Os meus gordos tb se pelam por comida de bebés. Aliás, pelam-se por comida, é por isso que são gordos!zuca_05 Escreveu: E o pior é que mesmo sempre tendo comido a ração light da Hils ela engordou tanto... tem praí uns sete ou oito quilostambém se deve ao facto de termos tido dois gatos depois dela que vieram bebes ( o Ze Matias e a Maria da minha mãe..) e nunca consegui evitar em absoluto que ela comesse a comida de junior, ia sempre direitinha a ela... a gorda!
![]()

Mas as outras gatas mantêm a elegância, mesmo esterilizadas jovens (entre os 6 e os 10 meses). Salvo honrosas excepções, todos comem o mesmo e têm alimento à disposição. A minha primeira gata, a Chamarrita, tem quase 3 anos e meio, foi esterilizada com pouco menos de 6 meses e desde há cerca de dois anos que mantêm o peso, à volta dos 3,5 kg - mas ela faz exercício, brinca como sempre brincou e desde os 10 meses que se diverte a perseguir, emboscar e chatear os outros gatos.
A alimentação é importante, mas a actividade física não o é menos e deve ser um factor de ponderação na escolha dos alimentos. E é preferível comerem menos do que comerem "light", nesse caso a comida tem de ser racionada de acordo com as orientações do veterinário. Se um gato, fêmea ou macho, se exercita regularmente, pode comer uma ração simplesmente para gatos adultos. E, novamente com números... segundo a RC, as fêmeas engordam menos que os machos (aumento de 18% do peso, contra 23% nos machos)!

por motivos diversos, é muito importante não os deixar chegar à obesidade... um gato gordo que deixe de comer 2 ou 3 dias facilmente desenvolve lipidose hepática, e é o cabo dos trabalhos. Tenho um destes a meu cargo, um ex-obeso de 8 anos, castrado jovem, com uma vida muito solitária, sedentária e de maus hábitos alimentares... perdeu a dona, deprimiu e dois dias em que a tristeza apertou e lhe deu um nó no esófago foram suficientes para o colocar em risco de vida: já não era a saudade mas o fígado inflamado e intoxicado pela gordura que metabolizou que o impediam de comer. Quando chegou, era um "minotauro" com mais de 8 quilos e corpo de lutador de Sumo; agora pesa pouco mais de 6 quilos, está com um peso óptimo mas, sendo gordo... está magro! Emergindo daquelas peles penduradas a coluna percebe-se perfeitamente. a face está encovada... a não ser que a sua vida mude muito - e é preciso que recupere para poder viver -, está "condenado" à obesidade e aos problemas que daí advêm.