Scottish Fold
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
- Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33
Sempre a mesma coisa aqui...se se trata de rafeirinhos, tudo perfeito...quando se trata de gatos de raça sempre se apontan os defeitos e problemas...Por qué o forista não pode simplesmente gostar das caracteristicas do Scottish Fold? Se assim fosse então quem gosta do Sphynx, por exemplo, mereçe a pena de morte? 

We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
MmeMorgana, credo! Isto não tem nada a ver com a questão gatos rafeiros versus gatos de raça.
Aqui estamos a falar da intenção de reproduzir gatos de uma raça tem problemas, daí não ser reconhecida.
Não me lembro de ver aqui alguém a incentivar a reprodução de gatos rafeiros, muito pelo contrário.
O luisfdgon pode gostar imenso das características do SF e ter SF. De resto, já tem uma gata SF.
Outra coisa é fazer criação de um tipo de gatos que podem ter problemas de saúde sérios. Ainda por cima com um macho e uma fêmea oriundos de «criadores» de Leste, ambos comprados em lojas (e ambos doentes, onde anda a fiscalização, já agora…?) Nada garante ao forista que, dos gatinhos que der, não se vá também querer fazer criação. E assim se vai pôr no mundo mais um número indeterminado de gatos que podem vir a sofrer de problemas de saúde graves. É só para isso que eu estou a chamar a atenção, para que o luisfdgon pondere se isso é a coisa certa a fazer.
Se as pessoas tivessem este tipo de considerações mais em mente, evitavam-se sofrimentos sérios para os animais. Não é essa a nossa primeira preocupação, o bem-estar deles?
Aqui estamos a falar da intenção de reproduzir gatos de uma raça tem problemas, daí não ser reconhecida.
Não me lembro de ver aqui alguém a incentivar a reprodução de gatos rafeiros, muito pelo contrário.
O luisfdgon pode gostar imenso das características do SF e ter SF. De resto, já tem uma gata SF.
Outra coisa é fazer criação de um tipo de gatos que podem ter problemas de saúde sérios. Ainda por cima com um macho e uma fêmea oriundos de «criadores» de Leste, ambos comprados em lojas (e ambos doentes, onde anda a fiscalização, já agora…?) Nada garante ao forista que, dos gatinhos que der, não se vá também querer fazer criação. E assim se vai pôr no mundo mais um número indeterminado de gatos que podem vir a sofrer de problemas de saúde graves. É só para isso que eu estou a chamar a atenção, para que o luisfdgon pondere se isso é a coisa certa a fazer.
Se as pessoas tivessem este tipo de considerações mais em mente, evitavam-se sofrimentos sérios para os animais. Não é essa a nossa primeira preocupação, o bem-estar deles?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Não sabia desse possivel problema com genes nos Scotish Fold, mas se formos por aí não deviamos acabar também com os Persas? Os que há existiam até morrer, mas acabava-se com a criação... Ou os Persas não têm também muitos problemas de saúde associados?
-
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Goliath, há quem diga que, nos persas, se a selecção dos exemplares para reprodução for bem feita, esses problemas não existem.
Se quer a minha opinião pessoal de absoluta leiga no assunto, vejo muitos menos problemas respiratórios e oculares nos persas ao estilo antigo, com um bocadinho de nariz (e até os acho bem mais bonitos), do que nos outros.
Mas, neste caso, não estamos a falar de criação conhecedora e responsável a partir de bons espécimes, pois não?
Se alguém viesse aqui dizer que tinha dois persas (ou outra raça qualquer) oriundos de criadeiros e que ia cruzá-los porque até tinha muita gente que queria os bebés, a minha opinião e o meu alerta eram os mesmos.
Se quer a minha opinião pessoal de absoluta leiga no assunto, vejo muitos menos problemas respiratórios e oculares nos persas ao estilo antigo, com um bocadinho de nariz (e até os acho bem mais bonitos), do que nos outros.
Mas, neste caso, não estamos a falar de criação conhecedora e responsável a partir de bons espécimes, pois não?
Se alguém viesse aqui dizer que tinha dois persas (ou outra raça qualquer) oriundos de criadeiros e que ia cruzá-los porque até tinha muita gente que queria os bebés, a minha opinião e o meu alerta eram os mesmos.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Por isso são feitos testes de DNA aos progenitores, exactamente para averiguar da presença dos genes que provocam Rim Poliquistico e Cardiomiopatia Hipertrófica, e evitar a reprodução de genes portadoras destes sindromas.Tassebem Escreveu:Goliath, há quem diga que, nos persas, se a selecção dos exemplares para reprodução for bem feita, esses problemas não existem.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Citação: "Viver é a arte de sorrir quando a vida diz que não"</p>
<p>Teresa</p>
Uma das penalizações nos concursos felinos, vão para exemplares cuja linha superior do nariz está abaixo da linha inferior do olho.Tassebem Escreveu: Se quer a minha opinião pessoal de absoluta leiga no assunto, vejo muitos menos problemas respiratórios e oculares nos persas ao estilo antigo, com um bocadinho de nariz (e até os acho bem mais bonitos), do que nos outros.
Isto porque a situação contrária leva ao aparecimento de graves problemas respiratórios, e que não se devem perpetuar para as gerações futuras. Por isso são penalizados em concurso.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Teresa</p>
Animais de criadores são uma coisa.
Têm estalão definido e constam do LOP (Livro de Origens Portuguesa).
E mesmo nos criadores existem exemplares para exposição, exemplares para reprodução e exemplares para companhia. Só vão para exposição e reprodução exemplares com determinadas caracteristicas. Todos eles com o respectivo registo.
Claro que tudo isto fica muito caro e por isso nenhum criador digno dessa denominação coloca exemplares em lojas de animais, cujas condições são demasiado degradantes.
Dos restantes cruzamentos, feitos por não criadores, resultam aniamsi com a raça dos meus: SRD
Para se iniciar a verdadeira criação de uma raça é preciso muita pesquisa, excelentes progenitores de origem bem definida, etc.
E mesmo nos criadores existem exemplares para exposição, exemplares para reprodução e exemplares para companhia. Só vão para exposição e reprodução exemplares com determinadas caracteristicas. Todos eles com o respectivo registo.
Claro que tudo isto fica muito caro e por isso nenhum criador digno dessa denominação coloca exemplares em lojas de animais, cujas condições são demasiado degradantes.
Dos restantes cruzamentos, feitos por não criadores, resultam aniamsi com a raça dos meus: SRD
Para se iniciar a verdadeira criação de uma raça é preciso muita pesquisa, excelentes progenitores de origem bem definida, etc.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Teresa</p>
-
- Membro Veterano
Exactamente.TSaphira Escreveu:Animais de criadores são uma coisa.
Quanto ao que assinalei a negrito: nem pode, se estiver inscrito no CPF. O clube não o permite.
A raça não é reconhecida pela FIFE, mas é reconhecida por outras organizações. Obviamente que antes de adquirir a gata me tentei informar ao máximo sobre ela, e não existem nenhuns problemas associados. Os problemas osseos q refere podem estar presentes em brittish já que o cruzamento inicial da raça foi sempre feita com esse tipo de gatos.Tassebem Escreveu:Luisfdgon, e já se informou por que é que a raça não é reconhecida?
Segundo li, porque se pensa que o gene responsável pelas orelhas dobradas está associado a graves problemas de saúde, nomeadamente a nível ósseo, que trazem grande sofrimento aos gatinhos.
Além disso, não tem a garantia de que todos os gatinhos da ninhada venham a ter as orelhas dobradas características deste tipo de gatos.
Sendo para mais os seus gatinhos provenientes de «aviários de gatos» do Leste, continuará a querer pôr no mundo mais gatinhos destes (que vão gerar outros) só porque lhes acha muita graça e tem pessoas que os queiram?
Da mm forma que todas as raças podem ter problemas genéticos associados, esta também poderá ter. No entanto, temos dois gatos saudáveis, provenientes de pais saudáveis. Inclusivamente os pais do gato têm vários prémios ganhos em concursos da WCF (world cat federation).
Os gatos não saem todos com as orelhas para baixo... Podem sair fold ou straight, mas serão sempre scottish fold. O scottish fold terá k acasalar com um scottish fold straight e os gatinhos poderão sair com fold ou straight.
A minha gata não é proveniente de nenhum aviário de Leste. Nasceu em Portugal, numa família que faz criação em Tavira que são originários de Leste. O gato não sabemos a origem, mas pensamos que tenha vindo de lá. De qualquer das formas, é filho de pais saudáveis e tem o equivalente ao LOP português, o que para mim serve como garantia.
Sim quero pôr no mundo mais gatinhos destes, porque há pessoas que de facto os querem, independentemente das orelhas serem fold ou straight

Óptimo, visto os pais de ambos os gatos irem a concursos, ambos terem pedigree e termos a linhagem. A minha gata vinha inclusivamente com uma avaliação feita por um técnico da WCT a recomendá-la para concursos ou reprodução pelas excelentes características. Pelas vossas contas, temos excelentes exemplares! Ahhh não porque agora alguém vem dizer k na Rússia é diferente e k a FIFE é k presta e k a WCT é uma m****!Tassebem Escreveu:Exactamente.TSaphira Escreveu:Animais de criadores são uma coisa.
Quanto ao que assinalei a negrito: nem pode, se estiver inscrito no CPF. O clube não o permite.
Pessoas que continuam a dizer k SF são gatos com sérios problemas genéticos porque ouviram dizer isto à 20 anos atrás não merecem assim tanta credibilidade. Informem-se um bocadinho mais antes de atirarem as pedrinhas para o ar.
Acho piada aos gatos. Tenho uma gata, conheço algumas pessoas com folds e straights q nunca tiveram problemas de saúde e todas as pessoas k conhecem a raça ficam FÃS!
Portanto se tiverem oportunidade leiam sobre isso, contactem com os gatos e depois logo vêem atirar pedras.
Em relação à criação: pessoas k gostem dos seus animais nunca o irão fazer por lucro pq simplesmente não compensa. Como já disse entre os cuidados de saúde + alimentação não é rentável pq esses gatos mtas vezes têm 2 ou 3 gatos numa ninhada (dito pela veterinária, k felizmente adora a raça e ficou feliz com a nossa ideia de os reproduzirmos).
-
- Membro Veterano
Não tenho mais nada a acrescentar ao que já disse. Excepto que lamento que tenha visto as minhas palavras como um «atirar de pedras». Estava a tentar argumentar consigo, nada mais.
Tassebem, quando as pessoas querem porque querem e PORQUE QUEREM, (faz-me lembrar os miúdos a fazer uma birra por causa de um chocolate), então inventam todas e mais algumas desculpas para enaltecerem o que pode ser um gato doente e infeliz, mesmo que lhes mostrem por a+b o porquê desses factos. Eu li este tópico desde início e previ o desfecho, esta user há-de conseguir o seu gato nem que o vá comprar na esquina para poder dizer que tem um rafeiro que parece um scotish fold.
E quanto á user escusa de me vir com desculpas e argumentações porque já tem dois que são dois rafeiros, provavelmente problemáticos e doentes, mas pensa em criar na mesma.
Deixe-se de hipocrisias.
E quanto á user escusa de me vir com desculpas e argumentações porque já tem dois que são dois rafeiros, provavelmente problemáticos e doentes, mas pensa em criar na mesma.
Deixe-se de hipocrisias.
A minha gata não é proveniente de nenhum aviário de Leste. Nasceu em Portugal, numa família que faz criação em Tavira que são originários de Leste. O gato não sabemos a origem, mas pensamos que tenha vindo de lá. De qualquer das formas, é filho de pais saudáveis e tem o equivalente ao LOP português, o que para mim serve como garantia.
Óptimo, visto os pais de ambos os gatos irem a concursos, ambos terem pedigree e termos a linhagem. A minha gata vinha inclusivamente com uma avaliação feita por um técnico da WCT a recomendá-la para concursos ou reprodução pelas excelentes características. Pelas vossas contas, temos excelentes exemplares! Ahhh não porque agora alguém vem dizer k na Rússia é diferente e k a FIFE é k presta e k a WCT é uma m****!
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
topico esclarecedor sobre a raça, para quem tiver a paciencia de ler.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 54&start=0
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 54&start=0