, há mais de um ano e meio, a minha cadela mais velha foi diagnosticada com essa terrível doença chamada cancro. Na altura, nem podia acreditar. Ao princípio resignei-me, pois todos diziam que não podia fazer nada. Mas depois comecei a passar horas e horas a fazer pesquisas na Internet, descobri uma enormidade de informações preciosas e ganhei novo alento. E, ao ter contacto com donos instruídos e informados, tomei consciência que a esmagadora maioria dos donos não está informada e nem sequer sabe que perguntas colocar ao médico veterinário, nem avaliar se deverá obter uma segunda opinião, por exemplo. A partir daí a minha atitude perante a saúde dos meus animais começou a mudar e passei a questionar tudo aquilo que os rodeia: a qualidade das diversas rações comerciais, os riscos do excesso de vacinas desnecessárias, a toxicidade dos desparasitantes tópicos, a utilização de pesticidas nos nossos jardins/quintais, etc., etc. Todos estes factores em conjunto podem contribuir fortemente para o aparecimento de cancro nos nossos animais.

E o facto é que nos habituámos a fazer as coisas por hábito, sem nos questionarmos acerca da verdadeira necessidade de as fazermos. Por exemplo, quantos de nós não continuam a dar um anti-pulgas ao seu animal, mesmo que o animal não apresente pulgas, só porque na embalagem é aconselhada a reaplicação mensal desse produto? O ideal seria deixarmos passar esse tempo e observar se o animal tem novamente pulgas. Se não tiver, não há necessidade nenhuma de lhe administrar o anti-pulgas.

Este intervalo de 3 anos que é recomendado é um intervalo de compromisso. É consenso entre os imunologistas e peritos que a duração da imunidade é muito superior e que abrange provavelmente a vida do paciente. E a verdade é que este compromisso de três anos reduzirá em muito o número de antígenos administrado e, por conseguinte, o risco de reacções adversas. Mas, e isto é o mais importante, fornece a protecção mais completa possível contra as doenças que podem ser evitadas através de vacinação.

De resto, não sei por que motivo o facto de as recomendações serem feitas por americanos causa assim tanta suspeição. Citando o principal site que recomendei ( http://www.critteradvocacy.org ), os guias de vacinação canina e felina contidos no site "show in chart form what vaccinations are recommended for your pet by the AAHA, AAFP, ACVIM and 22 Schools of Veterinary Medicine". Será que entidades de peso como a AAHA (American Animal Hospital Association), a AAFP (American Academy of Family Physicians) ou a ACVIM (American College of Veterinary Internal Medicine) não merecem qualquer credibilidade da nossa parte? Será que nem o facto das faculdades de veterinária (CasadeAnaval, é uma garantia que pelo menos 22 das 27 já alteraram os protocolos) recomendarem a revacinação tri-anual merece credibilidade? Estamos a falar de entidades, não de pessoas singulares.
SarahKay Escreveu: E também não acho que os nossos veterinários sejam gananciosos ao ponto de até saberem que as vacinas possam fazer mal, mas para ganhar mais uns trocos digam que isso é mentira!!!
Não afirmei isso e muito menos quis dar a entender isso. O que queria dizer é que precisamente pelo facto de o protocolo tri-anual ser uma ideia revolucionária, e não nos esquecendo de que as vacinas são uma das grandes fontes de sustento das clínicas veterinárias, acho natural que haja uma maior resistência à mudança. Como já disse antes, eu também ofereci grande resistência a estes dados. Só quando me decidi finalmente a informar-me e documentar-me melhor é que me rendi às evidências (evidências para mim, pelo menos).

Concluindo, o que defendo é que devemos criar o hábito de nos questionarmos acerca dos excessos a que estaremos a sujeitar os nossos animais. O excesso de vacinas e de desparasitantes tópicos, por exemplo, podem realmente dar origem a efeitos secundários graves (isto para não falarmos da alimentação, que também é algo de muito importante). E asseguro-vos que ouvir um animal nosso ser diagnosticado com cancro é um rude golpe. :|
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mai 26, 2004 8:07 pm

Já pensaram a razão de algumas vacinas estarem a dar barraca nos EUA e não serem aprovadas para Portugal antes de mais informação, como a do Fiv ?

Os EUA são exemplo em algumas coisas mas não em todas. A vacina da Leishmaniose também deu confusão,. com n reacções alérgicas, de tal modo que muitos vets americanos pura e simplesmente a desaconselham. Por essa razão não devemos dizer amém.

Falam mal do nosso Infarmed porque leva um ano a aprovar novas AIM, já se falou AQUI de que os laboratorios estão interessados em vacinas anuais...pois sim... mas não se esqueçam meus amigos que nos EUA agora se um laboratorio pagar X tem uma aprovação rápida, passando por cima de testes essenciais. Em Portugal não.

Alguém aqui falou de os animais serem obrigatóriamente vacinados contra a raiva apesar de a mesma estar erradicada. Já pensaram que um animal raivoso pode vir de Espanha para cá e a barraca que isso pode dar se os animais cá não tiverem protecção ?

De facto é verdade que existe nos EUA a nova tese da revacinação trianual. Também existe uma corrente que sugere que os animais só devem ser vacinados uma vez na vida.

Depende de Estado para Estado e muitas vezes de vet para vet.

Notem que não se refere essa hipótese da vacinação de 3 em 3 anos a todas as vacinas, mas só a algumas.

Acho muito estranho a Jean Dodds ter dito isso.

È verdade que a vacinação um dos maiores rendimentos dos veterinários em Portugal mas daí a generalizar para eles vacinarem anualmente por dar dinheiro um pouco forte. Nos EUA foi fácil, as clinicas estão diferenciadas há muito:

Algumas prestam serviços de qualidade ( uma esterilização de gata custa 500 ou 700 dólares é a única forma de conseguir ter meios de diagnóstico decentes) e as vacinas são efectuadas raramente, sendo exclusivas das chamadas clinicas de parque de estacionamento que só dão vacinas ao preço da chuva.

Em Portugal há uma situação anedótica, de cada vez ser exigido serviços aos vets que eles não podem todos comportar e então entra-se em ciclos viciosos.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Gatos”