Posse responsável.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

quinta abr 02, 2009 2:51 pm

Como vivo num apartamento, nunca coloquei a hipótese de deixar os meus gatos dar uma volta nos telhados dos vizinhos... Para além do perigo dos cães dos mesmos, há imensos gatos na zona, pessoas menos próprias, carros, etc... Fora de questão, portanto! Como tal, tenho de dar actividades próprias de predador aos meus gatos (bolinhas, corridas pela casa, jogo de escondidas, etc), e ter dois em vez de um sozinho claro que ajuda. E estou convencida que os meus gatos são muito felizes! Gostam de ir para a varanda apanhar sol e ouvir os pássaros (eu é que detesto ouvir a porcaria dos pombos que sujam tudo e proliferam doenças!), mas não tendo quintal, é o que se arranja...

Leo, é melhor explicar que o "Hotel da Av. Brasil" é uma instituição psiquiátrica, que o pessoal da zona percebe, mas o resto não. :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta abr 02, 2009 3:19 pm

Paraiso Escreveu:
Leo, é melhor explicar que o "Hotel da Av. Brasil" é uma instituição psiquiátrica, que o pessoal da zona percebe, mas o resto não. :wink:
Assim sendo, está dada a explicação :wink: :lol: :D e obrigada por ela :wink: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
carol26
Membro
Registado: terça mar 10, 2009 5:09 pm

quinta abr 02, 2009 5:17 pm

Senhora Leonilde,

Voce tanto me faz rir, como me faz chorar... Gosto de ler seus escritos, embora algumas vezes me confundam as palavras :oops:
Senhor Victor lhe peço perdao por colocar aqui algumas palavras que sejam fora de assunto.
Uma boa tarde para voces.
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

quinta abr 02, 2009 5:46 pm

Ai ai Pendragon, se estamos falando de posse responsável então o foco são os gatos com donos. :roll:
Por favor releia o post e não coloque palavras em minha boca. :wink:
E não vai ser jogando a responsabilidade nas costas do vizinho que cria aves ao que o gato entrou na casa que o dono do gato vai se eximir de responsabilidades. :twisted:

Lenonil coloquei o pardal pelo ato do dono saber que o gato está tirando vidas (sejam de pardais sejam de aves em extinção) e não fazer nada por achar “natural”.
Eu mesmo acho errado (por exemplo) limitar a pesca de peixes exóticos introduzidos em rios assim como sou favorável ao controle de roedores como as capivaras ou outro animal que se torne praga e desestabilize o ambiente.

Você (como vários donos) pelo menos tenta controlar, tenta algo, mas tem conhecimento (responsabilidade) de que se o gato apanhar uma ave não é motivo para festas nem indiferença.

Pode ser que pela minha profissão eu seja mais “exigente” no ponto da predação dos gatos sobre outros animais (sejam peixes, aves, pequenos vertebrados).
Mas concorda que se enquadra nas responsabilidades de um dono (dos que não vivem na farra).

Carol26, fique a vontade, esse (e qualquer tópico) é de todos.

Paraíso, meus sinceros parabéns.
Muitos foristas poderiam aprender o que é ser dono de um gato.
Reproduziu com perfeição a atitude de uma Mulher (com M) ou de um Homem (com H).

Abraços a todos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 02, 2009 5:58 pm

Victor Escreveu:Lenonil coloquei o pardal pelo ato do dono saber que o gato está tirando vidas (sejam de pardais sejam de aves em extinção) e não fazer nada por achar “natural”.

Você (como vários donos) pelo menos tenta controlar, tenta algo, mas tem conhecimento (responsabilidade) de que se o gato apanhar uma ave não é motivo para festas nem indiferença.
Os meus gatos não apanham pássaros porque os pássaros não entram dentro de casa, mas a minha cadela mais velha é eximia a apanhar pássaros. Todo o processo para apanhar o pássaro é de tal forma espectacular que sempre que o consegue apanhar é digna de merecer o prémio conquistado com esforço e inteligência. Já lá vai o tempo em que ía a correr para tentar salvar o pardal. E não vejo nada de mau aqui. Ou há? E a pergunta nada tem de irónico.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

quinta abr 02, 2009 6:40 pm

Não percebi que estava a falar de aves em vias de extinção, nesse caso acho que devia informar a população da existência dessas aves e o que fazer para os ataques acabarem.

Concordo com a Pedragon os donos de aves devem proteger as aves de ataques de gatos ou de outro animal.
Tenho caturras (são do meu pai mas eu costumo alimenta las também) e estão numa zonas aonde os gatos podem chegar com muita facilidade, mas como os meus gatos não lhes ligam nem os gatos dos vizinhos não vamos mudar o sitio delas, se tivesse ou se surgir problemas mudamos as caturras para a cave!!

Ah é raro os meus gatos caçarem pássaros, mas quando eles vão para o sotão eu vou atrás e raramente acontece algum ataque por parte deles!

Não me respondeu se vai falar com a sua cunhada sobre os envenenamentos de gatos.

Como está a gatinha?
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quinta abr 02, 2009 9:03 pm

Beeeeeeeeeeeemmmmmmmmmm!!!

Que confusão este tópico! Ou ninguém se compreende ou não se querem perceber!!!!

Acho que o Victor foi bastante claro naquilo que disse! Um posse responsável é dar ou não (depende do que cada um pode oferecer ao seu gato) uma liberdade condicionada e em plena segurança. É claro que os gatos são uns curiosos natos e animais extremamente inteligentes e acidentes acontecem.

Também concordo que quem como eu não tem um quintal onde possa deixar o seu gato/a dar uma voltinha (em segurança), pode sempre ao brincar exercitar o animal e ele não será menos feliz por isso.

Em relação às aves e outros animais objectos de caça, acho que o dono de um gato, sabendo das capacidades e instintos naturais deste, deve sim ter responsabilidade pelos possiveis "ataques". Ou seja, a minha gata agora entrava dentro de casa da minha vizinha e atacava-lhe o animal de estimação dela! De quem era a culpa? Minha que não tinha conseguido evitar que a gata se esgueirasse para casa da vizinha!

Em relação a animais de rua, acho que nunca são totalmente "nossos" por isso à que tratá-los o melhor possivel e como é óbvio não podemos ter responsabilidade por eles!

Leo, o Obama é um caso à parte. É claro que ninguém põe em causa tudo o que tem feito por este gato. Lá está o que tentei dizer em cima, já que não pode adoptá-lo por questões que todos sabemos, tem feito o possivel e o impossivel para que ele tenha uma vidinha boa na medida do possivel!

Agora um aparte, acho que deveriamos ler bem as coisas e não dar um sentido contrário àquilo que é dito. Quando há duvidas pergunta-se! :wink: :wink:
Su
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quinta abr 02, 2009 11:31 pm

Victor Escreveu:Ai ai Pendragon, se estamos falando de posse responsável então o foco são os gatos com donos. :roll:
Por favor releia o post e não coloque palavras em minha boca. :wink:
E não vai ser jogando a responsabilidade nas costas do vizinho que cria aves ao que o gato entrou na casa que o dono do gato vai se eximir de responsabilidades. :twisted:
sim, eu percebi isso, mas eu coloquei uma questão (bastante pertinente até) de pessoas que tratam de gatos da rua, gatos estes (que em certa medida têm um responsavel por eles) que também "atacam" passaros dos vizinhos... vizinhos esses que, como donos responsaveis que são (ou deviam ser), têm a obrigação de cuidar dos seus passaros...
a posse responsavel não passa só pelos donos dos gatos, passa também pelos donos de passaros...

ou seja, é errado deixarmos um gato nosso à solta por ai, tanto quanto é errado deixarmos um passaro nosso à mercê dos demais predadores... se o gato entrou em casa, foi por que o dono do passaro não o impediu de o fazer (é que os gatos, pelo menos nestas bandas, não vêm com um pe de cabra às costas) bloqueando o acesso ao interior da casa!
percebe? foi um gato com dono, mas podia ser qualquer um da rua e aí a culpa era de quem? :roll:

agora se me disser que o gato (bicho ardiloso) abriu a porta com uma chave e entrou dentro de casa encapuzado... aí já lhe posso dizer que o manhoso deve pertencer a algum gang de gatos assassinos de passaros... :D
Filipa Costa
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta abr 03, 2009 9:06 am

Interessante que já uma vez tive uma "discussão" noutro forum, com alguém a quem lhe morreu um canário porque um gato de rua entrou no quintal o matou. A discussão "acendeu-se" mais porque ele ía matar o gato :roll:

Essa pessoa deixava a ave na jaula, no exterior da casa. Logo, não foi o suficientemente responsável pela protecção da sua ave. :| E, proprietários de animais, sejam de que espécie for, devem sempre acautelar-se de possíveis predadores, que não só gatos!!!
Aliás, se no caso que mencionei o gato não foi apanhado em flagrante delito, nem o poderia culpar!!! Porque, muitas vezes nem são gatos que matam pequenas aves, enjauladas e deixadas no exterior, mas sim ratos!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

sexta abr 03, 2009 10:17 am

ora aí está, Leonilde, percebeu-me!

tanta responsabilidade temos nós, donos de gato, para que o nosso bichano não ataque os pets alheios, como têm os donos de passaros (onde me incluo) para que estes não sejam atacados por outros animais!

voltando aos gatos de rua... a questão é pertinente, na medida em que (e quem cuida ou já cuidou de colonias de gatos vai com certeza concordar comigo) qualquer problema que haja com gatos ali nas redondezas (sejam dessa colonia, sejam gatos com dono, ou um qualquer gatuxu que por ali passe) a culpa vai ser sempre das "doidas" que andam a "dar de comer aos gatos"!

como vêem, eu percebi o que o victor disse (não preciso de perguntar nada) apenas resolvi lançar outra questão relativa ao tema :wink:
Filipa Costa
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

sexta abr 03, 2009 11:34 am

Em relação às aves (e na prática a qualquer outro animal de estimação), temos sempre de zelar pela segurança do mesmo, até porque os perigos não são só os predadores naturais (com dono ou sem), mas também o ser humano. Lembro-me bem que os meus antigos vizinhos que moravam no rés-do-chão desistiram de ter gaiolas com pássaros porque desapareciam, e não há gato/rato que leve a gaiola junto com o piriquito!

Em relação às colónias de rua, honestamente ainda estou muito pouco informada para ter uma opinião concreta. Aliás, foi aqui que descobri (e desconfio que foi com a Leo!) que legalmente há questões que se colocam ao alimentar animais na rua. Já agora, quem estiver melhor informado sobre o assunto...esclarecimentos, sff!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta abr 03, 2009 12:15 pm

As colónias de rua ajudam a manter o ambiente com menos ratos, pombos, pardais e que tais. Acabem-se com os gatos de rua e vão ver o problema em que estamos metidos.

Continúo sem perceber este tópico por muita volta que lhe dêem. Ser responsavel é não pisar o m2 do vizinho. Como nem sempre isso é possivel, entra em jogo a regra nº 1 para se viver em sociedade e que se chama tolerância. Quando há abuso efectivo entra em jogo a regra nº 2 que se chama direitos e deveres.

Acho o discurso do Victor extremamente intolerante. Género, ou é preto ou é branco e eu é que tenho razão. Como sabemos, o mundo não se rege por preto e branco, há uma infinidade de cores e não podemos abrir tolerâncias por simpatias mas por razoabilidades e as tais "tolerâncias".
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta abr 03, 2009 1:57 pm

Olá..!

Já li e reli este tópico não sei quantas vezes... concordo com algumas coisas, discordo de outras, mas no fundo ainda não cheguei ao fulcro da questão...!

Basicamente, o que eu sei é que animais e humanos sempre viveram em sociedade... cada um com o seu habitat natural, cada um com os seus meios de sobrevivência e relacionamento. Aos gatos, cães, pássaros e toda a fauna calhou o meio natural para se desenvolverem e eles o que fazem: Caçam, reproduzem-se... caçam, alimentam-se... caçam, e subsistem...
Aos humanos tocaria a mesma coisa, mas o que é que nós fizemos: Caçamos, reproduzimo-nos... caçamos, alimentamo-nos... caçamos e mudamos todo o ecosistema à nossa volta...

Passámos da natureza verde... para a floresta de cimento... Nós adaptámo-nos e os animais?! Tentamos a todo custo fazê-los viver a vida que escolhemos para nós próprios!!! Ao caçador felino que o gato é por instinto... tentamos humanizá-lo e em vez de ele caçar... fazemo-lo comer rações industrializadas...

Então chamámo-nos a nós próprios donos... e eles agora são da nossa responsabilidade!

Adopção responsável, diz o amigo Victor... o que é isso?! É variável... digo eu...

Porquê?

Porque cada um tem o conceito que tem... uns acham que ser responsável e o melhor para o seu gato é ficar fechado entre "quatro paredes" e só ver o ar da rua, quando o seu dono bem entender e da maneira que entender... outros acham que responsabilidade inclui dar uma liberdade condicionada aos seu gato (ou que animal seja) e deixà-lo espreitar a rua que também é dele, através de um espacito limitado e que só por isso ele já se deve sentir feliz... outros ainda pensam que ser responsável é deixá-los andar à solta, na natureza, na selva que nós transformámos mas onde eles ainda nascem em liberdade, vivem e aprendem a caçar apesar de todas as alterações que lhes impômos. Afinal eles são uns seres fantásticos porque sem apetrechos especiais, continuam a saber viver com os meios unicos, com que nasceram: patas, garras e dentes... e mesmo que ninguém lhes dê comer... eles conseguem no seu subsconciente rebuscar os ensinamentos infimos com que nasceram...

Podemos sim senhor, proteger os animais que são nossos... proteger e evitar que os nossos causem danos aos protegidos dos vizinhos, mas eu penso que não nos podemos esquecer do instinto natural dos animais, sejam eles quais forem! E por mais que criemos cercas à nossa volta, eles sempre vão arranjar maneira de as ultrapassarem...

Por isso, e porque me incluo algures num destes grupos, penso que ser responsável é saber viver em sociedade, respeitando o outro seja ele humano ou animal, mas sem esquecer que animal, é animal... com os seus instintos básicos e temos que desculpar muita coisa... afinal os racionais somos nós!

Agora perguntam-me: O que é que isto tem a ver com o tópico?
... Não sei..! Mas é o que me vem à ideia depois de ler tanta coisa...! :oops:
Suzana1
Membro Veterano

sexta abr 03, 2009 2:41 pm

pendragon Escreveu: como vêem, eu percebi o que o victor disse (não preciso de perguntar nada) apenas resolvi lançar outra questão relativa ao tema :wink:
O mundo não gira à sua volta, eu por acaso nem estava a falar de si :wink:

Helena bonito discurso :wink: Gostei!!!
Su
Suzana1
Membro Veterano

sexta abr 03, 2009 2:45 pm

Ah! E como é óbvio e como cada um é responsável pelos seus animais, quando estes são atacados por animais de rua, como é lógico, o responsável é do animal atacado, que tem o dever de proteger os seus Pets.

No fundo acho que estamos todos mais ou menos de acordo, continuo sem perceber a discução! :o
Su
Responder

Voltar para “Gatos”