dar friskies aos gatos..

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 27, 2010 9:47 pm

dinodane Escreveu:
LuMaria Escreveu:Eu se me vir aflita optava sem duvida por alimentação caseira. Num gato é super económico. Muito mais saudável do que fast-food.

Cada um dá o que pode, mas 600 gr de asas de frango não chegam a um euro, vou dar friskies para quê?
Ora nem mais.
Sem dúvida. E os gatos sabem comer, lá haverá alguns mais brutos, mas regra geral, limpam os ossos, mas não os tentam comer: os meus usam-nos como brinquedos.

Eu, há uns 3 anos, quando tinha apenas uma gata, pensava como a AFreire - e, atenção, não condeno quem o faz - mas depois de ver tanta miséria, gatinhos a passar fome, a assaltar caixotes do lixo, a morrerem apenas por não terem qualquer amparo, preferi dar menos a uma, que não precisa do melhor para ser feliz (eu também não como só lagostas, lombo de vitela ou carne de porco preto...), e dar a mais gatos o que é suficiente. Para os que têm necessidades específicas, são atendidas e sem olhar a preços, os outros, "quando não há pão, come-se broa". Agora ter uma gata a viver à grande e à francesa e ver os outros passar fome... isso não. E não, não consigo fechar os olhos. :(
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado nov 27, 2010 9:57 pm

Chamarrita Escreveu:
dinodane Escreveu:
LuMaria Escreveu:Eu se me vir aflita optava sem duvida por alimentação caseira. Num gato é super económico. Muito mais saudável do que fast-food.

Cada um dá o que pode, mas 600 gr de asas de frango não chegam a um euro, vou dar friskies para quê?
Ora nem mais.
Sem dúvida. E os gatos sabem comer, lá haverá alguns mais brutos, mas regra geral, limpam os ossos, mas não os tentam comer: os meus usam-nos como brinquedos.

Eu, há uns 3 anos, quando tinha apenas uma gata, pensava como a AFreire - e, atenção, não condeno quem o faz - mas depois de ver tanta miséria, gatinhos a passar fome, a assaltar caixotes do lixo, a morrerem apenas por não terem qualquer amparo, preferi dar menos a uma, que não precisa do melhor para ser feliz (eu também não como só lagostas, lombo de vitela ou carne de porco preto...), e dar a mais gatos o que é suficiente. Para os que têm necessidades específicas, são atendidas e sem olhar a preços, os outros, "quando não há pão, come-se broa". Agora ter uma gata a viver à grande e à francesa e ver os outros passar fome... isso não. E não, não consigo fechar os olhos. :(
pois...o problema é que mesmo com broa, há sempre milhentos que ficam para trás. e há-de chegar a altura em que eles precisam mais do que broa. quando chegam a velhos. e aí é que a porca torce o rabo :roll:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado nov 27, 2010 10:16 pm

Habituar um gato só a ração é o cabo dos trabalhos quando chegam a velhos. O meu não toca na ração vai para 2 mêses. Se não gostasse de outras coisas, estava feita.
Está um pisco a comer e tenho de ajudar com seringadelas. Ontem experimentei ração desfeita em água e cuspiu tudo, passei para puré de frango e foram 3 seringas num ápice.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 27, 2010 10:39 pm

Eh eh, velhotes e sábios! Por acaso, mesmo quando a Chamarrita era "filha única", dava-lhe de tudo; a gente sabe lá as voltas que dá a vida, e não queria que ela estranhasse nada. Tentei prepará-la para todas as eventualidades que me lembrei, desde bem bebezinha: viajou bastante, andou de trela, andou solta, comeu de tudo. A única vez que adoeceu nos seus 3 anos e meio de vida foi recentemente, devido à picada da carraça. E com o tratamento mínimo do caso de riquetsias - 21 dias a doxiciclina - ficou boa. De resto, nem uma diarreia, nem coriza, nem sequer um olho lacrimejante... Nem me lembro sequer de alguma vez a ter visto vomitar! :D Só não facilito na manutenção da saúde: vacinas em dia, desparasitações internas e externas mensais. de resto, ainda agora resolveu sair para a rua, com este frio, quando quiser entrar mia à porta. A criançada e os frágeis estão em casa, no quentinho da lareira ou junto ao aquecedor, depois de se terem consolado com bifes de galinha poedeira (assassinada pela minha mãe, depois do cão lhe ter deitado o dente). O Gabriel, para não ficar aguado, comeu latinha d/d... :roll:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo nov 28, 2010 12:19 am

sobre a ração e a velhice não me posso queixar. tanto o joão como a joana e agoraa rita , comem-na bem. os outros, durante anos, comeram peixe, frango e ayé carne de cavalo. era para ficarem fortes :lol: depois, vieram as rações. até à altura, só se falava em serradura :oops: depois, deu nisto. ração baratucha e mais tarde, iams senior. olarila. com a continuação e como o pantufa era doentinho, foi só ração. e assim tem continuado. até chegar o dia em que digam que o que faz bem é passar fome. já faltou mais :P
karenM
Membro
Registado: domingo ago 29, 2010 9:26 pm

domingo nov 28, 2010 2:11 am

antes de mais muito obrigado pelas respostas :D
e nao fazia ideia que a friskies fazia assim tao mal :/..
tenho uma gata linda, siamesa e esta castrada e vacinada.. nunca tive problemas de doenças com ela, a malvada ainda é nova(3anos) e tem uma vida santa, passeia de dia e no resto do tempo ca dentro no quentinho connosco. de vez em quando la nos traz uns ratos ou uns passarecos. na maior parte das vezes rejeita a nossa comida como peru, atum, carne e até a comida humida de gato que acaba por ser para o cao :s
resumindo a tola so quer friskies e eu nao tenho vida para comprar comida mais cara e eu prefiro ter 2 ou 3 gatos e dar-lhes uma vida menos 'luxuosa' porque sou voluntaria e sei bem que os animais so querem uma familia. por isso obrigado pelos conselhos e vou concerteza procurar uma melhor soluçao e peço desculpa se me excedi no comentario :p
Chamarrita
Membro Veterano

domingo nov 28, 2010 2:35 am

É que Friskies vicia, essencialmente por causa do alto teor de açúcares. Como os açúcares viciam... Olhe, ao meu maralhal saudável dou Cat Chow. Estou a pensar em dar-lhes Advance, o preço dos sacos de 3 quilos é pouco superior e sempre tem a carne como primeiro ingrediente, em vez de cereais....

Quando fizer a transição de Friskies para outro alimento, faça-o lentamente, não só para evitar diarreias como para prevenir sintomas de privação - há muitos gatos que os manifestam, por causa dos açúcares de que falei. ;)

editei só para acrescentar que a minha "primogénita" também prefere ração seca a qualquer outra coisa. Gosta de provar tudo, cusca como é, e tem de ser a primeira, mas comer a sério, só mesmo se não houver croquetinhos... :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

domingo nov 28, 2010 5:30 am

LuMaria Escreveu:Habituar um gato só a ração é o cabo dos trabalhos quando chegam a velhos. O meu não toca na ração vai para 2 mêses. Se não gostasse de outras coisas, estava feita.
Está um pisco a comer e tenho de ajudar com seringadelas. Ontem experimentei ração desfeita em água e cuspiu tudo, passei para puré de frango e foram 3 seringas num ápice.
Está a falar do seu Rei, o Zaiá? Lembrei-me do Zaiá por causa daquele tópico que abriu há uns tempos largos sobre problemas de ossos.
Em Setembro último a minha Cd deixou de comer de um dia para o outro. Inicialmente pensávamos que era apetite caprichoso já que a ração seca rejeitava por completo, mas ia comendo ração húmida ou frango cozido.
Não demorou muito a percebermos que algo mais se passava. Foi-lhe diagnosticada espondilose alguns dias depois - já não bastavam as artroses, a insuficiência renal, e o facto de ser obesa :(! Recuperou o apetite depois de começar a fazer o tratamento com antibiótico e desde aí tem estado felizmente óptima.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

domingo nov 28, 2010 9:44 am

Na minha opinião, cabe-nos tentar dar a melhor alimentação possivel aos animais que escolhemos ter e sim, é muito importante fazer contas quando se decide ter mais um.
Pessoalmente, é o que faço antes de decidir e de modo algum aceito baixar a qualidade da alimentação seca que dou. Nas latinhas, como são um mimo (ou no caso de 2, um suplemento para dar medicação) não sou tão rigorosa, mas na ração procuro a melhor ração possivel.
Claro que procuro também a que tenha melhor preço, mas tendo sempre em conta, em 1º lugar, a sua qualidade.

O facto de se comprarem quantidades maiores baixa bastante o preço por kg e permite obter descontos que quem compra pequenas quantidades não tem. Tudo isso tem que ser levado em conta.
Depois, a quantidade que os gatos comem de cada ração também é bastante diferente, posso dar um exemplo - cá em casa usava-se a Purina Pro Plan e mudei para a 1st Choice, na minha opinião bastante melhor. No tempo que durava um saco de 7,5kg da Pro Plan agora gasto apenas um de 6kgs da 1st Choice, o que mostra que com esta ficam muito mais satisfeitos.

Pessoalmente, não gosto da formulação das rações da RC, uso apenas as de tratamento, porque acho que são eficazes. E leva-me a outro ponto que convém pensar bem - quem não dá uma ração melhor por questões económicas, o que fará se o gato precisar de uma ração de tratamento que custa os olhos da cara? É que isso pode acontecer a qualquer momento e por diversos motivos. Tenho um que só pode comer hipoalergénica. Se tenho que me ausentar, ficam todos a comer dessa.

Neste assunto sou um bocado radical, sim, e acho que é fundamental dar a melhor ração possível, dentro do que existe no nosso mercado.
LuMaria
Membro Veterano

domingo nov 28, 2010 10:06 am

jcmac Escreveu:
LuMaria Escreveu:Habituar um gato só a ração é o cabo dos trabalhos quando chegam a velhos. O meu não toca na ração vai para 2 mêses. Se não gostasse de outras coisas, estava feita.
Está a falar do seu Rei, o Zaiá? Lembrei-me do Zaiá por causa daquele tópico que abriu há uns tempos largos sobre problemas de ossos.
Em Setembro último a minha Cd deixou de comer de um dia para o outro. Inicialmente pensávamos que era apetite caprichoso já que a ração seca rejeitava por completo, mas ia comendo ração húmida ou frango cozido.
Não demorou muito a percebermos que algo mais se passava. Foi-lhe diagnosticada espondilose alguns dias depois - já não bastavam as artroses, a insuficiência renal, e o facto de ser obesa :(! Recuperou o apetite depois de começar a fazer o tratamento com antibiótico e desde aí tem estado felizmente óptima.
É o Zaiá sim. Vai para 19 anos mas não chega lá.
Até aos 16 respirou saúde.

Todos nós comemos comida normal adaptada à nossa condição fisica. Há aqui pessoas que esqueceram que a ração só veio facilitar a vida aos donos mas o que um gato come é carne.
Pelo que dar rações fracas é apenas preguiça de cozinhar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo nov 28, 2010 11:57 am

Os meus gatos comiam comida feita em casa com restos de carne e peixe, comprávamos chicharros de propósito para eles, e além disso caçavam.
Nunca tive um gato doente, eram musculosos e ágeis. Um dia um tio meu veio do estrangeiro e trouxe umas amostras de ração que lá era muito publicitada e ele já achava que os nossos gatos labregos iam adorar aquilo!
Comeram e fez-lhes diarreia, tinhamos uma empregada que ficou indignada porque tinhamos dado porcarias aos gatos!

Tive um macho inteiro que pesava 7 quilos, era um tigre!

Vou confessar, durante anos, quando era criança não me lembro dos gatos serem vacinados ou desparasitados. Sei que punham alho picado na comida deles por causa dos parasitas, lavar um gato era considerado crime, e o meu avô levou lá o vet. da câmara para os vacinar contra a raiva porque eles andavam no mato, mas não me lembro se de facto o foram.

Tinham um aspecto muitissimo bom! Um morreu bem velho de pneumonia por causa da mania da lareira, outro foi apanhado por uma raposa e o meu vizinho encontrou-o e identificou o crime, e para além de mazelas de lutas, estavam em grande forma!

Acho que o facto de não stressarem e de comerem bem, dava-lhes saúde.

Mas agora leio tudo o que é considerado indispensável e parece-me que fomos péssimos donos!
LuMaria
Membro Veterano

domingo nov 28, 2010 12:46 pm

LOL!
Não moslie. Estamos é na era do gato de peluche.
A mim choca-me.
Mais do que ver um gato, as pessoas vêm uma criatura frágil cheia de pelinho. É a chamada, evolução. :roll:
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo nov 28, 2010 1:06 pm

LuMaria Escreveu:LOL!
A mim choca-me.
Mais do que ver um gato, as pessoas vêm uma criatura frágil cheia de pelinho. É a chamada, evolução. :roll:
:lol: É isso mesmo, estamos na era do gato de peluche e do cão de loiça 8) :lol:
S&oacute;nia
karenM
Membro
Registado: domingo ago 29, 2010 9:26 pm

domingo nov 28, 2010 1:32 pm

LOL!
A mim choca-me.
Mais do que ver um gato, as pessoas vêm uma criatura frágil cheia de pelinho. É a chamada, evolução.

É isso mesmo, estamos na era do gato de peluche e do cão de loiça

ahah concordo. eles no fundo nao sao tao esquisitos como nos os fazemos ficar..
Chamarrita
Membro Veterano

domingo nov 28, 2010 2:38 pm

Não concordo com a visão do "gato de peluche". A vida rural sem dúvida que é muito mais benéfica para os felinos, já que é semelhante à vida que levavam quando se aproximaram dos homens, há uns 5000 anos atrás mas, tal como a humanidade está cada vez mais frágil e doente, também os animais que vivem conosco nas mesmas condições se fragilizam. No campo, as taxas de mortalidade são bens maiores, e existe selecção natural: sobrevivem os mais aptos e saudáveis que, se não forem demasiado aventureiros, chegam a velhos, mas não é comum. Aliás, é por isso que não existe menopausa/andropausa na bicharada, porque é suposto terem uma vida relativamente curta. Os meus pais fartam-se de gozar comigo por andar sempre a caminho do vet, dizem que os gatos não adoecem e, se adoecem, curam-se sozinhos; talvez assim seja lá na terriola, mas também lá, se morre um gato, arranja-se outro, são vistos pela sua utilidade e não existem grandes laços afectivos. Nas cidades é bem diferente, os da rua comem comida contaminada, são sujeitos a atropelamentos e maus tratos, há demasiado cimento e, dentro de casa, a vida é o mais anti-natural possível, não só para eles, como para nós. Viver confinados e "amontoados" não é bom para nenhum ser que não seja um insecto como as abelhas ou formigas.

Tenho notado bem a diferença desde que vim viver para uma aldeola com um pinhal bem atrás de casa. Os gordos estão agora robustos e musculosos (excepto uma, que é preguiçosa e está "quadrada", gatinhos criados comigo desde bebés passo dias sem lhes pôr a vista em cima. Os problemas de saúde que tenho tido são com gatos que vieram de grandes cidades, dos canis municipais, onde contactaram com um cocktail de vírus e bactérias que ainda estão a fazer mossa, e também com as picadas de carraças, que afectam muito mais os gatos que nunca estiveram em contactos com elas antes.

É verdade que somos nós que os transformamos em "vidrinhos", mas numa cidade é difícil sobreviverem se não forem protegidos. Vivem conosco, não para caçar ratos e pássaros, que consumiriam os nossos "cereais", mas para nos fazerem companhia. A solidão urbana é terrível, mas para muitos a necessidade de contacto com a Natureza ainda prevalece e tentamos levar a natureza para dentro dos apartamentos. A Natureza adapta-se, mas tem um preço, e um preço elevado. Temos gatos que vivem felizes, cegos, pernetas, etc, que nem uma semana sobreviveriam se fossem para um meio rural; temos de os castrar/esterilizar, para não contribuirmos para as sobrepopulações de gatos, que acabam por ser exterminados quer por doenças, quer pelo ser humano, e este procedimento também não lhes faz bem nenhum.

Dizer o que é certo ou errado... a verdade muda com o tempo e os locais. Nas aldeias bem rurais não vemos persinhas, por exemplo. E vemos gatas que, aos 6, 7 anos, estão velhas e acabadas de tanto parir; o controlo da natalidade é feito de uma forma condenável e desumana, os gatinhos são afogados ou enterrados vivos, e nem sempre nos primeiros dias de vida. Gastar dinheiro em tratamentos se um animal adoece está fora de questão (deve ser por isso que "os gatos não adoecem"...) e é muito raro alguém levar um animal para dentro de casa, mesmo por doença. os gatos são vistos como seres utilitários, que nos servem, e ficam mais baratos do que veneno para os ratos. è suposto servirem para poupar uns trocos, não para gastar dinheiro.

Nas cidades, estamos sempre prontos a alimentar a máquina do consumo. gastamos rios de dinheiro em vets, em pet shops, que vivem às expensas do nosso afecto, do nosso apego e da solidão urbana que referi. É muito difícil manter o equilíbrio.
Responder

Voltar para “Gatos”