gestaçao das gatas?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

craf
Membro
Registado: sábado out 06, 2007 12:17 am

segunda out 08, 2007 12:18 am

lagutrop Escreveu:jmca

Não percebi muito bem onde queria chegar com o seu post.

Eu vou-lhe explicar o que já foi explicado inumeras vezes neste forum.

Os gatinhos persa ou arraçados de persa nascem com cabeças muito grandes.
Maiores do que as dos SRDs.

Isso é já um problema para as mamãs persa que muitas vezes teem maus partos em que perdem os bebés ou não há outro remedio senão fazer uma cesariana.

Para esta gatinha, o risco é ainda maior uma vez que ela nem é persa e pelos vistos a dona não pesou os riscos que corria.

Quanto ás pessoas muitas vezes não responderem é porque muitas das vezes acabamos criticadas pelos conselhos que damos.

Eu, por exemplo, como está a ler neste topico e poderá ver em todas as minhas mensagens, procuro ajudar sem juizos mas, acabo muitas vezes por ser atacada.

Acha que dá vontade de ajudar alguma coisa?
aqui esta um grande esclarecimento , obrigada se é que isto o ajuda a continuar a esclarecer nao só a mim como outros!!
como se deve notar sou novata nisto , por isso a minha "irresponsabilidade", mas se realmente errei nao foi por querer mal a ninguem nem com segundas itençoes, foi um persa porque nao conheco ninguem que nao tenha um gato castrado, sem ser de raçá, e tenha os testes de saude do gato bem!!
amanha vou ao veterinario e vou falar com ele sobre o melhor para ela!!depois dou noticias se as quiserem, porque com tanta agressao para um topico que nao vejo mal , mas apenas que ja tinha sido feito antes !!
ERA PRECISO REALMENTE ISTO?? se vos aborreceu ver isto, bastava nao comentar !aceito todas as opinioes até as que acham que nao fiz bem , mas as de agressoes verbais nao aceito , nao vejo nada de construtivo ou esclarecedor até porque voces nao ganharam nada com isso , e a mim só me confundiram , porque nem estava a perceber que crime é que eu teria cometido!!
agora vou é tratar desta menina!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda out 08, 2007 7:46 am

Kyaraa Escreveu:
Eu compreendo que para os foristas que aqui andam há mais tempo possa ser aborrecido e até cansativo dizer as mesmas coisas vezes sem conta, mas não é para isso mesmo que cá estamos?! Ser-se "professor" é isso mesmo... Ensinar as mesmas coisas todos os dias, pois por certo há-de haver sempre alguém que está a aprender algo novo! E só por isso já vale a pena... :wink:
Da minha parte não pretendo ser "professora" ou coisa parecida. O que faço SIM e de livre vontade, PELOS ANIMAIS, ao contrário de quem cá ande para angariar "amizades" e "matar tempo"; alguns até laboral, é nem mais nem menos para que, eu, ao partilhar o que eu possa saber na área dos felinos... ajudando os donos dos mesmos a tratá-los da melhor forma, estou a ajudar os animais. Porque ajudar animais não é só salvá-los das garras de predadores "humanos", é sim e também passar e repassar informação e é neste contexto que me insurjo porque, infelizmente todos os "sacrifícios, paciência e tempo despendido" denotam-se infrutíferos... vendo que cai em saco roto tanta informação BOA existente neste site e forum, já que quem coloca questões, quere-as da forma mais fácil e até por vezes leviana, sem muita preocupação... até mesmo a de poder estar a ferir susceptibilidades com certas questões colocadas... já pensaram nisto?! Nada melhor que, sensatamente, antes de as colocar, ver, pesquisar, "estudar" muitas das respostas, pela pesquisa efectuada previamente e então se nada encontrar, colocar a questão...!
Não me referi a pesquisar na net em geral já que nessa generalidade há muita informação duvidosa e até enganosa! Refiro-me sim pesquisar neste próprio site
(...)Também é verdade que as pessoas podem pesquisar na net, mas nada melhor que o contacto directo com pessoas experientes, quanto mais não seja para podermos trocar experiências...
(..)...
leonildecarvalho Escreveu: Se as pessoas, especialmente quem tenha questões a colocar, se dessem ao "trabalho" de pesquisar, neste próprio forum, iriam perceber que a resposta que necessitam está à distância duns "cliques"... (...)
E, falando em pedagogia... Já que faz parte da pedagogia quem necessite dela, saber ser TAMBÉM um pouco pedagógico consigo mesmo era preferencial!
Tenho dito,

Leo
leonildecarvalho Escreveu:
(...) um forum é uma comunidade que, neste caso, de "felinodependentes" :lol: ...logo, eu quando entro num recinto onde, por exemplo, um grupo de pessoas falam contra as touradas, eu não vou perguntar a esse grupo se me ensinam a fazer uma pega ao touro! Isso seria tido como uma ofensa, certo? Logo... :wink:

Leo
Tudo depende de como cada um possa interpretar o que é uma ofensa... :wink: mas, para mim e muitos, tudo o que esteja fora do senso comum e alguma sensatez... pode dar origem a uma "guerra de palavras" :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda out 08, 2007 7:59 am

craf Escreveu: como se deve notar sou novata nisto , por isso a
Eu, pelo menos, já percebi que sim que é novata nisto e que ainda tem muito que aprender sobre gatos; caso contrário não lhe passaria fazer criação com uma gata "rafeira" e muito menos numa cruza com um Persa!
Quem tem um animal a seu cargo não é só bom dono por gostar da sua fisionomia ou por lhe dar uma boa alimentação e fazer-lhe festinhas...!
Ser-se bom dono passa também por ter-se que usar o bom senso de não lhe criar situações de risco e, se actualmente os partos até em mulheres são relativamente fáceis, outros há que correm "menos bem" e alguns até conduzem à morte! Acho que, usando a sensatez, toda a gente sabe desta realidade..! Logo, não é nada sensato colocar-se um animal que se gosta em risco de vida, mesmo sem saber absolutamente nada de nada sobre felinos e procriação! certo?
Ainda, no contexto... alertei-a para os riscos, levianos por desconhecimento, para o facto do que possa advir duma leviana cruza...! Portanto e afinal, sempre se faz uso de alguma pedagogia por parte dos "professores" :lol: e até dos "supostos pedagogos" :lol: ...! Certo?
Então e afinal, sempre vale a pena continuar-se a saber sobre a sua gatinha... :wink:

Pense é bem no assunto, respire fundo, faça uma boa pesquisa pelo site e forum no motor de pesquisa sobre o que pretenda saber a fundo e então se não entender algo ou caso não encontre o pretendido, coloque as questões que entender porque alguém, com mais ou menos paciência, lhe responderá :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
craf
Membro

terça out 09, 2007 4:02 pm

ja nasceram! :D :lol: :D
tudo corre bem quando acaba bem :wink:
ontem fui ao veterinario que me disse que estava bem ,e para eu nao me preocupar,a nao ser se o parto se complicar, ou se até sexta feira nao nascesse para la ir para fazer a cesariana.

hoje acordei com a gatinha a raspar na porta e a miar, alevantei-me e fui a correr preparar a trasportadora para levar ao veterinario,assim que preparo a transportadora e a abro para a gatiha(krishna)entrar, ela entra enterra o nariz na manta e dá há luz o primeiro gatinho.
como boa mae comessou logo a lambelo e a comer a placeta,como me pareceu que nem estava assim tao complicada esperei e 20min depois estava a sair outro pequenino!
sao os unicos bebes que teve!
só tem uma coisa que me estranha é que ela a mama nao me deicha sair do lado dela, que começa logo a miar e quer vir atras de mim, nao é estranho?
outra coisa, estejam todos descansados que quero ficar com os 2 como sempre quis !
tambem os vou castrar assim que poder, esta é outra questao , ao fim de quanto tempo posso castrala depois dela ter dado á luz??
os pequeninos sei que no caso dos machos é ao fim de 6 meses e no no caso das femeas é ao fim de 8meses.
obrigada a todos
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça out 09, 2007 4:11 pm

craf Escreveu: sao os unicos bebes que teve!
Veja as possíveis reacções que lhe pareçam "anormais" que a gata possa apresentar...não vá ter ficado algum por nascer...?

só tem uma coisa que me estranha é que ela a mama nao me deicha sair do lado dela, que começa logo a miar e quer vir atras de mim, nao é estranho?
Não é estranho, não! Há gatas que se sentem mais confiantes com a presença do dono por perto. E, há as que não admitem "mirones"... :wink:
tambem os vou castrar assim que poder, esta é outra questao , ao fim de quanto tempo posso castrala depois dela ter dado á luz??
os pequeninos sei que no caso dos machos é ao fim de 6 meses e no no caso das femeas é ao fim de 8meses.
obrigada a todos
A castração da mãe pode ser efectuada assim que faça o desmame...!

Não há especificações de idade para as fêmeas mas sim especificação de peso.
Nos machos, assim que dêem sinais de que estão a começar a "puberdade"

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
craf
Membro

quarta out 10, 2007 1:54 pm

Eu, pelo menos, já percebi que sim que é novata nisto e que ainda tem muito que aprender sobre gatos; caso contrário não lhe passaria fazer criação com uma gata "rafeira" e muito menos numa cruza com um Persa!
Quem tem um animal a seu cargo não é só bom dono por gostar da sua fisionomia ou por lhe dar uma boa alimentação e fazer-lhe festinhas...!
Ser-se bom dono passa também por ter-se que usar o bom senso de não lhe criar situações de risco e, se actualmente os partos até em mulheres são relativamente fáceis, outros há que correm "menos bem" e alguns até conduzem à morte! Acho que, usando a sensatez, toda a gente sabe desta realidade..! Logo, não é nada sensato colocar-se um animal que se gosta em risco de vida, mesmo sem saber absolutamente nada de nada sobre felinos e procriação! certo?
Ainda, no contexto... alertei-a para os riscos, levianos por desconhecimento, para o facto do que possa advir duma leviana cruza...! Portanto e afinal, sempre se faz uso de alguma pedagogia por parte dos "professores" :lol: e até dos "supostos pedagogos" :lol: ...! Certo?
Então e afinal, sempre vale a pena continuar-se a saber sobre a sua gatinha... :wink:

Pense é bem no assunto, respire fundo, faça uma boa pesquisa pelo site e forum no motor de pesquisa sobre o que pretenda saber a fundo e então se não entender algo ou caso não encontre o pretendido, coloque as questões que entender porque alguém, com mais ou menos paciência, lhe responderá :wink:

Leo[/quote]concordo com a opiniao, e todos erramos, mas continuo a nao perceber o porque de nao se dever fazer uma unica criaçao de gatos domesticos!porquÊ só os gatos de rua que nao dao mao e de raça pura podem ter ninhadas(nao estou a falar das cruzas)?
e sim eu sei que até nos humanos os partos podem ser complicados afinal o meu foi de 32horas e tive graves complicaçoes pós parto , apesar da minha filha ter nascido bem, e ja antes tinha tido um problema num ovario que teve de ser retirado de emergencia!
mas se pensarmos assim teremos uma problema na sociedade de ninguem querer ter filhos pelas complicaçoes que podera dar ...o que pensa sobre esta questao?
sobre eu nao saber nada de gatos , ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas entrei neste forum para isso mesmo, para conhecer melhor e ser uma melhor dona.afinal apaixonei-me por os felinos apesar de domesticados nunca deicharem de ter os seus instintos selvagens.
e quando pensei em adoptar um andei a ver varias raças, umas que me chamaram a atençao pelo seu caracter (como por ex:bengal) e sabe porque nao comprei um??porque apesar de ter os € , nao sou rica e pensei em adoptar um de rua que sao lindos e nao me arrependi, alem disso os € que poupei na compra servem para as idas ao veterinario no caso de haver complicaçoes, e por pensar que um gato de raça sao lindissimos , mas um gato de rua tambem o é, e para que pagar por um amigo ??é por esta questao que os gatos de raça sao tao caros e os gatis tao sobrelotados.
quando fiz a cruza a minha veterinaria disse-me para nao me preocupar que a natureza dos felinos lhe iria chamar o instinto, agora aqui aprendi muito, mas tambem me ofenderam muito...será que era preciso aprender e a ser ofendida ao mesmo tempo?

ja agora como é que os bebes fazem necessidades?

ignorante nao é aquele que quer saber,mas sim o que nao quer aprender...
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta out 10, 2007 2:15 pm

craf Escreveu: ja agora como é que os bebes fazem necessidades?
Quanto a isto:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=48813

"CRIAR FELINOS BEBÉS, À MÃO...!"
No seu caso a gata encarregar-se-há de fazer o trabalho...!

E a isto mais TODO o resto de TODA a sua contínua picardia nos diversos tópicos:
craf Escreveu:ignorante nao é aquele que quer saber,mas sim o que nao quer aprender...
Pois, pois :P :lol: :lol: :lol:
poispois Escreveu:Digam Pois Pois e não há descabelanso de cabelos nem lições de moral, poispois é o melhor :wink: 8)
Também pode ser amem, ou ta bem tá, mas poispois calha sempre bem. :D
Loooooooooooooooooooooolada :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: e amén! :lol: :lol:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta out 10, 2007 5:17 pm

O clone xptoxpto já era... parabéns à moderação.
Liama
Membro Júnior
Registado: quinta jul 10, 2003 5:55 pm

quarta out 10, 2007 10:01 pm

Tive um tempinho e vim dar por aqui uma volta. Confesso que fiquei perturbada e não vou entrar em discussões. Apenas responder à última questão colocada e às dúvidas, da forma que me parece mais simples , concreta e positiva:
raf: agora que os bichinhos nasceram, o melhor é levar a família ao vet para que ele te assegure que tudo está bem. Lá, aproveita para tirar todas as dúvidas, inclusivé a melhor altura para as esterilizações, vacinações, etc. O facto da gata te querer sempre ao pé é natural. Ela está a viver uma situação nova, mas pode, realmente, suceder que ela não esteja bem (Se tiver ficado algum gatinho por nascer, por exemplo) e os miados podem ser um pedido de ajuda. Daí que acredito que o melhor é levar a família ao vet. Até porque ficas mais descansada, não é?
Felicidades para a nova família
craf
Membro

quarta out 10, 2007 10:27 pm

Liama Escreveu:Tive um tempinho e vim dar por aqui uma volta. Confesso que fiquei perturbada e não vou entrar em discussões. Apenas responder à última questão colocada e às dúvidas, da forma que me parece mais simples , concreta e positiva:
raf: agora que os bichinhos nasceram, o melhor é levar a família ao vet para que ele te assegure que tudo está bem. Lá, aproveita para tirar todas as dúvidas, inclusivé a melhor altura para as esterilizações, vacinações, etc. O facto da gata te querer sempre ao pé é natural. Ela está a viver uma situação nova, mas pode, realmente, suceder que ela não esteja bem (Se tiver ficado algum gatinho por nascer, por exemplo) e os miados podem ser um pedido de ajuda. Daí que acredito que o melhor é levar a família ao vet. Até porque ficas mais descansada, não é?
Felicidades para a nova família
obrigada , tambem estava na duvida se o faria já, ou quando faria a visita ao veterinario, falei com uma almiga que me disse que eles nao podiam sair de casa.
mas assim ja tou mais descansada e o farei, nesta semana ja nao vou poder ir , mas segunda-feira lá estarei
e onrigada
Liama
Membro Júnior
Registado: quinta jul 10, 2003 5:55 pm

quarta out 10, 2007 10:49 pm

Já agora, é claro que eles ainda são muito pequeninos para sair de casa. Mas face à situação penso que é mais perigoso ficar. Por isso leva-os com cuidado. De preferência na caixinha onde estão e sem grandes turbulências. Eu já levei animais acabados de nascer e ainda a semana passada assisti a uma ida ao veterinário de uma familia felina também nessas condições. Há situações em que isso é preferível e com cuidado não vai haver problema. Aconselho-te ainda a colocar uma peça de roupa tua ou se fores de carro com outra pessoa a conduzir, a ir fazendo uma festinhas à gata para ela se sentir mais confiante. pelo caminho vai conversando com ela porque há que minimizar o medo que eles sentem nestas situações em que estão debilitados e fora do seu habitat.
Durante o resto da semana está atento a alguma alteração. Se a mamã deixar de comer ou beber água ou até de ir à areia, é melhor contactares, mesmo por telefone, com um vet. Não sei se tens contacto de algum. O meu, por exemplo, permite que o contactemos por telemóvel mesmo ao fim-de-semana e se houver urgência vai à clínica. Tenta arranjar um contacto telefíonico para qualquer emergência. Nunca sabemos o que pode acontecer.
Felicidades.
Responder

Voltar para “Gatos”