Olá a todos,
Já repararam que antigamente os gatos (machos e fêmeas) duravam muito mais tempo e, pelos padrões actuais não eram tão bem cuidados e alimentados? Lembro-me de gatos com 15 anos e mais (O meu record foi um macho siamês, não castrado, que morreu atropelado com 16 anos).
Esta conversa parece estar fora do tópico mas é que me puz a pensar no seguinte:
São inúmeras as vezes que li (e que vários médicos veterinários me disseram) que não é relevante o facto de as fêmeas serem mães antes da esterlização e que ela deve ser feita o mais cedo possível. Mas depois há os muitos casos que conheço de pessoas que seguiram este conselho e que têm gatas (e cadelas) com tumores. Eu, sinceramente (e espero que tenha tomado a resolução certa mas, só o tempo o dirá embora, a minha gata mais velha já tenha 10 anos) deixo que as minhas gatas tenham uma ou duas ninhadas e só depois as mando esterlizar. Até agora (e espero que nunca) não tive problemas com elas. É verdade que sendo elas de raça, nunca se deparou a dificuldade em não ter donos para os gatinhos. Com a cadela já é diferente. Se não conseguir donos para futuros cachorros até ao próximo cio (o 4º) vou operá-la mas, institivamente, ficava mais descansada se ela tivesse cachorros primeiro.
Tumores nas Mamas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Maria João