Estrelizar gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

segunda ago 20, 2012 1:30 am

Isso posso esclarecer eu. Tal como acontece com as mulheres, 25% das gatas inteiras ou esterilizadas após o 2º cio vêm a desenvolver tumores mamários. A semelhança com as humanas é tão grande que o cancro da mama das gatas tem vindo a ser pesquisado para melhor compreender, prevenir e tratar o cancro nas mulheres. Claro que tamb´m existe a predisposição genética e factores ambientais que podem acelerar ou travar o desenvolvimento dos tumores. Já as gatas inteiras às quais são dados contraceptivos, orais ou injectáveis, vêm quase todas a desenvolver tumores mamários.

A esterilização de gatas adultas não se destina à prevenção de cancro mamário, mas a evitar as piómetras, os cios, as ninhadas e também infecções ou cancro nos órgãos do aparelho reprodutor.
Demodex
Registado: quinta fev 23, 2012 11:26 pm

segunda ago 20, 2012 8:13 am

CarlotaSMAR Escreveu: Olhe demodex não sei com quem falo mas sei quem é a Regina, e tudo que na escola aprendemos nos livros ou a sua maioria nunca é na pratica igual ao que nos ensinam na escola,certo?estudos independentes e experiencias em animais não é o meu forte,você deve estar na fase de ter lido n de livros mas ainda lhe falta a pratica do dia a dia.

Assim a Regina e tambem eu posso dizer que sei o suficiente para tratar dos meus animais de casa e dos que protejo na rua há muitos,muitos aninhos e assim continuarei,ignorante não sou de modo algum,aprendo sim um pouco mais em cada dia de vida tal como qualquer humano aprende.

Então como podemos fazer quando retiramos 1 animal não esterilizado/castrado da rua já adulto ?fica logo apontado para vir a ter tumores malignos mais dia menos dia?explique me esta parte se conseguir pois dentro deste lar creio que seja felizmente existe de tudo um pouco...assim aguardo que com os seus livros me diga quando os meus animais salvos em adultos vão ter cancro...ou se teem grande hipotese disso já que aprecio sempre ir aprendendo mais um pouco.
Bom Dia,
A sxmota já acabou por mais uma vez esclarecer muito bem a questão que coloca. Quando referi que devemos acreditar em estudos independentes e não em opiniões isoladas não queria de forma nenhuma minimizar a opinião de ninguém, apenas quero que perceba que acaba por ter menos validade comparado com estudos bem feitos com amostras de animais maiores. Em relação a ter ou não prática do dia-a-dia, estamos provavelmente em pontos diferentes, a Srª tem prática como referiu de muitos anos a proteger animais, obviamente essa prática dá-lhe experiência e já terá visto muita coisa. Eu tenho prática (já lá vão 10 anos) a tratar (sou médico veterinário com muito orgulho) animais todos os dias, em hospitais com um volume de trabalho considerável pelo que acho que a minha opinião também terá a sua validade. Cumprimentos
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça ago 21, 2012 2:05 am

demodex pode na verdade ser ou não Vet vou acreditar que sim, mas a melhor escola em tudo é a experiencia e a escola da vida e sim tanto a Regina Vieira como eu e muitas eus temos n de casos que aos ditos Vets fazem confusão e nunca podem acontecer.

Se na realidade é Vet deixo-lhe aqui 1 pergunta:1 gatuxo com Pif humido tem de imediato ser separado de todos os outros gatuxos de casa certo?caso isso não suceda forçosamente todos que tiverem contacto com o animal doente em tudo,caixa do areão,ar que respiram,dormir juntos,comida,água,etc,partilhar caminhas até esse animal doente partir, ficarão por completo contagiados?e assim o seu tempo de vida tambem está condenado a ser muito limitado,contraem a doença ou por vezes surgem surtos que tudo vai embora de seguida.

Gostava que me respondesse então a esta minha questão,obrigada
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

terça ago 21, 2012 10:52 am

Então mas neste tópico agora debate-se quem é que sabe mais de cuidados veterinários? Pensei que se falasse sobre esterilização de uma gata...

Parecem os pirralhos, "a minha p*la é maior que a tua".

O fórum é para ajudar e partilhar opiniões, que tenham haver com o tópico em questão, quem já deu a sua escusa de estar a encher de "palha" o tópico da forista que veio pedir conselhos.

Quem quiser jogar ao "Mostra que sabes mais", que abra um tópico na secção off-topic, ou usem as mensagens privadas que é para isso que elas servem.

Desculpem lá, mas é que já cansa ver que o tópico tem novas mensagens, abre-se o tópico, e em vez de ler algo que tenha haver com o tópico, lêem-se discussões paralelas.
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

terça ago 21, 2012 11:09 am

Então e voltando ao assunto em debate (mais ou menos) com que idade é melhor castrar os machos?

Obrigada
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

terça ago 21, 2012 11:18 am

a partir dos 8 meses qdo ja tiver os tintins e tudo mais desenvolvido e qdo começar a marcar territorio penso eu ... :o

So espero que o meu nao nao me suje tudo em casa... :o
Craycats
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 11:28 am

LordNagash Escreveu:a partir dos 8 meses qdo ja tiver os tintins e tudo mais desenvolvido e qdo começar a marcar territorio penso eu ... :o

So espero que o meu nao nao me suje tudo em casa... :o
Pois também eu! Medo da marcação de território pois.

O meu Simão ainda só tem 4 meses :D

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
sxmota
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 11:39 am

Eu não sou vet, CarlotaSmar, mas já tive casos de PIF - tanto húmido como seco - e garanto que NUNCA separaria o gato dos seus amigos. Quando ocorre a mutação nalgum gato, provavelmnte já todos contraíram coronavírus, e o virus que sofreu a mutação já não é contagioso. Ou seja, ele continua a excretar coronavírus de uma estirpe mutante, mas esta mutação pode nunca ocorrer nos outros gatos. É uma roleta russa.... e ningu´m sabe muito bem o que leva à mutação de um coronavírus. Sabe-se, no entanto, que o stress agrava as situações e isolar um gato que está habituado a conviver com outros não lhe faz bem nenhum, e aos outros também não adianta nada. O melhor a fazer, digo eu, e foi o que me recomendaram alguns veterinários, é lavar as caixas de areia todos os dias, com água quente e lixívia, mudando completamente a areia e estar atenta para ir tirando as fezes, que são o principal meio de transmissão do coronavírus. Se for possível, faz-se também um tratamento de "prevenção" com um antiviral e imunomodulador, como o interferão ómega, nos gatos assintomáticos. Estimulantes da imunidade são desaconselhados pois quanto mais forte é o sistema imunitário do gato, mais tentará combater o vírus, destruindo as células do organismo e "atacando" os órgãos mais frágeis. Ou seja, a peritonite infecciosa acaba por ser uma doença autoimune - e nem é peritonite, é vasculite, na verdade..., e é por esse motivo que são administrados córticos.
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

terça ago 21, 2012 12:14 pm

Pelos caminhos que isto já foi...
Gostei da comparação ai acima :lol: :lol:
Enfim, agradeço a todos a ajuda, falei novamente com a vet e vamos estrelizar ou no dia 15 ou então no dia 6 de Outubro, depende de como ela estiver e da disponibilidade da clinica, mas em prencipio será então no dia 15.
Os machos acho que é so a partir dos 8/9 meses, mas quanto a isso não sei.
Nos na ass. estrelizamos sempre aos 6 meses, mas quando os animais sao nossos ha sempre mais duvidas etc
sxmota
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 12:14 pm

Peço desculpa pelo offtopic, mas realmente não achei de bom gosto a pergunta ao Demodex na qualidade de veterinário. Essas dúvidas tiram-se no vet, não num fórum, e por isso, enquanto leiga, achei por bem responder. Afinal, para que vamos consultar um veterinário, um "maçarico" que só sabe o que vem nos livors, que se fartou de estudar e ao qual foi reconhecida aptidão para exercer, quando podemos consultar de borla pessoas mais velhas e mais experientes que andam na "escola da vida"? façam como o Relvas, proponham-se a exame e peçam as equivalências... :roll:

voltando ao tópico, também defendo a castração dos machos a partir dos 8 meses, salvo algumas excepções: animais que começam cedo a mostrar comportamentos de índole reprodutiva, montando os outros (ou a cabeça da dona, acordando-a com os seus movimentos inusitados, como foi o meu Gastão :P, logo aos 6 meses) ou gatos que terão acesso ao exterior (colónias, quintas, meios rurais, etc). Mas se forem bichos "sossegadinhos" e bem comportados, dá para esperar mais uns meses... gosto de ver um gato bochechudo! :P
Craycats
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 12:30 pm

Espero mesmo que a coisa não se precipite e ele se porte bem durante mais uns bons meses :)

Que seja um bebe brincalhão por muito tempo :)

Porque eu não tenho a certeza absoluta que a minha Prada esteja esterilizada... (Sem apedrejamentos públicos por favor. A culpa não é minha)

enlatado
Membro
Registado: quinta mar 01, 2012 11:33 am

terça ago 21, 2012 1:31 pm

O meu tem quase 9 meses e ainda não foi castrado. Vou marcar para o meio de setembro. Segundo o vet me disse convém castra-los o mais tarde possível, quanto mais desenvolvida estiver a uretra, melhor.

Acerca da marcação de território, segundo o vet, eles só marcam se houver fêmeas por perto, ele sentir presença de fêmeas nas redondezas.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça ago 21, 2012 6:46 pm

forista Toblito se está incomodada ignore o que foi escrito off topic,pois as suas ferias são para ir passando...

sxmota ao falar para si sei quem é e sei que tem muita experiencia com gatuxos assim agradeço a sua resposta sei bastante infelizmente acerca dessa parte mas aguardo a resposta/opinião dum forista que é Vet segundo diz e eu quero acreditar,quanto a off topics acontece muita s vezes e nem por isso o topico deixa de ser produtivo.

Sara boa sorte á Nônô :wink: E como se tem ela portado?acalmou mais?não creio pois está na idade mesmo de brincar e descobrir.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça ago 21, 2012 7:45 pm

Saracocas Escreveu:Pelos caminhos que isto já foi...
Gostei da comparação ai acima :lol: :lol:
Enfim, agradeço a todos a ajuda, falei novamente com a vet e vamos estrelizar ou no dia 15 ou então no dia 6 de Outubro, depende de como ela estiver e da disponibilidade da clinica, mas em prencipio será então no dia 15.
Os machos acho que é so a partir dos 8/9 meses, mas quanto a isso não sei.
Nos na ass. estrelizamos sempre aos 6 meses, mas quando os animais sao nossos ha sempre mais duvidas etc
Sara, pf tenha atenção - é esterilizar. É tornar estéril, não tornar estrela :wink:
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

terça ago 21, 2012 7:46 pm

Olá!
Não... Portar melhor não... Já partiu uma jarra, lança as garras ao sofa e ao tapete... so faz asneiras, mas é normal da idade :lol:
É uma tonta, mas de resto anda mais meiga (ela nao e muito meiga e a propria ass. disse que não o era, era bufona e nao dá confiança a toda a gente, temos de a conquistar).
Vou agora meter umas fotos novas dela (;
Responder

Voltar para “Gatos”