ACONSELHAMENTO A INICIADOS DONOS DE GATAS

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo ago 22, 2010 7:04 am

zuca_05 Escreveu: E o pior é que mesmo sempre tendo comido a ração light da Hils ela engordou tanto... tem praí uns sete ou oito quilos :( também se deve ao facto de termos tido dois gatos depois dela que vieram bebes ( o Ze Matias e a Maria da minha mãe..) e nunca consegui evitar em absoluto que ela comesse a comida de junior, ia sempre direitinha a ela... a gorda! :roll:
Os meus gordos tb se pelam por comida de bebés. Aliás, pelam-se por comida, é por isso que são gordos! :D E, como vivem dentro de casa, não têm possibilidade de se exercitarem, o que contribui bastante para a acumulação de "banholas". Os meus badochas são 4: o Kyikoo, com 5 anos, castrado aos 3, engordou 3 quilos em dois anos de reinado e preguiça. Brinca deitado... :D Apesar dos seus 7,5 quilos, não é um gato obeso, porque é enorme. Mas é gordo, e não pode engordar mais! Depois há a Violeta, que foi esterilizada com cerca de um ano, tb vinda da rua, tem um problema num joelho que a faz coxear e favorece o aumento do volume, que agrava o problema na articulação, e sempre foi uma gata "robusta", veio com 4,5 quilos e tem agora 6 Kg; tem tido uma saúde de ferro, recentemente deu sangue a uma gatinha FELV que estava muito, muito mal, e logo ao 2º dia em casa, após a cirurgia, começou a comer sozinha e ainda não parou! :D a gatita ficou com o sangue bom da Vi, está muito bem de saúde e com um apetite como nunca teve antes :lol: Tenho ainda a Júlia, de idade indeterminada entre os 3 e os 5 anos, veio com uma piómetra há 3 meses. Foi esterilizada de urgência, tinha sido provavelmente originada por uma infecção pós parto, era magra e está a ficar bastante "formosa"... é uma melga de primeira, está uma come e dorme, aborrece-se e precisava de mais actividade, mas interage pouco com outros gatos e nunca a vi brincar ou participar nas corridas loucas...; e por fim a Joaninha, veio bebé, com 7 semanas, sempre foi bastante activa, mas também sempre se nutriu bem para as actividades, não fosse a energia faltar-lhe... :lol: foi esterilizada antes do 1º cio e aos 7 meses de idade (dos 4 aos 6 teve vários episódios de diarreia devido a GULA... comia a sua ração de bebé e tb a dos adultos e o que conseguisse roubar, até ao balde do lixo foi (só até eu descobrir como é q o abria, claro...) e ganhou a alcunha de Miss Flagyl... :P :twisted: quando parou a fase de crescimento acelerado, moderou as actividades, continuou gulosa e começou a engordar. É uma gata de estatura média, e tem 5 quilos e pouco.

Mas as outras gatas mantêm a elegância, mesmo esterilizadas jovens (entre os 6 e os 10 meses). Salvo honrosas excepções, todos comem o mesmo e têm alimento à disposição. A minha primeira gata, a Chamarrita, tem quase 3 anos e meio, foi esterilizada com pouco menos de 6 meses e desde há cerca de dois anos que mantêm o peso, à volta dos 3,5 kg - mas ela faz exercício, brinca como sempre brincou e desde os 10 meses que se diverte a perseguir, emboscar e chatear os outros gatos.

A alimentação é importante, mas a actividade física não o é menos e deve ser um factor de ponderação na escolha dos alimentos. E é preferível comerem menos do que comerem "light", nesse caso a comida tem de ser racionada de acordo com as orientações do veterinário. Se um gato, fêmea ou macho, se exercita regularmente, pode comer uma ração simplesmente para gatos adultos. E, novamente com números... segundo a RC, as fêmeas engordam menos que os machos (aumento de 18% do peso, contra 23% nos machos)! :D

por motivos diversos, é muito importante não os deixar chegar à obesidade... um gato gordo que deixe de comer 2 ou 3 dias facilmente desenvolve lipidose hepática, e é o cabo dos trabalhos. Tenho um destes a meu cargo, um ex-obeso de 8 anos, castrado jovem, com uma vida muito solitária, sedentária e de maus hábitos alimentares... perdeu a dona, deprimiu e dois dias em que a tristeza apertou e lhe deu um nó no esófago foram suficientes para o colocar em risco de vida: já não era a saudade mas o fígado inflamado e intoxicado pela gordura que metabolizou que o impediam de comer. Quando chegou, era um "minotauro" com mais de 8 quilos e corpo de lutador de Sumo; agora pesa pouco mais de 6 quilos, está com um peso óptimo mas, sendo gordo... está magro! Emergindo daquelas peles penduradas a coluna percebe-se perfeitamente. a face está encovada... a não ser que a sua vida mude muito - e é preciso que recupere para poder viver -, está "condenado" à obesidade e aos problemas que daí advêm.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

segunda ago 23, 2010 8:18 am

zuca_05 Escreveu:E o pior é que mesmo sempre tendo comido a ração light da Hils ela engordou tanto... tem praí uns sete ou oito quilos :( também se deve ao facto de termos tido dois gatos depois dela que vieram bebes ( o Ze Matias e a Maria da minha mãe..) e nunca consegui evitar em absoluto que ela comesse a comida de junior, ia sempre direitinha a ela... a gorda! :roll:
Posso estar errada, mas creio que conheço bem o suficiente para dizer que a ração da Hills não é a mesma coisa a ração Neutered (para gatas esterelizadas) e a ração light, a ração neutered, só se vende nos veterinarios, agora existe sterilized que já se pode vender em lojas, são proprias para equilibrar hormonalmente gatas castradas, a light é só para controlar o peso, é bem diferente. Dai se calhar ter ganho peso.

Pois o problema da minha Buffy é que até come a comida dela, pois ela sabe diferenciar o prato dela e o do bebé, o problema mesmo nisto é o bebé que só come da comida dela, a pequenina gulosa e teimosa que é, não quer a comida de bebé... e não sei o que é pior, a bebe ficar a comer comida de gatos castrados ou se durante uns 3meses (digo 3meses pois é mais ou menos o tempo que falta para a pequenina ser castrada antes do 1º cio) a Buffy comer comida de gatos bebes... e achámos que é melhor até a pequenina (Mia) ser castrada ter uma alimentação completa para bebes que estes 3meses são importantes para ela e para a Buffy sempre que pudemos damos-lhe a comida de castrada... mas de qq forma esta semana vou ver o vet delas e vou falar-lhe melhor sobre o assunto.
Responder

Voltar para “Gatos”