Não tem ração especifica para gatos esterilizados, os meus estão ambos, mas optei por não lhes dar ração para esterilizados.Espiralando Escreveu:Tb eu fui espreitar o site da Arden para experimentar. Mas não vejo comida para gatas esterilizadas. Será a light?
Comida seca-dilema
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Sónia
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
atrevo-me a sugerir que faça uma transição gradual da whiskas para a ração actual - evita diarreias, que podem levar à desidratação e à morte, e também sindroma de privação. Pois é, Whiskas e Friskies viciam, por causa dos açúcares, é é necessário fazer um "desmame". Para transições "radicais", deve dar-se uma ração para problemas intestinais, sensitive ou o que queiram chamar-lhe, mas de gama vet; depois é ir introduzindo a nova ração gradualmente.
Gatos podem morrer de gastroenterites, sim... se não forem tratados! E desidratam rapidamente, também. Por outro lado, mais de 48 horas sem comer pode dar problemas graves. Se o seu gato não comer durante um dia inteiro, dê-lhe lá a whiskas/purina one, com uns grãozitos da ração nova, e vá fazendo a transição lentamente.
Gatos podem morrer de gastroenterites, sim... se não forem tratados! E desidratam rapidamente, também. Por outro lado, mais de 48 horas sem comer pode dar problemas graves. Se o seu gato não comer durante um dia inteiro, dê-lhe lá a whiskas/purina one, com uns grãozitos da ração nova, e vá fazendo a transição lentamente.

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro
- Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm
Como referi a minha área cá em casa não são os gatos, mas um estava a tratar-se de um problema relacionado com os intestinos e simplesmente passou mal e morreu na mesma noite. Aqui não posso afirmar com certeza que foi devido ao problema a que se estava a tratar, até porque nunca se soube qual a causa da morte. A outra gata que faleceu era bebé e não se deu bem com a ração junior RC, andou com diarreia e não resistiu.Bingley Escreveu:Que tipo de problemas intestinais foram assim graves a ponto de o gato morrer?
PS: como sei que aqui no fórum de destrocem muito as coisa deixo claro que os gatos estavam a ser seguidos no vet, onde foram gastos largas centenas de €.
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
E não seriam gastroenterites virais? Eu teria pedido necrópsia, em qualquer dos casos. No caso da bebé, podia muito bem ser panleucopénia ou outra virose qualquer, mas, como disse antes, diarreias matam. Então bebés...bernas_setter Escreveu:Como referi a minha área cá em casa não são os gatos, mas um estava a tratar-se de um problema relacionado com os intestinos e simplesmente passou mal e morreu na mesma noite. Aqui não posso afirmar com certeza que foi devido ao problema a que se estava a tratar, até porque nunca se soube qual a causa da morte. A outra gata que faleceu era bebé e não se deu bem com a ração junior RC, andou com diarreia e não resistiu.Bingley Escreveu:Que tipo de problemas intestinais foram assim graves a ponto de o gato morrer?
PS: como sei que aqui no fórum de destrocem muito as coisa deixo claro que os gatos estavam a ser seguidos no vet, onde foram gastos largas centenas de €.
Cumprimentos
editei para acrescentar que também gastei largas centenas de euros a tratar um gato com problemas intestinais e de pêlo, fez uma gastroenterite que o ia levando, basicamente havia fezes no sangue que saía de esguicho... valeu-lhe o soro intravenoso, a antibioterapia e a ração intestinal e, se tivesse continuado a ser seguido naquele vet, continuaria acompanhado, eu continuaria a gastar muitos euros, mas não durante muito mais tempo... levei-o a outro vet e o desgraçado tem uma alergia alimentar e acabaria por morrer. nem sempre o acompanhamento e as centenas de euros garantem a competência veterinária.
-
- Membro
- Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm
Chamarrita Escreveu:E não seriam gastroenterites virais? Eu teria pedido necrópsia, em qualquer dos casos. No caso da bebé, podia muito bem ser panleucopénia ou outra virose qualquer, mas, como disse antes, diarreias matam. Então bebés...bernas_setter Escreveu:Como referi a minha área cá em casa não são os gatos, mas um estava a tratar-se de um problema relacionado com os intestinos e simplesmente passou mal e morreu na mesma noite. Aqui não posso afirmar com certeza que foi devido ao problema a que se estava a tratar, até porque nunca se soube qual a causa da morte. A outra gata que faleceu era bebé e não se deu bem com a ração junior RC, andou com diarreia e não resistiu.Bingley Escreveu:Que tipo de problemas intestinais foram assim graves a ponto de o gato morrer?
Cumprimentos
Talvez, mas como lhe digo, actualmente pouco percebo de gatos, então há 2 ou 3 anos atrás ainda sabia menos. Apenas relatei que nunca tinha tido gatos em casa a morrer por este tipo de coisas até se adoptar as rações premium, até pode ter sido coincidência, não sei, mas se perguntar à minha mãe (que é quem cuida dos gatos) se ela está arrependida por ter mudado ela diz que sim.
EDIT: Claro que o que se gasta não garante a competência, mas não morreram por falta de cuidados, agora se eram os melhores não lhe sei responder.
Cumprimentos
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta dez 29, 2010 8:57 pm
Já fui ao site e solicitei amostras, que amavelmente enviaram. A minha questão é que não tem ração específica para gatas esterilizadas. Será a light?catrules Escreveu:Sim, a AG é através do site se adquirir um saco de ração a partir de 7,5kg não paga os portes.
Em relação ao pelo notam diferença? A minha Mel tem tanta queda de pelo, não sei como não fica calva!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Eu optei por, neste momento, não dar comida para esterilizados, acho-os muito novos para apenas comerem esse tipo de ração, o meu gato tem 1 ano a minha gata vai ainda fazer agora 1 , por isso o importante é comerem uma boa ração mas normal. Essa light pode ser boa ideia mas se a sua gatinha for gorda, senão acho que lhe pode dar a comida normal.Espiralando Escreveu:Já fui ao site e solicitei amostras, que amavelmente enviaram. A minha questão é que não tem ração específica para gatas esterilizadas. Será a light?catrules Escreveu:Sim, a AG é através do site se adquirir um saco de ração a partir de 7,5kg não paga os portes.
Em relação ao pelo notam diferença? A minha Mel tem tanta queda de pelo, não sei como não fica calva!
Em relação ao pêlo, se lhe cai assim tanto pêlo pode ser da ração que lhe dá, os meus só têm uma queda mais intensiva na primavera/outono, quando fazem a muda, fora disso não lhes cai muto pêlo e é muito brilhante.
Sónia
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
- Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33
Como se faz para pedir uma amostra?Espiralando Escreveu: Já fui ao site e solicitei amostras, que amavelmente enviaram.

-
- Membro
- Registado: segunda out 18, 2010 4:53 pm
- Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.
é só fazer um pedido por email... eu fiz, e passado uma semana estava cá um saquinho de 400gramas de comida kitten 
rápidos e eficazes.
Entusiasmada, fiz o mesmo pedido no site da royal canin, e demoraram quase 2 meses a enviar-me... 60 gramas !

rápidos e eficazes.
Entusiasmada, fiz o mesmo pedido no site da royal canin, e demoraram quase 2 meses a enviar-me... 60 gramas !
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta dez 29, 2010 8:57 pm
Da RC demoraram cerca de 1 semana e enviaram 1 saquinho de 60 gr, da AG foi de um dia para outro e mandaram 2 de 50gr.
A minha gata tem 1 aninho e, apesar de não ser gorda, é cheinha, tenho mesmo de ter cuidado com a alimentação. Da AG fiquei na dúvida se o light é equivalente ao esterilizado
A queda de pelo é uma das razões porque penso mudar de ração. Dou-lhe a Purina.
A minha gata tem 1 aninho e, apesar de não ser gorda, é cheinha, tenho mesmo de ter cuidado com a alimentação. Da AG fiquei na dúvida se o light é equivalente ao esterilizado
A queda de pelo é uma das razões porque penso mudar de ração. Dou-lhe a Purina.
Quanto a comida... tou sempre confusa!
Costumo dar ao huky k tem 4 meses, friesky junior ou whiskas junior, e vou alternando, se bem que ele prefere whiskas.
Ja lhe comprei purina ,pra ir variando, mas mal lhe pegou...
Prefere mesmo a whiskas, mas agora acabei de ler o forum e fiquei com a ideia que nao é tao boa quanto isso...
A humida raramente lhe dou, so uma vez por semana lhe dou uma saqueta (apesar do veterinario insistir que tem k ser so seca) mas ele passa ja a semana toda a pedir a humida... que nao resisto a dar-lhe!
Come os temptations tambem whiskas, e ate o leite adora!
Costumo dar ao huky k tem 4 meses, friesky junior ou whiskas junior, e vou alternando, se bem que ele prefere whiskas.
Ja lhe comprei purina ,pra ir variando, mas mal lhe pegou...
Prefere mesmo a whiskas, mas agora acabei de ler o forum e fiquei com a ideia que nao é tao boa quanto isso...
A humida raramente lhe dou, so uma vez por semana lhe dou uma saqueta (apesar do veterinario insistir que tem k ser so seca) mas ele passa ja a semana toda a pedir a humida... que nao resisto a dar-lhe!
Come os temptations tambem whiskas, e ate o leite adora!
-
- Membro Veterano
Não sou da mesma opinião do veterinário, a comida húmida é essencial. Portugal deve ser dos poucos países em que a maioria dos vets insiste na ração seca...
Deve é melhorar a qualidade da alimentação, e para que o gatinho se vá habituando e não tenha transtornos gastro-intestinais, faça a transição da whiskas para a purina. Saquetas ou latinhas, pode passar para Gourmet, há umas latas maiores que não ficam caras, embora a percentagem de carne seja a mesma: 4%...
Eu hoje encontrei sacos de ração da Hills em promoção, com descontos de 30% e de 50%, por estarem próximos do fim da validade!

Eu hoje encontrei sacos de ração da Hills em promoção, com descontos de 30% e de 50%, por estarem próximos do fim da validade!

O mal é que durante a semana , sempre que chega a hora do almoço ou do jantar, ele vem pra mesa e se nao fico de olho atira-se a nossa comida...
E isso começou acontecer quando lhe comecei a dar 1 vez por semana uma saqueta, dividida em 2 partes, uma parte ao almoço e outra ao jantar...
O vet. diz que a comida humida é mais saborosa e atrativa pros animais, mas que a longo prazo pode trazer problemas intestinais!
Ate me aconselhou a nao dar nunca comida humida!
Alem da raçao, dar-lhe apenas os biscoitinhos.
E isso começou acontecer quando lhe comecei a dar 1 vez por semana uma saqueta, dividida em 2 partes, uma parte ao almoço e outra ao jantar...
O vet. diz que a comida humida é mais saborosa e atrativa pros animais, mas que a longo prazo pode trazer problemas intestinais!
Ate me aconselhou a nao dar nunca comida humida!
Alem da raçao, dar-lhe apenas os biscoitinhos.
-
- Membro Veterano
e o seu não consumo, a curto prazo, traz problemas renais... eu dou saquetas / latinha 2 ou 3 vees por semana. Por muito ada+tado que esteja o organismo do gato, não convém esquecer é que bicho do deserto (pronto, estepe, savana...) eraramente bebe água, etraindo toda a humidade que precisa dos alimentos. As rações secas fazem com que beba muita água, o que é um esforço significativo para os rins. Também há latas/saquetas para problemas intestinais, o probelma não é a comida húmida, mas a sua composição. E, na minha modesta opinião, antes latinhas todos os dias do que ração seca whiskas ou friskies ou semelhante...