Eutanásia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

quinta abr 10, 2008 8:45 pm

Pois, eu tinha essa dúvida, porque um dia mais tarde gostava de saber onde tinha ficado o meu animal... e não o enterrar num sitio qualquer :(
Quando era mais pequena fui enterrar uns piriquitos que tinha a um terreno do meu avô (que ele já não tem).

Começei a pensar nisso (embora a kiara ainda não tenha 2 anos) porque no outro dia estava no supermercado na secção das rações e uma senhora veio ter comigo a perguntar se determinada ração era boa ou não, depois contou-me que alimentava gatos de rua mas que não queria ter mais nenhum animal.
Então, o gato dela tinha morrido com 18 anos, e ela tinha-o guardado no congelador, pois estava à espera que o marido saisse do hospital para poder ir a uma casa que tinham noutra zona e enterrar o gato, disse-me que não o podia colocar no lixo (pois foram 18 anos) :(
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

quinta abr 10, 2008 9:17 pm

Compreende-se! Colocar um animal que partilhou tanto connosco no lixo é no mínimo difícil! Isto se alguém o conseguir fazer...
Isa.
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça abr 15, 2008 11:30 pm

Por acaso tenho a sorte de ter um cantinho destinado a todos os animais que passaram por mim.
Só em duas ocasiões em que me vi sem alternativa.

Uma foi em 1992, na altura tinha uma gatinha a Carocha, que faleceu devido a uma desidratação muito grave.
Estávamos de férias no Algarve quando ela adoeceu, talvez devido à loooonga viagem que na altura era ir de Lisboa ao Algarve. Não havia ar condicionado, não havia auto-estradas e uma simples viagem que se faz hoje em 2 horas, fazia-se num dia inteiro, pelo menos era o que me parecia ser.
Ainda foi vista por um vet, mas acabou por falecer. Não queríamos deitá-la no lixo, nem mesmo a minha mãe teve coragem e como não dava jeito fazer o caminho de regresso tão cedo. O que fizemos:
Nas traseiras do nosso prédio havia uma moradia abandonada, e é isso que estão a imaginar... Durante a madrugada, saímos de casa, pulámos o muro (invadimos a propriedade :oops: ) e enterrámos lá a nossa Carocha. Custou-nos imenso na mesma, mas não tanto se a tivéssemos deitado no lixo. Ainda hoje olhamos para a casa abandonada e lembramo-nos sempre da nossa Carocha, ainda jaz naquele terreno que permanece do mesmo jeito, abandonado.

A outra ocasião, foi no ano passado. Um triste episódio de alguém tão imbecil e anormal, ter envenenado 4 cães dos meus pais. Uma ainda sobreviveu, apesar de ter retirado parte do intestino, os outros 3 faleceram.
Tivemos de chamar a GNR e estes não permitiram que enterrássemos como costumamos fazer, no tal cantinho memorial.
Alegaram que uma vez que tinham sido envenenados, poderiam contaminar o solo. Teríamos de contactar a câmara para proceder a cremação. Mas foi horrível vê-los a serem colocados em sacos negros e serem atirados para dentro da carrinha.
Enfim...

Partilho convosco a campa da minha doce Twiguy, num lugar bonito, onde bate todas as tardes o sol, o sol que ela tanto gostava..

http://img249.imageshack.us/img249/9455/twiguyjx2.jpg
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta abr 16, 2008 1:26 am

Twiguy Escreveu:Partilho convosco a campa da minha doce Twiguy, num lugar bonito, onde bate todas as tardes o sol, o sol que ela tanto gostava..

É um bonito lugar, uma homenagem linda...
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

quarta abr 16, 2008 9:53 am

Faço minhas as palavras da MiausRafa: uma homenagem muito bonita. Muito tocante, também!
Isa.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta abr 16, 2008 2:56 pm

Twiguy Escreveu:Partilho convosco a campa da minha doce Twiguy, num lugar bonito, onde bate todas as tardes o sol, o sol que ela tanto gostava..

Fiquei sem palavras!! Muito muito bonito...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta abr 16, 2008 3:00 pm

Tal como se costuma dizer: "uma boa imagem, vale por mil palavras" :wink:
Uma homenagem linda e sentida.
A minha Debbie também está rodeada de flores, uma árvore (tipo arbusto bonzai) e estrelícias que estão sempre lindas.

Obrigada, por partilhar a última morada da sua menina, Twiguy.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça abr 22, 2008 3:50 pm

Agradeço os vossos comentários.

Ficou como se estivesse a dormir, deitada na sua caminha e tapada com a mantinha preferida dela.
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

terça abr 22, 2008 6:24 pm

Twiguy, fiquei muito comovido com a homenagem que prestou à sua gata. Local muito bonito e pormenor de bater o sol tal como ela gostava. Uma homenagem linda :)
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

terça abr 22, 2008 6:45 pm

pobre animalzinho... :( .. imagino
desde já uns parabesn pois vc tomou uma atitude mt solidaria, ajudando um gatinho muito ''presico''... avaliando o facto de voce ter aceitado a pagar....

acerca da doença nao sei praticamente nada, ou seja o que sei é de certeza o que toda a gente sabe...

espero que encontre a resposta que necessite.. :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça abr 22, 2008 6:52 pm

imisty Escreveu:Compreende-se! Colocar um animal que partilhou tanto connosco no lixo é no mínimo difícil! Isto se alguém o conseguir fazer...
Aliás, eu nem um passarinho consigo colocar no lixo :| .
tenho para aí uns 20 ou mais, enterrados no meu jardim :| . Eram passarinhos, do exterior na maioria pardais, que as minhas gatas abocanharam e por muito que eu os ajudasse a sobreviverem... acabaram por morrer!
Acho que a morte dum animal, seja ele qual for, deve ser respeitada!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta abr 23, 2008 9:01 pm

Pode parecer ridiculo, aos olhos de alguns, mas quando me morrem peixes, o que acontece com alguma frequência, não os consigo, deitar no lixo ou na sanita, vou enterrá-los nos canteiros do jardim, na rua...para todos os efeitos é um animal...e todos os animais me merecem respeito...
blast
Membro Júnior
Registado: quarta mar 05, 2008 1:14 pm

quinta abr 24, 2008 11:59 pm

Deus dotou-nos de inteligência e de consciência para estas coisas não acontecerem mesmo.... deitar animais no lixo... e não só.... não vou referir especificamente pois não quero ferir susceptibilidades.... mas na realidade, e infelizmente, são cada vez mais aqueles seres humanos não dotados de qualquer consciência ou inteligência que o fazem... que tristeza! Já me morreu um cão nos braços.... foi altamente traumatizante, de tal forma que o meu pai queria aconselhamento psiquiátrico para mim!!! Nunca mais vou esquecer aquele dia e a forma como o animal me abordou, já doente, antes de morrer...Levei-o para a minha cama, ao colo, às 05 da manhã, completamente irreconhecível.... parecia que tinha emagrecido quilos e quilos no espaço de horas... aguentou até ~de manhã, eu, claro, sem dormir nada, pois já sabia o que se estava a passar... levámo-lo ao vet, que nos disse logo e depois de umas análises ao sangue e urina, que ele iria morrer em poucas horas.... preferimos dar-lhe "aquela injecção" que os adormece... Encostou-se logo a mim e, logo de seguida, deu o seu ultimo suspiro... eu já tinha os meus 20 anos, mas não tenho recordação de alguma vez ter ficado tão desolada como desta vez... chorei dias a fio...Esse cãozinho ficou para o veterinário, para autópsia e estudo mais aprofundado da doença (leishmaniose), que depois garantiu-me que iria ter um destino digno de um cão que tinha sido criado toda a vida como se de uma criança se tratasse! Ao meu falecido César, um grande abraço, daqueles apertados!!!
Eu e o meu marido, como não temos terreno, já ponderámos , no caso dos nossos amigos de quatro patas falecerem, em comprarmos uma campa ali no jardim zoológico para eles.... mas ao que parece, é extremamente caro.... portanto prefiro não sofrer por antecipação.... na altura, acharemos a melhor solução.
Em relação aos envenenamentos, como é possível tamanha desumanidade?!!! Não consigo compreender... toda a gente sabe o quanto dolorosa é uma morte por envenenamento.... como é que , mesmo assim, o conseguem fazer? Ainda bem que moro no ultimo andar.... sim, porque até já fizeram uma acta aqui no prédio a proibir-me, a mim e ao meu marido (sim, porque eles já podem!!!) de termos "animais de quatro patas" que possam incomodar os vizinhos que vivem por baixo de nós.... então e já agora, aproveito para perguntar a vossas excelências se conhecem alguma avestruz para adopção!!! :lol: :lol: :lol: :roll:
Saudações felinas, Blast...

P.S.: desculpem o desabafo....
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta abr 25, 2008 12:07 am

blast Escreveu: (...)
Eu e o meu marido, como não temos terreno, já ponderámos , no caso dos nossos amigos de quatro patas falecerem, em comprarmos uma campa ali no jardim zoológico para eles.... mas ao que parece, é extremamente caro....
Era bom que NINGUÉM alguma vez viesse a precisar... mas, falando em preços, só para se ter uma ideia...
dinodane Escreveu:Olá.

Quanto ao cemitério de cães do Zoo, sim está em funcionamento. Existem sempre ossadas a serem levantadas pois a campa é paga todos os anos, quando não há pagamento os ossos são levantados e cremados e o espaço ocupado por outro. Tal como a MiausRafa, também eu coloquei lá o Ajax por não possuir um terreno onde o pudesse enterrar e por não me sentir bem com a ideia de o enviar para o Monsanto.
Antigamente podia-se adquirir uma campa a título vitalício, agora tal já não é possível, embora as campas antigas se mantenham.
Deixo aqui o contacto deste serviço no Zoo para quem o quiser utilizar, bem como preços:

Secretaria do Zoo de Lisboa: 21 7232900
Das 10 às 12.30 e das 14.30 às 17.00
Preços:
Enterro.... Eur. 126.00
Renovação... 89.50
Levantamento (para quem quiser colocar o corpo noutro local) 105.00

Cumprimentos.
:wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sexta abr 25, 2008 7:44 pm

Eu tenho 2 animais enterrados no meu jardim: um cachorrinho e um gatito.

O primeiro morreu de acidente e o segundo não sobreviveu sem mãe.
Para cada um deles abriu-se uma cova e fui ao viveiro onde adquiro as minhas plantas e comprei daquelas roseiras hibridas de cores raras e pus uma em cada sepultura.

Já foi há uns anitos, mas ainda hoje me detenho perante estas a recordar e a admirar tais rosas, não sei bem se pela cor se pelo simbolismo. Acho que ainda me não perdoei a morte deles e o preço da roseira foi a minha primeira penitência.

Com saudade do Cleo e do Pardo. :cry:
Vivendo e aprendendo
Responder

Voltar para “Gatos”