Dúvidas sobre adoptar gato para apartamento

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado set 11, 2010 2:55 pm

os gatos são grandes dorminhocos. os meus dormem bastante de dia. à noite, ninguém se queixa. não admira a rita dormir quase 24 horas por dia. está quase com 16 anos. quando vejo o chiquinho a dormir, preocuo-me. sol de pouca dura.
estes não precisam de muitos brinquedos. distraem-se uns com os outros.
quando a rita ia para o quintal, trazia osgas, ratos, pássaros. uma canseira :P
o flávio viveu muito tempo na rua. não o vejo nada entusiasmado para lá voltar. agora, o sofá. mal vê uma greta da porta abetta, pira-se logo. para não perder a vez.
anjjazul
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

sábado set 11, 2010 2:56 pm

Ai que verdadinha!!! :lol: :lol: :lol:

E as "cornas" gostam mesmo dos homens! Mas o meu Wallee é um apaixonado por mim!! :mrgreen:
princesan
Membro Júnior
Registado: sábado set 11, 2010 2:24 am

sábado set 11, 2010 2:59 pm

:D É verdade! A gata actual dos meus pais sempre que o meu namorado ia lá a casa fazia-se a ele cá com uma pinta... ele até ficava assustado com tanto assédio :lol: :lol:
Sinceramente julgo que prefiro uma menina, não sei se é por estar mais habituada. Um menino castrado fica com o comportamento parecido à fêmea? E não engorda muito depois?
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado set 11, 2010 3:17 pm

é normal que uma pessoa que se habitue a ver os animais em determinado ambiente, estranhe quando os vê em situação diferente.

Se uma pessoa está habituada e se foi ensinada, que os gatos por exemplo, devem sair e fazer a vida deles lá fora, se lhes falamos que há gatos que ficam apenas dentro de casa soa estranho.

Com os cães é a mesma coisa há donos cujos cães não entram dentro de casa, outros há que nem sequer levam o cão á rua fazem dentro de casa em jornais ou nas varandas, ou se forem cães pequenos há inclusive quem compre um wc como o dos gatos.

O exemplo que moslie deu do gato da sua prima ter feito tanto disparate, provavelmente ele estava a ver objectos diferentes a que se calhar não tinha acesso na casa dele (vaso de plantas) e a partir daí foi só diversão :twisted:

Na terra dos meus pais não se vê gato dentro de casa, nem cão. Mas os cães ainda assim são melhores tratados que os gatos, estes devem caçar se quiserem comer.
Apesar de hoje em dia as metalidades já serem um pouco diferentes, continua a fazer-lhes confusão que um cão durma no quarto com o dono e em cima da cama então :o

Um história engraçada foi que há 17 anos ofereceram-me uma coelha anã fiquei muito feliz com a minha layla e enviei fotos à minha avó da minha coelha. Bom aquilo espalhou-se pela aldeia e as pessoas iam a casa da minha avó ver as fotos para verem se de facto era verdade que a coelha vivia em casa com o cão e o gato e estava em cima do sofá e em cima da cama quando lá fomos passados uns meses só perguntavam pela coelha :D
Sónia
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sábado set 11, 2010 3:23 pm

princesan Escreveu::D É verdade! A gata actual dos meus pais sempre que o meu namorado ia lá a casa fazia-se a ele cá com uma pinta... ele até ficava assustado com tanto assédio :lol: :lol:
Sinceramente julgo que prefiro uma menina, não sei se é por estar mais habituada. Um menino castrado fica com o comportamento parecido à fêmea? E não engorda muito depois?
Eu adoro gatos, o meu outro gato antes destes dois que tenho agora faleceu há 2 anos viveu comigo 18 anos, antes dele, tivemos uma gata que viveu 13 anos, gostava muito dela também o "problema" é que não era esterilizada, na altura também nem se falava nisso e os cios dela era muito ruidosos o que vale é que não saia de casa por isso nunca esteve grávida, mas de facto por ter essa ideia dos cios é que escolhemos sempre gatos, mas agora com as esterilizações é algo que se elimina por completo.
Na minha opinião os machos são mais ligados às mulheres e as femeas aos homens, se bem que a minha gata adora-me e vem para o meu colo e pede muitas festinhas, mas o meu gato é uma ligação quase exclusiva a mim, ignora o outro elemento da casa :lol: 8)
Sónia
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

sábado set 11, 2010 3:40 pm

princesan Escreveu::D É verdade! A gata actual dos meus pais sempre que o meu namorado ia lá a casa fazia-se a ele cá com uma pinta... ele até ficava assustado com tanto assédio :lol: :lol:
Eu tenho 2 gatos castrados e não engordaram depois da castração. Mas caso sejam muito glutões é conveniente dar-lhes apenas a quantidade de ração diária recomendada para o peso e para a idade.

Em relação a ficarem parecidos com as fêmeas depois de castrados, não sei. O meu Bichaninho continua com a mesma personalidade que tinha antes. Era um gato esquivo, que não gostava de festas nem de colo e continua igual.
princesan
Membro Júnior
Registado: sábado set 11, 2010 2:24 am

sábado set 11, 2010 3:43 pm

Mais uma vez, obrigada pela vossa ajuda. Não há nada como pedir opiniões e partilhar ideias :)
Os vossos felinos estão bem entregues... :roll:
Beijinho
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado set 11, 2010 4:37 pm

É também preciso ter muito cuidado com fios electricos, toalhas com coisas por cima (os gatos puxam e as coisas caem em cima deles) e produtos de limpeza.

No fundo é rever a casa toda como se fosse para um bebé, geralmente os donos de gatos tem casas à prova de bebés.

O gato da minha prima (o Carlinhos, bem lindo, amarelo e branco), era destruidor em todo o lado, em casa dela fazia o mesmo...era um gato novo, com 18 meses e precisava era de espaço. Os meus gastavam a energia em coisas úteis como caçar ratos e em casa curtiam tanto os sofás e as nossas camas como os vossos gatos de casa! Quando o vi subir ao cortinado percebi uma das principais queixas universais contra gatos. Acreditam que nunca nenhum dos meus tinha feito aquilo?
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

sábado set 11, 2010 4:52 pm

Eu acho que os gatos são como as crianças. Podem haver excepções, mas em geral os meninos são mais irrequietos que as meninas. Também há quem diga que as meninas preferem os papás e os meninos as mamãs :).
Minhamicas
Registado: sexta ago 13, 2010 11:09 am

sábado set 11, 2010 6:19 pm

Olá!
Eu e a Micas, a minha gata de 6 anos, vivemos num apartamento de 36m2 e a bichana dá-se muito bem naquele espaço! Claro que fez algumas asneiritas, mas nada de complicado. Nunca se "meteu" com os cortinados, arranha os tapetes, mas felizmente sairam à prova de unhas. A unica coisa que tenho que ter muito, mas muito cuidado é com a caixa de costura, porque ela é doida por linhas e fios, e já teve que ir de urgencia ao hospital vet, tirar uma fita de seda do estomago, através de endoscopia! :( E tenho sempre a ultima prateleira da estante vazia, para a "dama" se estender ( vai trepando de prateleira em prateleira, até chegar à ultima). Ela tem livre acesso a toda a casa, tenho cuidado com as janelas abertas, pois vivo num 1º andar e tenho medo que ela se anime atrás de um passaro! Por isso, como vêm tudo depende da personalidade dos lindos bichanos :D :lol:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado set 11, 2010 6:22 pm

mas há quem não tenha só cães e gatos em sofás. há tempos, vi uma reportagem em que mostrava um porco, gordo que nem um porco, em cima do sofá. era o ai jesus dos donos. dormia dentro de casa. não sei se em cima da cama :P
é muito giro os gatos na rua. uma vez, o pinóquio fugiu e andou a vadiar por cima dos telhados. estive um dia e meio sem o ver. estava mesmo na casa do lado. foi um castigo tirá-lo de lá. o homem morava longe e ficou fulo por eu querer tirar de lá o gato. conclusão. o telhado abateu e ele veio parar dentro de casa. dessa vez teve sorte. tantas fez :cry:
anjjazul
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sábado set 11, 2010 6:37 pm

Nos EUA é comum terem porcos como animais de estimação, principalmente uma determinada raça que é o porco do vietname
Apesar do nome são animais muito limpos não tem cheiro e também são ensinados a fazer as necessidades num determinado sitio.

O actor George Clooney tinha um destes animais com quem viveu durante 18 anos :D

Isso das gatas serem mais sossegadas, não sei não cá em casa não é assim :D
Sónia
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado set 11, 2010 8:18 pm

Os meus gatos subiam a uma nogueira enorme e nunca se atrapalhavam, só custava a 1ª vez geralmente quando tinham uns 5 meses e assustavam-se a descer, era preciso ir ajudar. Depois dominavam a técnica toda e adoravam caçar lá nos ramos e até dormir.
Telhados de arrecadações e adegas era canja.
Nós tinhamos era muito cuidado com os cães porque os meus cães não simpatizavam com gatos.
marcii
Membro
Registado: sábado set 19, 2009 12:42 am

sábado set 11, 2010 9:46 pm

dinodane Escreveu:
O meu principal receio é que venha a estragar algo cá em casa (que pelo menos por enquanto não é minha), assim como cortinados ou mobília, que é tudo novinho...
Claro que vai.
Se isto para si é um problema, é melhor pôr essa ideia de lado.
Os cães roem, os gatos arranham, ambos largam pêlo e fazem tropelias.

É bem verdade, e que o diga.
As minhas abrem armários. E gavetas. Tenho uma que se me apanha distraída lá se vai o esfregão da loiça... E arranha as cadeiras insistentemente porque, ao contrário das outras não se habituou ao cartão de arranhar.

Outra é destrambelhada e manda tudo ao chão (é meio estrábica). E o sofá.

As outras duas mais velhas é que sãopaz de alma,mas também tentam subir ao móveis e estantes e mandar tudo ao chão.

A minha coozinha só tem o essencial em cima da bancada. Nada de enfeites.
E é o único sítio onde as consigo deixar para que não estraguem mais nada quando não estou em casa.

De resto, quando estou ficam livres, só não vão ao quarto e WC. Correm da sala à cozinha. Atropelam-se. Vão contra as cadeiras, contra a porta... Contra a mesa da cozinha, tiram-na do sítio.
tombam as taças da comida, da água. A tigela da água até já está partida...

Saem do WC na correria e trazem pedrinhas atrás...
Acordam-me às 5h e meia da noite...

Às vezes,claro que irrita acordar tão cedo por estarem a fazer barulho na cozinha, ao se zangarem e andarem à luta, vão contra as portas e fazem muito barulho.
Tenho receio que os vizinhos acordem e levanto-me. Acendo a luz. E normalmente, nem sempre, elas acalmam-se durante uma meia hora.
Mas é preciso fazer cara de má e ralhar com elas a sério.

Depois quando já não é isso, tenho uma das mais novas que mia todos os dias,sem falhar, às 6h e meia . Despertador :))))

Enfim.Mas adoro-as, e não imagino a casa sem elas.
As minhas bebés.
marcii
Membro
Registado: sábado set 19, 2009 12:42 am

sábado set 11, 2010 9:51 pm

moslie Escreveu: No fundo é rever a casa toda como se fosse para um bebé, geralmente os donos de gatos tem casas à prova de bebés.
É um mal necessário para o bem dos bichanos, e dependendo da situação, também nosso :P
Responder

Voltar para “Gatos”