Infelizmente, alguns vão-se embora porque lhes dá na telha, sim. Porque podem. Tenho aqui gatos que não "dão a mão" e é raro o dia em que não os vejo. Uma até se mudou voluntariamente para detro de casa e só a vejo passar a correr, ou a dormir ao pé do aquecedor... Uma dessas gatas fugiu dois dias depois de vir para cá, ainda não estava esterilizada; ia levá-la ao vet por causa de uma diarreia persistente, e ela simplesmente atravessou a janela do quarto, partindo o vidro. Só a vi correr rua acima, e eu de transportadora na mão. Durante um mês não a vi, e só esperava que ela emprenhasse e a fome a fizesse voltar. Uma noite, precisamente um mês após a sua fuga, estava eu a abrir latas no quarto dos fundos, aparece a gaja na janela... convenci-a a entrar, consegui segurá-la 4 dias em casa para poder esterilizá-la e, 3 dias depois, voltou a fugir. Reapareceu ao fim de 48 horas, no pátio, deixou-me fazer festas e tudo, mas nunca mais quis entrar. No entanto, agora, vejo-a praticamente todos os dias. Um outro gato, meigo, que me enchia de abraços e ao qual teve de ser retirado um olhinho, também fugiu, e soube que se mudou para o barracão de uma vizinha, está a viver com uma vaca e um porco. Vi-o apenas duas vezes depois de ter saído de casa, a minha vizinha é que o vai encontrando. A liberdade tem riscos, e riscos que aceito - por isso mantenho "prisioneiros" os gatinhos que não podem usufruir dela, como os bebés (até serem castrados e mais um mês, para as hormonas desaparecerem) ou os "totozinhos". O Bhaji era meio totó e tem limitações a nível de saúde, faz cálculos de estruvite e por isso tem de comer ração especial. É por isso que não me perdoo tê-lo deixado na rua com os outros, naquele dia. Fui inconsciente e irresponsável, confiei na sorte, nem pensei.adribeiro Escreveu:Bem Lu, agradeço a sinceridade. Os meus gatos já se encontram todos encerrados dentro de casa.LuMaria Escreveu:Então mantenha-o dentro de casa. Cá fora são vitimas dos mais variados acidentes. Ou aceita isso ou mete-o no interior.adribeiro Escreveu:Nada de horrível, até ser com um animal que adoramos.LuMaria Escreveu:As raposas caçam, os cães caçam, os gatos caçam, os animais caçam. É a lei da vida.
Quando os animais têm a sorte de ter uma vida mais livre, tornam-se predadores e presas.
C'est la vie. Nada de horrivel.
No entanto, continuo a deixar sair aqueles que podem sair, mesmo com o coração apertadinho. Mesmo sabendo que podem desaparecer, ser mortos... tive 4 mortes por PIF no espaço de 6 meses, quando vivi com vários gatos num apartamento. Tive gatos infelizes, vindos da rua, que se escondiam e olhavam tristemente pelas janelas. Prefiro que morram livres, ou que escolham outra vida, também em liberdade.
Eu acredito que a sua Mini tenha ido procurar "noivo" e volte daqui a uns dias, magra e esfomeada...