Inacreditável :(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

segunda jan 28, 2008 1:10 am

Kyaraa Escreveu:Até pode não dar em nada (infelizmente é o mais provável), no entanto a situação não passa impune e por certo dará que pensar, se não for pelo peso na consciência, que seja pela vergonha que é ter de passar por um tribunal para ser advertida sobre o abandono de um ser vivo!!! :evil:
Pois Kyaraa, mas a questão é precisamente essa. Se o caso for arquivado, como provávelmente será, nem a tribunal vai chegar.
Eu sou uma leiga nestas questões, mas pelo que percebi será sempre a minha palavra contra a da outra pessoa e como não tenho testemunhas :?...
Todos são inocentes até prova em contrário e, baseado neste pressuposto, será difícil provar que a pessoa em questão, se não confessar, efectivamente praticou aquele acto.
Twiguy Escreveu:Olá Jmac

Pois, 3 meses é muito, mas é o normal da Justiça no nosso país e mesmo assim, acho que até foi relativamente rápido.
Está a fazer um ano, em que envenenaram 4 cães dos meus pais (apenas uma sobreviveu), agimos conforme se deve agir nestas situações, chamámos a GNR ao local, os animais foram autopsiados e confirmou-se o envenenamento, Paraquat, herbicida fatal.

Fizemos a queixa na GNR e só em Outubro é que fomos contactados. Não foram encontrados os autores, nem suspeitos e o caso foi arquivado.

Jmac vá dando notícias e já agora, como ficaram os gatinhos?
Cumprimentos
Para começar Twiguy lamento o que aconteceu aos cães dos seus pais e que ninguém tenha sido responsabilizado por isso.
Eu achei que 3 meses seriam demasiados para me notificarem para prestar declarações apenas. Nunca estava à espera que levassem esse tempo para averiguar porque aí sim tenho a noção de que é pouco tempo. Entre os milhares de processos que a polícia tem para investigar, até aos meios técnicos e humanos escassos, e depois e muitas das vezes com as dificuldades que encontram pelo caminho :roll:...
Em relação às crias felizmente encontram-se bem e já só faltam 2 para adoptar. Mas penso que estão em vias de isso acontecer :wink:.
Eram ainda muito pequeninas quando isto aconteceu e por isso tiveram de ser criadas praticamente à mão. Penso que só em dezembro é que foram postas para adopção.
Infelizmente não tenho fotografias para postar, mas posso garantir que são todas muitos bonitas e que estão bem tratadas. Tiveram sorte estes meninos e meninas :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Barufas123
Membro
Registado: segunda dez 10, 2007 5:59 pm

segunda jan 28, 2008 10:01 am

Grande crueldade essa nao?

infelizmente nem toda a gente pensa como nos...mas a jcmac estava no sitio certo a hora certa .Esse telefonema foi a melhor coisa que podia ter acontecido...Se nao parasse para atender nao presenciaria a cena e nao salvaria a ninhada.

Parabens pelo seu coracao e pela sua bondade.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jan 28, 2008 12:31 pm

jcmac, não li o tópico todo e por isso não sei se chegou ou não a apresentar queixa, mas se não o fez ainda está a tempo de o fazer, tem 6 meses para o efeito.
Se me disser que não vale a pena, digo-lhe já que sim, vale a pena, arranje uma testemunha, é o suficiente, e apresente queixa.
Houve agora uma situação idêntica com o abandono de um cachorro, o cachorro foi atirado pela janela do carro, e a pessoa que o recolheu fixou a matrícula do carro e apresentou queixa. Passaram 3 meses, o caso foi a tribunal, o homem sempre a dizer que "perdeu o cão", mas ainda assim, em julgamento, foi condenado a pagar uma multa de 800€ por abandono, e o cachorro está com uma das 2 raparigas qeu presenciaram o abandono e não cruzaram os braços.
Não desista que ainda vai a tempo, e sim vale sempre a pena denunciar estes casos.

Xuga
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jan 28, 2008 12:34 pm

Desculpe, li agora que não tem testemunhas... uma das pessoas que estava consigo a conversar não viu o mesmo que você? Basta dizer o que viu, uma fulana a pôr gatos dentro de um saco de plástico e a pô-los no lixo, isso chega...
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda jan 28, 2008 1:05 pm

texuga acho que a forista estava ao telefone... :wink:
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Ritaleitao
Membro
Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm

segunda jan 28, 2008 2:18 pm

É mesmo inacreditável.
jcmac
Membro Veterano

segunda jan 28, 2008 9:22 pm

texuga Escreveu:jcmac, não li o tópico todo e por isso não sei se chegou ou não a apresentar queixa, mas se não o fez ainda está a tempo de o fazer, tem 6 meses para o efeito.
Se me disser que não vale a pena, digo-lhe já que sim, vale a pena, arranje uma testemunha, é o suficiente, e apresente queixa.
Houve agora uma situação idêntica com o abandono de um cachorro, o cachorro foi atirado pela janela do carro, e a pessoa que o recolheu fixou a matrícula do carro e apresentou queixa. Passaram 3 meses, o caso foi a tribunal, o homem sempre a dizer que "perdeu o cão", mas ainda assim, em julgamento, foi condenado a pagar uma multa de 800€ por abandono, e o cachorro está com uma das 2 raparigas qeu presenciaram o abandono e não cruzaram os braços.
Não desista que ainda vai a tempo, e sim vale sempre a pena denunciar estes casos.

Xuga
texuga, eu apresentei queixa no dia a seguir a isto ter acontecido. Na altura estava com algumas dúvidas se valeria a pena, mas depressa me convenci que sim, que mais vale apresentar queixa mesmo que saiba de antemão que será difícil conseguir levar isto a bom porto. Como já o disse anteriormente neste tópico fiz o que devia e nada me pesa na consciência.
Não tenho testemunhas já que estava sozinha no meu carro e não me recordo de todo se haveria, para além de mim e da dita "senhora" :evil:, mais alguém por ali. Não me recordo e agora não faz diferença já que, e mesmo que efectivamente estivesse mais alguém, não tenho nenhum dado concreto para além da matrícula do carro. Pode parecer apenas um pequeno pormenor, mas isto poderá pôr em causa o objectivo a que me propus ao proceder à queixa como já me explicaram.

Off topic: não leve a mal o que lhe vou dizer, mas para a próxima perca um bocadinho de tempo a ler o tópico todo pois assim evitará que as pessoas tenham de se repetir, ok :wink:?
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 28, 2008 9:46 pm

3 meses nem foi tanto tempo assim a avaliar tratar-se dum caso com um animal, atendendo que, infelizmente, os animais, perante a Lei, são meros objectos...
Isto porque eu apresentei uma queixa sobre um humano, ou por outra; um "desumano" e que nada tem a ver com animais e, só há 1 Mês é que fui chamada para declarações a esta queixa que foi efectuada em Junho.
A Lei é bem específica quanto ao abandono e maus tratos em animais. Logo, se há uma matricula dum veículo e a cor (importante para certezas de que se trata mesmo do referido veículo), penso que nenhum Juiz é parvo que não veja que ninguém andou a inventar matriculas...!
Aliás, se a Policia quiser, é só confirmar se a dita senhora terá uma gata na casa :wink:

Se a pessoa que estava do outro lado, na conversa por telemóvel na altura, quiser testemunhar em como a conversa se redireccionou para o abandono que estava a acontecer durante a altura dessa mesma conversa, serve de testemunha.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano

terça jan 29, 2008 8:05 pm

jcmac Escreveu:
texuga Escreveu:jcmac, não li o tópico todo e por isso não sei se chegou ou não a apresentar queixa, mas se não o fez ainda está a tempo de o fazer, tem 6 meses para o efeito.

Xuga
texuga, eu apresentei queixa no dia a seguir a isto ter acontecido. Na altura estava com algumas dúvidas se valeria a pena, mas depressa me convenci que sim, que mais vale apresentar queixa mesmo que saiba de antemão que será difícil conseguir levar isto a bom porto. Como já o disse anteriormente neste tópico fiz o que devia e nada me pesa na consciência.
Não tenho testemunhas já que estava sozinha no meu carro e não me recordo de todo se haveria, para além de mim e da dita "senhora" :evil:, mais alguém por ali. Não me recordo e agora não faz diferença já que, e mesmo que efectivamente estivesse mais alguém, não tenho nenhum dado concreto para além da matrícula do carro. Pode parecer apenas um pequeno pormenor, mas isto poderá pôr em causa o objectivo a que me propus ao proceder à queixa como já me explicaram.

Off topic: não leve a mal o que lhe vou dizer, mas para a próxima perca um bocadinho de tempo a ler o tópico todo pois assim evitará que as pessoas tenham de se repetir, ok :wink:?
Ainda bem que o fez :wink:

E não levo nada a mal, por isso comecei logo por dizer que não tive mesmo pachorra para ler tudo, só achei importante dar a minha opinião com base num caso recente de que eu tive conhecimento e por ver tanto desânimo nos últimos posts, se fosse só para dizer "deve apresentar queixa" não teria respondido :wink:

Boa sorte

Xuga
jcmac
Membro Veterano

terça jan 29, 2008 9:09 pm

leonildecarvalho Escreveu:A Lei é bem específica quanto ao abandono e maus tratos em animais. Logo, se há uma matricula dum veículo e a cor (importante para certezas de que se trata mesmo do referido veículo), penso que nenhum Juiz é parvo que não veja que ninguém andou a inventar matriculas...!
Aliás, se a Policia quiser, é só confirmar se a dita senhora terá uma gata na casa :wink:

Se a pessoa que estava do outro lado, na conversa por telemóvel na altura, quiser testemunhar em como a conversa se redireccionou para o abandono que estava a acontecer durante a altura dessa mesma conversa, serve de testemunha.

Leo
Não só forneci como dado a matrícula, como a côr e a marca do veículo.
Isto é mais que suficiente para conseguirem identificar pelo menos o proprietário e, se não era o mesmo quem conduzia o veículo, chegarem através das investigações ao condutor. Atrás disso vem a morada, se possui animais de estimação (o que é bem relevante para o caso), etc...

Quanto às testemunhas :roll:... pois aí é que a porca torçe o rabo!
Na altura estava a conversar ao telemóvel com uma pessoa que só posteriormente veio a saber o que se passava ali naquele momento.
Se eu soubesse o que sei hoje teria relatado em simultâneo os acontecimentos ao telemóvel, mas não o fiz :cry:! Assisti ao que se passava enquanto conversava, e só quando toda a situação me começou a parecer estranha é que percebi que teria de agir rapidamente e interrompi a conversa sem dar grandes explicações à outra pessoa.

De qualquer das formas obrigada leonildecarvalho pela dica que deu :wink: . Com certeza será muito útil para as pessoas que lêem este tópico e que um dia se encontrem numa situação igual ou pelo menos semelhante.
texuga Escreveu:Ainda bem que o fez :wink:

E não levo nada a mal, por isso comecei logo por dizer que não tive mesmo pachorra para ler tudo, só achei importante dar a minha opinião com base num caso recente de que eu tive conhecimento e por ver tanto desânimo nos últimos posts, se fosse só para dizer "deve apresentar queixa" não teria respondido :wink:

Boa sorte

Xuga
O seu testemunho foi importante para que quem leia este tópico acredite que vale sempre a pena agir :wink:.
Obrigada pelos seu votos!
Responder

Voltar para “Gatos”