Persas-Ter ou não crias??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jan 27, 2005 3:30 pm

uaimori Escreveu:
http://home.clara.net/pizzacata/

http://www.xahmyn.de/index.htm

são lindos, não são? :D :D :D :D :D :D
Lindos é pouco, são lindérrimos... Apetece apertar e dar muito beijosssss...

Pessoalmente prefiro os que têem algum nariz, não aprecio muito os tipados :oops: (ui, eu não percebo nada de persas, achei piada a esta expressão e acho que a apliquei no sentido certo :oops: )

Quanto às suas explicações uaimori, estou espantada com tanta coisa nova para mim... É fantástico, se eu alguma vez, algum dia puder comprar um persa já sei a quem me dirigir :D
Já agora, satisfaça-me uma curiosidade, é verdade que os persas todos branquinhos são normalmente mais caros que os de outras cores? Disseram-me isso uma vez porque diziam serem mais raros... :?

Obrigado

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta jan 27, 2005 7:13 pm

Cabaca penso que a sua pergunta já foi respondida e agora tomamos conta do tópico,eheheheheheh.
Fiquei contente que tenham apreciado as minhas explicações e que tenham sido uma novidade e fonte de informação pelo menos para alguns de vocês.Foi exactamente por causa disso que eu comecei a entrar na arca, espero é que não seja mal interpretada.
Isto foi só uma luzinha daquilo que realmente é a criação. Realmente para se conseguirem exemplares excelentes há muito trabalho por parte dos criadores. Só como informação, valores por exemplo dos gatos dos sites que eu coloquei aqui anda dos da Pizzacata á volta 2500 euros e não vendem gatos a toda a gente. Penso que a criadora de chinchilas tem uma espera de 3 anos. São gatos que para chegarem a este grau de perfeição resultaram de cruzamentos de linhagens que cruzadas entre si dão certo e melhoraram a raça. Por outro lado, os gatos dessas linhagens passadas já foram animais muito caros. Eu pelo menos da Pizzacata sei os preços, pois cheguei a contactá-la para adquirir um macho, mas depois descobri o meu macho que também me agradou muito o pedigree e cá em Portugal e o mais importante vi-o com os meus olhinhos. São gatis que não têm muitos bébés para não haver vulgarização desses pedigrees. So os vendem a gatis seguros do seu plano de criação e, por aí fora,...
Um dia destes vou tirar fotos ao material com que se devem tratar os persas e ponho aqui um tópico para se tirarem dúvidas, porque já reparei que as pessoas que têm persas têm muitas dúvidas sobre isso, e não é assim tão complicado ter um persa bem tratado e, para que ter um persa se ele não está bem tratado e penteado?vale mais ter então um europeu bem tratado que também são lindos.
Texuga os persas brancos não são mais caros por causa da côr da pelagem e não são raros. O valor de um gato tem a ver com o facto de estar mais dentro ou fora do estalão. O que define ou deveria definir o preço de um gato é a sua qualidade de companhia, criação ou exposição. Mas realmente é por essa razão que a maior parte das pessoas os compram.
As pessoas quando os compram interessa é o comprimento do pêlo, e a côr, quanto mais pêlo, mais acham que deve valer o gato e apesar de contar, até não é o mais importante.
Eu por exemplo este ano tive gatos de companhia brancos que foram muito mais baratos que uma fêmea preta que tive, salvo seja a minha gata, a Brigitte, que vou levar agora a Expo de Cascais,. Aliás raras são as fêmeas pretas as cremes e as vermelhas. Eu em toda a minha vida esta foi a única que me nasceu.
Mas as cores dependem das cores dos progenitores. A mãe dá a cor aos machos e as fêmeas são a mistura das cores dos dois progenitores. :) :) :) :)
uaimori
Membro Veterano

quinta jan 27, 2005 8:01 pm

Outra coisa,... quero pedir desculpa ao Ninogufy, pois penso que fui um pouco aspera com ele. Sabe ninnoggufy, sou muito impulsiva e fervo em pouca água e,... a sua observação teve o condão de me irritar, pois era um pouco básica é quase o soletrar para um criador e por isso estar-me a desdizer numa coisa tão óbvia,... olhe que posso fazer, desculpe.
Outra curiosidade. Sabem que o presidente do CPF, João Noronha é apaixonado por europeus e viu um gato de rua na Costa da Caparica e observou que tinha todas as características de europeu, apanhou-o. O gato chegou a campeão do mundo. Engraçado não é? :lol: :p :p :p
bluecats
Registado: sexta mai 14, 2004 5:23 pm

sexta jan 28, 2005 4:09 am

Bem, já que se tomou conta do tópico da cabaca :roll: Sorry :p
Gostaria de fazer uma pergunta a uaimori, se for possivel ;)
Estive em vias de adquirir um gatinho a uma criadora espanhola, pedi-lhe um gato para exposição e escolhi a fêmea da qual gostaria que fosse o gatinho.A senhora cruzou a dita gata e queria que eu reservasse logo o gato.Ora, a minha pergunta é a seguinte:a reserva do gatinho deveria ser feita a seguir á sua nascença,não é :?: :!:
Bjs
uaimori
Membro Veterano

sexta jan 28, 2005 8:04 am

Bem Bluecats, isso depende de quem compra e de quem vende. Há criadores que realmente se tem que fazer reserva. Por exemplo eu quero um bicolor azul, de determinada criadora que sendo uma criadora muito boa tem normalmente lista de espera. Aí eu digo as características do gato e quando nasce eu vejo se gosto ou não, se não gostar espero por outro.
Hà criadores que eu encomendaria sem ver, criadores que seria uma vergonha eles venderem um gato, que não estivesse em condições, mas esses não são assim tantos como isso. De qualquer forma, aqui na vizinha Espanha eu nunca compraria um gato sem o ir ver. Já viu se inclusivé tem por exemplo defeitos na boca? como vê?
Eu não vou comprar mais gatos, mas se compra-se fosse qual fosse o país, iria lá buscar. O transporte do gato muitas vezes até fica mais caro do que se for buscar. :D :D :D
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta jan 28, 2005 9:36 am

uaimori Escreveu: . Sabem que o presidente do CPF, João Noronha é apaixonado por europeus e viu um gato de rua na Costa da Caparica e observou que tinha todas as características de europeu, apanhou-o. O gato chegou a campeão do mundo. Engraçado não é? :lol: :p :p :p
Bem, se calhar eu tenho campeões em casa :o :o :o
Nunca se sabe :p :p

Obrigado uaimori, eu realmente estou espantada com as coisas que os nossos gatinhos nos "escondem"... Quem sabe, sabe, já dizia o outro!!!

Eu sempre gostei dos persas, mas só de pensar no trabalho que o pêlo dá para ficar em condições :roll: :roll: :roll:

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

sexta jan 28, 2005 11:23 am

texuga Escreveu:
uaimori Escreveu: . Sabem que o presidente do CPF, João Noronha é apaixonado por europeus e viu um gato de rua na Costa da Caparica e observou que tinha todas as características de europeu, apanhou-o. O gato chegou a campeão do mundo. Engraçado não é? :lol: :p :p :p
Bem, se calhar eu tenho campeões em casa :o :o :o
Nunca se sabe :p :p

Obrigado uaimori, eu realmente estou espantada com as coisas que os nossos gatinhos nos "escondem"... Quem sabe, sabe, já dizia o outro!!!

Eu sempre gostei dos persas, mas só de pensar no trabalho que o pêlo dá para ficar em condições :roll: :roll: :roll:

Xuga
Esta é nova pra amim... :o Então e como arranjou ele registo para o gato!?

Engraçado que já uma vez estava na Costa da Caparica e vi um europeu cinza lindissímo!! Tinha cá uma arte em roubar do restaurante à beira-mar... :roll: :D

:lol: :lol: :lol: :lol:

A sério o gato era mesmo lindo, dava gosto olhar para ele: Bem constituído, lindas patas.
uaimori
Membro Veterano

sexta jan 28, 2005 1:08 pm

[/quote]
Esta é nova pra amim... :o Então e como arranjou ele registo para o gato!?
[/quote]

Bem vou contar a história aproximada para não entrar em muitos pormenores técnicos. Os gatos comuns os que apelidam de SRD entram nas exposições na classe de domésticos. Este gato começou assim a sua carreira. Ouve um juiz que considerou que o gato preenchia ostandart da raça para mudar de classe e entrar na classe de Europeus. Na exposição a seguir entrou como noviço nessa classe e observado e avaliado ao pormenor por dois juízes, foi-lhe dado o registo de RIEX, registo inicial, assim a partir de agora se tiver descêndencia esta também será registada e por aí fora.

Passo a citar, retirado do CPF, regulamento do LOP:

"
REGULAMENTO DO REGISTO INICIAL E EXPERIMENTAL

Artigo 1º - O Registo Inicial e Experimental ( RIex) não é um Livro de Origens, mas sim um registo auxiliar para uso interno do C.P.F. e destina-se essencialmente a fomentar o desenvolvimento das raças que não estejam fixadas, bem como, a promover e conservar a pureza dessas raças até que se encontrem em condições de serem registadas no LO, assim como, manter registos de exemplares de raças reconhecidas oficialmente que não possam ser registados no LO.

Artigo 2º - O RIex, rege-se pelo presente Regulamento e o C.P.F. é quem o dirige, entendendo-se que tem sobre ele os mesmos poderes e funções que tem sobre o LO.

Artigo 3º - A admissão ao RIex é permitida :
a) - A todo o gato da raça Europeu, com um ou ambos os pais não registados no LO e que tenha obtido a qualificação de Excelente concedido numa exposição, com a idade mínima de seis meses.
b) - A todo o gato cujos progenitores estejam registados no RIex;
c) - A todos os gatos de uma nova raça ou variedade reconhecida, sob reserva de que a mesma tenha sido autorizada pela Direcção do C.P.F., e mediante exame prévio dos exemplares.
d) - A todos os gatos importados que não estejam de acordo com o estipulado no Regulamento do C.P.F.

Artigo 4º - Todas as formalidades, normas e processo de execução mencionados nos Capítulos III, Iv, V e VI do Regulamento do LO, são aplicáveis na execução deste Regulamento. "

:D :D :D :D :D
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

sexta jan 28, 2005 2:19 pm

Ahhhh, ok!

Assim já compreendo. Também por algum lado tinham de começar todos os gatinhos de raça né?

:D ;)
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo jan 30, 2005 9:29 pm

Estou a apreciar muito este tópico não por causa dos persas em si (detesto persas, pelo simples facto de serem achatados. Não cabe na minha cabecinha um gato... achatado!) mas por causa das explicações "lopísticas". Eu sou mais da banda dos cães, mas também acho interessante saber estes promenores técnicos gatíferos. ;)
Cabaca
Membro Júnior
Registado: segunda dez 20, 2004 3:13 pm

segunda jan 31, 2005 11:45 am

Cara Uaimori,

Sem dúvida a sua presença neste forum tem sido muito pedagócica,esta é a minha opinião mas penso que também é partilhada por todas as participantes.Queria aproveitar para lhe fazer mais um pedido,o meu macho esta´com as patinhas da frente um bocadinho oxidadas por tanto as lamber-"ele é muito limpinho,eheheh",queria-lhe pedir que me aconselha-se um produto para lhe retirar esta oxidação.O Shampoo que me aconselhou já o pedi a minha veterinária.

Um Abraço
uaimori
Membro Veterano

segunda jan 31, 2005 3:54 pm

HO...!!!!! Laxy não diga isso destesto ouvir dizer que não se gosta de srd, ou não se gosta de cães, ou de persas,... Eu gosto de animais, ponto final. Diga antes não aprecio muito os persas,... Eu acho que eles muitas vezes são colocados exactamente nessa posição por seren etilizados, não há "nexexidade,..."
Sabe é porque nunca teve um,... são extraordináriamente doces e afectuosos, dentro de casa segue-nos para todo o lado, as vezes na minha casa parece a procissão das velas.
Cabaca as patinhas estÃO SUJAS POIS ELE ESFREGA-AS NOS OLHOS,...por isso deve ter o cuidado de ter os olhinhos sempre limpos é a primeira coisa que deve corrigir.Cabaca compre a loção branqueadora da Artero. Misture uma tampa desse produto em água morna, misture-a a pouco e pouco com um litro de água. Eu tenho uma banheira de bébé e quando dou banho aos meus gatois coloco a tampa e deito sempre um pouco dessa loção no fundo para eles terem as patinhas sempre molhadas nessa loção branqueadora. Na segunda vez que coloca o champoo, deite a loção por cima do branco do gato que deverá ter ainda champoo, e esfregue e vá deitando novamente a loção sobre ele e assim sucessivamente, vai ver que vai ficar branquissímo e não amareledo como todos as partes dos brancos vão ficando. Atenção com o tempo vai aprendendo a dose certa,... pois se colocar loção demais fica azul.

Não sei porque estou-me assim a sentir como aquelas senhoras que dão conselhos nas revistas sentimentais,... :p :p :p :p :p :p :p :p
Cabaca
Membro Júnior
Registado: segunda dez 20, 2004 3:13 pm

segunda jan 31, 2005 4:31 pm

Cara Uaimori,
Mais uma vez obrigado sei que vou sempre poder contar consigo para me ajudar nas minhas dúvidas,um bem haja para si.

Subscrevo na totalidade as suas palavras,só não gostam de persas quem não os tem,pois eu falo por mim,há uns meses atrás não me imaginava a ter gatos em casa,neste momento só não imagino viver sem eles.

Um Abraço
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda jan 31, 2005 4:37 pm

Então desculpem... é que há raças com as quais eu implico solenemente. Nos cães os condenados são os huskys :p Pessoalmente, dentro dos persas, gosto deles o menos achatados possivel (mim gostar mais de nariz comprido! ugh!) Dentro dos gatos em geral, não sei de que hei-de gostar, porque não conheço raças (acho aquele que não tem rabo muito engraçado e aqueles que têm pintinhas ou lá o que são... :oops: )
Mas prontes: "De gustibus et coloribus non est disputantur" ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 31, 2005 4:45 pm

Olá ladyxzeus.

Bem... eu sou suspeita pois gosto de todos os bichos com 4 patas e pelo
:lol: ;) , num entanto deixe-me fazer-lhe uma pergunta : Nunca foi a uma exposição de gatos ?

Bem...se a resposta é não, então vá a uma, veja as raças existentes, veja bem os Persas e depois quero vê-la a dizer que não gosta ;) :lol: :D.

Eu, pessoalmente, não dava muita importância a raças, até porque tenho srd's vindos da rua, mas agora..depois de já 2 exposições... minha nossa... que raiva... eu não poder ter mais gatos :( . Se me saisse o totoloto...queria um de cada raça e por cada um, adoptava 10 srd's para me redimir do " pecado " ;) :lol: :lol: :lol: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”