Encontrei gatinho com 3 semanas... e agora?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quarta mai 24, 2006 12:03 pm

leonildecarvalho Escreveu: As quantidades por refeição que normalmente um gatinho saudável com aproximadamente 3 semanas (que idade tem esses?), comem, pelo menos comigo tem sempre sido assim, é mais ou menos 20ml... sem a ração. Quando começo a misturar papa no leite começam a ficar mais satisfeitos e já vai menos... ;)
O Barnabé tem +/- 3 semanas e está a mamar entre 15 a 20 ml de 4/4 horas aproximadamente. Dou-lhe leite Mixol na proporção que a Leo indica: 2 de água para 1 de pó.
É um espectaculo a mamar..... vai tudo de seguidinha :lol: :lol:

Agora vou a correr a casa, ver como ele está e dar-lhe mais leitinho. ;)
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quarta mai 24, 2006 12:14 pm

é lindo o menino :)
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quarta mai 24, 2006 1:38 pm

Peleve, eu também estou em Évora e quero disponibilizar-me para a ajudar.
Enviei-lhe uma pm!
Última edição por zirita em quarta mai 24, 2006 1:49 pm, editado 1 vez no total.
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quarta mai 24, 2006 2:40 pm

Trago noticias:
Hoje mais uma vez a hora de almoço foi para tratar dos gatos pena ter passado a correr.
Primeiro, foi um senhor com o meu pai ver a gata com os 5 filhotes. Ela escondeu-se e deixou-o cuidar deles, pois um teve um olhito fechado durante algum tempo, estava a precisar ser tratado.
Depois chegou a vez do gatinho doente. O que o veterinário devia ter feito e não fez :( , fez este senhor que foi aspirar-lhe o nariz, limpar-lhe os ouvidos, dar-lhe soro injectavel, o tal sergomil junto com o leite e dar-lhe a ver como reagia. O gatinho bebeu, ficou mais aliviado do nariz e ouvidos e ficou deitadinho na transportadora com o dito saco de água quente que a Leonilde falou. Este senhor acredita também que ele se safe. Eu tenho esperanças que sim pois com os tratamentos que tem e o enorme carinho, sinto que ele vai recuperar. Já o "vejo" correr pela casa atrás da gata e a morder as canelas á canixe. :roll: Pois...o meu pai é que ainda não está muito virado para aceitar mais dois membros na família mas toda a familia torce para que fiquem mais estes dois em casa. Já é um jardim zoológico mas, ainda lá cabem. Já não me vejo sem estes dois. Nem consigo estar atenta no trabalho, nem consigo dormir a pensar na recuperação.
Logo se tiver mais espertinho, tiro-lhe uma foto e coloco aqui. É parecido com a minha gata e vai ser um tigradinho lindo. Pelo menos o pai, é o mesmo, a mãe da minha gata é que desapareceu talvez num motor de um carro. Não sei. :?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mai 24, 2006 8:49 pm

Peleve, pelo que percebi, esse senhor que mencionou, sabe bastante sobre felinos... ;) Portanto, "agarre-se a ele com unhas e dentes" para salvar esse gatinho... ;) :D

Pois...o SORO... deveria ter sido das primeirinhas coisas a fazer...um bem haja para esse "anjo" que lhe apareceu no caminho... ;)

Continuação duma boa recuperação e vá dando notícias... ;) :D

Lucarina,

Força com esse bebé que não tarda é só trepelias pela casa... ;) :lol: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta mai 25, 2006 9:51 am

Deixo aqui resposta a uma forista, apesar de lhe a ter enviado por Pm, para que aqui fique clara alguma dúvida que alguém mais possa ter em relação a ar, seringas e biberões... que é o seguinte:

Uma seringa, à partida quem a usa, sabe que tem de levar o embolo com o líquido nela contida para lhe retirar o ar, até à abertura da dita (pipo) e até mesmo uma gotinha do líquido vir até fora antes de a introduzir nas veias, músculos, boca, etc... Ora, assim sendo nunca pode nem vai ar quando já o processo foi aplicado...! Portanto, alimentar à seringa com o ar retirado, préviamente, não está a introduzir ar onde quer que seja aplicada em qualquer parte do corpo, músculos, veias, boca, como já referi!
Num biberão, seja ele de que marca seja, se não for bem manuseado, pode sim ir ar! Um biberão deve sempre ser introduzido na boca da cria ou bebé humano, já na posição quase vertical ( quase angulo recto) em relação ao corpo da cria ou bebé humano, para que assim haja uma menor bolsa de ar entre o líquido a dar (neste caso, leite) e a boca (gargalo) do dito biberão! . Se assim não for, os bebés humanos e crias puxam e puxam e o que estão a ingerir é ar. Mais ar que leite.

Para se saber estas mínimas bases..nem sequer é preciso saber criar gatinhos...! Basta saber usar uma seringa e basta ter criado bebés humanos

E acrescento que é preferível alimentar a biberão que à seringa, precisamente pelo que expliquei num post anterior... em que se não houver sensibilidade a manusear o embolo da seringa, pode-se, sem querer, causar-lhe muito sofrimento e ou até a morte...
Alimentar à seringa só mesmo em casos muito específicos...!

Espero que tenham percebido... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Absolut
Membro
Registado: quinta abr 18, 2002 11:27 am

quinta mai 25, 2006 10:46 pm

Obrigada :)
(enviei pm para n causar confusao no topic)

Por acaso nunca criei bébés humanos, e felizmente o caso que lhe relatei na pm não foi comigo pessoalmente.

Aprende-se sempre :)

E os bébés, como estão? Há novidades?
Peleve
Membro Veterano

quinta mai 25, 2006 11:50 pm

Imagem
Olá. Hoje estou muito triste, já me fartei de chorar por causa do bébé. Não vejo melhoras, ele continua muito entupido e parte-me o coração quando ele olha para mim e mia.
Agora está a dormir com a mana, é o tigradinho da foto. Está na transportadora com o saquinho de água quente. Daqui a pouco é hora de lhe tentar dar leite novamente.
A minha Fofinha ontem bufava-lhes mas acho que já se apercebeu que são manos dela (do mesmo pai) porque hoje parece mãe deles, anda sempre a lamber o pequenino. A pretinha hoje já andou a correr pela casa a brincar com a minha Liana ( canixe ). Já lhe começou a morder as canelas. Á pouco estava entretida a roer a minha pulseira. Agora vou dormir um pouquinho pois vai ser outra noite a acordar de duas em duas horas.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sexta mai 26, 2006 9:00 am

Peleve, está a brincar com a sorte,... tanto se faz aquilo que não se deve que esse bébé, irá morrer e em sofrimento, valia mais eutanasiá-lo. Porque não age de uma vez e exige um antibiótico injectável ao vet, para lhe dar subcutâneo,... ou lhe sugere ir la todos os dias para ele o injectar, coloque também a possibilidade de dar o anti-inflamatório injectável, e um dilatador bronquico. Será que é preciso fazer um desenho??!!! Já lhe disseram tudo, parece que tem receio de confrontar o vet. Eu quando vou com os meus animais , coloco os porquês todos, e quando são casos destes o vet dá-me sempre injectáveis, e se não desse eu questionava-o.
O que dá raiva neste situação, é ver que talvez houvesse, possibilidade de salvar o animal, e vê-lo morrer estupidadmente e devagar e, ainda por cima a Peleve vir aqui descrever a agonia,.... bolas agarre o touro pelos cornos e resolva a situação de uma vez,... :?

Se isso continua,... ainda me passo e me meto no carro e vou eu aí dar-lhe o injectável,... esta situação está-me a fazer passar,...ao menos o vet disse o que ele tinha ou receitou umas coisas sem lhe explicar o que ele tinha???!!!!
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sexta mai 26, 2006 9:14 am

E Peleve... olhe que ela vai mesmo... 8)

FAÇA já como a uaimori disse... se alguém tem uma experiência fantástica com bebés em perigo é ela (não desfazendo na minha Leozinha)!

Exiga o antibiótico injectável e HOJE... senão pegue no gato e vá abater de uma vez!
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 10:11 am

Peleve,

A Uaimori tem razão... e os ABs em comprimidos têm um efeito mais lento...injectável é efeito quase imediato... portanto... e lendo melhor uma das suas respostas, apercebi-me agora que o vet nem os ouvidos do animal verificou...o que me induz a pensar que é dos que não dá muita atenção, a devida e desejada em casos de crias em perigo...e leva-me, também, a pensar que talvez, corrija-me se eu estiver errada, que ele não lhe está a cobrar...certo?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 10:24 am

Atenção que eu não estou a vê-lo morrer, estou a fazer tudo o que me foi dito para fazer. Tenho tentado aspirar-lhe o nariz todos os dias, e além disso ele está a tomar o antibiótico embora não injectável pois é em comprimido mas todo desfeito. Também está a tomar o xarope mas é óbvio que um animal tal como uma pessoa não melhora de um dia para o outro, tudo tem o seu tempo. O que ele está a levar injectável, é uma gota de soro mandado pelo tal senhor que não é veterinário mas, é médico daí ele saber o que está a fazer. Ontem vi-o muito fraquinho porque ele não queria o leite mas durante a noite e hoje, já o vi melhor. Já não respira só de boca aberta o que é sinal que está a desintupir e hoje já me pareceu mais esperto. Já se nota a barriguinha a melhorar pois o leite que tem bebido não tem ficado nada fora e já vai dando para notar. Hoje durante o dia vejo como ele reage e se está melhor do nariz para depois ir a outro vet mas eutanasiá-lo não, porque este gatinho está a lutar por viver, agarrando-se com todas as forças e sinto que mesmo lento ele vai melhorar embora eu gostasse de o ver melhorar mais depressa. Nessa foto em que ele estava a dormir, até a respiração dele parecia estar a melhorar. Mas não posso dizer que não fico mal de o ver assim a recuperar tão lentamente. O próprio médico ( não o vet ) disse que ele era forte e que de pé se vê que nem as pernas lhe tremem a andar. A vet e logo aquela é que não percebo como deitou logo tudo a perder.
Peleve
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 10:33 am

Esqueci de dizer uma coisa. Os animais são inteligentes demais e muitas pessoas colocam em dúvida essa inteligência mas a verdade é que durante o dia enquanto estou no trabalho e a minha mãe é que vai cuidando de tudo como deve ser, ( tudo mesmo ), o gatinho chega a parecer estar mesmo em baixo o que me causa uma raiva enorme de só agora o fim de semana estar a chegar mas era impossivel faltar ao trabalho, estando esta semana a trabalhar sozinha, se faltasse tinha os dias contados. A verdade é que desde que chego até que regresso ao trabalho, ele sente o meu carinho por ele e agarra-se mais ainda á vida daí o ver melhorar mas acredito que com o fim de semana junto dele, vai ser melhor ainda. Ontem percorreu sozinho a minha cama duma ponta á outra sem cair e voltou para trás deitando-se na minha mão para dormir. Parecia que me estava a dar uma prova de que conseguia ir em frente.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sexta mai 26, 2006 10:46 am

Peleve, ele precisa de tomar anti-inflamatório, o maxilase desentope as vias aéreas superiores. Se esse senhor é médico, peça-lhe para o auscultar e veja se nota fibrilhar nos pulmões, ele se é médico detetará isso no gatinho, se houver algum barulho anormal, é porque tem líquido no pulmão e sendo assim terá que tomar um diurético para esse líquido sair . Verifique essa situação, e se assim for fale de novo o vet, para que ele o medicar convenientemente, face á situação que ele encontre,... mas com profissionalismo. No nariz deite-lhe uma gota de soro e só depois o aspirem,... :|
Peleve
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 11:01 am

Respondendo á Leonilde:
Não sei se a vet viu os ouvidos porque deixou a minha mãe numa sala e abalou para outra com o gatinho dizendo-lhe depois que tinha dado algo ( que a minha mãe não se recorda ) injectavel. Quanto a cobrar, cobrou sim, só num dia o gatinho ficou em 50€. Nestes casos nem devia cobrar tendo em conta a resposta mas cobrou só de consulta, 27€ o resto foi medicação e leite. O médico não está a cobrar nada pois é cliente do meu pai e ele verificou os ouvidos, não estavam sujos apenas achou que estava entupido desde o nariz até aos canais dos ouvidos daí abanar a cabeça. Respondendo também á uaimori, ele verificou o barulho dos pulmões e felizmente estavam bem.
Tendo em conta a opinião dos veterinários, decidi adiantar-me e pedir aqui na net outra opinião e eis a resposta neste tópico.
http://www.companhiadosanimais.com/foru ... hp?t=16786
Ou os veterinários não estão muito habituados a salvar gatinhos bébés ou então, está mesmo tudo a ser feito como deve ser.
Responder

Voltar para “Gatos”