Relativamente à castração a minha opinião é a favor, sem grandes debates filosóficos.
As pessoas têm a tendência para antropomorfizarem os animais, e como tal, quando ouvem falar em castração lembram-se imediatamente nos efeitos que isso teria sobre um ser humano, o que não é, de todo o que se passa na realidade.
Em primeiro lugar, acho bastante duvidosa a ideia de que se está a fazer uma crueldade ao animal, ao privá-lo de ter relações sexuais pois, mais uma vez ao se humanizarem os animais se cai no erro, de pensar que os gatos têm prazer no acto sexual. Pois bem, se bem me lembro, só há duas espécies de animais conhecidas que praticam sexo por prazer: nós e os golfinhos!!! É verdade que os porcos têm orgasmos de 30 minutos (

), mas, segundo sei, não deverá ser uma experiência assim tão interessante visto que não o fazem por prazer. Portanto, e em suma, perante isto, penso que se pode acabar com esse mito de que se está a condenar os gatos a uma vita de infeliz abstinência!!!
Em segundo lugar, existe um argumento contra a castração dos bichanos que eu até compreendo melhor, mas que analisando a fundo acaba por fazer pouco sentido e torna-se até incoerente face ao quadro geral: a não escolha dos animais! Ora bem, os gatos domésticos são isso mesmo: domésticos. Foram domesticados há uns bons milhares de anos e como tal, perderam determinadas capacidades enquanto animal selvagem, e principalmente o seu lugar nos ecossistemas. Ou seja, um animal doméstico como o gato, nas quantidades em que existem nas ruas tornam-se quase pragas e desenvolvem comportamentos anti-sociais, esses sim, contra a sua natureza domesticada. Pior ainda, a panóplia de doenças e acidentes que lhes podem provocar a morte e sofrimento fisico e psicológico, são também o resultado dessa condição de animal doméstico mas deixado à sua sorte. FIV e FELV, bem como outras doenças, são hoje um flagelo precisamente devido ao não controle da natalidade dos animais vadios, animais esses que por serem domesticados deveriam estar sob cuidados e supervisão dos seres humanos. Em suma, os gatos domésticos não são hoje um animal capaz de sobreviver sem o auxilio humano, especialmente em ambiente urbano e como tal, o controlo da sua natalidade é algo natural e necessário. O gato não tem escolha? Sim é um facto, mas isso é natural atendendo a que é hoje um animal doméstico e portanto que depende de auxilio humano para viver. É como uma criança que durante a sua menoridade depende dos pais e portanto, em muitas situações não tem possibilidade de escolha. Se hoje se entende a castração/esterilização do animal como vantajosa não só para a sua saude (e isto advém da proliferação de doenças associadas à sua condição de animal doméstico) como para o controlo da natalidade a mim parece-me totalmente coerente com a condição de animal doméstico, que o gato tem!