Problemas Renais - Causas, Prevenção, Sintomas...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

terça mai 08, 2012 5:23 pm

Antes de mais lamento a partida dos amiguinhos que foram levados por esta doença :(
Apesar dos meus ainda serem jovens (3 anos), é uma questão que me preocupa e tenho vindo a fazer algumas pesquisas e a procurar opiniões de veterinários sobre o assunto.

Para além do que já foi dito, acescento 2 pontos à discussão:
- Dizer-se que os gatos devem ingerir muita água para evitar a i.r. é um mito. Os gatos devem ingerir mais água porque comem ração (seca), da qual não conseguem extrair a água directamente como fariam no seu meio. Ou seja, damos-lhes comida seca da qual não extraem água e "forçamo-los" a beber mais água para compensar, o que esforça naturalmente os rins.
- Opinião da vet: É mais fácil tratar dentes do que lidar com doenças renais, portanto, a comida húmida deve ser sim, uma forte componente da alimentação. Tratando-se de húmidos de qualidade, serão uma opção mais aproximada da alimentação natural, da qual conseguem extrair água naturalmente.
Ainda alerto para quem cozinha peixinho ou frango… Façam-no sem sal algum, pois é altamente prejudicial.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça mai 08, 2012 7:40 pm

Se tiverem um casalinho como eu, em que ele é DOIDOOOOOOOOOOOO por latinhas de peixe e ela não liga nenhuma... lambe o molho e o peixe que coma o outro :evil: :evil:

É rezar para que nunca sejam afectados por esta doença malvada
Yesi
Membro
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
BillieJean

terça mai 08, 2012 8:05 pm

São pontos de vista interessantes, sem dúvida.
O meu Shuffle vai delirar com o regresso das latinhas :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 08, 2012 8:58 pm

MariaPaz Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:Segundo sei por vários Vets é que a alteração constante de rações podem contribuir para alterações do pH da urina, fazendo alterações no sistema urinário que em nada contribuem para o bom funcionamento do mesmo...

Leo
Leo, eu nunca mudei a ração, eles comiam sempre a mesma, RC para gatos esterilizados. Mudei a do mais velho há poucos meses para diabética e depois senior, devido à pancreatite que os vets lhe diagnosticaram.
Infelizmente ele acabou com uma gravíssima insuficiência renal. Depois de uma semana a soro e 2 dias em casa sem comer absolutamente nada e tendo os valores das análises baixado uma insignificãncia, o meu Moki foi adormecido ontem à tarde. Passou em pouco tempo dos 6 kg habituais para 4 Kg. Estive com ele ao colo até ao último segundo e agora o meu menino está em paz....
Referi só como prevenção... não a apontar este ou aquele caso... foi uma das coisas que me avisaram sempre: de que não andasse a mudar muito de rações para não haverem alterações bruscas do ph da urina... :wink:

Sinto muito, Maria Paz, pela perda... :( do seu e de tantos outros que já partiram por estas malditas doenças... :(

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

sexta mai 11, 2012 1:54 pm

Sinto muito, Maria Paz, pela perda... do seu e de tantos outros que já partiram por estas malditas doenças...

Leo

Leo, agradeço muito as suas palavras.

O meu querido Moki partiu apenas há 9 dias e a sua ausência sente-se mais a cada dia que passa...
Há muito tempo que eu desejava trazer para casa um gatinho amarelo de rua, super-meigo, e que segundo informações das senhoras que o alimentam habitualmente (além de eu própria) terá cerca de 3 anos de idade.
Nunca o troxe para casa por "respeito" ao meu Moki que sendo um gato sénior estaria mais predisposto a stressar se eu trouxesse outro macho para casa, sei lá, e daí talvez não. Mas de facto foi para não stressar o meu Moki que nunca trouxe o Floyd para casa. Com a partida do Moki, pensei que daqui a uns tempos talvez o trouxesse, andava a amadurecer a ideia, só que hoje vi-o a coxear da patinha dianteira direita e não hesitei mais. Peguei nele, andei um quarteirão inteiro com ele ao colo, sem que ele tentasse fugir, meti-o na transportadora, e levei-o ao vet. para fazer o teste fiv/felv. Deu negativo! O vet. ficou admiradíssimo pois ele deixou tirar sangue muito pacificamente e alguns minutos depois de ter engolido o desparasitante (como se fosse um "petisco"....) fez um cocó no chão.... A patinha parece estar apenas magoada e vai tomar um anti-inflamatório durante mais 3 dias.
Neste momento está isolado num quarto para se habituar, continua a mostrar-se muito dócil e só mia ocasionalmente.
O Floyd não é um gato abandonado, na verdadeira acepção da palavra. Nasceu aqui na zona, no quintal de uma senhora que tem mais gatos e quando começou a crescer começou a deambular. Uma outra senhora que tem feito muito bem a vários animais castrou-o há cerca de 1 ano.
Eu sei que o meu Moki me vai perdoar e compreender...
Eis 2 fotos do laranjinha Floyd:
Imagem
Imagem
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

sexta mai 11, 2012 2:58 pm

O Floyd é lindo e tem um ar mesmo meiguinho :) e não se preocupe com o que o Moki poderá pensar... o importante é que seja feliz e com isso faça mais um bichaninho feliz também!
H&eacute;l&egrave;ne

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das mis&eacute;rias da vida: m&uacute;sica e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado mai 12, 2012 8:28 pm

que laranjinha lindo. e eu que tinha dois :cry: parece que estavam combinados. partiram ambos com 12 anos. que dures muitos, muitos mais lindo floyd
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

sábado mai 12, 2012 9:38 pm

Yesi Escreveu: Quando adoptei o meu Shuffle, todos os dias lhe dava uma latinha à noite, mas muita gente me disse que isso faz mal aos dentes dos gatos e não sei que. Que devia ser só ração e água. Acabei por retirar, para mal dos pecados do bicho lol.
Com a/Devido à ração seca ou de húmida, sinceramente acho que muitos gatos têm problemas com os dentes. Os dois gatos daqui de casa (um foi adotado recentemente) - (e o Paxá - rip), dificilmente mastigam(vam) a ração, engolindo, quase sempre, cada grão por inteiro. A Siri, com 8 anos (e oPaxá) tem (tinha) um pouco de tártaro, e sei que este ano vou ter mandar limpar. O Sushi ainda é novo, tem os dentes brancos). Se eles comessem com frequência ratinhos e passarinhos com os ossos, provavelmente não sofreriam tanto deste problema.

Quanto aos problemas renais, pelo que eu li, tanto em site nacional como estrangeiro, parece ter maior frequência nos gatos que comem a ração seca.
Nos sites estrangeiros leio muito que a alimentação principal deve ser a húmida, podendo dar como complemento a seca. Em lugar nenhum li que não se deveria mudar a alimentação, e se pensar bem, os gatos na natureza variam bastante (peixes, ratos, pássaros, etc, e o que está nos intestinos destes :roll: ). Eu dou tanto a seca como a húmida, e posso dizer que a principal é a seca, pois pode estar o dia inteiro. Acredito que isto foi a sentença de morte do Paxá (I.R.).
Enquanto as pessoas pensarem que os animais n&atilde;o sentem, os animais tem de sentir que as pessoas n&atilde;o pensam. (autor desconhecido)
MariaPaz
Membro

domingo mai 13, 2012 11:23 am

As coisas com o Floyd não estão a correr muito bem :cry:
Ontem, 2º dia dele cá em casa, decidi deixar aberta a porta do quarto onde ele está. Das 3 gatas, duas mostraram-se curiosas e a 3ª, a Lili, bufou-lhe, como seria de esperar. Durante o dia ele andou à vontade pela casa e nunca ligou nenhuma às gatas.
Cerca das 11 da noite apaguei as luzes para dormir e decidi deixar aberta a porta do quarto onde ele está, para ver o que acontecia. Quase de imediato ele começa a miar sem parar, a olhar lá para fora pela janela, e tive mesmo que fechar a porta, caso contrário não conseguia dormir. Daí a pouco ele calou-se.
O pior foi esta manhã. Mal o dia começou a romper ele começou a miar sem parar até às 9 da manhã. Metia a patinha na pequena frincha que deixo na janela e também metia lá o focinhito como que a tentar abrir a mesma. Fechei a porta do quarto e fui á rua às 9H. Não demorei muito. Quando voltei, abri a porta e desde então ele quase não tem miado. Há pouco fui dar com ele em cima da minha cama, muito perto da gata mais sociável.
Quando mia tanto, ele estará a sofrer por estar fechado, pois desde que nasceu (há cerca de 3 anos) andou sempre à vontade na rua? Apesar de miar tanto, quando pego nele ao colo, ele começa a ronronar e dá-me uma espécie de dentadinha no ombro....
Algum conselho?
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo mai 13, 2012 1:25 pm

é uma questão de habituação. os animais habituam-se a uma coisa e 1º que mudem :roll:
o flávio tb. veio da rua já muito adulto. mas antes teve casa. não sei quanto tempo andou à deriva. trouxe-o para casa do avô. uma noite miou tanto que acabou fechado na casa de banho. agora fica perfeitamente bem fechado numa divisão. claro que se puder vasculhar no quintal e arredores :) mas não é o único. o serafim veio com semanas e dá-me cabo do juízo porque só quer vadiar. é uma tortura
MariaPaz
Membro

sábado mai 19, 2012 9:49 am

Com muita pena minha o Floyd teve que voltar para a rua ao 6º dia de o ter trazido para casa. Todos os dias, cerca das 5 da manhã, começava a miar sem parar, ao anoitecer também. Estas eram as alturas em que miava mais intensamente poque ao longo do dia também miava muito e estava sempre nas beiradas interiores das janelas a olhar para a rua e a meter as patinhas nas aberturas de 3 cm que eu tenho nas janelas. Felizmente as pessoas que moram ao meu lado estiveram de férias no período em que ele cá permaneceu e o andar por cima do meu está temporariamente desabitado, caso contrário acho que teria havido queixas...
Tudo indicava que seria um gato que se habituaria facilmente a uma casa, mas tal não aconteceu. Estava muito infeliz. Não era vida para ele nem para mim.
Ns sítios que ele frequenta, muito perto de minha casa, tem várias amigas que lhe dão de comer e o acarinham e não há a "tradição" de ninguém fazer mal aos animais. Também tem vários "colegas" felinos com quem se dava bem. Tive mesmo muita pena pois há muito que o queria trazer para casa.
anja-azul
Membro Veterano

domingo mai 20, 2012 11:40 pm

que chatice. mas é melhor assim . tenho muito medo dessas situações. é por isso que não faço muita questão para mandar os meus protegidos para a eg. e o pior, é o caso de uma gata que continua na antiga casa apesar de os donos continuarem a viver por aqui. as pessoas que lá estão agora, não a querem lá. é muito mansa mas sempre viveu na rua. só problemas
MariaPaz
Membro

segunda mai 21, 2012 7:58 am

anja-azul Escreveu:que chatice. mas é melhor assim . tenho muito medo dessas situações. é por isso que não faço muita questão para mandar os meus protegidos para a eg. e o pior, é o caso de uma gata que continua na antiga casa apesar de os donos continuarem a viver por aqui. as pessoas que lá estão agora, não a querem lá. é muito mansa mas sempre viveu na rua. só problemas
Há 2 meses atrás castrei através da EG um gato ("colega" do Floyd na rua), que é bastante meigo na rua, apesar de um tanto medroso. Era para ficar na EG, sendo eu madrinha, mas quando o foram tirar da transportadora revelou-se muito bravio e até mordeu uma das senhoras da EG. Voltou para a rua, mas está mais "protegido" do que o Floyd porque praticamente não sai do quintal de uma vivenda de uma senhora idosa que até está poucas vezes em casa, mas também não se importaria da permanência do gato por lá. O Floyd é mais "vadio", passeia mais.
Responder

Voltar para “Gatos”