A única coisa que me assusta é pensar: o que fariam as pessoas que abandonam os animais, se não os pudessem abandonar (tivessem medo de ser multadas, por exemplo)? Eu até tenho medo daquilo que lhes possa passar pela cabeça

.
E acho que seria importante perceber porque razão e quem são essas pessoas que abandona animais? E em que situações?
Acredito que muitas fazem-nos por maldade, até se calhar com animas de outros (atirarem-nos da ponte??

, colocarem-nos no meio da auto-estrada

). Pessoas frustradas, também abandonadas elas próprias, sabe-se lá. Mas e as outras, que os tiveram como companhia até então, que relação tiveram com os animais até então pergunto-me?.
Mas há outras pessoas que até mostram um mínimo de preocupação (deixam-nos em locais como a UZ ou em colónias). Mas o que é que lhes passa pela cabeça para tomarem um acto tão cruel? O desespero total? A ignorância e o facto de acharem que não há mais alternativas, penso eu. Estarão a ser pressionadas? É impossível não terem criado laços de afectividade com esses animais que muitas vezes até são muito mansos e bem cuidados. Eu acho que há um grande problema de falta de informação de alternativas ao abandono dos animais. Infelizmente há muita gente que opta pela via mais fácil e cruel, que é o abandono, sem antes tentarem por tudo encontrarem outras soluções.
Eu acho que a frase da Miadores (salvo seja

)
Gostava que o abandonassem a si? poderia surtir efeito para algumas pessoas (e mesmo que seja para poucas já é bom) Acho é que devia ser acompanhada com outras informações. Divulgação de centros de recolhimento de animais durante as férias, etc, etc. Mostrar que há alternativas, sempre, por muito difícil que seja. Se calhar até uma linha de sos animal para quem esteja completamente desesperada?. Penso que as pessoas que não estão interessadas nestes assuntos e que possivelmente até poderiam ligar a gozar (como acontece com todas estas linhas) não ligam a este tipo de informações sobre animais, pois muitas acham que com tantos problemas no mundo, isto não é uma prioridade
Eu sei que pessoas que têm animais deviam assumir a responsabilidade e nunca lhes deveria passar pela cabeça este tipo de actos, mas o facto é que acontece.
Tenho muita pena do governo se preocupar tão pouco com este assunto. È difícil dar dinheiro para causas não-lucrativas

, principalmente para animais... O facto é que a quantidade de animais abandonados mostra o quão atrasados nós ainda estamos.