os gatos de colónias registadas não têm de ter coleira de identificação. Vá lá a LuMARIA colocar coleira com guizo a um gato bravo, se o conseguir apanhar...
Logicamente que sei que um gato à solta pode fazer estragos. Mas mesmo com coleira e identificação, dificilmente uma pessoa estranha consegue apanhar um gato, segurá-lo e ver a identificação na coleira... a não ser que matem o gato, e aí não dão satisfações a ninguém. Por aqui, em tempo de caça, atiram nos gatos que vão para o pinhal, dizem que caçam os coelhos (tal como os caçadores, aliás...). A probabilidade de um gato castrado e bem alimentado se afastar assim tanto é mínima... agora, se as pessoas não esterilizam, se não alimentam "porque os gatos comem por aí e caçam" (pois, além dos meus, ainda há uns quantos que vêm "caçar" nas tigelas alheias...), para mim, isso são gatos sem dono. E, se os apanhar,.... tungas, vet com eles para castrar! Ainda há tempos, quando procurava o Bhaji, encontrei um gato, bem tratado, com coleira e, claro, inteiro. Pois... castrei-o. E antes tinham-me ligado por causa de um gato preto, que afinal não era o Bhaji, tinha cerca de seis mesitos, não tinha coleira e andava na rua havia pelo menos uma semana... e castrei-o. Fiz anúncio dos gatos encontrados, colei cartazes, o gatinho preto nunca foi reclamado, acabei por o dar aos donos do outro gato (o que tinha coleira), que ligaram umas 12 horas depois de eu ter andado a colar os cartazes. O gato tinha-se escapado para o quintal vizinho, teria voltado a casa se uma certa gaja não o tivesse apanhado...

quando o fui entregar, falei com os donos, tencionavam castrar o gato, pagaram-me a castração e ainda queriam oferecer-me dinheiro pelos dias que esteve ao meu cuidado. Percebi que eram pessoas responsáveis, aliás, tencionavam mesmo castrar o gato, pois ele andava a conseguir escapar de casa... e ainda ficaram com o outro gatinho preto que ninguém reclamou.
O problema mesmo é a educação (ou falta dela) da maioria dos donos dos gatos e cães, mas sobretudo dos gatos. A lei é omissa em relação aos felinos... nada é obrigatório, excepto a vacina da raiva em viagens para o estrangeiro. E se as pessoas nem fazem aquilo a que são obrigadas por lei, quanto mais se a lei a nada obriga. A LuMaria, quantas pessoas conhece que tenham os seus gatos castrados, vacinados e "encoleirados"? E em relação aos gatos de rua, das colónias do programa CER, por exemplo, apenas a castração é obrigatória. Cada colónia é registada sob a responsabilidade de uma pessoa, tem um determinado nº de gatos e esse nº não pode ser excedido, sob pena de serem capturados pelas câmaras os animais em excesso. E quando os centros de recolha não têm gatil nem capturam gatos? e quando as câmaras não aderem ao CER? As pessoas, associações ou particulares, não podem pôr em casa todos os gatos de rua, e não vão eutanasiar todos os que não são meigos e adoptáveis. Com sorte, há veterinários com boa vontade que fazem preços especiais para castrações e OVHs, mas não podem estender essa boa vontade a toda gente. Castrar um gato não custa menos de 65 euros, uma fêmea não fica por menos de 130. Quantos estão dispostos a pagar do seu bolso para esterilizar um gato que tem de ser solto, com o qual não vão ficar? Quantas apanham um gato de rua para castrar e libertar, quando nem os "seus" esterilizam?
Mas, voltando ao assunto das leis e dos gatos soltos, tenho mais um exemplo. Tenho outro vizinho que tem o cão preso com corrente (e não, não consigo convencê-los... apesar de tudo, brincam com o cão, levam-no a passear solto pelo menos duas vezes por semana, e o cão não está infeliz ou maltratado, é vacinado, desparasitado... adiante), e claro que, como bom cão que é, ladrava a todos os gatos que via. Pois... ladraVA, até a minha Chamarrita o pôr na ordem. Um belo dia, estava ele a esgadanhar-se todo e quase roxo para lhe deitar o dente, enquanto ela se saracoteava a poucos centímetros do cão furioso. Eu estava presente, e os donos do cão também. Conheço a minha gata, e aconselhei a que puxassem o cão, mas eles conhecem o cão, e a minha gata também corria alguns riscos, mesmo estando o cão preso. Sucedeu o que eu previa: a gata deu um "estaladão" bem assente ao cão, em cheio no nariz, e ele afastou-se a ganir. Não estava ferido, a não ser no seu orgulho, e desde então deixou-se de histerias e passou a respeitar os gatos. Não digo que, apanhando-se solto, não persiga e tente apanhar um... até as minhas cadelas o fazem, no pátio, apesar de as repreender se as apanhar em flagrante. Mas os donos não soltam o cão ao pé de casa, apenas o fazem bem longe, no pinhal... E, se um dos gatos que tenho à minha responsabilidade andar também no pinhal e for apanhado, a culpa será moralmente (mas não legalmente) minha e não posso pedir responsabilidades aos donos; se atacar o cão, julgo que não seja culpada, pois o cão está solto e sujeita-se a ser atacado por outros animais, mas logicamente, sendo o gato reconhecido como meu (e todos os meus gatos são conhecidos destes vizinhos), a minha consciência obrigar-me-ia a assumir responsabilidades.
Neste caso específico, em que os gatos vão para quintal alheio... seria uma pena se o cão os apanhasse, mas o dono do cão não tem culpa. Compete aos donos assumir os riscos da liberdade dos gatos e tentar que seja o mais segura possível. A Lei que temos, infelizmente, marimba-se para os animais em geral, e para os gatos, em particular...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!