Como um gato adoptou a minha família e algumas dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta abr 23, 2010 8:30 am

AmigodoOscar Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:Em qualquer caso, em qualquer casa, seja qual for, em que haja mais que um animal da mesma especie, e SEMPRE "um tiro no escuro" a aceitacao de um pelo outro. De qualquer forma, nao e por este motivo que se deixa de ter 2, 3 ou ate mais. :wink: Eu, um a um, ja ca cantam 5. Cada um com o seu caracter mas todos a tolerarem-se e eu a deixa-los serem gatos...!

Tal como referi, a escolha tera mesmo que ser selectiva...

Aguarda-se, entao, concordancia familiar que, a seu tempo vira :wink:

Boa sorte,

Leo

Olá Leo. Obrigado pela resposta.

Tem toda a razão e a sua perspectiva é bastante realista. Nunca podemos dar nada como garantido no que concerne ao juntar dois animais. A reacção será sempre imprevisível. Se até é assim com as pessoas, quando mais com animais. Mas como realça, a selecção do segundo elemento, se efectuada de forma ponderada, poderá contribuir para minimizar eventuais conflitos.

Gosto também da sua frase: “deixa-los serem gatos”. Simples mas profunda.

Como disse anteriormente, por agora está tudo em suspenso, mas quem sabe um dia destes…

Agradeço os votos de boa sorte, os quais retribuo para si e para os seus.
Bom dia.

A minha frase deve-se ao facto de que apesar de EU ser uma das que refer alguns animais como "meninos e/ou o meu menino ou menina", tenho a realidade presente na diferenca entre pessoas e animais... e como, infelizmente, cada vez mais, a relalidade se vai perdendo na demasiada domesticacao e ate excesso de zelo... de vez em quando relembro, especialmente aos detentores de felinos, que os deixem ser o que sao: felinos! :wink:

Adorei as fotos do seu "menino" :wink: :P Nota-se bem a sua imponente presenca e satisfacao pelo bom trato :D

ja agora, seguem tambem os meus parabens pelas suas "reportagens" bem dispostas e com uma escrita que da gosto ler.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AmigodoOscar
Membro Veterano
Registado: sexta set 04, 2009 8:25 am

sábado abr 24, 2010 10:54 am

PedrocasPT Escreveu:Mas que boa noticia. :D
Olá PedrocasPT

Obrigado pela sua resposta e pelo interesse. Devagar, devagarinho, o Óscar vai lá.

Felicidades
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 11:06 am

Euphie Escreveu:Já acompanho este tópico há algum tempo, mas só agora ganhei coragem de postar. Adoro ler as aventuras do Óscar e da sua família, e é realmente um gato lindíssimo!

Realmente foi uma bela surpresa que ele vos fez, e parece provar que ele até aprecia a companhia humana, ainda que talvez à maneira dele. Fez-me lembrar uma coisa que o meu falecido Mike fazia: eu ia-me deitar e, assim que me enfiava no meio dos lençóis, lá vinha ele pé ante pé até à cama. Deitava-se aos pés dela a ronronar (parecia um tractor!), e mal se apercebesse que eu estava a pegar no sono, ia-se embora também muito quietinho. No entanto, vocês ainda são mais sortudos, pois quando acordam de manhã o Óscar ainda lá está :)

Felicidades, e mal posso esperar pelo próximo capítulo da 'Saga do Óscar'!

Olá Euphie

Muito obrigado pela sua resposta e por gostar das notícias sobre o Óscar.

De facto, acordarmos e vermos o Óscar sossegado ali, na nossa cama, foi mesmo uma bela surpresa.

Lamento que o seu Mike já tenha partido, mas deixou-lhe essa boa recordação de como a ajudava a adormecer e, certamente, muitas mais.

Em relação ao Óscar, a diferença além do seu se ir embora, é o ronronar.

O nosso Óscar deve ter essa máquina avariada. No primeiro dia não a desligava, até os vizinhos deviam ouvir, mas deve ter tido uma sobrecarga, porque quase nunca mais o ouvimos. A excepção é quando chegamos a casa mais tarde do que o costume, e vamos directos dar-lhe comida, nessas alturas ele ronrona um pouco.

Retribuo os votos de felicidades. Tudo de bom para si e para os seus.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 11:21 am

June76 Escreveu:AmigodoOscar,

Petsite é um perfil que criamos para os nossos animais aqui na arca, uma espécie de hi5. Para criar um petsite para o Óscar, basta aceder à sua conta, clicar em criar petsite e adicionar algumas informações e fotos do seu gatinho. Pode demorar algum tempo a fazer, mas é giro.

Quando ao comportamento do Óscar qualquer dia vai perceber que ele não é assim tão mal agradecido e que afinal até gosta de si e da sua família. Os gatos são diferentes dos cães na forma como demonstram afecto, daí a maioria das pessoas que eu conheço preferir cães. Mas lá por serem mais contidos na forma de expressarem o que sentem não quer dizer que não sintam. Há gatos que são mais afectuosos do que outros e isso depende da educação e da personalidade deles. O meu Bichaninho foi criado connosco desde o momento em que nasceu e não gosta de colo nem de festinhas, mas nem por isso deixa de ser um gato meigo. Espero que o próximo gato que adoptar seja mais afectuoso que o Óscar, mas não se esqueça que um gato não é um cão.

Eu sei que a adopção do Óscar não foi uma decisão premeditada, que foi um gesto de puro altruismo. Não me leve a mal dizer isto, mas por acaso já pensou se não seria melhor adoptar um cão de raça pequena em vez de um gato. Eu tenho uma caniche anã que é muito afectuosa, asseada e da-se bem com os gatos.

Olá June76

Muito obrigado pela sua resposta. Realmente não sabia concretamente o que era o petsite. Graças a sua óptima explicação, agora já sei, e fica desde já prometido para um dia destes, logo que possível, isto é, quando houver tempo.

Em relação ao comportamento do Óscar, ele realmente está a melhorar, pouco a pouco, mas está, pelo que quem sabe até onde ele ainda nos irá surpreender. O seu Bichaninho é mais uma prova de que cada gato é um gato, pois apesar de sempre ter vivido convosco, mesmo assim não gosta de festinhas nem de colo. E estou certo de que sempre lhe deram todos os mimos necessários.

Em relação à sua sugestão de pensarmos num cão, agradeço a mesma, mas creio que não é bem o passo ideal para nós darmos num futuro próximo. Por vários motivos.

Porque, como se costuma dizer, era areia a mais para a nossa camioneta, pois ainda estamos a aprender a lidar com um gato e não estamos prontos para um desafio desses. E os obstáculos são diversos e variados: O primeiro e mais óbvio deriva de não sabermos como iria o Óscar lidar com esse cão e esse cão com o Óscar. Se com um segundo gato já temos receios, com um cão poderia ser ainda mais complicado.

Outros motivos diversos prendem-se com as condições em casa para o acolher devidamente, a logística das idas à rua, a eventual falta de tempo para ele, (pois parece-me que a esse nível os gatos subsistem melhor), a higiene do animal e até da casa.

Voltando à questão da areia e da camioneta… é que eu tenho um trabalho a tempo inteiro e ainda faço um part-time noutro local, a minha esposa também trabalha e tem diversos problemas de saúde que a limitam um pouco, as crianças, com quatro e sete anos ainda exigem muita mão de obra e grande ginástica a nível de horários… em suma, outro gato, correndo tudo bem, não seria assim uma complicação tão grande, um cão, mesmo correndo bem a nível de convivência connosco e com o Óscar, para estar em condições dignas iria necessitar de mais do que nós lhe poderíamos dar e ele mereceria.

Além disso, o segundo gato aparece na equação lá de casa no sentido de ajudar a acalmar o Óscar, garantindo-lhe um amigo e companheiro da mesma espécie, um apoio nas manhãs e tardes que actualmente passa sozinho. Creio que um cão não cumpriria tão bem este papel.

Mas apesar de todo este discurso, minha cara June, não posso deixar de lhe agradecer pela sua sugestão, ela é indicadora de que se preocupou e quis ajudar-nos a nós e ao Óscar. E por isso muito obrigado.

Felicidades para si e para os seus.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 11:22 am

Charlie2 Escreveu:adoro ler-vos, o Óscar é um gato fantástico e teve muita sorte :D

Muito obrigado Charlie2.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 11:24 am

anjjazul Escreveu:devagarinho, devagarinho, o óscar vai-se tornando meiguinho :D

É isso mesmo minha cara Anjjazul. É só continuar a ter muuuuuuiiiiiiiita paciência… Obrigado pela resposta e felicidades para si e para os seus.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 11:25 am

BetaPat Escreveu:Que grandes progressos o Oscar está a fazer!

E é tão bom (e quentinho) ter um gatinho toda a noite aos pés da cama!

Obrigado pela resposta BetaPat

O Óscar ainda nos vai surpreender mais, espero eu. Quanto à parte do gato aos pés da cama… no verão será mais complicado...

Felicidades para si e para os seus .
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 11:31 am

blue2 Escreveu:Que óptimas notícias :D

PS: esqueci-me de lhe responder. De facto, pelo menos na minha experiência os machos são mais doceis e faceis de lidar, as meninas são senhoras do seu nariz e um niquinho voluntariosas nos seus afectos :wink:

Olá Blue2

Obrigado pela resposta.
Os machos parecem mesmo reunir o consenso sobre ser mais fácil encontrar um simpático e meigo. Gostei da sua expressão sobre as fêmeas felinas: “um niquinho voluntariosas nos seus afectos”… mas… serão só as felinas…

Felicidades para si e para os seus
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 11:34 am

ambv Escreveu:
Charlie2 Escreveu:adoro ler-vos, o Óscar é um gato fantástico e teve muita sorte :D
e o Óscar tb tem uns donos fantásticos! :wink:

:) :) :)

Olá ambv
Muito obrigado pelos elogios, é muito simpática.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 11:42 am

ambv Escreveu:A adopção de um cão pode não ser o mais indicado. Mas quem vai adoptar é que tem que pensar nos prós e nos contras.

No meu caso é que nem pensar :( A minha Tita dizia logo que não. Como foi atacada por cães e sempre que os ouve fica inquieta e a bufar, trazer um cão para casa era o mesmo que pedir sarilhos :?
PedrocasPT Escreveu:Eu acho que o melhor mesmo é aproveitar que o Oscar se está a deixar domesticar e não introduzir mais gatos ou cães ou outro tipo de animais que possam vir a estragar esta evolução comportamental do Oscar. Ele pode ressentir-se e ficar ainda mais arisco do que no inicio.
BetaPat Escreveu:Eu sou da opinião do PedrocasPT.

Outro animal iria, talvez, complicar as coisas.

Muito obrigado pelas vossas respostas.

Realmente, um cão cá em casa não é a opção mais adequada. É um risco, um risco grande de mais para o podermos considerar viável. No post em que respondi à cara June76, um pouco mais atrás, agradeci-lhe a sugestão, mas acabei por lá deixar o que nos ia na alma sobre esse assunto, se fizerem o favor de passarem por lá vão perceber melhor as nossas razões.

Felicidades para todos.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 11:47 am

dinodane Escreveu:Vocês estão a fazer um excelente trabalho com o óscar. :)
Olá Dinodane.

Muito obrigado pela resposta e pelo elogio. Faz-se o que se pode, que na nossa opinião, é o que se deve fazer.

AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 11:52 am

PedrocasPT Escreveu:Então e novidades do Oscar?
Olá PedrocasPT

Obrigado pelo interesse, o Óscar está bem, já o que está menos bem é o que, infelizmente para mim, não é novidade nenhuma, é que o dono dele não consegue ter tempo para vos responder a todos conforme merecem, e por isso, a si, e aproveitando a ocasião para, de uma forma geral, para me dirigir a todos aqueles que me responderam neste tópico, peço sinceras desculpas pelo tempo que os deixei “pendurados” sem retribuir a gentileza.
A todos um muito obrigado pela paciência e um grande pedido de desculpas pela demora.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 12:04 pm

leonildecarvalho Escreveu:Bom dia.

A minha frase deve-se ao facto de que apesar de EU ser uma das que refer alguns animais como "meninos e/ou o meu menino ou menina", tenho a realidade presente na diferenca entre pessoas e animais... e como, infelizmente, cada vez mais, a relalidade se vai perdendo na demasiada domesticacao e ate excesso de zelo... de vez em quando relembro, especialmente aos detentores de felinos, que os deixem ser o que sao: felinos! :wink:

Adorei as fotos do seu "menino" :wink: :P Nota-se bem a sua imponente presenca e satisfacao pelo bom trato :D

ja agora, seguem tambem os meus parabens pelas suas "reportagens" bem dispostas e com uma escrita que da gosto ler.

Leo
Olá Leo

Obrigado pela sua resposta.
Realmente, pessoas são pessoas e gatos são gatos. Cada um no seu lugar e cada um com o seu papel e comportamento.
Muito obrigado por gostar das fotos e dos posts.
Felicidades
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 12:14 pm

Bem, desde a minha última passagem aqui pelo fórum, o Óscar continuou com a porta aberta durante a noite, pelo que tem sido visita regular do nosso quarto quando tudo fica escuro. Aparece, salta para os pés da cama, enrosca-se lá, e depois é só dormir. Houve duas noites, alternadas, em que ele não apareceu. Não sabemos o que aconteceu dessas vezes, deve ter dormido numa das camas dele, ele lá saberá, mas até achámos estranho. É engraçado como nos habituamos muito rapidamente a uma coisa, três ou quatro noites e já estranhamos é não tê-lo por lá…

Nota-se perfeitamente que está mais tranquilo, e, não sabemos se é impressão nossa, mas parece-nos ainda mais desde que começou a dormir no nosso edredon. É como se tivesse apreciado a prova de confiança.

Colo é que continua a não ser com ele, festinhas só por momentos, e nem sempre, mas de resto, parece apreciar cada vez mais a nossa companhia e, tirando um gosto especial por partir bibelots e mandar para o chão o que poisamos nos móveis, nada mais a apontar. Vamos ver até onde nos leva esta evolução.

Já agora. Ele passa imenso tempo a espreguiçar-se, e isto diversas vezes ao dia. Os vossos gatinhos também fazem o mesmo?

Imagem
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

sábado abr 24, 2010 2:44 pm

AmigodoOscar,

Realmente tem razão. Um cão exige mais tempo de nós do que um gato, pois precisa ir à rua no minimo duas vezes ao dia. Essa foi uma das razões que eu optei por trazer um gato e não um cão para viver comigo num apartamento. Por acaso tive a sorte de adoptar um gato extremamente afectuoso, que salta para o meu colo e derrete-se com festas.

Eu apenas quis alerta-lo que o comportamento do Óscar não é assim tão estranho num gato. Eu prefiro gatos a cães, mas sei que eles são mais independentes e menos afectuosos e talvez por isso adaptem-se melhor à minha personlidade. Mas numa casa onde existem crianças pequenas talvez seja preferível adoptar um cão.

Bem, mas agora isso são sopas depois do almoço, pois o destino colocou o Óscar no vosso caminho e parece que ele já começa ter o comportamento mais "canino" que desejam.

E quanto à sua pergunta, é normal que o seu gatinho se espreguice várias vezes ao dia. Os gatos fazem-no com muita frequencia.

Felicidades

P.S.: Enquanto escrevia este post, o meu Gucci aproveitou para tirar a terra de um vaso que tenho na varanda. Merecia umas boas palmadas :evil:!
Última edição por June76 em sábado abr 24, 2010 2:57 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Gatos”