Dar comida de latinhas todos os dias: sim ou não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta jun 16, 2010 10:38 am

Não sei a marca, nunca reparei nisso. Na loja para animais onde costumo comprar algumas coisas, estão num recipiente perto da caixa registadora e dos habituais snacks para cães, daí o ter reparado nelas. Sei que é uma marca estrangeira e vem uma barrita apenas por embalagem, mas tem cortes ao longo dela para que se possa dosear, como os meus são pequeninos (3 e 4 meses), dou apenas metade a cada um.

Posso ver a marca da próxima vez que comprar e colocar neste tópico se pretenderem.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quarta jun 16, 2010 10:46 am

Pois a minha Pinfinhas também fica em estado de choque se eu não lhe dou a latinha, mas é que ela pede sempre que me vê na cozinha, e vai subindo o tom dos miados, até parece desesperada. Mas se eu lhe desse sempre que ela pede... devia comer umas 6 latas por dia .
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

sexta jun 18, 2010 1:41 am

Nem li as respostas todas, pois o tópico já foi discutido várias vezes, e aqui sempre aconselham a ração seca.

Por outro lado, lendo sobre o assunto outros fóruns estrangeiros (inclusive o vivapets alemão [vivatier]) a opinião é totalmente diferente - quer dizer, são a favor da alimentação húmida, evitam a seca.

E com razão dizem: muitos gatos engolem a comida seca até sem mastigar. Outros só dão uma ou duas dentadas e engolem. Quer dizer que para os dentes não funcionam. Há gatos com mais e outros com menos tendência para o tártaro. A minha gata (lamentavelmente) quase não come comida de lata, carne ou peixe crú ou cozidos ela nem chega perto. E ela TEM tártaro (desde os seus 2 anos).

Já gatão come comida seca, mas à noite exige a sua latinha. Ele (7 anos) NÃO tem tártaro. Há dois anos achei que ele estava muito gordo (8 kg) e resolvi tirar a latinha do seu cardápio. O resultado foi que ele teve uma bela infecção urinária, e ninguém me tira a ideia de que foi a falta da latinha, onde eu ainda acrescento um pouco de água.

Na minha opinião deveríamos dar a alimentação crua, acho que esta seria a mais saudával, mas por outro lado é muito mais trabalho, e eu não tenho tempo. Tive uma gata que viveu 20 anos, e esta comida carne e peixe crús, comida que eu cozinhava especialmente para ela, ração seca e de lata, etc.

Enfim, dê ao seu gato aquilo que ele gosta. A ração seca tem a vantagem de que se pode deixar sempre à disposição do bichano, enquanto que a da lata tem de ser consumida logo. Tenho três amigas veterinárias no Brasil, e elas dizem o mesmo.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jun 18, 2010 12:29 pm

Dar latinhas todos os dias? Não! De preferência nunca ou raramente. Apostem em carne, peixe com moderação e uns ossos para roer de vez em quando e vão ver os vossos gatos felizes e saudáveis.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta jun 18, 2010 1:05 pm

A comida húmida é tão completa como a comida seca. Tal como para a ração, tem que se ter o cuidado de escolher boas marcas premium: Science Hill's, 1st Choice, Nutro Choice, Eukanuba, Royal Canin, ..., há tantas marcas premium a comercializá-las que decerto que encontrarão uma do V/ agrado.
A comida húmida é uma excelente solução para todos os gatos e especialmente para os que são preguiçosos em beber água ou no Verão quando se gera aquele ciclo vicioso em que com o calor o gato não come e portanto também não sente necessidade de beber água. Atenção que os gatos que sofrem de problemas de cálculos renais ou insuficiência urinária têm maior vantagem em comer comida húmida mas específica para a sua doença, não uma qualquer variedade. A desvantagem da comida húmida é ter que ser consumida na hora, principalmente no Verão, pois rapidamente oxida e se degrada.

Pessoalmente não percebo como é que as pessoas têm a preocupação de procurar marcas boas de ração e depois vão ao supermercado comprar comida húmida.
Maria Jo&atilde;o
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jun 18, 2010 1:58 pm

Os gatos não são preguiçosos
para beber água. São animais do deserto que não precisam de muita água.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

sábado jun 19, 2010 9:11 pm

LuMaria Escreveu:Os gatos não são preguiçosos
Tanto precisam, que mesmo os gatos não castrados frequentemente apresentam cálculos urinários. Nos cães, por exemplo, não se fala tanto neste tipo de problema (é muito mais raro).

A alimentação húmida É benéfica para os gatos, e apesar de eu própria dar ração seca e de lata, sou pessoalmente mais a favor de dar com mais frequência a de lata, ou até, para quem tiver tempo, dinheiro e paciência, "fabricar" a própria "comida caseira" (esta é que tem de ser bem estudada que conter o equilíbio necessário).
NuriaAN
Membro
Registado: domingo mar 21, 2010 12:08 pm

terça jun 22, 2010 10:25 pm

Sirikit Escreveu:
LuMaria Escreveu:Os gatos não são preguiçosos
Tanto precisam, que mesmo os gatos não castrados frequentemente apresentam cálculos urinários. Nos cães, por exemplo, não se fala tanto neste tipo de problema (é muito mais raro)..
So queria comentar isto: concordo com a LuMaria. E os gatos apresentam esses calculos por causa da alimentação que lhes é fornecida. Num estado selvagem ( e por selvagem nao quero dizer nas ruas da cidade lool) a história é diferente.. Mas tbem concordo com o facto de precisarem de beber mais água.. (eu e toda a gent acho lol) eliminava-lhes bastantes problemas..

Mindless se der as barrinhas aos seus gatos por favor avise porque o meu Toulousse também não mastiga muito :roll: e por isso queria saber a reacção dos seus gatos ás barrinhas.. :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”