[/quote]Will Escreveu: Acredito que muitos sintam essa necessidade, pois já tive um que era uma luta constante para não saír... mas não concordo com esta afirmação da Miau:Imaginem que alguem pegava em voces e dizia: "Coitadinho, aqui a andar na rua, à merce dos vários perigos, pode ser atropelado, agredido, levar um tiro... o melhor é ficar em casa fechado. Assim não acontece nada... coitadinho!" Seriam felizes????????????????
Miau
Claro que está no seu direito de permitir que os seus gatos vão à rua, mas não me convence usando argumentos desse tipo, isto porque é extrapolar o pensamento dos gatos... Se acredita mesmo neste argumento então é livre para dizer: "Imaginem que pegam em vocês e decidem que não podem ter mais filhos e fazem sem o vosso consentimento uma operação!!!" Não é uma critica pessoal mas uma critica ao argumento em si!![]()
Concordo q não dá pra se comparar gato com gente nessa questão. Eu vi num documentário do Discovery q os gatos não são q nem cachorros, fiéis aos seu dono, e sim oportunistas e interesseiros (sem q isso seja uma ofensa pois é da natureza deles). Ou seja, são espertos demais pra se prender a afetos. São amigos de quem os alimenta. Se vc tem um gato há anos, acha q o gato é apaixonado por vc e tal, daí vc pára de dar comida pra ele. Se fosse um cachorro, ele continuaria com sua lealdade, mas um gato não. Por mais apegado q seja, se vc parar de dar comida pra ele, ele com certeza vai procurar outra pessoa q dê. A mesma coisa acontece com conforto. Se o gato tem acesso à rua e dentro da sua casa não está confortável pra ele (muito calor ou muito frio, muito barulho, muita gente, etc) ele vai sair e procurar um lugar mais confortável pra ele! Então, quem deixa o gato sair pra rua, corre o risco de outra pessoa dar um petisco q ele goste e aí o seu gato já era! Arrumou outro dono e esquece em 1 segundo anos de convivência.
Eu mesma dei comida pra uma gatinha de um caseiro no condomínio onde meu tio mora q a bichinha não quis me largar mais. Passou a noite inteira miando, me chamando do lado de fora.
Acho q um gato vive muitíssimo bem dentro de um apartamento e não tem necessidade de ir pra rua. Se é uma área rural, sem trânsito, fica difícil manter o gato fechado. Nesse caso é melhor deixar o gato passear mesmo pra não ficar louco de curiosidade e quando escapar não voltar mais. Mas mesmo assim há perigos. Agora em uma casa na cidade não acho q se deva deixar q saia não. Se há um quintal ou terraço, q deixe ele passear, mas se ir pra rua. Já num apartamento nem tem como sair. Eu tenho sorte pq tenho 2 varandas grandes com bastante sol e plantas e isso já dá uma sensação de liberdade pra minha gata.
A minha mãe fica querendo q a gente leve a Hannah pra nossa casa de praia (onde ela foi encontrada) q tem um quintalzão (só q é aberto) mas eu não levo de jeito nenhum. Primeiro q iria ser ruim pra manter ela fechada dentro da casa, segundo q eu tenho medo dela sair e se embrenhar no mato! Terceiro q tem uns cachorros soltos lá no condomínio e o caseiro do vizinho tem um galo enorme e assassino q ataca a gente quando a gente passa! Quarto q se ela ficar solta vai pegar pulgas, carrapatos, doenças, verminoses e tb vai atrair gatos taradões pra perto!! Tá doido! Nenhum gato vai carcar a minha filhota!! Só com casamento!!! Hahahahha!