HELP! a gata não me deixa dormir

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

quarta jul 14, 2010 10:16 am

martasal Escreveu:
blue2 Escreveu:Deixem lá os gatos dentro de casa sossegadinhos se os querem manter por longos e bons anos.

Gente, é tudo uma questão de trabalho persistência e sermos nós a mandar e impôr regras. Somos 9 gatos e 2 humanos cá em casa e dormimos na perfeição: estão todos ensinados que o quarto é para dormir. Não quer dizer que não haja uma situação esporádica em que andam tolos há noite, mas isso resolve-se com um berro às tropas.

Sejam persistentes e não se esqueçam que acima dos gatos estamos nós humanos. Vejam bem, se nós não tivessemos regras cá em casa, isto parecia um circo. Imponham regras, estipulem castigos quando as regras forem quebradas, imponham rotinas (muito importante) e respeitem essas mesmas rotinas.

Claro, impus a rotina de levantar às 6 da manhã e agora não me posso queixar, levanto-me, dou os pequeno-almoços e volto para a cama
:D :D Está-se mesmo a ver quem é que impos as regras...LOLLLLLL :twisted:
:lol: :lol: Pois, mas há dúvidas que são eles que mandam? Lá vão fazendo qualquer coisita para nos agradarem mas de resto somos meros empregados de suas senhorias :lol:
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

quarta jul 14, 2010 11:26 am

As "regras" impôs a Blue :) , as rotinas foram os felinos :lol:
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
OhLinda
Membro
Registado: sexta jan 30, 2009 1:06 pm

quinta jul 15, 2010 9:29 am

Olá bom dia,
Eu tenho mais do que um gato, tenho 6, e nenhum me tira o sono felizmente.
Estou inteiramente de acordo, de que ter mais um gato pode resolver essa questão. Durante o dia, a sua gatinha já não fica sózinha, tem com quem brincar (mas atenção, fazer as devidas apresentações, o gato novo tem que se adaptar/o residente também - com muita calma, atenção e carinho, tudo se resolve), e assim à noite já não 'puxa' pelos donos para brincar.
Os gatos gostam da companhia uns dos outros, distraem-se muito a brincar. Quanto a ser gato ou gata, é indiferente (e de preferência adopte um gato jovem/adulto - há tantos a precisar duma casinha :| :| ), a adpatação é que deve ser vigiada e ter realmente muita paciência, se parecer que as coisas não correm bem logo de início. Mas mais vale ter já, do que esperar mais. Como a sua gatinha é nova, também está a ambientar-se é mais fácil adaptar-se a um amiguinho/a do que mais tarde, quando se achar dona e senhora da casa.
Nenhum espaço é pequeno demais, os gatos são animais que facilmente se integram, o T1 para um gatinho, é como uma mansão, desde que tenha carinho e seja bem tratado, ele agradece com mimos !!´
Pensem nisso, Boa sorte :)
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

sábado jul 17, 2010 11:31 am

Não são só os gatos brancos que não devem apanhar sol. São os de focinho cor de rosa.Os de focinho castanho ou preto não têm problemas de cancro devido ao sol.
vanymiau
Membro Júnior
Registado: sexta mai 21, 2010 1:54 pm

terça jul 20, 2010 9:39 am

Olá a todos....
Preciso mesmo de ajuda!!! Já não sei o que fazer :(

A minha gata mais velha passa a noite toda a acordar-me e a fazer barulho pela casa, arranhar as portas todas...é terrível!
Já experimentei muitos conselhos deste tópico, mas nada parece resultar.

Desde sempre foi habituada a dormir no meu quarto, mas à alturas que não lhe apetece dormir de noite e não me deixa dormir também...
Sai do quarto para ir para as outras divisões fazer asneiras, arranha as portas que estão fechadas, já experimentei fechá-la na cozinha, mas o resultado foi estragar-me a porta, que ficou "descascada" de tanto arranhar...inclusivé já tentei cansá-la antes da hora de dormir, mas não resulta!

Que posso fazer mais?!!? Ela não é estrelizada, mas este comportamento não está relacionado com o cio.

A minha outra gata não faz nada disto! Dorme a noite toda e mesmo quando não está a dormir está quietinha, não chateia ninguem...
OhLinda
Membro

terça jul 20, 2010 1:50 pm

Olá vanymiau,
Pelo contrário, acho mesmo que esse comportamente pode e deve estar relacionado com o facto de não estar esterilizada.. as gatas têm comportamentos muito 'histéricos' antes, durante e após os cios, são bastante imprevisíveis. Tome inclusivé muita atenção para ela não lhe fugir, pois pode perfeitamente esgueirar-se e dificílmente lhe põe a vista em cima até que ela (às vezes acontece voltarem), regresse grávida.
Deve-se esterilizar/castrar os animais que temos em casa, é o melhor para a saúde deles, e embora não deixem de ser brincalhões, mas tranquiliza-os muito mais.
Em relação à sua outra gata, não diz se ela está esterilizada, mas é óbvio, que os animais, tal como o ser humano, têm temperamentos diferentes. Essa será mais calma, mais dócil, e a outra será mais 'mexida/levada da breca', agora acrescente o facto de não estar esterilizada e duplica tudo em termos comportamentais.
Custa um pouco à nossa bolsa, mas estamos a investir no futuro deles e nosso - a esterilização/castração dá-lhes mais saúde e estabilidade. Porucre saber preços junto de vários vets e, não vi se é da área de Lisboa, procure associações onde façam essas operações - em Lisboa tem a AZP (Assoc. Zoófila Portuguesa, pode fazer-se sócia, não é caro, e beneficia de desconto em todas as consultas/operações que for preciso realizar aos seus animais).
Se gosta mesmo dos seus animais, acredite que vale a pena cuidar deles como eles merecem :!:
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

terça jul 20, 2010 8:20 pm

As minhas 3 gatas não estão esterelizadas e à noite é como se não houvesse gatas (excepto quando estão com o cio. :wink: :)

Por isso estarem esterelizadas ou não não tem a ver para esse comportamento. :?

Poderá ser outra a causa...

No entanto nada invalida a esterelização da gatita.

Logo que possível as minhas irão "à faca" :wink:
OhLinda
Membro

quarta jul 21, 2010 11:07 am

Olá bom dia,
peço imensa desulpa, e não querendo contrariar ninguém. Continuo sim a achar que tem tudo a ver com ser ou não esterilizada. Gatas com cios, são gatas mais ansiosas, mais nervosas, o próprio estado do cio fá-las ter esse comportamento.
Se calhar a ambv dá a pílula às suas gatas, por isso ainda não as esterilizou. É que realmente, gata com cio emcasa, e ainda para mais 3 gatas, é mesmo difícil de aturar ! O barulho e a 'instabilidade' que elas criam durante aquele período, é muito complicado de aguentar :!:
Qualquer vet aconselha a esterilizar/castrar os animais, é melhor para eles, e para a sua saúde.
CONCHAM
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 2:39 pm

quarta jul 21, 2010 11:48 am

O Strauss está muito mais calmo desde que foi à faquinha!!! :o
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s ecrever sobre um gato, quando conviveres com um.</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s escrever sobre um Dogue Alem&atilde;o, quando fores completamente babado por um :D </p>
Marmag
Membro Veterano
Registado: quarta jun 02, 2010 1:05 pm

quarta jul 21, 2010 11:50 am

estou 100% com a Ohlinda
orlmro
Membro
Registado: quarta dez 30, 2009 10:47 am

sábado jul 31, 2010 10:10 am

olá a todos

há muito tempo que não dava noticias mas cá vão:
A Pitágoras já tem companhia, o Tico, e as coisas melhoraram muito, já dormem os dois a noite inteira... Só acor dam quando o sol aparece, mas nessa altura fecho a porta do quarto e eles brincam os dois e eu fico sossegado.
A breve história do Tico.
O Tico tem à volta de 6 meses (cálculo do veterinário) andava num prédio e as pessoas queixavam-se do cheiro e queriam abater os animais resolvi intervir e o Tico foi capturado por mim com a ajuda da "animais de rua" há dois meses atrás, juntamente com a sua mana a "pretinha", Só não conseguimos capturar a mãe que quando retiramos as crias nunca mais a vimos. Encontravam-se em muito mau estado foram ao Vet e foram tratados. Como tenho pouca experiencia com gatos e eles eram muito bravos, foram entregues a pessoas da associação com experiencia para ver se conseguiam "dominar as feras". passado um mês o Tico voltou para mim e lá anda em casa, companheiro inseparável da pitágoras, mas connosco a história é outra, festas só quando quer, pegar ao colo nem pensar... mas está bem mais sociavel. Quanto à sua irmã a "pretinha" a coisa está mais complicada apesar dos esforços não estão a conseguir com que ela tolere os humanos e está dificil de arranjar donos com paciencia para ela, a situação está dificil se alguém tiver interessado numa gatinha linda mas arisca e que tenha paciencia para a mimar que se chegue à frente. Receio muito pelo seu futuro

Abraços
orlmro
Membro

domingo set 25, 2011 2:34 am

Boa noite

Vim desenterrar este topico porque muita coisa aconteceu entretanto, ca vai um resumo:
Como disse anteriormente a pitagoras ja tem companhia... o tico.
Devido a ter ficado sem emprego fui obrigado a emigar e desde logo a "abandonar" os gatinhos. A ideia era leva-los comigo, mas devido a ter emigrado para o pais da europa com mais restricoes a entrada de animais (Reino Unido)isso foi impossivel. A legislacao inglesa obriga chip, vacinacao contra a raiva, um teste ao sangue e uma quarentena de 6 meses antes da entrada no pais. Sem saber onde deixar os gatinhos nesse periodo de tempo, pedi ajuda a associacao "animais de rua" e como solucao de recurso sugeriram que os dexa-se em casa esse periodo de tempo, porque sempre ficavam no ambiente deles. E e la que eles se encontram de momento.

O periodo de quarentena esta a terminar pelo que brevemente vou a Portugal para os trazer para ca.
Vai ser uma maratona, isto porque mais uma vez a legislacao inglesa e do contra.... Nao permite que os animais voem noutra companhia de aviacao, a nao ser a deles, ou outras certificadas por eles, e essas pedem 1000 libras po gato!!!!!! (cerca de 1200 euros).

O plano e vir pela tap ate Paris e de carro para o Reino Unido. No total sera uma viagem de 2 horas de aviao 1.30 horas de barco e cerca de 5 horas de carro.

E aqui que preciso de ajuda... O que fazer para tornar isto o menos penoso possivel para os gatinhos?

Desde ja obrigado a todos os que tiveram paciencia para ler isto tudo, mas tem sido uma aventura e fica tanta coisa por contar...

PS: desculpem pela falta de acentuacao mas aqui os teclados nao teem acentos
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo set 25, 2011 2:18 pm

Fale com o Vet que os segue a nível de lhe recomendar um calmante leve :wink:

Na base das jaulas, coloque um resguardo, daqueles que se usam para bebés humanos ou até para adultos, em cada jaula que, sempre absorve melhor, caso urinem na base das jaulas, sem terem que estar em constante contacto directo com a urina :wink: Em cada jaula também deve haver um recipiente para água. Há uns, parecidos com os que se usam nas jaulas das aves, que se colocam na parede da jaula, no interior desta, ou na grelha (portinhola da jaula), na parte interior da mesma.

Boa sorte e boa viagem.

Felicidades para todos.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
orlmro
Membro

segunda set 26, 2011 2:37 am

desde ja obrigado pelas sugestoes

O vet ja me disse que vai lhes dar um calmante antes da viagem.

Alguem sabe com se processa a viagem de aviao? Eles vao ter que ir no porao por serem dois, estou a pensar em polos na mesma transportadora porque o Tico entra em panico quando nao esta com a pitagoras (nunca vi nada assim, basta ficarem em divisoes diferentes da casa para ser uma berraria, aquilo e mesmo paixao...)
Como sao as condicoes num porao de aviao?
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

segunda set 26, 2011 12:49 pm

Isso de colocar mantas polares para eles não passarem frio é boa ideia. Porque o porão de um avião não é o "paraíso" da comodidade. Antes pelo contrário, como foi feito para lá colocar bagagens e não passageiros, por isso não vão lá colocar ar condicionado e logo deve ser frio até dizer chega. Mas como não sou perita nesta matéria nem sequer passei por um caso destes, não posso opinar muito.

Só posso sugerir, como se fosse os meus a fazerem viagem de avião. :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”