domingo out 12, 2003 6:20 pm
Mas já encontraram os gatos para dizer que estao mortos?
Eu compreendo a tua posição, GoldenHeart, quando supoes que um gato é mais feliz a andar por aí, na rua à vontade. E se vivessemos num mundo diferente, não há duvida que realmente seria uma alegria, ver os animais em liberdade, a correr, a a brincar, a descobrir o mundo!
Mas a realidade é outra e ao ofereceres essa liberdade aos teus gatinhos estás, certamente, a dar-lhes uma sentença de morte. Os perigos sao mais que muitos, já aqui enunciados. Por isso, não tens muitas alternativas...se voltares a ter um gato e continuares a defender essa posição, de que devem andar em liberdade (e que respeito), entao é essencial que castres o animal e ainda, que te desligues um pouco dele, para não andares sempre em sobressalto, a imaginar o que lhe terá sucedido porque não veio dormir a casa.
Pelo que conheço dos gatos, eles acalmam bastante depois da castração, nao a nivel de energia (continuam brincalhoes e divertidos depois de castrados e nao se tornam umas mumias como dizias), mas como ja nao têm apetencia sexual, ficam com menos vontade de andar por aí a vadiar. A minha gata é castrada e, acredita, muito feliz, tem aqueles ataques de alegria, etc e tem a sorte de eu ter um terraço em casa. Todos os dias me pede para eu abrir a porta e eu deixo-a lá, a apanhar solinho e a ver as coisas...podia muito bem pirar-se, mas nao o faz! Ao principio eu tinha medo que ela o fizesse, levava-a pela trela e ficava lá com ela; hoje em dia, abro a porta e fico á vontade, porque dali ela nao sai! É tambem uma questao de educação, antes, quando a via a "esticar-se" um bocado, a por a pata de fora da sebe, chamava-a logo e ela vinha para dentro. Habituou-se! Se nao fosse castrada, certamente pirava-se...
Por isso te digo o que já te disseram, é imprescindivel que os teus gatos sejam castrados, porque senao vao andar por aí a fazer ninhadas que sofrerao (nao keres isso na tua consciencia, pois nao?); quanto á liberdade que lhes dás, isso é contigo e com a tua maneira de ver, mas nao voltes a stressar assim, senao ficas maluca, rapariga.
A opção é tua. Xau