Gata q nos agride - a vossa opinião pf - urgente

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

terça ago 03, 2010 2:47 pm

Há algum tempo, os padrões para a raça siamesa eram diferentes do que são agora. Daí que as pessoas chamem siameses aos gatos parecidos com os de antigamente, quando hoje já têm pouco a ver.

A grande popularidade da raça por cá deve ter feito com que muitos siameses se tivessem cruzado com outros tipos de gatos, nomeadamente europeus ou domésticos, fazendo com que se encontrem muitos gatos domésticos (vulgo rafeiros) com características dos antigos siameses.

É verdade que as gatas podem ter gatinhos de mais que um pai na mesma ninhada, mas a diferença de padrões não se deve normalmente a isso, mas sim aos antecedentes genéticos dos progenitores.
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

terça ago 03, 2010 4:06 pm

IHaveADream,

A sua explicação vai mais ao encontro com o que eu tenho lido sobre o assunto que as anteriores que diziam que quem tem gatos siameses mantêm-os fechados em casa e que por isso isso é impossivel que os colorpoints de olhos azuis descendam de siameses.

Eu não percebo muito de genética, mas parece-me que existem tantos padrões de pelagem nos gatos "rafeiros" porque estes já passaram por imensos cruzamentos. Daí se dizer que são gatos sem raça definida.

De qualquer forma qual é a diferença entre um gato sem raça definida e um europeu comum?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 03, 2010 4:42 pm

June76 Escreveu:Dinodane,

Eu compreendo o que diz. Se um gato não tem lop não tem qualquer valor comercial. Mas isso não significa que não tivesse um parente anterior de raça. Até porque as gatas numa ninhada podem ter filhotes de vários pais o que justifica que os gatinhos tenham vários padrões de pelagem.
Whatever, só queria que compreendesse o que é um animal de raça independentemente do valor comercial que não é para aqui chamado. Um animal de raça é filho, neto e bisneto de animais da mesma raça, a raça não é definida por um acaso genético que determinou que o gato nascesse com as extremidades escuras e os olhos azuis.
Da mesma forma, um chartreux ou azul russo não se limita a ser um gato de pêlo cinza azulado. Um gato de pêlo longo e pontas na orelha estilo lince não é obrigatóriamente um bosques da Noruega ou um gato preto retinto não é necessáriamente um Bombaim.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

IHaveADream
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 4:44 pm

June76, sem darmos por isso, já estamos a afastar-nos muito do assunto deste tópico (a conversa é mesmo assim, como as cerejas).
Se quiser, abra um tópico sobre esse assunto, que é interessante, e fala-se disso por lá. :wink:
dinodane
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 4:48 pm

IHaveADream Escreveu:Há algum tempo, os padrões para a raça siamesa eram diferentes do que são agora. Daí que as pessoas chamem siameses aos gatos parecidos com os de antigamente, quando hoje já têm pouco a ver.

A grande popularidade da raça por cá deve ter feito com que muitos siameses se tivessem cruzado com outros tipos de gatos, nomeadamente europeus ou domésticos, fazendo com que se encontrem muitos gatos domésticos (vulgo rafeiros) com características dos antigos siameses.

É verdade que as gatas podem ter gatinhos de mais que um pai na mesma ninhada, mas a diferença de padrões não se deve normalmente a isso, mas sim aos antecedentes genéticos dos progenitores.
A verdade é que o padrão colorpoint é hoje em dia tão vulgar como um tabby.
Se a mãe do vosso gatinho é, por exemplo, uma comum tabby ou tartaruga e nasce um ou dois gatinhos colorpoint, como podem dizer que esses gatos são siameses? Mesmo não conhecendo o pai, basta a mãe ser rafeira ou de outra raça para a descendência ser de raça indefinida.

IHaveADream
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 4:52 pm

dinodane Escreveu:
IHaveADream Escreveu:Há algum tempo, os padrões para a raça siamesa eram diferentes do que são agora. Daí que as pessoas chamem siameses aos gatos parecidos com os de antigamente, quando hoje já têm pouco a ver.

A verdade é que o padrão colorpoint é hoje em dia tão vulgar como um tabby.
Se a mãe do vosso gatinho é, por exemplo, uma comum tabby ou tartaruga e nasce um ou dois gatinhos colorpoint, como podem dizer que esses gatos são siameses? Mesmo não conhecendo o pai, basta a mãe ser rafeira ou de outra raça para a descendência ser de raça indefinida.
Claro, Dinodane! Mas eu não estou a dizer o contrário. De resto, se eu cruzar um Bosques da Noruega com um Abissínio, a descendência não tem raça definida na mesma. Não tem porque é uma mistura de duas raças, logo, sem raça definida.
mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

terça ago 03, 2010 9:08 pm

Bem, obrigada pelas vossas dicas relativamente à Xena.
Não sei ainda o q fazer, mas sei q não consigo estar à vontade com ela por perto e ao mm tempo tenho imensa pena da gata, pq quer sair para junto de nós.
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
dinodane
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 9:27 pm

June76 Escreveu:IHaveADream,

A sua explicação vai mais ao encontro com o que eu tenho lido sobre o assunto que as anteriores que diziam que quem tem gatos siameses mantêm-os fechados em casa e que por isso isso é impossivel que os colorpoints de olhos azuis descendam de siameses.
O que vocês estão a chamar "características dos antigos siameses" é apenas um padrão de pelagem... por essa ordem de ideias todos os gatinhos cinzentos são "descendentes" de Azul da Rússia ou de Chartreux... é evidente que na história dos gatos de rua houve algum gato a introduzir o gene no pool mas a partir daí dizer que todos os gatos colorpoint são descendentes de um siamês é um esticanço. E quem tem gatos siameses puros certamente não os anda a cruzar com gatos rafeiros, acho eu. é uma raça rara no nosso país, precisamente por causa da crença de que os comuns com esta pelagem são siameses puros e não é preciso comprá-los, eles nascem por aí.

Há que distinguir e perceber o que é uma "raça", grupo de indivíduos de uma espécie seleccionados pela mão humana para apresentar determinadas características, e o que é a genética de séculos de cruzamentos aleatórios sem intervenção humana que é a base do gato comum, rafeiro. O gene responsável pela pelagem colorpoint é um gene recessivo que tem de ser herdado de ambos os pais para se manifestar na cria e tem relação com o albinismo, não é exclusivo dos gatos siameses e não define raça nenhuma, é isto que pretendo transmitir.

dinodane
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 9:30 pm

mjoaocunha Escreveu:Bem, obrigada pelas vossas dicas relativamente à Xena.
Não sei ainda o q fazer, mas sei q não consigo estar à vontade com ela por perto e ao mm tempo tenho imensa pena da gata, pq quer sair para junto de nós.
MJ, não sugiro absolutamente nada, só você conhecerá o animal e como reage... é muito complicado viver com um animal em que não há confiança, que já atacou e ainda mais complicado colocá-lo noutra casa. O que decidir estará correcto.

June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

terça ago 03, 2010 9:30 pm

IHaveADream Escreveu:June76, sem darmos por isso, já estamos a afastar-nos muito do assunto deste tópico (a conversa é mesmo assim, como as cerejas).
Se quiser, abra um tópico sobre esse assunto, que é interessante, e fala-se disso por lá. :wink:
IHaveADream,

Eu nem tenho assim muito interesse sobre raças de gatos, e só me meti na conversa porque alguém disse que os gatos "siameses" têm um temperamento agressivo tentando justificar assim o comportamento da gata do tópico. Eu não acho que ela seja agressiva porque todos os "siameses" o são, mas porque deve ter sido maltratada antes e hoje não tem assim muita confiança nos humanos.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça ago 03, 2010 9:31 pm

Maria João, não sabia que tinha consigo uma pequena fera, por acaso já tinha visto a foto dela, já não me lembro se num tópico e até comentei que ela parecia ser danada, afinal é mesmo :(

Concerteza que vai tomar a melhor decisão, sei que deve ser dificil, se por um lado tem de pensar na sua segurança e dos que vivem consigo, por outro olha-se para o animal e é muito complicado, é impossível não ficar com pena...
S&oacute;nia
dinodane
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 9:31 pm

Ora bem, como disse a Búzio lá atrás. Raça nunca determina agressividade, nem em gatos nem em cães como tantos mitos nos querem fazer crer.

catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça ago 03, 2010 9:53 pm

O mito sobre o feitiozinho destes gatos pelos vistos está muito presente, pois não há ninguém que não saiba de uma história de agressividade ou "mau feitio" destes gatos, a mim acontece com tanta frequência ouvir relatos sobre situações complicadas, até no próprio vet, que já desisti de tentar argumentar...
O meu é um anjo, desde que não lhe cheire a veterinário :(
S&oacute;nia
dinodane
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 9:58 pm

Catrules, pois é, não esquecendo os milhares de pessoas que, nem falando em raça nenhuma, definem todos os gatos como animais traiçoeiros.

mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

terça ago 03, 2010 10:24 pm

catrules Escreveu:O mito sobre o feitiozinho destes gatos pelos vistos está muito presente, pois não há ninguém que não saiba de uma história de agressividade ou "mau feitio" destes gatos, a mim acontece com tanta frequência ouvir relatos sobre situações complicadas, até no próprio vet, que já desisti de tentar argumentar...
O meu é um anjo, desde que não lhe cheire a veterinário :(
Grande Suki.

Pois das poucas siamesas q vi e interagi com ela (falo de gato siamês e não no q é parecido), é meiguissima, uma ron roneira de 1ª.
Acho q tem muito a ver com a educaçáo q levam desde pequeninos.

O meu Rivus, chamo-lhe gato d telhado, pq é filho de uma gata vadia q anda no telhado da garagem, veio para a familia :D com 3 semanas de idade. Pois é um ronron 5*****.
Achei muita piada pq qdo foi tirar sangue para os tais textes, a senhora q estava a segurar estava a ser um pouco brutinha, o Rivus passou-se e eu disse: Trate-o com meiguice, ela mudou o comportamento e ele deixou tirar sangue como o verdadeiro cavalheiro q é.
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
Bloqueado

Voltar para “Gatos”