Despesas com a saúde dos Animais e o Fisco

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Concorda que as despesas de saúde com os animais de estimação/companhia sejam incluídas na Dedução à Colecta do IRS?

Votação encerrada em domingo nov 02, 2003 11:23 am

Sim
63
95%
Não
3
5%

Total de votos: 66
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta out 24, 2003 8:12 pm

Bernardinha Escreveu: A realidade é que ter animais de estimação convenientemente tratados em casa, neste país, ainda se considera um luxo ou um capricho
Um capricho, de forma alguma, a não ser no caso dos que querem animais por modismo, mas que é de facto um luxo é . Repetidas vezes afirmo que quem quer ter um animal tem de ter meios de o suportar.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
alceandbabi2
Registado: domingo out 12, 2003 10:59 pm

sábado out 25, 2003 8:46 am

Olá amigos

Antes de mais as minhas desculpas pela ausência prolongada, mas devido a motivos profissionais não me foi possível visitar o Forum mais cedo.

Não poderia estar mais de acordo com a Kathleen quando fez referência ao facto de os Vets fugirem ao Fisco, tal como a generalidade dos profissionais liberais, pois este é o principal argumento a apresentar ao Governo, actual ou futuro.

Como é òbvio, existem problemas mais importantes a resolver no País, mas se ninguém der o primeiro passo, nunca mais saímos da idade da pedra relativamente a legislação acerca de animais de estimação/companhia.

Alguém sabe, segundo a legislação em vigor em Portugal, qual é a coima aplicada para casos de maus tratos a animais? Pois informem-se e escandalizem-se.

E alguém sabe qual o valor das coimas em Países desenvolvidos dentro da Europa Comunitária para a mesma situação? Então escandalizem-se mais ainda.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado out 25, 2003 8:49 am

Talvez seja melhor dizerem que ALGUNS veterinários fogem ao fisco ao invés de generalizar, não ? :)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
yes
Membro Júnior
Registado: terça out 21, 2003 11:33 pm

segunda out 27, 2003 12:27 am

Olá a todos!

É um tópico interessante e sim, para mim os gatos fazem parte da família. Mas temos de admitir que quem tem animais é porque escolheu tê-los, e, sem serem propriamente um luxo ou um capricho, uma medida deste tipo seria muito parcial (em relação, por exemplo, às pessoas que escolheram não ter animais e que, com certeza, têm outros gastos que gostariam de ver deduzidos no IRS).

Quando se escolhe viver com animais de estimação tomamos uma opção à qual não somos obrigados, e estamos a assumir uma responsabilidade que traz despesas. O importante é a responsabilidade pelas opções escolhidas, não acham?

Outra questão interessante (que merecia um tópico e uma discussão à parte) seria a da magnitude das despesas de saúde com os animais de estimação. O atendimento veterinário devia ser talvez mais barato. Seria mais eficaz estabelecer limites e referências para os preços das consultas e terapias. Nunca pensaram que se as despesas de saúde dos animais fossem deductíves os preços podiam disparar?
Lazuliy
Membro Júnior
Registado: segunda ago 18, 2003 6:27 pm

segunda out 27, 2003 1:06 pm

No ano passado o meu gatinho, teve de ser operado para ser castrado, visto ter um testiculo atrofiado no abdomen do Nino. E já estava a infectar. Foi operado depois da febre baixar e o antibiótico fazer efeito. Foi operado, e fez analises bem como radiografias. O total da operação foram 150€, que paguei pela vida do meu amigo. Mas esse dinheiro que ganhei e gastei-o não o vi de volta. Assim como a minha gatinha que quando foi operada teve o mesmo tratamento, foi igualmente 150€. Paguei sem dizer nada, porque além de ter concordado, foram muito bem tratados, com todo o conforto. Pois eu certifiquei-me disso. Fora os medicamentos e vacinas que pago quando vão ao vet. Tenho plena confiança no Vet onde vou. Mesmo que seja na outra margem. Estas contas e recibos deviam ser sim reduzidos nos impostos. Mas não seriam assim de qualquer maneira. Os donos dos animais deviam de os ter registados na Junta ou na Câmara, em que todos os anos fizessem o recenciamentos desses animais. Fazendo assim diminuir as fraudes. E ainda podia contribuir para não haver tantos abandonos dos animais. Porque sendo as despesas dedutiveis e os animais registados, os donos pensariam 2x ou mais xs antes de abandoram os pobres animais à sua própria sorte.
Lazuliy
Membro Júnior
Registado: segunda ago 18, 2003 6:27 pm

segunda out 27, 2003 1:15 pm

No ano passado o meu gatinho, teve de ser operado para ser castrado, visto ter um testiculo atrofiado no abdomen do Nino. E já estava a infectar. Foi operado depois da febre baixar e o antibiótico fazer efeito. Foi operado, e fez analises bem como radiografias. O total da operação foram 150€, que paguei pela vida do meu amigo. Mas esse dinheiro que ganhei e gastei-o não o vi de volta. Assim como a minha gatinha que quando foi operada teve o mesmo tratamento, foi igualmente 150€. Paguei sem dizer nada, porque além de ter concordado, foram muito bem tratados, com todo o conforto. Pois eu certifiquei-me disso. Fora os medicamentos e vacinas que pago quando vão ao vet. Tenho plena confiança no Vet onde vou. Mesmo que seja na outra margem. Estas contas e recibos deviam ser sim reduzidos nos impostos. Mas não seriam assim de qualquer maneira. Os donos dos animais deviam de os ter registados na Junta ou na Câmara, em que todos os anos fizessem o recenciamentos desses animais. Fazendo assim diminuir as fraudes. E ainda podia contribuir para não haver tantos abandonos dos animais. Porque sendo as despesas dedutiveis e os animais registados, os donos pensariam 2x ou mais xs antes de abandoram os pobres animais à sua própria sorte.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda out 27, 2003 6:06 pm

lazuliy Escreveu:Mas esse dinheiro que ganhei e gastei-o não o vi de volta.
:o :o :o :o :o

Sinceramente, se os seu animais como o diz, foram bem tratados e estão bem, não lhe parece que já teve o "dinheiro de volta"? :roll:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”