Areia e nº de xixis

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

quarta jul 31, 2002 7:03 pm

A marca Ecover, Athlon e yplon não testam nem a nível dos subprodutos. Os dois últimos são muito baratos e é tudo para a casa até agora só encontrei no Carrefour. A Ecover tem cá pouca coisa para a casa mas boa mas muita para a roupa. É um pouco mais cara.

Pasta de dentes uso uma natural que dizem não ser testada. Para ai ainda não escrevi. Também compro no Carrefour. Tudo o que diz testes de sensibilidade feitos é testado. Perfumes e isso há lista enorme mas TUDO O QUE É FEITO EM INGLATERRA já não é testado quanto a cosméticos é lei.

Não tens a lista???

Ei vi a exposiçaõ mais incrivel em Londres sobre os testes que possas imaginar, basta dizer que tinham psicólogo a dar apoio no fim mas eu achei que eles me mereciam isso e que eu visse o que sofrem. Trouxe algumas coisas mas ninguém consegue ver....
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

quarta jul 31, 2002 8:17 pm

Olá todos,

Mais uma questão. Põem o plástico no caixote ou não? Eu de facto reparo que ele se rompe por vezes, mas continuo a por por pensar que fica mais fácil limpar o caixote. Como será melhor?
Quanto à Ever Clean parece-me que tem Bentonite. Só é bom verificar que eles não engolem as pedras com a Bentonite.

Caneco
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

quarta jul 31, 2002 10:12 pm

Olá Caneco

Eu no início colocava um saco dentro da casa de banho. As minhas casas de banho são da Ferplast, umas grandes, tapadas e com portinhola. Na altura comprava os sacos da mesma marca e tinha atenção à referência, pois nem todos tinham tamanho suficiente. O saco ficava com as pontas entaladas entre a parte superior e inferior da casa de banho. Só que o saco era rasgado em pouquíssimo tempo e por isso ao fim de alguns meses acabei por desistir. É que acabava por sujar tudo na mesma e a intenção do saco é tu poderes retirar toda a areia pegando nele. Admito que sempre possa proteger mais a parte de baixo da casa de banho, mas olha que com a chafurdice que os meus faziam, até disso tenho dúvidas.
Beijinhos
Elsa Pereira
monicalagoa
Membro
Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm

quinta ago 01, 2002 2:42 pm

Depois de ler as vossas mensagens relativamente aos sacos para a areia, cheguei à conclusão de que sou um pouco exagerada nessa matéria. è que eu não so uso sacos (Ferplast ou Continente, estes muito mais baratos) como ainda coloco, entre o saco e a caixa, umas folhas de jornal, precisamente devido ao facto de o saco ser rasgado. Assim é muito dificil o cheiro ficar impregnado no plástico da caixa!!

De certeza que ando a exagerar e vou tentar não colocar o saco. Se resultar é menos uma despesa.

Mónica
York
Membro
Registado: quarta jul 10, 2002 12:25 pm

quinta ago 01, 2002 2:58 pm

Olá!

É bem capaz da Ever Clean ter bentonite, mas fiquei descansada com o relato que a Isabel fez, acerca da conversa que teve com a vet que acompanha os gatos dela, pois os meus gatos não ingerem, de certo, a areia, até mesmo porque não costumam raspá-la dentro da liteira por não haver necessidade de esconder as necessidas (são logo absorvidas). Daí não haver o perigo de inalação do pó, que as comuns produzem.
Para a próxima semana tenho que comprar uma caixa nova no consultório do vet dos meus bichanos e nessa altura também vou-lhe questionar acerca da bentonite.

Quanto a sacos plásticos. Não os uso. Por ocasião já não sei de quê, ofereceram-me desses plásticos e só experimentei um. Foi um suplício! Os gatos detestaram-no, puxavam-no com os dentes, rasgaram-no, enfim... acabei por pôr tudo fora!

Jinhos

Rita Santos
gwenevere
Membro Veterano

quinta ago 01, 2002 3:46 pm

Eu e os sacos foi giro andei a apanhar bocadinhos pela casa inteira.

O resto rasgaram em mil bocadinhos porque os devia irritar ou queriam brincar logo prefiro lavar os wc e quando estão muito velhos compro novos.

Às vezes há promoções boas. O que eu gostava era de comprar outro da Friskies mas já não há e é o único onde a minha gata gooooorda entra bem.

Vou experimentar a ever clean com 19 gatos e três penduras e dou noticias. (4 caixas wc).

Já agora ninguém quer um gatinho pleaaaase tenho de os dar....São 11 para dar mas só 3 estão com os meus, os outros estão na casa de banho e sala. Buaaaaaa
Baby
Membro
Registado: sexta jun 07, 2002 8:54 am

sexta ago 02, 2002 3:22 pm

[quote=monicalagoa]
Depois de ler as vossas mensagens relativamente aos sacos para a areia, cheguei à conclusão de que sou um pouco exagerada nessa matéria. è que eu não so uso sacos (Ferplast ou Continente, estes muito mais baratos) como ainda coloco, entre o saco e a caixa, umas folhas de jornal, precisamente devido ao facto de o saco ser rasgado. Assim é muito dificil o cheiro ficar impregnado no plástico da caixa!!

De certeza que ando a exagerar e vou tentar não colocar o saco. Se resultar é menos uma despesa.

Mónica
[/quote]
Eu lavo a caixa WC cada vez que mudo a areia com lexívia pura e depois de bem esfregadinha passo-a por água quente! Não há cheiro nem micróbio que resista!
York
Membro
Registado: quarta jul 10, 2002 12:25 pm

sexta ago 02, 2002 4:08 pm

Olá a todos!

Tal como a Vet que acompanha os gatos da Isabel referiu, parece que nenhum veterinário ao longo da sua vida profissional se deparou com casos graves causados por uso de areias aglomerantes, como é o caso da Ever Clean.
Por curiosidade fui ao site da Ever Clean ( http://www.everclean.com ) e li isto:

"I've heard that kittens can be harmed by ingesting cat litter, especially the scoopable kind. What's your position on this?"

"The Clorox Company is a member of the Sorptive Minerals Institute (SMI), a national trade association that represents the producers and marketers of absorbent clay products, specifically cat litter. The member companies represent approximately 95% of clay cat litter products sold in the United States. When SMI began hearing "rumors" about clumping litter, they interviewed veterinarians, pet store owners and cat owners, asking if they were aware of any health related problems that could be directly attributed to the use of clumping litter. SMI contracted with the National Animal Poison Control Center at the University of Illinois asking them to provide names and comments of any individuals that called regarding health problems that they associated with clumping litter. Whenever possible, these pet owners and their veterinarians were contacted. Autopsies were performed on animals purported to have died as a result of using clumping litter. In every case the autopsy revealed there was some other underlying cause of death, totally unrelated to clumping litter.

SMI even spoke to the holistic veterinary practitioner who first raised this litter issue and she was not able to provide a single piece of evidence linking clumping litter with sickness or death. Even the ASPCA has no health issue with clumping cat litter and they continue to recommend it.

Despite numerous consultations, interviews and tests, neither Clorox, SMI nor any of the veterinarians with whom we have spoken, have been able to find any scientific evidence linking the use of clumping litter with the sickness or death of any kitten or cat."

Ainda não tive ocasião de falar com o vet dos meus bichanos, mas com certeza irei continuar a comprar desta areia, embora mantenha a curiosidade sobre a Karli Percato.

Jinhos

Rita Santos
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sexta ago 02, 2002 6:55 pm

Olá York,

O site da Everclean nunca iria dizer outra coisa, né?
O site que indiquei é duma associação de consumidores, por isso independente.

O que é importante é ouvir os veterinários e estar atento a que os nossos bichinhos não engulam pedras.
É que, não há fumo sem fogo......

Caneco
gwenevere
Membro Veterano

domingo ago 04, 2002 12:19 am

Eles não andam a engolir pedras nisso são mais espertos que nossos amigos cães e que a maioria dos seres humanos. TEriam de comer predas e isso só acontece quando são muito bebes por curiosidade ou se teem falta de cálcio mas ai a culpa é dos donos que veem isso e não tratam.

Desde 1960 ainda não tive nenhum que adoecesse com nada que tivesse a ver com pedras. Alergia ao pó é outro assunto....E além dos meus tenho tratado de centenas pois já dei 183 gatinhos e adultos e tratei doutros que vão para local de origem.
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

domingo ago 04, 2002 11:35 am

Olá

Acho que já experimentei quase todas as areias que há no mercado (a Ever Clean ainda não experimentei), e finalmente encontrei aquela que mais me satisfaz em termos de relação qualidade/preço. Infelizmente, só conheço uma loja onde se venda, e fica em Massamá. A areia em questão é a Sanicat. Não é aglomerante e é em tudo parecida com a do Continente, Lidl, Jumbo, etc. Mas produz menos pó, tem uma maior capacidade de absorção e é muito melhor no controlo dos cheiros (só me apercebi da diferença quando, há pouco tempo, tive de me remediar por uma semana com a areia do Continente). Costumo comprar 4 sacos de 30 litros (aprox. 20 quilos), e ainda não fiz bem as contas a quanto tempo dura, mas acho que dura pelo menos um mês e meio, e eu tenho 12 gatos. Cada saco de 30 litros custa 8,12 €. O pior é alancar com 20 quilos de areia até ao terceiro andar (sem elevador), mas vão andando no "armazém" (vulgo, bagageira do carro) até precisar de mais um saco.

A areia de silicone foi a melhor de todas as que já experimentei, em todos os aspectos, excepto no preço. Ainda a usei durante uns meses, mas desisti da ideia, para bem da minha carteira. Há uma marca em que a areia não tem a forma de bolinhas, mas sim a mesma forma das outras areias. Isso resolvia o problema de ter bolinhas de litter a saltitar pela casa toda com os gatos a correr atrás delas. No entanto, desconfio que alguns gatos sejam alérgicos a essa areia. A um dos meus gatos brancos começaram a inchar-lhe os "beiços" e tinha de tomar cortisona. Na altura, não associei isso à areia, até porque aquele tipo de "lesão" é muito comum em gatos brancos (segundo a minha vet), que são umas florzinhas de estufa, ao que parece. Também uma gata branca que tinha recolhido grávida manifestou uma lesão semelhante, mas no queixo, tendo inclusivamente feito uma grande ferida. No caso do meu gato, os sintomas desapareciam com o tratamento, mas voltavam a aparecer pouco tempo depois. Ao gato de uma amiga minha (que também usou essa areia por uns tempos) começou a aparecer-lhe uma ferida no nariz. Entretanto, ambas deixámos de usar essa areia e, até agora, o meu gato não voltou a ter problemas, enquanto que o dela continua a ter de tomar cortisona periodicamente. Obviamente, não temos a certeza de estar associado à areia, mas desconfiamos de que esteja. Alguém conhece alguém que tenha tido um caso semelhante?

Quanto às mudanças de areia, costumo deitar tudo fora e lavar as caixas com detergente da loiça e, de seguida, desinfecto-as com lixívia. Ponho nas caixas uma boa camada de areia e retiro os cocós e os xixis duas ou três vezes por dia (dependendo da quantida de areia que esteja nas caixas), tentando evitar que a areia suja se misture com a que ainda está limpa. No entanto, a areia que fica "limpa" começa a ficar "viciada", porque é impossível evitar completamente que a areia suja se misture. Se começar a ficar com pouca areia quando a areia ainda está relativamente limpa, acrescento mais um pouco. Senão, vou apenas tirando os cocós e os xixis com maior frequência, até que a areia já é tão pouca que teria de estar de guarda à casa de banho para limpar assim que um dos bichanos lá fosse (pouco prático, quando se tem 12 gatos). Nessa altura, deito fora o resto, lavo as caixas e ponho areia nova, e começa tudo de novo.

Fiquem bem

Florinda
gwenevere
Membro Veterano

domingo ago 04, 2002 1:54 pm

A Sanicat existe em quase todas as lojas e supers tipo o Feira Nova, eu já usei mas ainda acho a carrefour muito mais absorvente.

Eu continuo a lavar tudo 3 vezes por semana e todos os dias tiroxixi e coco e acrescento areia.

Lexivia não uso em casa é tóxica e com gatos não esterelizados atrai para fazerem xixis em todo o lado. Cá está tudo mais que operado tirando a Marta que faz 5 meses no fim do mês e vai em Setembro a faquinha. Como levou agora uma anestesia geral por causa do olho também quero esperar senão era operada já no fim de Agosto. A ver se consigo pelo menos nestas reduzir a probabilidade de cancro na maminha.
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

segunda ago 05, 2002 1:11 pm

Para a Florinda

Olá!

Gatos com alergia à areia de silicone ainda não tinha ouvido falar, até porque não conheço muitas pessoas que a usem. Mas conheço vários casos de gatos (geralmente brancos, que devem mesmo ser mais sensíveis) que ficaram com feridas no queixo ou acne felino por alergia ao plástico das tijelas de ração. Se calhar o problema é o mesmo

Bejiinhos e festinhas aos 12 pestes
Isabel
gwenevere
Membro Veterano

segunda ago 05, 2002 10:16 pm

Uma pequena vitória. Lembram-se de me perguntarem com 19 como descobria de xixi estava ok ou uma diarreia. Há 3 dias que um dos meus fazia diarreia e com o que se passou estava a entrar em paranoia.....não admira.

Pois hoje apanhei a culpada em flagrante, a menina Marta, também conhecida como aspirador , que tinha comido uma lata qie tinha para uma gata da rua. Como foi ela que fez a asneira e que tem a diarreia ufffff, tá normal e bate certo já levou com dimicina e antibiophilus. Tá a rosnar sózinha não sei porquê, hehehe. Ficou ofendida. Foi ao lixo comer uma restos de uma lata velha....

Zarolha é mas faro tem ela e aquele olhinho esperto e lindo depois da operação está malandro.

Que susto estava em pulgas e já me doia o estomago. Mas aquela terrorista.....
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

terça ago 06, 2002 8:03 am

Olá Gwen!
Pelo vistos a Martinha já está fina... :D
Quando eles fazem diabruras é bom sinal, mau mesmo é quando ficam muito quietinhos num canto!
Mas disso sabes tu muito bem ;)

Força e quando precisares de desabefar aqui estamos nós!

Beijoca
Responder

Voltar para “Gatos”