Umas perguntinhas para vocês!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

sábado set 13, 2003 2:57 pm

oi

sou obrigado a concordar com o que tem sido dito aqui em relaçao as gluseimas (doces) claro que é prejucial e é de se evitar mas como qualquer pessoa aqui tb sabe os nossos amigos sao mui teimosos, claro como donos temos que dizer que nao mas........
eo adoro a minha Iris desde peq. que tomo conta dela e graças a deus tem sido muito saudavel (mesmo com os erros que cometemos com a ignorancia de nao saber que estamos a fazer mal) ja ao contrario o gaultier que ta ca a 2 semanas nao posso dizer o mesmo que me parece ser mais propricio a doenças e nao acredito que a dona anterior nao tenha tratado bem, por isso acho que é uma questao de sorte.
em relaçao a comida seca eu uso a royal canin e noto que a diferenças a iris tem um pelo mui macio, brilhante e é raro encontrar um no no pelo enquanto o gaultier é o oposto mas desde que ta comigo o pelo tem melhorado muito.
é claro que ha mais marcas eukanoba e mais boas só que sao mais caras do que as do supermercado mas penso que é preferivel gastar um pouco mais em comida do que nos vets.
engraçado nunca vi as boas marcas de comida seca que fabricasse tb comida de lata pq sera????

speedy666
:evil:
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado set 13, 2003 4:06 pm

engraçado nunca vi as boas marcas de comida seca que fabricasse tb comida de lata pq sera????
mas olhe que fabricam. é uma questão de perguntar.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado set 13, 2003 4:18 pm

texuga Escreveu:mas eu ao meu gato NÃO posso dar ração seca... Por uma razão muito simples, ele aqui à cerca de 1 ano por pouco não morreu com um problema na bexiga grave, ele criou uma espécie de cristais (vulgarmente denominadas "pedras") na bexiga e simplesmente não conseguia urinar... Foi horrível, ía mesmo morrendo... Daí para a frente eu só lhe posso dar comida húmida porque os cristais não se dissolvem sozinhos e se a comida for seca ele volta a piorar!
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Deus do céu!! :o :o :o :o

Desculpem a exclamação, mas ele há coisas ....
Não sabe, texuga, que existem rações de dieta, seca, especiais para estes casos!
Ou seja, para evitarem a formação de cálculos renais?
A Hill's tem, exactamente a ração C/D! A que eu dou a um gato meu, que felizmente não chegou a esse extremo, porque detectei logo uma anomalia, no início, quando o vi a lamber muito a zona genital, e esta inchada. Levei-o logo ao vet, que viu logo do que se tratava. Foi um tratamento rápido, felizmente ( uma injecção na altura e veio para casa a tomar uns comprimidos), e com o aviso de lhe ir apalpando a zona dos rins e bexiga, para, se notasse alguma parte mais dura, o levar lá imediatamente! E, óbvio, mudança de ração, para essa que eu já referi!
Graças a Deus não voltou a ter mais problema nenhum!
Portanto, como vê, não se trata de ser seca ou húmida! Mas da composição! ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado set 13, 2003 5:55 pm

Olá

Por acaso acho estranho que as latas possam fazer bem a um gato com problemas de rins, mas se foi aconselhado pelo vet.
A Iams a Eukanuba e a Hills têm latas, as outras marcas já não sei.
Um vet da clinica onde vou com a Amélia, ao gato de uma amiga da minha mãe que tem problemas renais (provocados em principio por más rações) ele aconselhou o seguinte: ração seca de dieta especifica para problemas renais e para que o gato beba água ferver num litro de água um cubo de caldo knorr. Com essa água fazer cubos de gelo e cada vez que se coloca água na taça deitar um desses cubos. Torna a água mais apetitosa e eles bebem mais.

Beijokas
kathleen
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sábado set 13, 2003 6:33 pm

Olá de novo.
Concordo plenamente com a Kathleen. A Margarida teve um problema renal exactamente igual ao que foi descrito pela Texuga (cristais na urina) num post acima, e depois de 2 análises, além de ser medicada com Cefa-Cure50 e Marbocyl5 ainda esteve cerca de mês e meio a uma dieta especial (nao me lembro fo nome da marca) indicada para os problemas renais. Deduzo que a Texuga tb tenha sido informada pelo seu vet e tenha resolvido a situação conforme a indicação do mesmo.
Sem de forma alguma querer desacretidar o vet, acho um pouco estranho, já que os problemas renais requerem que os bichinhos ingiram a maior quantidade de água possível e para isso não há nada melhor do que qualquer ração seca, qualquer uma, seja a mais barata, seja a de dieta qd o problema já está instalado. O peixe, pelo que me foi dito tb nao é mt aconselhavel, (sempre!, porque as minhas adoram de vz em quanto uma pescadinha). O peixe tem muito magnésio e a 1º pergunta que a vet me fez quando lá fui foi se ela comia muito peixe.

kathleen: essa dos caldos Knorr n sabia! mas um dia destes vou experimentar :)

Jocas e miaus
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado set 13, 2003 8:04 pm

Olá!

Não, Kathleen, o problema dos cálculos renais não é provocado só, nem principalmente por "más rações"! Não sei se existe algum estudo estatístico sobre as causas, não deve haver, mas um dos factores de peso é a predisposição para ganhar cálculos! Claro que as rações más não ajudam nada, e podem mesmo ser uma causa, mas as coisas não são assim tão lineares. O Vânias que foi, numa parte ainda razoável da vida dele (uns bons anitos) alimentado a peixinho, até porque na altura não estavam muito divulgadas as rações, nunca teve problemas renais, graças a Deus. Já o filho, o Cyrano, sempre alimentado a ração, e das melhores, a Hill's (senão a melhor mesmo do mercado), desenvolveu este problema! Portanto como vê, as coisas são mais complicadas! :roll
Kathleen Escreveu:(provocados em principio por más rações)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado set 13, 2003 8:27 pm

O Vânias que foi, numa parte ainda razoável da vida dele (uns bons anitos) alimentado a peixinho, até porque na altura não estavam muito divulgadas as rações, nunca teve problemas renais, graças a Deus. Já o filho, o Cyrano, sempre alimentado a ração, e das melhores, a Hill's (senão a melhor mesmo do mercado), desenvolveu este problema! Portanto como vê, as coisas são mais complicadas! :roll
há quem fume toda a vida e não tenha cancro e vice-versa. o joão e a joana foram alimentados a peixe durante uma boa parte da vida e duraram até quase aos 16 anos. isto porque na altura, de facto, nem se falava em ração. só restos, sopas de leite e serradura.o pantufa é um insuficiente renal se calhar desde que nasceu. mas enquanto, o joão de vez em quando tinha infecções urinárias, estes... lagarto, lagarto :| :| :|
patupi
Membro
Registado: quarta mai 28, 2003 11:24 am

sábado set 13, 2003 11:14 pm

O Tobias, precisamente para o problema dele, come uma ração especial, da royal canin, para gatos castratos, como já disse acima.
E antes desta, comeu durante uns meses uma ração especial para gatos com problemas de bexiga, da mesma marca.
Goluseimas dos humanso jamais! Não habituei os meninos a essas coisas! :D
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo set 14, 2003 11:26 am

Olá

Eu sei que os problemas renais não são apenas provocados pelas más rações. No caso deste gato de que eu falava da amiga da minha mãe, o vet supõe que tenha sido isso uma vez que o gato nunca comeu rações das marcas normalmente aconselhadas pelo vet. Comia rações de supermercado e muitas latinhas.

Beijokas
Kathleen
kika_cat
Membro
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

domingo set 14, 2003 8:43 pm

olá!

Concordo com a maioria dos foristas ao afirmarem que a ração seca é melhor que a húmida, pois esta causa mais problemas de saúde, nomeadamente problemas nos dentes, entre outros. No entanto, existem estudos que afirmam que só comida seca leva a problemas renais. Assim, penso que é preferível deixar a comida seca sempre à disposição (em conjunto com água mudada frequentemente), fornecendo apenas um pouco de comida húmida, à laia de petisco, à noite. Deve-se ter em conta que esta se começa a detiorar passado cerca de meia hora, pelo que deve ser retirada se não tiver sido totalmente consumida. Uma coisa importante é dar sempre comida de boa qualidade, tanto seca como húmida.
Em relação aos iogurtes, cuidado com aqueles com sabores, pois possuem mais corantes e outras porcarias que não são muito apropriadas para os nossos gatinhos. O melhor são os iogurtes naturais, sem ser magros.
Quanto ao regime especial para gatos com problemas renais, é verdade que existe comida apropriada em várias marcas, aliás hoje em dia existe uma gama de comida para quase tudo, desde problemas hepáticos a intestinais, passando por comida p gatos obesos, ou gatos com problemas de pele, etc... Só me resta acrescentar que se o gato apresentar problemas renais é aconselhável dar-lhe água do Luso, pois tem um pH mais baixo.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda set 15, 2003 4:13 pm

Por acaso este Verão fui a Inglaterra e aproveitei para comprar uma revista sobre gatos. Para minha surpresa na secção de dúvidas acerca de saúde aconselhavam a dar latinhas ao gatos com insuficiência renal seguindo a lógica de que assim eles ingeriam mais água. Mas lendo melhor percebi que as latinhas recomendadas eram de marcas conceituadas (Hill's e afins) e próprias para esse tipo de problemas, ou seja, caríssimas. Julgo que uma das razões porque em Portugal se recomenda a ração nestes casos é porque sai consideravelmente mais barata do que comida de lata com a mesma qualidade.
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

terça set 16, 2003 11:32 am

Olá,
uma latinha de dieta para insuficientes renais da Hill's - Hill's c/d, penso que de 125 g, custa 3 euros, onde eu compro :o
Dói um bocadinho...
V.
Biotza
Membro
Registado: segunda set 08, 2003 11:22 am
Localização: Goxoa (Labrador Retriever), Keter (cao rafeiro lindo) y Biotza (Gato)

terça set 16, 2003 12:22 pm

Olá a todos!!

:D Cada dia estou mais contente porque este forum é realmente muito útil!!! :lol: que bom!!

Confesso que também não sabia que era SÓ ração seca + miminhos esporádicos. Inicialmente os nossos gatos comiam só ração seca mas mais tarde fomos introduzindo ração húmida :oops: :oops:

O Biotza come seca ao pequeno almoço mas de resto é sempre de latinha... e tentamos variar os sabores porque pensavamos que era melhor :oops: :oops: :oops: - que ignorância... ops......

Emfim... vou ja tomar medidas!! além disso ele até gosta da seca!! :D

Quanto aos miminhos... isso sim, são muito esporádicos... de vez em quando umas lambidelas no yogurte simples ou um pedacinho de queijo magro.

Obrigada mais uma vez pelas lições que me dão todos os dias!

Beijokas a todos.

Ana
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

terça set 16, 2003 1:21 pm

Está-se sp a aprender!! :D
Agradeço muito as vossas respostas. Contribuimos assim para uma melhor qualidade de vida dos nossos bichanos que é o que tomos nós queremos nao é? :)

Bem Hajam
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
angel_mori
Membro Júnior
Registado: sexta ago 15, 2003 6:53 pm
Localização: gata: Faísca(Siamesa) e cadela: Yara(arraçada de chow chow e husky)

terça set 16, 2003 2:09 pm

oixx!
eu nao dou so raçao porque dps enjoam dou tambem latas e pate para gatos ao kual a minha gata adora canja nao dou porque a minha gata nao gosta e muito esquisita na comida ms as vezes dou-lhe bocados de carne quando ela pede(normalmente quando estou a jantar) e dou-lhe peixe cozido tambem! misturar raçao com latas nunca fiz mas uma amiga minha faz e acho que nao ha problema dar-lhes isso!

Espero que te tenha ajudado! :D

Beijos,

Angel
Responder

Voltar para “Gatos”