A Zorrinha foi adormecida - Obrigada a todos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

sexta mai 23, 2008 7:30 pm

Cheguei agora do veterinário, depois de dois dias em que não pude aparecer: ontem por ter sido feriado e na quarta por me ter sido impossível.

Já têm o raio-x, que não puderam fazer antes de ela ter os pulmões mais limpos, e as notícias não são boas. Tem algo que parece uma massa tumoral no coração.

Dizem que não está a reagir ao antibiótico como era suposto, apesar de ter melhorado no início. Continua praticamente sem comer.

Fazer-lhe um exame para determinar a natureza dessa massa seria muito arriscado (devido à sua localização), e provavelmente inconclusivo.

Operá-la com 18 anos... para mim está fora de hipótese. Já chega de operações. O veterinário concordou comigo.

Aconselharam-me, dado que ela já está internada há mais de uma semana, a esperar até segunda para ver como reage aos medicamentos, se há alguma alteração.

Vou esperar apenas por descargo de consciência, porque há não tenho esperança, sinceramente.

Ficou-me na memória a forma como ronronou depois de ficar sem me ver dois dias...

Estou de rastos, não sei o que dizer mais.

A não ser... muito, mas muito obrigada por tudo. Eu tenho uma visão um bocado pessimista do ser humano em geral, mas o vosso apoio fez-me ver as coisas de outra forma. Fez-me perceber que afinal há muita gente boa no mundo, e que eu devia estar grata por isso.

Obrigada.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta mai 23, 2008 7:39 pm

não poderão detectar com uma ecografia? o rx que fizeram ao pantufa mostrou que os rins estavam mal, mas a eco deu para detectar o tipo de lesões. que chatice. tanto animal tão doente, incluindo os meus :cry: deve andar por aí um mau astro :o
anjjazul
Butterfly_21
Membro Veterano

sexta mai 23, 2008 8:04 pm

Anja, já fizeram ecografia e foi inconclusiva nesse aspecto. Só depois do antibiótico lhe limpar um pouco os pulmões é que puderam fazer um raio-x (isto segundo o que eu percebi), e realmente está ali qualquer coisa que a medicação não está a conseguir combater.

Qualquer meio que se use para tentar saber o que é será demasiado invasivo, devido à localização da massa. E eu não quero massacrar mais a gata... Não sei se faço bem ou mal, mas acho que já sofreu demais.

Além de tudo, passou mais de uma semana e ela continua quase sem se alimentar...
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta mai 23, 2008 8:10 pm

tb. acho que nessa idade não se deve massacrar mais os animais. sem comer, piora tudo. coitadita :cry:
anjjazul
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

sexta mai 23, 2008 8:16 pm

:cry: Estava com esperança que a velhota melhorasse. Vamos lá ver... Boa sorte :cry:
Mariana
Butterfly_21
Membro Veterano

sábado mai 24, 2008 12:25 pm

É macabro pensar nisto, mas tenho de começar a pensar onde enterrar a Zorrinha se ela morrer. Não tenho espaço, e arrependi-me de ter mandado cremar a Preta. Gostava de poder enterrar a Zorra.
hamsterazul
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 12:44 am

sábado mai 24, 2008 1:31 pm

Seja qual for a sua decisão, penso que terá o apoio de todos os que acompanharam o tópico.
Caso não melhore, terão sido 18 bons anos que lhe proporcionou e tenho a certeza que ela estará grata por isso.
Há algumas semanas falou-se por aqui do cemiterio para animais do jardim Zoológico, mas não sei se não prefere escolher um sitio que tenha um significado para as duas. mesmo que venha a cremar, pode sempre depois espalhar as cinzas ou enterra-las.

Coragem e Força
Butterfly_21
Membro Veterano

sábado mai 24, 2008 1:34 pm

Eu moro em Gaia. Há alguns matos e espaços verdes por aqui, mas são frequentados por pessoas. Não queria nada ser surpreendida a meio de uma cerimónia funerária...
SoniaAlmeida
Membro
Registado: quinta abr 10, 2008 12:55 pm

sábado mai 24, 2008 1:44 pm

Butterfly_21 Escreveu:Eu moro em Gaia. Há alguns matos e espaços verdes por aqui, mas são frequentados por pessoas. Não queria nada ser surpreendida a meio de uma cerimónia funerária...
se conhecesse alguem que tivesse casa com quintal....talvez fosse uma boa opção! ;) ao menos sabia que não iria ser incomodado.... Boa sorte amiguinha forista :wink: CORAGEM !
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sábado mai 24, 2008 2:01 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
Butterfly_21
Membro Veterano

sábado mai 24, 2008 7:58 pm

SoniaAlmeida Escreveu:
Butterfly_21 Escreveu:Eu moro em Gaia. Há alguns matos e espaços verdes por aqui, mas são frequentados por pessoas. Não queria nada ser surpreendida a meio de uma cerimónia funerária...
se conhecesse alguem que tivesse casa com quintal....talvez fosse uma boa opção! ;) ao menos sabia que não iria ser incomodado.... Boa sorte amiguinha forista :wink: CORAGEM !
Talvez consiga. Gostava de poder visitá-la depois de ela morrer. É que quando a Preta morreu eu não estava à espera, por isso mandei cremá-la. Depois arrependi-me, foi como se não me tivesse despedido dela convenientemente...

Relativamente aos gastos, até agora recebi 260€ para ajudar nos gastos com a Zorra.

Acabei de receber e-mail do veterinário:

A conta actualizada da Zorra é a seguinte:

Consulta - 25e
Ecografia abdominal - 40e
Análises sanguíneas - 54e
Radiografia torácica - 15e
Fluidoterapia - 15e
Internamento (10 dias, 20% desconto) - 80e
Tratamentos injectáveis (enrofloxacina, cefalexina, aminofilina) - 18e
Tratamentos orais (amlodipina, tiamazol) - 10e
Ração Convalescence support - 3x2,70e

Total: 265,10e

Estes valores referem-se à totalidade dos custos previstos até 2ª feira inclusive, mantendo a medicação actual.

Butterfly_21
Membro Veterano

segunda mai 26, 2008 10:19 pm

Olá,

É com muita tristeza que vos comunico que a Zorra foi abatida hoje. Continuava a não comer e a não reagir à medicação como era suposto. Eu já sabia, e decidi não a deixar sofrer mais.

Quando lá cheguei, reparei que ela já não tinha o soro e que a patinha dela estava toda inchada... 'Tadinha :-( Invulgarmente, desta vez ela miou para mim pelo menos três vezes. Parecia contente. Será que já sabia o que ia acontecer? Será que sentiu a minha tristeza?

A vet ainda sugeriu meterem-lhe uma espécie de tubo na boca para a obrigarem a comer, visto que ela reagia à comida e comia qualquer coisa quando nós a íamos visitar. Fiquei hesitante... No entanto, com um tumor no coração, não vi vantagem nenhuma nisso - ia acabar por morrer.

Fartei-me de chorar mas a minha decisão estava tomada. Não sei se fiz bem ou mal, simplesmente achei que a minha menina queria partir e que estava na altura de parar com tudo aquilo. Fiz o que estava na minha consciência e fiquei com ela até ao fim.

A vet teve de lhe dar uma injecção intra-cardíaca, e ao espetar a agulha comentou que, pela densidade do tumor, certamente seria maligno. Outro vet que trabalha lá, quando eu saí, disse-me que se a gata fosse dele teria feito o mesmo, o que me fez sentir melhor (por muito racional que se seja, nestas alturas sentimos sempre culpa).

Em relação às despesas, foram 280€. Até hoje recebi 320€ em donativos, por isso estão mais que cobertas... Aliás, vou ter de devolver dinheiro às pessoas.

Um abraço apertado e um muitíssimo obrigada a todas as pessoas que estiveram comigo, nem que tenha sido em pensamento. Um abraço especial à equipa da Dr.ª Luísa - nunca conheci veterinários tão humanos.

Gostava de vos poder deixar uma foto da Zorra. Infelizmente não tenho nenhuma foto digital dela... Ainda hoje dei com uma que tinha oferecido à minha sobrinha: eu com 9 ou 10 anos, um chapéu de palha horroroso, uma saia muito larga, as pernas muito escanzeladas... e a Zorra no chão com uma cria dela. A Zorra era toda branquinha, com o rabo preto, uma mancha preta no olho esquerdo (daí chamar-se Zorra) e uma mancha em forma de coração do lado esquerdo do corpo. Tinha uns lindos olhos verdes.
SoniaAlmeida
Membro
Registado: quinta abr 10, 2008 12:55 pm

segunda mai 26, 2008 11:03 pm

Butterfly_21 Escreveu:
SoniaAlmeida Escreveu:
Talvez consiga. Gostava de poder visitá-la depois de ela morrer. É que quando a Preta morreu eu não estava à espera, por isso mandei cremá-la. Depois arrependi-me, foi como se não me tivesse despedido dela convenientemente...
Compreendo perfeitamente que a queira enterrar! Assim sabe onde ela está! E acho que faz bem à alma, saber que podemos continuar a visitar os nossos companheiros mesmo depois de irem...
:wink:

Quando a minha kikas tiver de partir, vou enterrá-la no quintal da minha avó numa terrinha perto de Albergaria,... foi de onde ela veio. Já tenho isso decidido...e assim...vou visita-la smp que pudermos ir lá!

Será como um regressar ás origens.

:wink:

Butterfly_21 Escreveu:É com muita tristeza que vos comunico que a Zorra foi abatida hoje. Continuava a não comer e a não reagir à medicação como era suposto. Eu já sabia, e decidi não a deixar sofrer mais.
De certeza que teve a atitude mais correcta!
Se a Zorra andava em sofrimento constante....e se o detino já a tinha na mão....mais vale agora...para descanso dela.

Lamento a sua perda :cry: :cry:

Butterfly_21 Escreveu:A Zorra era toda branquinha, com o rabo preto, uma mancha preta no olho esquerdo (daí chamar-se Zorra) e uma mancha em forma de coração do lado esquerdo do corpo. Tinha uns lindos olhos verdes.
A Zorra parecia ser Lindissima. Não perca as suas memórias, recorde-a sempre com muito carinho, afinal, memórias é tudo o que resta... :cry:

Força amiga...muita força! :wink:
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

segunda mai 26, 2008 11:21 pm

Lamento a sua perda. :cry:

Paz para a gatinha. :cry:
Vivendo e aprendendo
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm