Como dar banho, tratar e preparar um gato Persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quinta jan 12, 2006 3:50 pm

Petruska, eu também tenho uma persa de companhia que não sai à rua mas dou-lhe banhos regulares porque quero que ela tenha bom aspecto. Veja as diferenças entre um gato não lavado e um gato (bem) lavado nestas fotos:

Imagem

Imagem

Como consegue ver, o pêlo lavado tem um aspecto completamente diferente - mais leve, mais claro e sem oleosidade. Para além do aspecto, é muito mais agradável ao toque e fica com um cheirinho que a mim apetece snifá-la sempre que passa. Também os nós aparecem com muito menos frequência num gato que é lavado regularmente do que num gato que não é lavado, mesmo sendo escovado frequentmente.

E não é apenas uma questão de estética. Noto que quanto mais tempo passa sem o banho, mais ela se lambe, ou seja, sente-se suja. E quando se lambe, engole pêlo, o que não é nada saudável. Ainda há a questão da casa: mais banhos significam menos pêlos nos sofás, nas cortinas, nas carpetes, na roupa...

Devia mesmo tentar nem que fosse uma só vez. Garanto que fica convencida. ;)
Última edição por ssequeira em quinta jan 12, 2006 3:57 pm, editado 1 vez no total.
ssequeira
Membro Veterano

quinta jan 12, 2006 3:51 pm

Repetida
asdf
Membro Júnior
Registado: segunda fev 14, 2005 10:40 am

quinta jan 12, 2006 9:17 pm

Eu também dou banho aos meus gatos, de 15 em 15 dias, pelo menos . E realmentte é muito mais fácil a sua "manutenção", pois não apanham nós, são mais fáceis de pentear, etc.
E como dormem comigo e a Madeline gosta especialmente de partilhar a minha almofada, ou seja dela... é taão bom sentir uma coisa macia e cheirosa ( quase em cima do meu nariz... pois para ela quanto mais perto da cara da dona melhor...) .
Uaimori sabe o que diz, deviam agradecer um post tão útil! E quem nunca deu banho ao seu persa, devia experimentar ...

Imagem

Imagem

Imagem
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta jan 12, 2006 10:27 pm

Os gatos de pêlo curto não têm o mesmo tratamento dos persas,... por isso não se podem comparar, nem em banhos nem em cuidados. Apesar de não ser entendida neles, vou perguntar a quem sabe como se tratam e depois faço aqui um post, com a informação que conseguir,... pois seria útil, pois há muitos foristas que têm estes animais.

E por existirem pessoas, como a Ssequeira e Asdf, que são receptivas a informações novas e ver que o esforço que fiz a fazer o post, se vê o efeito nos gatos, pelo menos delas e, se calhar noutros que não postam, que me deixa muito feliz. Vi que teve algum resultado e, não são os agradecimentos que me enchem,... mas ver os gatos como estão lindos, o que é raro acontecer, a quem não ande em exposições. É pelos gatos e por pessoas que conseguem receber, algo dos outros, que lhes é oferecido com prazer, e ver com grande satisfação como estão os seus animais,...os vossos animais são lindos e estão lindos!!!!!!!! :D ;)

Quanto à Petruska,... não perco, mais tempo, pois apesar de já lhe ter respondido, por pm por vezes a dúvidas com atenção e delicadeza, anda neste e noutros fóruns, a tentar tirar-me do sério,... coisa que para o conseguir, teria que ter mais alguns tecos e outros tantos ticos. O problema dela não é o Fairy é a Uaimori,...
Aliás já tinha visto o tópico na Oficina e, nunca lá deu opinião, gosta de a dar,...so a deu e a dá, onde pensa que me apanhou em falta,...e onde pensa que seria mais visível. Portanto petruska é consigo, se quiser ir por aí,... analise é se aguenta,.... :) :D :lol: :lol: :lol:

Ps: agradecia a quem me colocou questões por pm, que as colocá-se antes aqui, porque são dúvidas, que mais pessoas poderão ter e, dessa forma, responderia só uma vez, e poderiamos todos ficar mais esclarescidos com menos trabalho e mais interacção,... ;)
poiuy
Registado: domingo ago 01, 2004 9:29 pm

quinta jan 12, 2006 11:57 pm

Olá.
Já agora e se não fosse pedir muito,será que poderia explicar (claro que é sempre dificil),como é que se faz para ter a cabeça redondinha,ou seja,o corte,
Quais os passos e como o fazer ou não???
ssequeira
Membro Veterano

sexta jan 13, 2006 10:46 am

uaimori Escreveu: E por existirem pessoas, como a Ssequeira e Asdf, que são receptivas a informações novas e ver que o esforço que fiz a fazer o post, se vê o efeito nos gatos, pelo menos delas e, se calhar noutros que não postam, que me deixa muito feliz. Vi que teve algum resultado e, não são os agradecimentos que me enchem,... mas ver os gatos como estão lindos, o que é raro acontecer, a quem não ande em exposições. É pelos gatos e por pessoas que conseguem receber, algo dos outros, que lhes é oferecido com prazer, e ver com grande satisfação como estão os seus animais,...os vossos animais são lindos e estão lindos!!!!!!!! :D ;)
Acredite, uaimori, que foi em grande parte devido às suas intervenções que a minha princesa passou da foto A para a foto B. Eu não tenho contacto pessoal com outros donos de persas, muito menos com criadores, pelo que estes fóruns são para mim uma valiosíssima fonte de informação.
uaimori Escreveu: Ps: agradecia a quem me colocou questões por pm, que as colocá-se antes aqui, porque são dúvidas, que mais pessoas poderão ter e, dessa forma, responderia só uma vez, e poderiamos todos ficar mais esclarescidos com menos trabalho e mais interacção,... ;)
Obrigada.
uaimori
Membro Veterano

sexta jan 13, 2006 11:28 am

ssequeira Escreveu: que a minha princesa passou da foto A para a foto B....
Eu não vejo a foto B e gostava,... só vejo uma cruz,... :| :? :( :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
ssequeira
Membro Veterano

sexta jan 13, 2006 2:06 pm

Oh que pena, eu não fazia ideia. Parece que o álbum de fotos que utilizo não dá para aqui. Vou tentar de novo:

Foto B (depois):
Imagem
asdf
Membro Júnior

sábado jan 14, 2006 9:13 pm

Uaimori,
se não for pedir demais, gostaria que explicasse melhor (quantidades,etc...) no caso de o gato apresentar manchas nos olhos poderão ser retiradas fazendo um preparado com optrex e ácido bórico...
Obrigada.

Madeline quando era bébé, com 2 meses. Ainda não bebia no bebedouro de esfera, e sujava as barbitas todas... Só quando veio para mim, aos 4 meses, é que ela aprendeu a beber no tal bebedouro, simplesmente observando o Juicy... tão inteligente!!
Imagem
uaimori
Membro Veterano

sábado jan 14, 2006 10:17 pm

Que linda está a sua gata ssequeira,... mesmo muito linda,... o pêlo está muito bem tratado.

Pois é muitas vezes aprende-se com a experiência,... por estarmos a falar em desengordurantes, a minha amiga Ana, experimentou agora um novo nos gatos, que vem dos EUA,... ela que já experimentou, gostou muito pelo facto de tirar todas as manchas do pêlo,... mas depois de secar e nos dias seguintes que penteou os gatos,... achou que o Pêlo parece queimado,... dá-lhe essa impressão. Apesar de ser um produto mesmo específico,... ela irá utilizá-lo mais vezes, para confirmar. Eu, apesar de já o ter,... experimento depois,... :p :p :p :p

Fora de brincadeira, é assim que damos com as coisas, com tentativas e erros,... observando o que dá mais resultado,... ;)

Já agora, os bebedouros que a Asdf fala, são estes, e, os bébés aprendem com a mãe, a ir lá,... mas consegue-se que os gatos passem a beber deles, e deixem de sujar o pêlo, porque depois o pêlo com a água e a ração fica marcado,...

Os bebedouros são daqueles dos hamsters, mas os de tampa vermelha e de litro,... é escusado eles não bebem de outros. São estes, mas devem ser os de litro:

Imagem

Consegue-se colocar os gatos a beber deles da seguinte forma:

Para os habituar, coloquem dentro água do Luso que não tem sabor e arranjem umas vitaminas ou pasta que eles gostem (eu usei uma com sabor a queijo, que há no Corte Inglês e que eles adoram) e perto do bebedouro comece a dar-lhe, aproximem-se devagar do bebedouro, e coloquem a pasta por detrás, de forma que ela passe a língua do bebedouro e se aperceba que deita água. Devem ir carregando na pasta o menos possível, mas de forma, a que ela não deixe de beber. Faça isso com frequência. Um fim de semana que fiquem em casa, tirem-lhe a água toda e de duas em duas horas, façam isso com a pasta de forma a eles bebam bastante,... vão ver que em pouco tempo têm os gatos a beber do bebedouro e com a gola sem ser amarfanhada e côr acastanhada,... :-D :wink:

Eu mandei fazer uns suportes para segurar esses bebedouros, com anilhas para o segurar e de madeira. Os biberons, devem lavar-se com sal grosso.

Asdf, pode fazer-se essa pasta,... que deve ficar com a consistência do yogurte é a olho,... mas há outras soluções melhores, essa só se usa em caso de desespero, para uma exposição.

Eu faria o seguinte, com a ponta dos dedos,... zona da unha, arrancaria esse pêlo, como se quisesse arrancar uma sobrancelha sua sem pinça, pois isso é pêlo morto. Senta a gata no seu colo, e prende-lhe a cabeça entre o polegar e o indicador e arranca-lhe esse pêlo morto que saíra com uma certa facilidade,... como faz com as orelhas, pois já vi que as orelhas dos seus gatos estão arranjadas, ou seja depiladas.
O passo a seguir é usar o pó que eu indiquei e é esta hipótese que eu faria, ao lavar o olho seque muito bem com um papel macio, lenços de papel por exemplo, e aplique o pó na zona dos olhos, onde ela está amarelada. Vai entrar um pouco de pó mesmo que tente evitar para os olhos e esse pó faz com que a lágrima fique transparente, se o usar pelo menos uma vez por dia, vai ver os resultados, se usar duas vezes, melhor. Isso chega para a gatinha estar sempre impecável, se o usar sempre, irá verificar que as manchas se irão esbater até desaparecerem. A Júlia, apresenta os gatos sempre com um grooming fantástico, admira-me que não lhe tenha falado no pó,...

O pó é este e, o único sitio que o têm, é uma loja de animais que fica na Calçada dos Barbadinhos em Lisboa assim como outros produtos para persas, mas também se pode mandar vir, encomendando no site Pandecats.com

Imagem
Foto 1

Bom, se fizer isso, nunca precisará do ácido bórico e do optrex.

Dou lhe no entanto outra solução, quando estiver a dar banho à gata, coloque um pouco de loção da Artero para branquear numa rodela desmaquilhante e, coloque na zona dos olhos onde estiver amarelado, deixe ficar um pouco e depois com a rodela molhada e sem loção retire a loção com a rodela desmaquilhante e água, repita até retirar completamente a loção, com cuidado.
asdf
Membro Júnior

domingo jan 15, 2006 12:04 pm

Olá.Uaimori.

Parece que a minha Madeline aprendeu a beber fácil, tirei a água e só deixei o suporte com o bebedouro de esfera, depois o Juicy ia lá beber e ela olhava muito curiosa, as primeiras vezes que ia lá mordia a esfera, mas nem demorou 2 horas a aprender...

Em relação ao pó especial, eu já tenho, é o que costumo utilizar (2 vezes ao dia), quando comprei a Madeline a Els - criadora (Holanda) também me entregou isso, e o shampoo all Systems, etc. Foi ela também que me ensinou a depilar as orelhas. Ela veio pessoalmente,esteve em mibha casa, foi muito bom, e hoje somos amigas. Além da gata, arrangei uma amiga, o que não acontece sempre, embora eu ache que é importante a criadora manter contacto com os seus rebentos...

Mas eu gosto de saber o mais que puder, saber não ocupa lugar... e penso que é sempre útil saber uns truques, pois eu imagino quando for de férias, que talvez vá precisar... pois os gatos ficam em casa, todos os dias lá vai a minha mãe, mas não é a mesma coisa, do que ter a dona a limpar os olhos de manhã, ao meio dia, e á noite... e por vezes antes de deitar...

Obrigada.
uaimori
Membro Veterano

segunda jan 16, 2006 3:21 pm

Pois é,... quem sabe tanto do assunto,... deixa ficar os gatos neste estado,... tsssse tsssse,... ainda não encontrou os tais sites milagrosos, como ensinam um gato a ficar perfeito sem fairy e sem lhe dar banho???

A solução da tesoura é óptima,... normalmente a pele dos gatos é como a dos coelhos,... um pequeno corte e a pele, abre por alí a fora,... deve ter uma mão muito precisa,... ou então é género totoloto, umas vezes corta-se o gato outras vezes não,... lindo, lindo,...isso é zelo, preocupação,... nem encontro palavras,... digo mais fabuloso!!

Realmente é preferível o um anestésico ao Fairy,... digo eu não sei,... a anestesia para tirar os nós, já não a preocupa?? pelo menos não tanto como o Fairy,... ai esse tico e teco, devem andar perdidinhos de todo, devem ter ido com os palhaços ao circo,... :p :p :p :p 8) 8) :D :lol: :lol: :lol:

Ora aqui está uma intervenção digna de si,...esta está ao nível da hérnia, em que o gato esperou três anos ou mais para finalmente ter a bendita operação :
petruska Escreveu:Boas tardes,

Tema bem interessante. Tenho a minha Mel com o mesmo problema, nós debaixo das axilas e nas costas que infelizmente chegaram a um ponto que é impossível.

Escovo sempre os meus gatos, considero como um entretenimento que faço todos os dias, como se fosse uma massagem. Eles sempre foram habituados desde pequenos mas a Mel nunca foi grande colaboradora.

O Torby adora, ele delicia-se com as escovadelas, abre-se todo e relaxa. Ela também gosta mas de maneira muito especial (tem uma personalidade especial), conforme o humor... resultado, nós. :(

Continuo a escovar o que posso e alguns nós vou tentando desfazer com a tesoura. O aborrecido é que vamos tentando coma tesoura e depois ela fica com o corpo todo à "tesourada"... o que é feio.

Quando chegar a primavera lá terá de ir ao tosquiador da Vet. Ele é impecável, adora animais. É prefeitamente possível que tenha de ser anestesiada. Há gatos que reagem mal e não colaboram. Mas não me parece que seja anestesia daquela para operar... creio que é mais um sedativo para adormecer por pouquíssimo tempo não? :?
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

segunda jan 16, 2006 5:43 pm

uaimori, preciso mt das suas dicas :oops:
Vou ter uma persa daki a 1 mes (ela ainda so tem 2 sem) e não ando p/ aki a ver se aprendo a tratar de persas... é k a minha Xeninha tem pelo semicurto, agora a persa??? :?: não sei bem o k fazer e como ainda tenho 1 mês vou aproveitar p/ me ir inteirando.
A k idade se começa a dar banho a um persa? Com k periodicidade? Tenho visto aki de 15 em 15 dias. É preciso cortar o pelo?
E por ultimo (por enkt :( ) A melhor forma de dar de beber a um persa é usar os bebedouros dos roedores?
Mt Obg
Turrinhas
Imagem
XenaBastet
Membro Veterano

segunda jan 16, 2006 6:01 pm

ups :oops: :oops: :oops:
Eu escrevi "e não ando p/ aki a ver se aprendo..." mas é precisamente o contrario... eu ando MESMO aki a ver se aprendo... akilo foi erro tipografico :oops: :oops: :oops: o k eu keria escrever era "e ENTÃO ando p/ aki...."
Sorry :oops:
Ai k pontape na gramatica mais foleiro :oops:
XenaBastet
Membro Veterano

segunda jan 16, 2006 6:24 pm

uaimori... desculpe o abuso... mas surgiu-me outra duvida. A ninhada tem 6 bebes persas, eu pedi uma menina pk axava k talvez se desse melhor com a Xena... mas, e como vou ainda a tempo de "trocar" e como ainda nem vi os bebes não me afeiçoei a nenhum, axa k a minha gata se dá melhor com femea, macho ou é indiferente?
Voces devem estar a rebolar de rir com as minhas perguntas, mas eu não faço ideia destas coisas :oops: mt coro eu :lol: mas kero ser uma "mãe" informada p/ poder dar o melhor às 2.
Responder

Voltar para “Gatos”