Gata grávida convive c\gato.Há problema qd as crias nasc?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

aniloraczinha
Membro Júnior
Registado: quarta nov 03, 2004 12:50 am

segunda mar 31, 2008 4:15 pm

bmia4 Escreveu:afirmação????? um forum de gatos é para falar de gatos, só fiz o reparo da má escrita porque a senhora assim que surge um tópico ataca as pessoas com criticas nem sempre construtivas, apesar de também já ter visto que se preocupa com os nossos queridos animais e que, como todos nós, ajuda animais abandonados e muitas outras situações, mas caramba estas mensagens cruzadas de "bate boca" não contribuem para a qualidade de um forum por isso, apesar de ser nova aqui, apelo ao bom senso e à boa educação
continuação de as melhoras ajudas aos nossos amores que tanto nos dão
Pois bmia4 parece que alguem está confuso, "haja paciencia"..., não vale a pena ja vi que isto não é um fórum de gatos, mas sim de insultos sem argumentos consisos, ja nem se entendem as perguntas...a vontade de insultar é tanta que ja nem ha por onde pegar...entao lamentavelmente questionam-se pessoas com afirmações de outras...se o objectivo do fórum é impor conceitos, e não discutir pontos de vista como é habitual em qualquer forum...existem coisas mais úteis e gratificantes, o mundo ainda tem muitas maravilhas e é sempre bom aplicar o tempo nalgum objectivo. "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante." Saint-Exupéry
bmia4
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 5:53 pm

segunda mar 31, 2008 11:43 pm

olá vai ver que tudo correrá pelo melhor adoptei à 2 semanas uma cria que estava num site de adopção abandonada não tinha mais de 1 mês e o meu gato já dorme com ela e é um espectáculo de ver os dois a brincar, estilo bambi e goodzila mas como lhe disse na minha modesta opinião quando eles são mesmo mto pequenitos poderá o gato ser algo agressivo
boa noite e boa sorte
hamsterazul
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 12:44 am

quarta abr 02, 2008 12:51 am

Como é q de um tópico sobre gatos se passa para crianças índigo??
Beats me, mas em relação a membros do fórum há que referir que realmente, presunção e água benta...
Não sou veterinário, mas sou profissional de saúde, e como tal parece-me óbvio que entre uma pequena cirurgia, que é a da laqueação de trompas e uma cesariana de "bebés" de fim de termo, a última comporta muito mais riscos.
Mas se a mente iluminada que nunca se engana excepto quando escreve entre aspas acha que não, quem sou eu...
Desculpem os restantes, mas há posts que nos fazem inscrever num fórum como este só pra lhes dar resposta.
Quanto ao autor original do post, sobre quem alguns se apressaram a fazer juízos de valor, sobre se teria ou não condições de ficar com as crias, espero que tudo tenha corrido pelo melhor e que todos os animais estejam bem.
À bien tôt.
hamsterazul
Membro

quarta abr 02, 2008 2:15 am

Hummm, depois de uma vista de olhos na diagonal por outros posts, parece-me que o "catfight" já vem de "outros carnavais".
Resta abster-me de comentarios precipitados por uns tempos. :roll:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta abr 02, 2008 8:45 am

Estou perdida.
Onde é que se fala de laqueação das trompas?
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

quarta abr 02, 2008 10:00 am

lagutrop Escreveu:Estou perdida.
Onde é que se fala de laqueação das trompas?
Basicamente houve uma forista que mencionou um caso que conhece que uma gata prenhe foi ser esterilizada e entrou em coma e agora, uns posts acima, falou-se que entre uma laqueação de trompas e o último caso o último comporta mais riscos. Quanto a mim toda e qualquer cirurgia comporta riscos apenas há as que mais riscos comportam em relação a outras e por isso são consideradas mais seguras. (e não, não sou profissional de saúde... Esta é apenas a minha opinião.)
Isa.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta abr 02, 2008 10:46 am

hamsterazul Escreveu:Como é q de um tópico sobre gatos se passa para crianças índigo??
Simples; pelas mentes “iluminadas” como se comprova na citação abaixo :wink: :lol:
aniloraczinha Escreveu: talvez hajam indigos que se desconhecem.
hamsterazul Escreveu: Não sou veterinário, mas sou profissional de saúde,
E?
Aliás, na net cada um é o que quer. Lá está a sua deixa... que já agora remeto-lha :arrow: "presunção e água benta, cada um toma a que quer" e outra em exclusivo para si "faz o que eu digo e não o que eu faço"
Mais um déjà vu para a colecção e sem aspas :wink: :lol:
hamsterazul Escreveu:e como tal parece-me óbvio que entre uma pequena cirurgia, que é a da laqueação de trompas e uma cesariana de "bebés" de fim de termo, a última comporta muito mais riscos.
Se é da Área da saúde (a net tem muitos "XôDôtores":lol:) cada risco está dependente das circunstâncias do que refere a saúde do paciente. Logo... nem um nem o outro faz mais ou menos afronta, em riscos, que qualquer um deles!
E, já agora, quem falou em laqueação de trompas? :roll: :twisted: :lol:
Realmente anda a "iluminar-se" em demasia, anda, que até já vê coisas que não foram escritas :lol:
Veja lá é se com tanta "iluminação/luz", não leva multa por "poluição eléctrica"?! :wink:
hamsterazul Escreveu: quem sou eu...
Mais um "iluminado da net que, se inscreveu como sendo "profissional de saúde" :lol:
hamsterazul Escreveu: Desculpem os restantes, mas há posts que nos fazem inscrever num fórum como este só pra lhes dar resposta.
Pois... desses há por cá imensos...especialmente "empíricos..." do chegou e disse, tirou o chapéu e foi-se" :twisted: :lol: E não é “pra” o que, para um “profissional de saúde” :lol: , uma escrita com erros destes, pode ser grave ao estar a servir de “modelo”...! :lol:
hamsterazul Escreveu:Quanto ao autor original do post, sobre quem alguns se apressaram a fazer juízos de valor, sobre se teria ou não condições de ficar com as crias, espero que tudo tenha corrido pelo melhor e que todos os animais estejam bem.
À bien tôt.
Ainda pensei que se ía oferecer para ficar com as crias, em vez dos autores de posts como este "criadeiros" terem que fazer novos registos nos foruns, com nicks diferentes, para depois, sem que se saiba quem é quem... porem os gatitos para adopção e a terem que os "despachar" a quem quer que seja, via net.
Afinal, a pretensão ficou-se a meio do desejável e esperado :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
hamsterazul
Membro

quarta abr 02, 2008 2:48 pm

Apesar de ter deixado claro no segundo post que tarde percebi que esta "disputa" tinha raízes para além deste post, como o repto me foi dirigido especificamente, não posso deixar de replicar.
Como diria Jack o Estripador "Vamos por partes":

Quanto à cirurgia no final da gestação
http://www.esteriliza-me.org/perguntas_respostas

Para quem não tiver pachorra para procurar:
"Há contudo que ter em conta que existem determinadas alturas em que os riscos são maiores para a esterilização de uma fêmea como, por exemplo, quando a fêmea se encontra com o cio ou está muito próximo de dar à luz. Se possível, deverá evitar-se a esterilização nestas alturas. É recomendável aguardar-se pelo menos 3 semanas depois do último cio e 2 a 3 semanas depois do desmame."

Cara Leo, terei todo o gosto em lhe facultar o número da minha cédula profissional por PM, mas não é isso que está em causa. Não tentei de todo passar-me por veterinário, isso sim seria grave.
Trabalhei no IPOFGLx e vi salpingectomias, histerectomias, ooforectomias e afins ao vivo e a cores. Pesem as diferenças entre anatomia e fisiologia animal e humana, muitos princípios se mantêm os mesmos, e no que ao risco cirurgico concerne há uma grande diferença entre uma intervenção com anestesia local e uma com anestesia geral.
De facto, e assumindo mais uma vez que não sou veterinario, presumi que a forma electiva de esterilização nas gatas fosse a laqueação, pelos seus obvios menores riscos cirurgicos e por nao implicar castração.
Pelas respostas ainda considerei a hipótese de pura e simplesmente não se realizar laqueação de trompas em felinos.
Não é esse o caso, apenas, pela informação que consegui encontrar, não é comum fazer-se em Portugal, onde a chapa zero parece ser a histerectomia com anexectomia bilateral (nao sei se a terminologia veterinaria é a mesma)

Mas aqui vai o link de um sitio veterinário para que não me acusem de falta de referências:
http://www.vetpermutadora.pt/gatos_cuid ... rodutivos5

Do que li concluo que tudo depende do que se pretende. A laqueação será necessariamente uma intervenção menos dispendiosa , com menos riscos, recuperação mais rapida,etc. Por outro lado lado o animal manterá as mesmas características comportamentais (cio, marcação, padrões de actividade) mas também não sofrerá consequências da privação hormonal, nomeadamente a nível do metabolismo .
Claro que todos concordamos que a sobrepopulaçao animal é um facto e um problema, mas acho curioso que se fale tanto nos "rafeiros", que quase se insulte alguém que acolheu uma gata prenhe e que está disposto a ficar com os filhotes, mas quem tem 6-7 gatas em casa mais um macho inteiro, a produzir uma ou duas ninhadas por ano de gatinhos que vende a mais de 500€ seja apenas um "amante de animais" com direito a prémios e destaque na imprensa do género.
Uns devem seguir o mantra da castração e outros não?

Como é que se chega a um número de quase 900 novos animais registados num unico ano, numa unica raça?(fora os não registados)Porque nao se limitam também os números de criadores e de ninhadas/ano, por lei? Não seria tão ou mais interessante? Mas aí mexe-se com outros intere$$e$.
Dever-se-ia falar sobretudo aqui de responsabilidade.
De decisões informadas e meditadas.
A começar na primeira de todas - ter ou não um animal de estimação.

Não se ouviu, de facto, novamente o principal interessado (e criador deste post), mas nas suas sintéticas intervenções pareceu demonstrar interesse genuíno pelo bem estar dos animais, e até prova em contrario não vejo razão para autos de fé.
Concedo que para si, e do alto dos seus 13.000 e tal posts, seja apenas mais um caso de "history repeating", mas ainda assim, as pessoas tendem a agir conforme o que se espera delas. Mostre um pouco mais de fé e não se considere o ultimo bastião da bondade para com os animais.

E para acabar (provocar?) porque a bondade não deve de facto ostentar-se e não tenho nada a provar a ninguém, se achasse que reunia as condições para acolher convenientemente a ninhada, teria todo o gosto em faze-lo e teria já contactado de forma privada quem colocou o post. Agir de outro modo seria irresponsável e desnecessário.
Não sinto necessidade de escovar o ego e alardear em hasta pública o que já doei, os sacos de ração que já entreguei (mas se quiser tb lhe posso enviar as copias do irs), etc.
Deixo o erguer de altares em causa própria para egos mais frágeis. :wink:

PS- era a ultima pessoa de quem esperava o reparo, mas pronto(s), concedo que no ambiente informal dos foruns e afins, substituo frequentemente o "que" por "q", "mesmo" por "mmo" "para" por "p" ou "pra" e outros "pecadillos" afins.
Numa lógica absurda, abomino contudo os "x" "w"e "h" descabidos (vulgo pitês), go figure... :)
loucapaixao
Membro Veterano
Registado: domingo mar 09, 2008 7:41 pm

quarta abr 02, 2008 2:54 pm

hamsterazul Escreveu:Apesar de ter deixado claro no segundo post que tarde percebi que esta "disputa" tinha raízes para além deste post, como o repto me foi dirigido especificamente, não posso deixar de replicar.

"Há contudo que ter em conta que existem determinadas alturas em que os riscos são maiores para a esterilização de uma fêmea como, por exemplo, quando a fêmea se encontra com o cio ou está muito próximo de dar à luz. Se possível, deverá evitar-se a esterilização nestas alturas. É recomendável aguardar-se pelo menos 3 semanas depois do último cio e 2 a 3 semanas depois do desmame."

Cara Leo, terei todo o gosto em lhe facultar o número da minha cédula profissional por PM, mas não é isso que está em causa. Não tentei de todo passar-me por veterinário, isso sim seria grave.
Trabalhei no IPOFGLx e vi salpingectomias, histerectomias, ooforectomias e afins ao vivo e a cores. Pesem as diferenças entre anatomia e fisiologia animal e humana, muitos princípios se mantêm os mesmos, e no que ao risco cirurgico concerne há uma grande diferença entre uma intervenção com anestesia local e uma com anestesia geral.
De facto, e assumindo mais uma vez que não sou veterinario, presumi que a forma electiva de esterilização nas gatas fosse a laqueação, pelos seus obvios menores riscos cirurgicos e por nao implicar castração.
Pelas respostas ainda considerei a hipótese de pura e simplesmente não se realizar laqueação de trompas em felinos.
Não é esse o caso, apenas, pela informação que consegui encontrar, não é comum fazer-se em Portugal, onde a chapa zero parece ser a histerectomia com anexectomia bilateral (nao sei se a terminologia veterinaria é a mesma)

Mas aqui vai o link de um sitio veterinário para que não me acusem de falta de referências:
http://www.vetpermutadora.pt/gatos_cuid ... rodutivos5

Do que li concluo que tudo depende do que se pretende. A laqueação será necessariamente uma intervenção menos dispendiosa , com menos riscos, recuperação mais rapida,etc. Por outro lado lado o animal manterá as mesmas características comportamentais (cio, marcação, padrões de actividade) mas também não sofrerá consequências da privação hormonal, nomeadamente a nível do metabolismo .
Claro que todos concordamos que a sobrepopulaçao animal é um facto e um problema, mas acho curioso que se fale tanto nos "rafeiros", que

PS- era a ultima pessoa de quem esperava o reparo, mas pronto(s), concedo que no ambiente informal dos foruns e afins, substituo frequentemente o "que" por "q", "mesmo" por "mmo" "para" por "p" ou "pra" e outros "pecadillos" afins.
Numa lógica absurda, abomino contudo os "x" "w"e "h" descabidos (vulgo pitês), go figure... :)

deixa la ela entra em conflitos com todos :)
todos os caes merecem o ceu ...
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta abr 02, 2008 3:25 pm

hamsterazul

Vamos lá a ver se nos entendemos.

Um macho tende a matar as crias das gatas que não foi ele que cobriu.
Isto porque assim a fêmea entra logo em cio e ele pode satisfazer o seu apetite.
Pode não acontecer com este gato mas é o comportamento normal.
POrtanto, caso estes gatinhos nasçam, quem postou este assunto, pode, quase imediatamente, ver-se envolvido numa nova gravidez.

Depois num mundo ideal, realmente costuma esperar-se que as gatas não estejam com cio nem grávidas na altura da esterilização.
Mas nos não vivemos num mundo real e fique a saber que felizmente muita gente apanha gatas de rua cheias e as esteriliza mesmo em cima do parto para não andarem mais animais a sofrer.
Pode concordar com isso ou não.
Pessoalmente tambem me custa mas faz-me muito mais confusão os gatinhos nascerem para morrer porque ninguem os quer e enquanto isso não acontece passarem fome, frio, doenças e maus tratos dos humanos.

Se falar com qualquer vet e perguntar se esteriliza gatas nessas condições duvido que lhe digam que não.
Obviamente que não sendo o procedimento normal e desejavel, não vai aparecer na net.

Quanto á laqueação das trompas não tenho a certeza mas, como apenas uma vez, apanhei uma gata nessas circunstâncias não me parece que seja muito habitual por cá.
Porque o animal continua a ter cio, e no caso das gatas isso fá-las urinar fora do sitio, tentar fugir de casa e ter aqueles miados horriveis.
Não evita Piometras, nem cancro mamarios, do utero ou dos ovários porque continuam lá as hormonas.

Esta sua observação não percebi

---
Claro que todos concordamos que a sobrepopulaçao animal é um facto e um problema, mas acho curioso que se fale tanto nos "rafeiros", que quase se insulte alguém que acolheu uma gata prenhe e que está disposto a ficar com os filhotes, mas quem tem 6-7 gatas em casa mais um macho inteiro, a produzir uma ou duas ninhadas por ano de gatinhos que vende a mais de 500€ seja apenas um "amante de animais" com direito a prémios e destaque na imprensa do género.

----
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 3:27 pm

hamsterazul Escreveu: Apesar de ter deixado claro no segundo post que tarde percebi que esta "disputa" tinha raízes para além deste post, como o repto me foi dirigido especificamente, não posso deixar de replicar.

Diz bem; "cara Leo" já que o meu "preço/hora" é demasiado valioso para disperdícios...!
No entanto, não deixo de sublinhar que só fala assim quem não sabe a diferença entre criadores e "criadeiros"
hamsterazul Escreveu: Claro que todos concordamos que a sobrepopulaçao animal é um facto e um problema, mas acho curioso que se fale tanto nos "rafeiros", que quase se insulte alguém que acolheu uma gata prenhe e que está disposto a ficar com os filhotes, mas quem tem 6-7 gatas em casa mais um macho inteiro, a produzir uma ou duas ninhadas por ano de gatinhos que vende a mais de 500€ seja apenas um "amante de animais" com direito a prémios e destaque na imprensa do género.

Como é que se chega a um número de quase 900 novos animais registados num unico ano, numa unica raça?(fora os não registados)Porque nao se limitam também os números de criadores e de ninhadas/ano, por lei? Não seria tão ou mais interessante? Mas aí mexe-se com outros intere$$e$.
hamsterazul Escreveu: Cara Leo, terei todo o gosto em lhe facultar o número da minha cédula profissional por PM, mas não é isso que está em causa. Não tentei de todo passar-me por veterinário, isso sim seria grave.
Ainda se fosse um quadro, agradecia, já que necessito de um para um local muito peculiar... :D
hamsterazul Escreveu:Trabalhei no IPOFGLx e vi salpingectomias, histerectomias, ooforectomias e afins ao vivo e a cores. Pesem as diferenças entre anatomia e fisiologia animal e humana, muitos princípios se mantêm os mesmos, e no que ao risco cirurgico concerne há uma grande diferença entre uma intervenção com anestesia local e uma com anestesia geral.
Não é esse o caso, apenas, pela informação que consegui encontrar, não é comum fazer-se em Portugal, onde a chapa zero parece ser a
Não fosse o facto pesar que nas fêmeas da espécie felina haver uma maior propensão a tumores mamários, ováricos e uterinos o que é de salientar em toda a sua "sabedoria"...?!
hamsterazul Escreveu: histerectomia com anexectomia bilateral (nao sei se a terminologia veterinaria é a mesma)
Não sabe? Então não encontrou no Google, desta vez? :wink:
hamsterazul Escreveu: Não se ouviu, de facto, novamente o principal interessado (e criador deste post), mas nas suas sintéticas intervenções pareceu demonstrar interesse genuíno pelo bem estar dos animais, e até prova em contrario não vejo razão para autos de fé.
Tenha em atenção com a queda que pode dar do alto da sua "ingenuidade" a este respeito...!
hamsterazul Escreveu: Concedo que para si, e do alto dos seus 13.000 e tal posts, seja apenas mais um caso de "history repeating"
Sempre lhe fazem alguma afronta, não fazem? Ora diga lá a verdade? :D
hamsterazul Escreveu: mas ainda assim, as pessoas tendem a agir conforme o que se espera delas. Mostre um pouco mais de fé e não se considere o ultimo bastião da bondade para com os animais.
Eu sou uma agulha bem fininha num vasto palheiro, felizmente, que as há bem mais grossas! Pretensões, nunca as tive felizmente, ao contrário de quem se usa da net e de citações famosas das assinaturas de outros... mas que se rege pelo “faz o que eu digo e não o que eu faço”
hamsterazul Escreveu:E para acabar (provocar?) porque a bondade não deve de facto ostentar-se e não tenho nada a provar a ninguém
Não sinto necessidade de escovar o ego e alardear em hasta pública o que já doei, os sacos de ração que já entreguei (mas se quiser tb lhe posso enviar as copias do irs), etc.
Deixo o erguer de altares em causa própria para egos mais frágeis. :wink:
Neste caso o seu :lol: e não diz nada a "bolota com a perdigota"; e mais uma vez, a sua ostentação :D
E esta, hein? :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
hamsterazul
Membro

quarta abr 02, 2008 7:02 pm

Parece-me que o interesse aqui não é (pelo menos para alguns) debater seja o que for, mas apenas procurar a polémica e a insinuação gratuita, passe o pleonasmo- gratuitamente.

Mas já que se quer arrastar a discussão para o pueril, seja:

Disse "disperdícios...! " ??? Disse... Ah pois disse... :D

Disse "o meu "preço/hora" é demasiado valioso ??? Hrummm, bem, enfim... Não quero saber, a sério que não (não deixa de ser notavel para quem em 72 ja tinha 18...) 8)

E são os "criadores" ou os "criadeiros" quem advoga a castração em fim de termo? Não percebi... Atrapalhou-se com as citações, vá lá, não vale a pena ficar nervosa.
Se bem que esta sofreguidão "posteira" e busca incessante de conflito, começo-me a indagar sobre se não será em si um sintoma...

Ora em relação às estatisticas da mortalidade, morbilidade e prevalência dos tumores tumores mamários, ováricos e uterinos nas gatas, nas suas proprias palavras:"o que é de salientar em toda a sua "sabedoria"...?!

Foi mais uma resposta elucidativa ao nivel do que nos tem habituado. Quem é que falava dos empiristas?? Ah e por favor, se resolver emendar a mão, não se auto-cite...

"Não sabe? Então não encontrou no Google, desta vez? "

(e esqueceu-se da Wikipédia!)Pois eu penso que sei, mas depois li no seu veterinês "ovarectomia"
e confesso que fiquei na dúvida... Sempre sao 13.000 posts, quase uma "Encyclopædia Britannica" de puro e fundamentado conhecimento ( e uma ocasional quezilia sobre questões essenciais, claro :) )

"Sempre lhe fazem alguma afronta, não fazem? Ora diga lá a verdade? "

Não diria propriamente afronta... Diria mais.. Apreensão...
Além de que, alguém com um preço/hora tão valioso a desperdiçar tempo da sua vida neste forum, quando podia estar a "engrossar a agulha"...

"Pretensões, nunca as tive felizmente, ao contrário de quem se usa da net e de citações famosas das assinaturas de outros"

???
Bem, então devo informá-la de que alguem se apoderou dos seus dados de conta para postar esporadicamente por si.
Quando disse citações famosas, era outra vez na reinação, não era?

"mas que se rege pelo “faz o que eu digo e não o que eu faço” "
Mil perdões!!! Quer dizer então que a ninhada de gatinhos já está em sua casa, não é?!
Mas se era uma tentativa de insinuação sobre a minha pessoa, pedia-lhe já agora que me dissesse 6 numeros aleatorios de 1 a 49, pois uma vez que não me conhece de todo, nem de nenhuma parte, só pode ter poderes divinatórios (já sei, é a tal historia dos índigo, não é? Por falar em coisas bem fundamentadas...).

Acha aquilo ostentação?
Não, ostentação era dizer valores. Ostentação era por exemplo sentir necessidade de por contas de doações privadas em foruns publicos, era por exemplo dizer eu dei tanto para a operação do gatinho x e tanto para o y, e deitei-me as duas da manhã pq estava muito ralada com ele (até o podia ter posto numa divisao isolada da minha casa, mas quer dizer...) e colher a coroa de louros quando OUTRA pessoa efectivamente acolhe o gato. Precisa assim tanto da aprovação dos outros? Não lhe chega a satisfação de fazer e saber que fez?

Mas depois...
Depois existem vilões, não há outro nome para eles, que já tendo um animal, acolhem outro (mesmo estando prenhe), que recorrem a ajuda externa para tentar saber que precauções e providencias tomar, que nem lhes passa pela cabeça operar o bicho e matar a prole a pensar no interesse dos proprios bichos (não se ouviu para aí nenhum- ah! gostava tanto de ter gatinhos! depois logo vejo a quem os dar, ou algo que o valha - aquela coisa chata da presunção da inocência que vem na constituição...) Com essa gente é que é preciso acabar e já!!
Bandidos!

Agora a sério.
Quanto a questão dos criadores, que calculei que fosse tema sensível, ou se é coerente ou não.
Faz-me lembrar há uns anos qdo se começou a falar do excesso de populaçao mundial(humana) mas que as propostas de medidas de controlo de natalidade eram todas dirigidas ao 3º mundo... LOL!
Há excesso de população, mas os pobrezinhos (que até consomem menos recursos terrestres que nós) que deixem de procriar, para nós que venham os incentivos à natalidade até já não haver gota de agua potável ou metro quadrado de terra arável por explorar.
Não tenho nada contra criadores, per si, mas quando se assume que há um problema de sobrepopulação de animais domésticos, estes não podem continuar a assobiar para o ar como se não tivessem nada a ver com isso, pois sabemos muito bem que os bobbys e tarecos das nossas ruas são netos e trisnetos de muito gato "bem nascido".
Todos têm declarações de princípios muito bonitas e só vendem a quem comprove poder cuidar do animal. Mas todos cultivam o interesse em aperfeiçoar e aprimorar a raça e para isso é preciso procriar, comprar novos gatos. Uns dao bons resultados outros nem tanto...
Um criador médio consegue atingir facilmente a marca de 18-20 (perspectica até bastante conservadora)gatinhos/ano. Quantos criadores temos por raça? Quantas raças temos representadas? Todos conseguem sempre colocações idóneas para todos os seus gatinhos, ano após ano, após ano? (sim, porque não se compra um gato novo propriamente todos os anos )É que estamos a falar de muitos gatos.
Mas vamos partir do princípio que sim, e que o criadeiros também são uma raridade, e que mais raro ainda é vermos gatos "arraçados" disto e daquilo por todo o lado. Mesmo acreditando nisso, não seria muito mais fácil de encontrar lares para todos os animais abandonados ou em gatis e canis publicos se a oferta dos criadores fosse diminuida e a sua actividade melhor regulada e controlada?
O problema está, independentemente dos princípios éticos, no facto de a coisa dar dinheiro e funcionar por modas. Já houve a moda dos siameses, dos persas (que se vendiam a preços altissimos e agora até se vendem ao desbarato no ocasião) agora os ragdolls e os exóticos ocupam o topo (e nao deixa de ser tentadora a idéia de vender uma ninhada a mais do dobro de um ordenado minimo cada).
Não tenho obviamente soluções faceis na manga, porque se as existissem o problema há muito estava resolvido. Apenas gostava de lançar achas e que outras pessoas partilhassem os seus pontos de vista, se possível de forma civilizada.

À Lagutrop, a quem agradeço desde já o tempo que dispendeu a responder-me e o modo adulto como o fez:
Percebo e aceito perfeitamente o seu ponto de vista.
Trata-se, como em qualquer decisão ética, de escolher sempre o "mal menor".
Apenas elaborei porque quando alguém posts atrás referiu que era de facto mais perigoso fazer a intervenção nessa altura foi literalmente gozada e desafiada em tom jocoso a mostrar evidências sobre isso (para além de todo um atropelo de insinuações a nível pessoal a despropósito). Só quis demonstrar que de facto existem riscos acrescidos e que se possível e se houver essa possibilidade, deve ser evitada.

Achismos à parte e especulações sobre a pessoa que colocou o post inicial (ainda se lembram dele?). Tudo o que sabemos de facto é que alguém recolheu uma gata prenhe, que se dirigiu a vós em busca de conselhos e ajuda, e que entre outros pontos até põe a hipótese de eles (adultos) terem de ficar separados, isto logo no seu post inicial.
Apesar do modo como a coisa descarrilou voltou a demosntrar a vontade em esterilizar a gata após o parto e pediu mais conselhos.
Os diálogos de surdos que se seguiram (mea culpa aqui também) muito pouco tiveram a ver com isto.
Eu se estivesse perante a dúvida moral de ficar com todos os gatinhos ou não, perante todo este pé de vento, não sei sentiria apoiado e reforçado na minha decisão, mas isto sou eu.
Quanto à questão das patologias evitáveis, desconhecia que de facto fossem assim tão comuns e agradeço a chamada de atenção para essa problemática. Não encontrei números concretos, se alguém os tiver e quiser disponibilizar agradeço. Para algumas pessoas as questões comportamentais podem ser o mais importante, para outras nem tanto, dependendo de onde e em que condições têm os gatos . Penso que de facto a esterilização/castração é importante a ter em conta, mas não sei se os supostos beneficios não são ligeiramente empolados (em relação ao risco relativo das patologias citadas) para ajudar à "causa".
Eu, por exemplo tenho apenas um gato. Existe a possibilidade de ele nunca vir a marcar territorio, ou de se o vier a fazer não constituir uma problema de maior. Não tem contacto com outros gatos. Se as possiveis patologias a que o estarei hipoteticamente a poupar não forem assim tão frequentes qto isso, pondero seriamente a hipótese de o castrar ou não, apesar de procriar não me passar minimamente pela idéia.
Será uma questão de pesar os prós e os contras quando a situação surgir, se surgir. Apreciei o facto de a minha veterinaria não ter nenhuma posição dogmática sobre o assunto, apenas se tendo limitado a explicar o que poderia esperar nas duas situações.
Os exemplos particulares valem o que valem, mas um dos meus melhores amigos teve 16 anos um gato inteiro num apartamento com metade da area da minha casa e nunca teve problemas de maior. Preferiu umas lavadelas mais frequentes do cesto de vime da roupa do que a castração.

Em relação à questão dos criadores, não tenho ainda uma opinião completamente formada sobre o assunto, e admito que pontos do que referi acima sejam injustos para muita gente. Contudo cada vez vejo mais animais abandonados e sinceramente acho que o problema não passa só pelos gatos vadios que procriam entre si.

O post já vai (demasiado) longo, mas só queria saber mais uma coisa:

E esses gatinhos, como estão?
Deckard
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 9:06 pm

quarta abr 02, 2008 8:56 pm

Eu estou perplexa, com o que se gerou neste post, mas como percebi que estas discussões não estavam relacionadas com o que perguntei e como não tenho que justificar os meus actos a nínguem, não me insurgi...

Os gatinhos ainda não nasceram, pelo que a veterinária disse, a gata, a Trincas está grávida de 2 meses. Deverá ser para breve... :D
O Tico infelizmente, vai ser castrado amanhã... foi do mal o menor, já que quero ficar com o casal, e não quero que haja mais ninhadas, pq sei que é dificil arranjar "donos" para todos, decidi pela operação de menor impacto...a do Ticão... :? Também evito outra gravidez e eventualmente o Tico poderá ter uma atitude mais pacifica com as futuras crias...

Tenho receio que a Trincas não se sinta à vontade de ter o macho por perto na altura do parto, e pelo que me parece ela ainda não escolheu o local... já lhe arranjei lugar no roupeiro, já lhe arranjei uma caixa mas quem dorme lá agora é o Tico :lol: , fiz camas em lugares mais escondidos, mas não sei onde ela quer ficar... acho que estou mais ansiosa que ela! 8)

Vai correr tudo bem, eu vou estar perto deles... ;)

MAis uma vez obrigado pelo esclarecimento da minha dúvida, o melhor será mesmo separa-los e depois qd as crias nascerem eu vejo qual será a reacção do Ticão ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 8:59 pm

Deckard Escreveu: qd as crias nascerem eu vejo qual será a reacção do Ticão ;)
CUIDADO mas mesmo muito!!! Já que os machos, a maioria, tendem a matar as crias para que a gata tenha um novo cio!!!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 9:07 pm

hamsterazul Escreveu: Parece-me que o interesse aqui não é (pelo menos para alguns) debater seja o que for, mas apenas procurar a polémica e a insinuação gratuita, passe o pleonasmo- gratuitamente.
O seu não é, com toda a certeza. Veja só que até se inscreveu só para o bate boca :lol:
hamsterazul Escreveu:Mas já que se quer arrastar a discussão para o pueril, seja:

Disse "disperdícios...! " ??? Disse... Ah pois disse... :D
Pois disse, "mea culpa" mas sei que é desperdício :lol: :P e? Pelo menos eu não venho falar dos meus estatutos, atributos, etc...ao contrário de si já para que não sirvam de "modelo" para ninguém ao contrário de quem vem a um forum público alardoar que é um/a "XõTôr/a" a serviço da saúde :twisted: :lol:

Mas, francamente, para quem se diz ser da Área da Saúde, demonstra uma imensidão de tempo livre a mais, ao ponto de andar em fóruns a escrever autênticos testamentos... :lol: o que me leva em crer que deve estar encostado/a à "box" o que, não é nada bom sinal e então, vale-se de dar palestras sobre a "psicologia da batata"; o caso desta :twisted:
hamsterazul Escreveu:E são os "criadores" ou os "criadeiros" quem advoga a castração em fim de termo? Não percebi... Atrapalhou-se com as citações, vá lá, não vale a pena ficar nervosa.
Se bem que esta sofreguidão "posteira" e busca incessante de conflito, começo-me a indagar sobre se não será em si um sintoma...
Pelo que se nota, toda a atrapalhação é só sua já que nem as citações sabe fazer. Fez uma completa salada russa mas isso já deve ser uma vertente sua na "sua psicologia da batata"
hamsterazul Escreveu:Quando disse citações famosas, era outra vez na reinação, não era?
Não, não era, sério! Já que considero K Brunswick, um escritor, sociólogo e psicólogo com capacidades notáveis, no seu tempo, obviamente!

hamsterazul Escreveu:"mas que se rege pelo “faz o que eu digo e não o que eu faço” "
Mil perdões!!! Quer dizer então que a ninhada de gatinhos já está em sua casa, não é?!
Mas se era uma tentativa de insinuação sobre a minha pessoa, pedia-lhe já agora que me dissesse 6 numeros aleatorios de 1 a 49, pois uma vez que não me conhece de todo, nem de nenhuma parte, só pode ter poderes divinatórios (já sei, é a tal historia dos índigo, não é? Por falar em coisas bem fundamentadas...).
Responder a uma questão com outra questão não é de todo sinal de conhecimento e alguma sabedoria, para não dizer pior...!
hamsterazul Escreveu:Acha aquilo ostentação?
Não, ostentação era dizer valores. Ostentação era por exemplo sentir necessidade de por contas de doações privadas em foruns publicos, era por exemplo dizer eu dei tanto para a operação do gatinho x e tanto para o y, e deitei-me as duas da manhã pq estava muito ralada com ele (até o podia ter posto numa divisao isolada da minha casa, mas quer dizer...) e colher a coroa de louros quando OUTRA pessoa efectivamente acolhe o gato. Precisa assim tanto da aprovação dos outros? Não lhe chega a satisfação de fazer e saber que fez?
Com a sua salada Russa, não se consegue perceber, ou pelo menos eu; olhe faça de conta que sou loira burra e troque isto por miúdos para ficar-mos TODOs a saber aonde quer chegar já que não me revejo neste "seu parlápiê” da sua “psicologia da batata"?! Qual OUTRA pessoa e qual gato se refere?
Pelo que denoto, não sabe mesmo nada de mim mas, isso, para a “je”, é um mal menor já que eu não vim esbracejar para um forum público sobre a minha profissão e ou estatuto, ao contrário de si...e nem NUNCA o farei já que é um sinal de pura “pobreza de espírito”! :D

hamsterazul Escreveu: Quanto a questão dos criadores, que calculei que fosse tema sensível, ou se é coerente ou não.
Faz-me lembrar há uns anos qdo se começou a falar do excesso de populaçao mundial(humana) mas que as propostas de medidas de controlo de natalidade eram todas dirigidas ao 3º mundo... LOL!
Há excesso de população, mas os pobrezinhos (que até consomem menos recursos terrestres que nós) que deixem de procriar, para nós que venham os incentivos à natalidade até já não haver gota de agua potável ou metro quadrado de terra arável por explorar.
Sabe? Acho que faz parte de alguns "psicólogos da bata" não conseguirem diferenciar humanos de animais irracionais e este é precisamente o seu caso! Vai para aí uma grande confusão nessa cabecinha pensadora...!
hamsterazul Escreveu:Não tenho nada contra criadores, per si, mas quando se assume que há um problema de sobrepopulação de animais domésticos, estes não podem continuar a assobiar para o ar como se não tivessem nada a ver com isso, pois sabemos muito bem que os bobbys e tarecos das nossas ruas são netos e trisnetos de muito gato "bem nascido".

Todos têm declarações de princípios muito bonitas e só vendem a quem comprove poder cuidar do animal. Mas todos cultivam o interesse em aperfeiçoar e aprimorar a raça e para isso é preciso procriar, comprar novos gatos. Uns dao bons resultados outros nem tanto...
Um criador médio consegue atingir facilmente a marca de 18-20 (perspectica até bastante conservadora)gatinhos/ano. Quantos criadores temos por raça? Quantas raças temos representadas? Todos conseguem sempre colocações idóneas para todos os seus gatinhos, ano após ano, após ano? (sim, porque não se compra um gato novo propriamente todos os anos )É que estamos a falar de muitos gatos.
Leia os foruns, leia bem sobre o que é ser-se criador, com que intuito, e o que é um "criadeiro" e então depois venha cá ensinar alguma coisa que não se saiba! Aproveite e leia, também, diariamente os fóruns de adopção!!!

hamsterazul Escreveu:Mas vamos partir do princípio que sim, e que o criadeiros também são uma raridade,
Raridade? Buhh :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Quanto ao resto do seu "testamento", sinceramente já não tenho mais pachorra para estar a ler e responder! :P :lol: :lol: :lol: :lol:
Ainda se eu tivesse algo a aprender durante a leitura, tudo bem mas, afinal... é mesmo só "psicologia da batata" :lol: :lol: :lol:

Vá lá...apesar das divergências...dou-lhe os meus sinceros parabéns pelo atributo Jornalístico; com alguns erros ortográficos à mistura mas, deixe-me que lhe diga que deve estar na Área errada, a avaliar a sua “queda testamental” ... :twisted:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”