Minha gata Siamesa(do tipo "gordinha" se posso dizer, sem ser daqueles que parecem com ratos :p ) foi arranjada, digamos, praticamente na rua.
Qualdo nos mudamos para uma casa maior, tinha lá, nossa vizinha(a gata!), uma gata com cores de siamesa, mas tinha botas brancas e um triângulo branco na cara, e ainda a pontinha do rabo era branca também.
Esta era meio brava, gostava de nos alisar s pernas e derrepente tascar aquela mordida no calcanhar! E tinha três filhotes já adolescentes. Um era igualzinho a ela, só que muito mais claro, outro era preto e branco(esse eu apelidei de Caçador, pois pegava passarinhos no ar

, bom, os passaros faziam ninhos nos buracos de um muro e eram meio baixos, então, quando saíam, o gato dava o "salto mortal de costas" e o pegava). E o terceiro era um rajado(cinza com listras pretinhas).
Estes não foram domesticados, mas a gata comia lá em casa. Não demorou muito e ela ficou grávida, então pariu e trouxe os pequeninos um a um quando já estavam com os olhos abertos lá pra casa. Entre eles, havia uma gatinha siamesa purinha, com toda a cor. Hoje seu nome é Xiê. Tinham também dois gatos preto e brancos, fiquei com um, o Tom(Tomzinho!), este morreu, foi pego por nosso vizinho "terrorista". Dizem os outros vizinhos que ele tinha uma gaiola para prender gatos, e então os matava. Sumiram se todos, eu digo todos, os gatos que nós alimentávamos, os três filhos mais velhos da gata e também seus namorados(2 gatos pretos e um deles era srd peludo). Chorei muito, pois havia perdido meu tesouro: Tomzinho!!! Mas a Xiê, nossa protegida, ficou grávida e passava os dias em casa, só saí para ir ao banheiro, por isso não se foi.
Mudamos de Estado(no Brasil, de São Paulo para Goiânia), e eu insisti em levarmos a Xiê, pois minha mãe queria abandonar ela!!! E grávida!!!
Em Goiânia ela pariu(hoje ela só pare se minha mãe estiver olhando ela! Imagina se a tivéssemos largado???), e nasceram 4 pretinhos, uma siamesinha com manchas brancas e um outro preto e branco(tenho tara por gatos preto e brancos!!!!). Dei-lhe o nome de Tom, em homenagem ao seu tio. Ele, infelizmente morreu também, pois sumiu e não voltou mais... E no Brasil, não adianta colocar anúncios procurando gatos, pois sabe-se que foi morto por rapazes ou moleques, atropelado, ou envenenado por vizinhos! E tem o adicional de ter virado churrasquinho de esquina!!! Ou ainda, que não se dá valor a vira-latas, só aos gatos de raça pura, como a nossa Xiê. Os outros acham tão lindos seus olhos azuis(pessoas e animais de olhos azuis aqui no Brasil são extremamente raros), que não a mataram até hoje. Ainda bem!
Voltando ao sobrinho Tom, toda vez que eu chegava em casa da escola, ele me subia pelo jeans, e queria que eu ficasse com ele no colo! Nunca em minha vida tive um gato tão esperto! Quando estavamos na cadeira de balanço também, ele pulava com tudo no seu colo! Um dia me ocorreu dele pular quando estava com um prato de comida! Resultado, fiquei sem almoço e ainda tive de dar banho nele!!!

Eu o adorava! Chorei ainda mais que quando seu tio morreu.
Então, sobre a genética, eu sei que ela é uma siamesa pura, mas os genes da cor negra é predominante. Eu também adotei um gato que ela teve, macho todo siamês. Eu cruzei os dois uma vez(não tem problema de se cruzar mãe e filho, mas sim irmão com irmã, e ainda: o cruzamento de mãe e filho é muito utilizado por criadores , pois servem para fixar as características da raça, como aconteceu com os dois gatos Rex, o Cornish Rex e o Devon Rex, podem ler a história da formação dessas raças!), nasceram todod os filhotes siameses. Foi a ninhada mais bela que ela já teve! De vez em quando ela pare gatinhos muito peludos, pois são filhos do gato dominante da àrea aqui, que é um amarelo peludo.
Os filhos dele costumam nascer pretinhos, com manchas brancas, amarelas e marrons, mas bem tipo tartaruga mesmo. Alguns ficam bem bonitinhos, mas outros... pelo menos nós conseguimos donos para todos sempre. Já perdi a conta das ninhadas da Xiê... já até falei pra minha mãe: vamos operá-la, e ela diz, eu, gastar meu dinheiro com gata viralata! Eu não!(engraçado, então ela prefere operar gatos de raça pura para que não tenham mais filhotes e deixar os vira-latas aí, tendo filhotes vira-latas e povoando o mundo com gatos vira-latas? Sem nehum certificado, vacina, pegando e passando doenças para gatos caseiroe e saudáveis e até pessoas? Não dá pra entender a minha mãe!).
Bom, isso é só!