Gatos soltos - lei?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

citrex
Membro
Registado: domingo dez 19, 2010 3:45 pm

quinta fev 10, 2011 7:19 pm

Isso é demasiado genérico.

Acho que percebeu o que quis dizer mas dou um exemplo mais facil.

Esta a passear o seu cao e esta um gato a dormir nas escadas. o cão vai e tenta atacar o gato. O gato dá-lhe 1 patada. A culpa é do dono do cão, na minha opinião.

Um gato está no meio de uns arbustos, o cao vai para lá e tenta atacar o gato, leva uma patada, culpa sua.

Falei nas trelas extensiveis porque acho que é complicado um cão sem uma trela dessas atacar um gato. Pelo menos eu consigo controlar melhor os meus caes sem trela extensível.
LuMaria Escreveu:
citrex Escreveu:Leia lá melhor o que escrevi.

Nesse caso se o seu cao se fosse tentar meter debaixo do carro a chatear a gata era sua responsabilidade, na minha opiniao.

Se eu for na rua a passear o meu cao e o seu vier e atacar o meu, a responsabilidade é de quem? E se for o contrario?
Ou seja, partindo do principio que está um gato debaixo de um carro, a cadela ladra-lhe, porque passa ao lado do carro, o gato passa-se e dá-lhe uma chapada. A culpa é minha?
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta fev 10, 2011 7:30 pm

LuMaria Escreveu: Sei que há uma obrigação para os gatos que andam na rua, coleira com identificação. Vou procurar, não me recordo, mas acho que foi no site da câmara de Lisboa que vi isso.

Os donos conscientes também deveriam colocar um guizo, assim, evitam mortandade de potênciais presas. Já que os bichanecos estão alimentados, não precisam caçar.
...
LuMaria, é o DL314/2003, o mesmo que prevê que os cães andem atrelados/açaimados.

Quanto ao guizo, permita-me discordar, um guizo num gato é sempre uma tortura.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta fev 10, 2011 7:50 pm

Bingley Escreveu:
LuMaria Escreveu: Sei que há uma obrigação para os gatos que andam na rua, coleira com identificação. Vou procurar, não me recordo, mas acho que foi no site da câmara de Lisboa que vi isso.

Os donos conscientes também deveriam colocar um guizo, assim, evitam mortandade de potênciais presas. Já que os bichanecos estão alimentados, não precisam caçar.
...
LuMaria, é o DL314/2003, o mesmo que prevê que os cães andem atrelados/açaimados.

Quanto ao guizo, permita-me discordar, um guizo num gato é sempre uma tortura.
Tortura essa que poupa vidas. Liberdade com consciência e respeito.

E de facto qualquer animal encontrado sem identificação é considerado errante. Gatos incluídos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 8:25 pm

citrex, desculpe lá, um gato está num arbusto, um cão vai cheirar o arbusto e leva uma sarapatada e a culpa é do cão ou do dono do cão? Isto é a lógica da batata :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
citrex
Membro
Registado: domingo dez 19, 2010 3:45 pm

quinta fev 10, 2011 9:29 pm

Tem duvidas que o dono do gato nao vai pagar nem 1 centimo caso o cão se aleije?

Eu não tenho.
LuMaria Escreveu:citrex, desculpe lá, um gato está num arbusto, um cão vai cheirar o arbusto e leva uma sarapatada e a culpa é do cão ou do dono do cão? Isto é a lógica da batata :roll:
LuMaria
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 9:35 pm

citrex Escreveu:Tem duvidas que o dono do gato nao vai pagar nem 1 centimo caso o cão se aleije?

Eu não tenho.
LuMaria Escreveu:citrex, desculpe lá, um gato está num arbusto, um cão vai cheirar o arbusto e leva uma sarapatada e a culpa é do cão ou do dono do cão? Isto é a lógica da batata :roll:
Claro que não vai. Pois se o dono não está lá nem para segurar o gato.
Agora culpar o cão é um bocadinho fantasioso.
É tudo muito bonito e bucólico no mundo da Alice do país das maravilhas.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta fev 10, 2011 10:27 pm

LuMaria Escreveu:
Chamarrita Escreveu:se a sua cadela andasse solta sem açaime, pedia responsabilidades, sim. E se um dos cãezinhos do meu senhorio ferrar um dos meus gatos, também peço. Não só porque não podem andar soltos, como andam soltos fora da sua propriedade. Ao contrário dos cães, a lei prevê que os gatos andem em liberdade, pela sua natureza. Até prevê a existência de colónias silvestres, desde que estejam registadas na câmara.
Ah, e se um gato seu fizer estragos num cão atrelado?
Nesse caso, cabe aos dons do cão pedirem-me responsabilidades. Ou, se for um cão sem dono, independentemente de ter sido atacado por um gato meu ou por outro, trato dele. Tendo dono, obviamente prefiro que venham falar comigo e me peçam contas dos estragos, do que tomarem a iniciativa de espancar o gato, ou darem-lhe um tiro, ou envenenarem-no.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta fev 10, 2011 10:37 pm

Pois, darem-lhe um tiro. Isso mesmo.

Adoro a ideia da espingarda de pressão de ar. Acho mesmo que a deviam pôr em prática, ainda que vizinhos embirrantes façam queixa à polícia. Porque só por embirração se pode fazer queixa de um acto cívico... tão cívico.

LuMaria, arranje uma espingarda dessas e não hesite em atirar ao gato nos arbustos, debaixo do carro, a dormir numa escada e em todas as situações ainda não referidas.

Continuem, este tópico está a ficar giro. :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 10:55 pm

lulu, já me viu dizer para maltratar algum animal? Acho que não. O que estava em causa eram supostas culpas.

A lulu com toda a certeza não gostaria de ver a sua casa invadida por gatos.

Gatos com dono deviam estar controlados. Os de rua, quer se goste ou não, também.

É que no meio disto tudo, quem não quer ver gatos na sua propriedade deve vedá-la, porque os donos dos gatos não vedam a sua, de forma a evitar que os gatos saiam. É isto correcto?
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta fev 10, 2011 11:35 pm

os gatos de colónias registadas não têm de ter coleira de identificação. Vá lá a LuMARIA colocar coleira com guizo a um gato bravo, se o conseguir apanhar...

Logicamente que sei que um gato à solta pode fazer estragos. Mas mesmo com coleira e identificação, dificilmente uma pessoa estranha consegue apanhar um gato, segurá-lo e ver a identificação na coleira... a não ser que matem o gato, e aí não dão satisfações a ninguém. Por aqui, em tempo de caça, atiram nos gatos que vão para o pinhal, dizem que caçam os coelhos (tal como os caçadores, aliás...). A probabilidade de um gato castrado e bem alimentado se afastar assim tanto é mínima... agora, se as pessoas não esterilizam, se não alimentam "porque os gatos comem por aí e caçam" (pois, além dos meus, ainda há uns quantos que vêm "caçar" nas tigelas alheias...), para mim, isso são gatos sem dono. E, se os apanhar,.... tungas, vet com eles para castrar! Ainda há tempos, quando procurava o Bhaji, encontrei um gato, bem tratado, com coleira e, claro, inteiro. Pois... castrei-o. E antes tinham-me ligado por causa de um gato preto, que afinal não era o Bhaji, tinha cerca de seis mesitos, não tinha coleira e andava na rua havia pelo menos uma semana... e castrei-o. Fiz anúncio dos gatos encontrados, colei cartazes, o gatinho preto nunca foi reclamado, acabei por o dar aos donos do outro gato (o que tinha coleira), que ligaram umas 12 horas depois de eu ter andado a colar os cartazes. O gato tinha-se escapado para o quintal vizinho, teria voltado a casa se uma certa gaja não o tivesse apanhado... :oops: quando o fui entregar, falei com os donos, tencionavam castrar o gato, pagaram-me a castração e ainda queriam oferecer-me dinheiro pelos dias que esteve ao meu cuidado. Percebi que eram pessoas responsáveis, aliás, tencionavam mesmo castrar o gato, pois ele andava a conseguir escapar de casa... e ainda ficaram com o outro gatinho preto que ninguém reclamou.

O problema mesmo é a educação (ou falta dela) da maioria dos donos dos gatos e cães, mas sobretudo dos gatos. A lei é omissa em relação aos felinos... nada é obrigatório, excepto a vacina da raiva em viagens para o estrangeiro. E se as pessoas nem fazem aquilo a que são obrigadas por lei, quanto mais se a lei a nada obriga. A LuMaria, quantas pessoas conhece que tenham os seus gatos castrados, vacinados e "encoleirados"? E em relação aos gatos de rua, das colónias do programa CER, por exemplo, apenas a castração é obrigatória. Cada colónia é registada sob a responsabilidade de uma pessoa, tem um determinado nº de gatos e esse nº não pode ser excedido, sob pena de serem capturados pelas câmaras os animais em excesso. E quando os centros de recolha não têm gatil nem capturam gatos? e quando as câmaras não aderem ao CER? As pessoas, associações ou particulares, não podem pôr em casa todos os gatos de rua, e não vão eutanasiar todos os que não são meigos e adoptáveis. Com sorte, há veterinários com boa vontade que fazem preços especiais para castrações e OVHs, mas não podem estender essa boa vontade a toda gente. Castrar um gato não custa menos de 65 euros, uma fêmea não fica por menos de 130. Quantos estão dispostos a pagar do seu bolso para esterilizar um gato que tem de ser solto, com o qual não vão ficar? Quantas apanham um gato de rua para castrar e libertar, quando nem os "seus" esterilizam?

Mas, voltando ao assunto das leis e dos gatos soltos, tenho mais um exemplo. Tenho outro vizinho que tem o cão preso com corrente (e não, não consigo convencê-los... apesar de tudo, brincam com o cão, levam-no a passear solto pelo menos duas vezes por semana, e o cão não está infeliz ou maltratado, é vacinado, desparasitado... adiante), e claro que, como bom cão que é, ladrava a todos os gatos que via. Pois... ladraVA, até a minha Chamarrita o pôr na ordem. Um belo dia, estava ele a esgadanhar-se todo e quase roxo para lhe deitar o dente, enquanto ela se saracoteava a poucos centímetros do cão furioso. Eu estava presente, e os donos do cão também. Conheço a minha gata, e aconselhei a que puxassem o cão, mas eles conhecem o cão, e a minha gata também corria alguns riscos, mesmo estando o cão preso. Sucedeu o que eu previa: a gata deu um "estaladão" bem assente ao cão, em cheio no nariz, e ele afastou-se a ganir. Não estava ferido, a não ser no seu orgulho, e desde então deixou-se de histerias e passou a respeitar os gatos. Não digo que, apanhando-se solto, não persiga e tente apanhar um... até as minhas cadelas o fazem, no pátio, apesar de as repreender se as apanhar em flagrante. Mas os donos não soltam o cão ao pé de casa, apenas o fazem bem longe, no pinhal... E, se um dos gatos que tenho à minha responsabilidade andar também no pinhal e for apanhado, a culpa será moralmente (mas não legalmente) minha e não posso pedir responsabilidades aos donos; se atacar o cão, julgo que não seja culpada, pois o cão está solto e sujeita-se a ser atacado por outros animais, mas logicamente, sendo o gato reconhecido como meu (e todos os meus gatos são conhecidos destes vizinhos), a minha consciência obrigar-me-ia a assumir responsabilidades.

Neste caso específico, em que os gatos vão para quintal alheio... seria uma pena se o cão os apanhasse, mas o dono do cão não tem culpa. Compete aos donos assumir os riscos da liberdade dos gatos e tentar que seja o mais segura possível. A Lei que temos, infelizmente, marimba-se para os animais em geral, e para os gatos, em particular...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuMaria
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 11:47 pm

Chamarrita, lamento, mas a lei realmente diz que os gatos têm de ter coleira com chapa.
Quanto aos gatos das colónias registadas levam com um corte na orelha que os identifica.
A lei até pode ser omissa, mas no pouco que se destina aos gatos, nem isso os donos cumprem.

Penso que o facto de haver milhares de gatos a precisar de ajuda, não ajuda muito o forista que tem gatos alheios no seu quintal e não os quer lá. Eu também não queria. Ainda para mais com dono.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta fev 10, 2011 11:52 pm

LuMaria Escreveu:lulu, já me viu dizer para maltratar algum animal? Acho que não. O que estava em causa eram supostas culpas.

A lulu com toda a certeza não gostaria de ver a sua casa invadida por gatos.

Gatos com dono deviam estar controlados. Os de rua, quer se goste ou não, também.

É que no meio disto tudo, quem não quer ver gatos na sua propriedade deve vedá-la, porque os donos dos gatos não vedam a sua, de forma a evitar que os gatos saiam. É isto correcto?
Estava a brincar consigo, como é evidente. Já devia conhecer-me.

Quanto à parte da espingarda, ironizei a respeito de uma recomendação que me indignou, para não escrever aquilo que na verdade me apetecia. Apenas quis não deixar passar em claro a sugestão.

Mas pronto, uma vez que está a levar tão a sério o assunto, abstenho-me de voltar a postar aqui.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 11:57 pm

lulu, não espingarde na minha direcção que não vale a pena.
Zezation
Membro
Registado: quarta jun 30, 2010 2:53 pm

sexta fev 11, 2011 12:10 am

Chamarrita Escreveu:se a sua cadela andasse solta sem açaime, pedia responsabilidades, sim. E se um dos cãezinhos do meu senhorio ferrar um dos meus gatos, também peço. Não só porque não podem andar soltos, como andam soltos fora da sua propriedade. Ao contrário dos cães, a lei prevê que os gatos andem em liberdade, pela sua natureza. Até prevê a existência de colónias silvestres, desde que estejam registadas na câmara.
Sabe-me dizer onde anda essa lei? Nunca tinha ouvido tal coisa...

Há uma coisa que me faz confusão... "Por causa da natureza dos gatos"? Qual natureza? A natureza dos cães não é selvagem também? Não são os cães que se organizam em matilhas para caçar? Ainda por cima o meu cão até é um cão de caça... Porque é que a lei também não protege a natureza do meu cão?

Os gatos já foram domesticados há milhares e milhares de anos, já têm muito pouco a ver com os seus ancestrais.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta fev 11, 2011 12:24 am

Vamos lá a ver, LuMaria. O gato estava sossegado, na dele, dentro do arbusto. O cão é «inxirido» e vai lá meter o nariz. Sujeita-se, é a «life»... :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Responder

Voltar para “Gatos”