gato mijao

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

openyoureyes
Membro
Registado: quinta jun 18, 2009 1:14 pm
Localização: Pucca, Garu, Phoebe e Pumba (cães); Gouap e Chucky (gatos)

sexta ago 06, 2010 4:23 pm

Pois realmente tenho mesmo receio é do exterior. A casa está vedada claro, mas um gato sobe um muro qualquer na boa! Sei que eles adoram andar no jardim e no quintal mas tenho medo que vão para a estrada.
E eles confinados a um espaço mais pequeno não estão. Claro que antes tinham acesso ao exterior, mas quando estavam dentro de casa o espaço era bem pequeno. Morávamos nuns anexos que eram do mesmo tamanho ou talvez só um pouquinho maiores que a actual cozinha onde passam o dia =)
Se diz que os gatos não são destrutivos então é mesmo porque não conhece o Chucky e o Gouap! São uns autênticos cães, roem tudo o que lhes aparece à frente mesmo tendo os seus brinquedos! Felizmente já não têm acesso ao sofá (na antiga casa tinham) que ficou muito bem decorado com as marcas das suas unhas! =) agora na falta de melhor usam o arranhador, felizmente!
Bem agora temos mesmo de aguardar a ver se é físico ou comportamental. Espero que com o passar do tempo eles se habituem ao espaço e voltem a dar-se bem como antes!
Obrigada pelas respostas!
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta ago 06, 2010 4:29 pm

Se o gato só urina deitado não espere por coisa nenhuma, agarre nele e leve a outro vet.
Não querendo ser melodramática, os unicos gatos que vi urinarem-se deitados e nem se mexerem do sitio ou não se conseguiam efectivamente mexer por danos fisicos ou neurológicos ou então estavam em fase terminal.
Isto para demonstrar que não é mesmo nada normal essa situação.
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

sábado ago 07, 2010 2:24 pm

Boa tarde,

Quando castrei o meu Riscas tive receio de que não resultasse porque já é um gato adulto, adoptei-o há ano e meio e não sei que idade tem (deve ter cerca de 6 segundo a vet). Decidi castrar o Riscas porque ele andava numa de marcar território e não o podia deixar à vontade pela casa. Agora tem acesso à casa toda.
Por acaso tive sorte, porque apesar de este gatinho ter cancro (linfoma), está tão bem que pude castrá-lo, e a partir do dia da castração nunca mais houve um xixi fora da caixa. Mesmo depois de recentemente ter sido FAT de 4 gatos bebes, que poderiam ter despertado nele o instinto de marcar território.

Procure uma 2ª opinião.

Boa sorte com esse menino :wink:
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!"  - Campanha de adopção no Brasil
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

sábado ago 07, 2010 2:43 pm

Terezza Escreveu:gato com trela? ai jasus balha-me deus que eu não acredito!!!
Um amigo meu também tem um gato assim preso à corrente. Já lhe disse mil vezes para retirar o gato dali, mas não tem hipótese. O gato cada vez que se apanha solto, vai armar confusão no galinheiro do vizinho e então preferiram prender o gato do que v~e-lo envenenado.
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
Dreia84
Membro
Registado: quarta jun 02, 2010 3:10 am

domingo ago 15, 2010 1:55 pm

Bingley Escreveu:
Prcosta Escreveu:
Bingley Escreveu:
Nativee Escreveu:mas ele mija como? mija como mija na areia ou mija á felino a marcar territorio, a primeira pode ser uma infeção como disseram a segunda se é marcaçao de territorio, assegure se que ele foi bem esterilizado, ja vi casos em que o vet nao tirou os acessorios do gato todo e ficou meio capado :twisted:
Não é bem assim, há gatos que marcam estando esterilizados e há gatos que, mesmo por problemas urinários, urinam como se fosse de marcação.
entao nesse caso para que serve a estrelização ??? se ha gatos que fazem o mesmo??!!
Há alguns que o fazem, não é a maioria. Regra geral é mais quando são castrados tarde, o que penso não ser o caso. Estava apenas a contrapôr a teoria do "mal castrado". E, obviamente, evitar a marcação não é o unico objectivo de esterilizar.

Claro que ninguém gosta que um gato que urine em todo o lado, mas eu não estou a falar de cátedra, tenho 2 que fazem isso - 1 por problemas urinários crónicos, o outro por mania (penso que devido ao cheiro do outro). Adaptei-me a essa situação, já que não posso pôr uma rolha, mas jamais algum dos meus gatos estaria preso a uma trela, fosse por que motivo fosse.

De qualquer modo, aconselho novamente que visite outro vet, primeiro há que despistar problemas fisicos, se não existirem tratam-se os comportamentais, mas não é afastando dos sitios onde ele faz que vai resolver e muito menos prendendo-o
Olá Bingley, pode por favor dizer qual a solução que adoptou para o mesmo problema dos gatos urinarem em qualquer sitio?
Como resolveu e continua a resolver essa mania deles?

Obrigada
Respeito, solidariedade e bom senso.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

domingo ago 15, 2010 6:04 pm

Resolver não tenho conseguido, é mais uma questão de adaptação. Evito deixar coisas no chão porque já sei que um saco de compras desarrumado ou uma mala ou roupa suja são altamente convidativos (no caso dos meus).
Por acaso não costumam fazer nos sofás, mas por uma questão prática já são sofás de almofadas destacáveis que se podem lavar.
Uso muito vinagre e produtos próprios para tirar o cheiro nas zonas onde fazem e estou sempre atenta e a limpar.

Não é fácil e preferia não ter gatos mijões, mas assumi estes bichanos e não tenho o direito de os confinar para minha comodidade.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo ago 15, 2010 6:26 pm

Prcosta Escreveu: (...)
so sabe o que é esta situação quem passou por elas uma ou duas vezes e nao estarem a dizer por amor de deus pelo gato estar preso ... porque se ele nao tiver vai-me mijar esses sitios que ja referi...
Já reparou a imensidão de gente que participa neste site? Nunca pensou que para além de si deverá haver imensa gente com o mesmo "problema"?

Pois é... felizmente que, apesar da maioria dos animais estarem humanizados, ainda não se conseguiu automatizá-los à nossa conveniência.

Leve o animal ao VET, mas mesmo um VET...!

Li atrás que ele só se excede... quando os donos estão ausentes. Sendo assim, esse animmal estará a padecer de ansiedade, para além de que possa ter uma infecção urinária ou qualquer outra coisa.! Seja ansiedade, ou não, tudo tem tratamento que não lho está a facultar! E, a net com toda a certeza não será a solução.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

terça nov 23, 2010 8:29 pm

Bem, até me podem chamar coveiro por desenterrar este tópico, mas...

TER O GATO PRESO COM UMA TRELA é um autentico acto de crueldade para com o animal, é um felino, não é um cão.... tenho uma gata com 6 anos que ainda não esterilizei e também mija quando está em cio e no entanto nunca lhe meti uma trela, por amor de deus.... ela mija e nós vamos atrás limpar.... :wink:

Acho de todo uma atitude errada da sua parte, espero que a situação já tenha sido resolvida....
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

terça nov 23, 2010 9:22 pm

Pois, tal como o paulograve também eu espero que a situação esteja já resolvida e quero mesmo acreditar que o Prcosta aprendeu uma lição não só neste caso em particular, mas também no outro da gatita :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça nov 23, 2010 10:04 pm

Os gatos presos com trela podem ficar extremamente agressivos e ansiosos. Há uns anos atrás segundo me contaram era mesmo proibido e quem visse um gato preso por uma corda podia mesmo a policia.

Só para verem como isto é destabilizador para os felinos. Além de que eles contorcem-se todos e podem se enforcar.
Responder

Voltar para “Gatos”