Farrusco - Algumas dúvidas e questões
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm
Leonilde, o gatinho está desparatisado e vacinado...foi desparatisado há pouco mais de 2 semanas e vacinado na semana passada pela primeira vez...leva o reforço no inicio de julho...quando o levei à veterinária estava tudo normalissimo com ele, nada de parasitas externos nem mostrou sinais de internos depois da desparatisação...não está com medicação e tem defecado (1/2 x/dia) e urinado (2/3 x/dia) muito bem (embora defeque mais com lhe dou comida de lata, só lhe dou 2/3 vezes por semana, de resto come sempre ração para gatinhos)...
Objectos pequenos pela casa, não me parece que seja, só tem permanentemente para brincar um ratito de peluche, uma tampa de garrafão, uma bola de papel de aluminio e o interior de um rolo de papel higienico...quando estou brinco com ele com um fio, tipo cordão de sapatos, mas depois guardo numa gaveta...de resto não estou a ver mais nada que ele possa ter engolido, nem mesmo debaixo da cama pois limpei tudo quando ele veio para aqui e não tinha nada que ele pudesse engolir e muito menos brincar...
Só vejo o ketchup como causa do vómito, pois nem 5 minutos se passaram desde que ele o lambiscou até ao momento do vómito...a quantidade foi talvez do tamanho de um berlinde, se tanto...
Durante a tarde ele teve normal, dormiu e comeu a sua ração sem problemas, bebeu agua (mudo-a sempre no minimo duas vezes ao dia, de manhã e à noite) e brincou...
Vou ficar atenta embora não acredite que suceda novamente...
Filipa
Objectos pequenos pela casa, não me parece que seja, só tem permanentemente para brincar um ratito de peluche, uma tampa de garrafão, uma bola de papel de aluminio e o interior de um rolo de papel higienico...quando estou brinco com ele com um fio, tipo cordão de sapatos, mas depois guardo numa gaveta...de resto não estou a ver mais nada que ele possa ter engolido, nem mesmo debaixo da cama pois limpei tudo quando ele veio para aqui e não tinha nada que ele pudesse engolir e muito menos brincar...
Só vejo o ketchup como causa do vómito, pois nem 5 minutos se passaram desde que ele o lambiscou até ao momento do vómito...a quantidade foi talvez do tamanho de um berlinde, se tanto...
Durante a tarde ele teve normal, dormiu e comeu a sua ração sem problemas, bebeu agua (mudo-a sempre no minimo duas vezes ao dia, de manhã e à noite) e brincou...
Vou ficar atenta embora não acredite que suceda novamente...
Filipa
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Se tudo está dentro da normalidade, é, então, ficar de olho nele pois existiu a questão do Ketchup
. Se o vómito se voltar a repetir é ir ao vet com ele
. A comida de lata, para gatinhos tão pequenos, chega a causar problemas gastricos...veja isso e evite, por agora, dar-lhe
Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Mais uma vez obrigada pela sua disponibilidade, Leonilde!
Não sei se já teve oportunidade de consultar o site http://www.catsinternational.org...acha que vale a pena traduzir alguns dos conselhos que lá se encontram e colocar aqui na arca para ajudar os demais utilizadores com duvidas, tal como eu?

Não sei se já teve oportunidade de consultar o site http://www.catsinternational.org...acha que vale a pena traduzir alguns dos conselhos que lá se encontram e colocar aqui na arca para ajudar os demais utilizadores com duvidas, tal como eu?
-
- Membro Veterano
Leonilde, vi esta sua resposta num outro topico, o que me deixou a pensar: você disse-me que não lhe devia dar comida de lata devido à idade dele mas ele adora essa comida e acho que é preferivel a dar-lhe restos. Ele tem sempre ração e agua disponivel e não é esquisito, porque sei que ele come a ração várias vezes ao dia, mas sempre que estou a fazer comida para mim ele não pára de miar e tenta trepar para o fogão... às vezes basta-me apenas estar na cozinha sem fazer nada que ele mia na mesma desalmadamente! Isto para não falar quando estou à mesa e ele vai para o meu colo...e quando penso cá para mim que vou ter uma refeição mais descansada porque ele tá a dormir, tchaaaraaammmm, ele aparece no meu colo!! Ainda no outro dia dei uma joelhada na mesa à conta do susto que apanhei com o maroto todo sorrateiro debaixo da mesa...enfim...leonildecarvalho Escreveu: Lembrem-se só duma coisa: nenhum gato adulto , saudável, morre à fome se tiver comida debaixo dos queixos.... Pode não comer por algumas horas, pela birrinha, e ou até um dia inteiro mas, depois...ehehhehehhe..até "pedras" come se não houver outra coisa :p
![]()
Num gato bebé já não arrisco com a "fome"... tem tempo para mais tarde ser educado ao que deve e não deve comer![]()
Leo
Já me estou a desviar do que quero perguntar, que é o seguinte: acha que devo ceder às vontades do gato, visto que ele tem 3 meses, quando me pede de comer dando-lhe um bocadinho da comida de lata? É que quando lha dou ele come, quer dizer, limpa a gamela toda mesmo depois de ter estado a comer ração...
-
- Membro Veterano
Aqui ficam mais algumas imagens do meu "bébé":

Queria tanto ir lá fora um bocadinho apanhar ar....

Que bem se está aqui a passear, mas sempre com a dona por perto!

Deixa-me cá desentupir este ralo...

Upssss.....fui apanhado com o rato na mão.... :p

Queria tanto ir lá fora um bocadinho apanhar ar....

Que bem se está aqui a passear, mas sempre com a dona por perto!

Deixa-me cá desentupir este ralo...

Upssss.....fui apanhado com o rato na mão.... :p
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz
hehehe ele é tão bonito,
lol lol
F-Maia, reparei que o Farrusco temo rabo bastante curtinho tem quase metade do normal, o que lhe dá um certo charme...)
lol, ... mas por outro lado isso faz com que ele tenha menos capacidade para se equilibrar como os outros gatos.... pois écom o rabo que é uma extensão da coluna deles que eles se equilibram....daí ser necessário ter talvez um cuiidado redobrado quando ele saltar para os parapeitos das janelas ou quando estiver na varanda não o deixar escpar para o pareito da varanda....
muitos parabéns o gatito é muito lindo....)

lol lol
F-Maia, reparei que o Farrusco temo rabo bastante curtinho tem quase metade do normal, o que lhe dá um certo charme...)
lol, ... mas por outro lado isso faz com que ele tenha menos capacidade para se equilibrar como os outros gatos.... pois écom o rabo que é uma extensão da coluna deles que eles se equilibram....daí ser necessário ter talvez um cuiidado redobrado quando ele saltar para os parapeitos das janelas ou quando estiver na varanda não o deixar escpar para o pareito da varanda....
muitos parabéns o gatito é muito lindo....)

-
- Membro Veterano
F_Maia Escreveu:Leonilde, vi esta sua resposta num outro topico, o que me deixou a pensar: você disse-me que não lhe devia dar comida de lata devido à idade dele mas ele adora essa comida e acho que é preferivel a dar-lhe restos. Ele tem sempre ração e agua disponivel e não é esquisito, porque sei que ele come a ração várias vezes ao dia, mas sempre que estou a fazer comida para mim ele não pára de miar e tenta trepar para o fogão... às vezes basta-me apenas estar na cozinha sem fazer nada que ele mia na mesma desalmadamente! Isto para não falar quando estou à mesa e ele vai para o meu colo...e quando penso cá para mim que vou ter uma refeição mais descansada porque ele tá a dormir, tchaaaraaammmm, ele aparece no meu colo!! Ainda no outro dia dei uma joelhada na mesa à conta do susto que apanhei com o maroto todo sorrateiro debaixo da mesa...enfim...leonildecarvalho Escreveu: Lembrem-se só duma coisa: nenhum gato adulto , saudável, morre à fome se tiver comida debaixo dos queixos.... Pode não comer por algumas horas, pela birrinha, e ou até um dia inteiro mas, depois...ehehhehehhe..até "pedras" come se não houver outra coisa :p
![]()
Num gato bebé já não arrisco com a "fome"... tem tempo para mais tarde ser educado ao que deve e não deve comer![]()
Leo
Já me estou a desviar do que quero perguntar, que é o seguinte: acha que devo ceder às vontades do gato, visto que ele tem 3 meses, quando me pede de comer dando-lhe um bocadinho da comida de lata? É que quando lha dou ele come, quer dizer, limpa a gamela toda mesmo depois de ter estado a comer ração...

tem razão, mea culpa... é que me faltou algo, como : Num gato bebé, fraquinho e ou doente, já não arrisco com a "fome"... tem tempo para mais tarde ser educado ao que deve e não deve comer

A esses, dou-lhes o que eles gostarem

De qualquer forma, um mimnho mas mesmo só um miminho de patê... diário, nunca matou nenhum gato que eu saiba. O problema é que quando são mesmo muito gulosos, depois torna-se difícil que comam a ração seca

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Zuca_05, foi por causa dessa "deficiencia" do rabito que fiquei com ele! Ele já nasceu assim, não foi amputado nem nada...é engraçado é vê-lo tentar apanhá-lo para a limpar, é cá uma sessão! Muitas vezes ainda o ajudo a apanhá-lo para a limpeza! E quando fica enriçada? Parece uma árvore de Natal sem os enfeites!!
Já dei conta que ele é meio trapalhão, deve ser por ser raboto...
Já agora, tem alguma ideia em relação à questão que coloquei no post antes das fotos?
Já dei conta que ele é meio trapalhão, deve ser por ser raboto...
Já agora, tem alguma ideia em relação à questão que coloquei no post antes das fotos?
-
- Membro Veterano
quanto á comida que ele deva comer, penso que enquanto for assim bébé, uma Boa ração Kitten é o ideal para ele, eu também dava ás minhas...
elas comiam mais e eram mais gulosas em pequeninas, pelo que também as presentava com um miminho de lata de vez em quando (uma vez por semana dava-lhes um pouquinho)
mas se a F Maia achar que ele pede exautivamente a comida então por enquanto dê-lhe uma refeição de lata duas vezes por semana e não mais que isso, ou então aonda melhor que a lata dê-lhe também uma refeição de Frango cosido, sem ossos claro.... uma das minhas é completamente vidrada em frango, mais do que peixe até!
e com o passar do tempo vá desabituando o menino da latas, vá substituindo por uma refeição de carne oupeixe... e depois julgo que quando ele for mais velho já não será tão guloso....

elas comiam mais e eram mais gulosas em pequeninas, pelo que também as presentava com um miminho de lata de vez em quando (uma vez por semana dava-lhes um pouquinho)
mas se a F Maia achar que ele pede exautivamente a comida então por enquanto dê-lhe uma refeição de lata duas vezes por semana e não mais que isso, ou então aonda melhor que a lata dê-lhe também uma refeição de Frango cosido, sem ossos claro.... uma das minhas é completamente vidrada em frango, mais do que peixe até!
e com o passar do tempo vá desabituando o menino da latas, vá substituindo por uma refeição de carne oupeixe... e depois julgo que quando ele for mais velho já não será tão guloso....

-
- Membro Veterano
Desenganem-se :p . Se for guloso, é sempre guloso se o deixarem...zuca_05 Escreveu: (...)... e depois julgo que quando ele for mais velho já não será tão guloso....)
lol![]()

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
pelo menos a Maggie parece ter-se desisteressado mesmo pelas guloseimas, eu também devo ter tido influencia nisso, pois hoje é mais fácil dizer que não do que a uma pirrralhinha sempre a palrar por comida..., mas ela aos poucos foi ficando menos hipnotisada pela nossa comida...

-
- Membro Veterano
Eu tenho dado pouquinha comida da lata ...uma lata de 400gr dá para cerca de 4 dias, dou sempre ao fim da tarde, +- à mesma hora, e ele tem continuado a comer a ração, e praticamente sempre a mesma quantidade...
Já pensei em comprar carne do talho, creio que eles têm por vezes carne mesmo para animais, mas estou na duvida...será que o devo fazer? Lembro-me que quando era mais nova e tive um cão, a minha mãe dava-lhe dessa carne com arroz...será que para os gatos isso também é bom ou pelo menos melhor que comida de lata?
Já pensei em comprar carne do talho, creio que eles têm por vezes carne mesmo para animais, mas estou na duvida...será que o devo fazer? Lembro-me que quando era mais nova e tive um cão, a minha mãe dava-lhe dessa carne com arroz...será que para os gatos isso também é bom ou pelo menos melhor que comida de lata?
-
- Membro Veterano
F Maia os gatos são essencialemente carnívoros, por isso se deve dar lhe umas refeição só de carne, frango, peru ou vaca é o que eles gostam....
não precisará de acompanhamento...lololol
isso é melhor sem dúvida (quer dizer na minha opinião) que a lata pois esta contem coservantes, e outras coisas que não serão tão naturais como um bom boacadinho de carne....
vá reduzindo a refeição de lata não lhe dê todos os dias...
O meu vet uma vez em jeito de comparação disse-me que que se eles comerem lata todos os dias é o mesmo que nós irmos todos os dias ao Mac`Donalds....
imagine o bem que lhes faz! 
não precisará de acompanhamento...lololol
isso é melhor sem dúvida (quer dizer na minha opinião) que a lata pois esta contem coservantes, e outras coisas que não serão tão naturais como um bom boacadinho de carne....

vá reduzindo a refeição de lata não lhe dê todos os dias...

O meu vet uma vez em jeito de comparação disse-me que que se eles comerem lata todos os dias é o mesmo que nós irmos todos os dias ao Mac`Donalds....

-
- Membro Veterano
A mim a vet disse-me para apenas lhe dar a comida de lata como recompensa, tipo ao chegar a casa e ele ter-se portado bem...não lhe tenho dado todos os dias, dei ontem e hoje mas já não dava desde a semana passada...posso dizer que desde que ele ca está, há quase um mês ainda só lhe dei 2,5 latas e cerca de 1kg de ração...E muita, muita água!!
Fico é com receio que a carne do talho (vulgo aparas para animais) contenha muitas gorduras...de resto bem sei que ele ADORA carne, então quando como fiambre é ver aquele narizinho a procurar a fonte daquele cheirinho tão apetitoso!!
Fico é com receio que a carne do talho (vulgo aparas para animais) contenha muitas gorduras...de resto bem sei que ele ADORA carne, então quando como fiambre é ver aquele narizinho a procurar a fonte daquele cheirinho tão apetitoso!!
Não dê carne de talho ao gatinho.
As rações teem todos os nutrientes necessarios e o bocadito que gasta a mais fica por conta do que daqui a algum tempo, não gastará no vet.
Ele é muito bonitinho e o rabinho curto dá-lhe um charme todo especial
As rações teem todos os nutrientes necessarios e o bocadito que gasta a mais fica por conta do que daqui a algum tempo, não gastará no vet.
Ele é muito bonitinho e o rabinho curto dá-lhe um charme todo especial