FUI ENFEITIçADA EM PLENA RUA POR UM "POTE DE MEL"/GATINHO

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
LauraMM
Membro
Registado: sexta set 25, 2009 3:41 pm

sábado jan 02, 2010 12:07 pm

Olha o Santi tão bem :D boa sorte Santi e amiguinhas (humanas e manas felinas), tudo de bom para 2010 :)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado jan 02, 2010 1:08 pm

Olá Lira, Leonilde, Miaus, Mindless, KittensLover, Miboki, AmigodoOscar, LauraMM e demais santanetes,

Digam-me lá se este menino é lindo ou é lindo? E tudo o que a Lira está a descrever corresponde exactamente à personalidade que eu aqui lhe conheci. Ele é muito doce e tranquilo. E as resmungadelas são tal e qual… Às vezes resmungava e comia ao mesmo tempo, ou resmungava e fazia ronrom ao mesmo tempo, como quem diz, “eu estou contente por estar a comer ou por me estares a fazer festinhas, mas pelo sim pelo não vou resmungando para afastar aqueles gatos que estão lá fora e para não me virem roubar a papinha ou as festas”. :)
A caminha dele é o seu castelo e, quando ia comer, por norma debicava três ou quatro croquetes e voltava logo para lá. Uns dias estava mais “colado” à cama, outros mais passeador. E quando está para conversar é muito engraçado, responde sempre às nossas deixas.
Quanto à hierarquia futura, vai ser mesmo muito curioso ver qual é a que se estabelece.
No fundo, estes dias estão a ser uma descoberta para todos aí em casa, humanos e felinos, pois foram muitas mudanças, inclusivamente de casa, para qualquer dos cinco.
Achei muita graça ao facto de a Eva querer aproximar-se do Santi e a Lira não deixar… A Lira tem uma personalidade muito engraçada.

Mudando de assunto, obrigada pelos vossos votos em relação ao Raio-X. A situação está complicada mas, como eu pensei ontem um bocadinho depois do “choque” e ao tentar digeri-lo, haja saúde, que o resto se vai resolvendo. E esta complicação acabou por ter um mérito, se assim se lhe pode chamar: a preocupação com o Raio-X não me tem deixado pensar tanto no Santi como me aconteceu da primeira vez, em que até continuava a pensar volta e meia que tinha de lhe ir fazer um bocadinho de companhia à sala e só umas fracções de segundos depois me lembrava de que ele já cá não estava… :(
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado jan 02, 2010 1:12 pm

Ah, é verdade, Lira, em relação à vacina, o reforço deve ser feito entre três e quatro semanas a seguir à primeira, que o Santi levou no dia de Natal.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

sábado jan 02, 2010 7:01 pm

Tassebem Escreveu:Ah, é verdade, Lira, em relação à vacina, o reforço deve ser feito entre três e quatro semanas a seguir à primeira, que o Santi levou no dia de Natal.
Nesse caso vamos apontar para dia 23, uma sexta-feira, que é quando ele faz as 4 semanas. Foi o que o nosso vet recomendou. Se não for nessa data, será dias antes. Eu depois conto como correu a primeira ida ao vet :wink:

Hoje tive o privilégio de ter a Lira e o Santi na caminha juntos :o Claro que depois disso já recomeçaram os rosnados :lol: mas isto é mesmo assim, avanços e recuos. Ficam as fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

sábado jan 02, 2010 9:38 pm

Menino lindo... Ainda bem que tivéste sorte :D

As MAIORES felicidades para a família Lira, agora com mais um membro ;)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

domingo jan 03, 2010 1:58 am

Boa noite :D .

Estou muito feliz por ver que está tudo no bom caminho. Não tarda nada, estão todos a dormir enroscadinhos uns aos outros.

Tem aí um trio lindíssimo!

Muitas felicidades :wink:
Tassebem
Membro Veterano

domingo jan 03, 2010 2:50 pm

Lira93 Escreveu:
Hoje tive o privilégio de ter a Lira e o Santi na caminha juntos :o Claro que depois disso já recomeçaram os rosnados :lol: mas isto é mesmo assim, avanços e recuos. Ficam as fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
Eu acho que o Santi deve estar a pensar que morreu (salvo seja!) e foi para o céu... :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jan 03, 2010 3:46 pm

devagarinho, devagarinho há-de a lira enroscar-se no menino :P
anjjazul
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

domingo jan 03, 2010 9:07 pm

Parabéns Lira93 pela adopção :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

domingo jan 03, 2010 10:45 pm

[quote="Lira93Hoje tive o privilégio de ter a Lira e o Santi na caminha juntos :o Claro que depois disso já recomeçaram os rosnados :lol: mas isto é mesmo assim, avanços e recuos. Ficam as fotos:
Imagem

Isto já é o começo de uma grande amizade...
Lira com a vossa paciência e dedicação a estas três "crianças", não tardam e já fazem corridas a três.... :D
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

segunda jan 04, 2010 12:46 pm

Novidades..

A Eva ainda não chega perto, a porta da cozinha está aberta quando estamos em casa mas ela não se aventura a não ser muito raramente.

A Lira quer à viva força chegar-se ao Santi. Passa a vida a ir para o pé dele, a espreitá-lo, a olhar para ele, já chegou ao ponto em que vai direitinha à cama dele decidida, sem réstea de medo ou de agressividade, e só pára, a 5cm ou menos dele, porque ele começa a rosnar e a soprar. Neste ponto, só depende mesmo da vontade do Santi em aceitar a Lira. Inacreditavelmente (pois é um macho bem maior que a Lira), ele tem imenso medo! Quando ele se dispuser a deixá-la chegar perto, serão bons amigos, pois a Lira gosta dele e procura-o insistentemente.

Ontem estivemos fora todo o dia, foi um dia difícil e longo para nós, que começou ainda não eram 4 da manhã e só acabou às 20h00. Mas quando chegámos a casa, a Lira estava num frenesim. Mal abrimos a porta da cozinha para irmos ter com ela e a Eva, ela saiu disparada. Foi direita ao Santi, que uma vez mais reagiu mal, soprando à Lira.

Quando fomos dormir e as fechámos na cozinha, a Lira passou o tempo a miar e a arranhar a porta para sair. Acabámos por ter de deixar a porta aberta esta noite. Aparentemente correu tudo bem, mas a postura do Santi não se alterou, e esta manhã ele estava mais retraído connosco, provavelmente porque esteve em stress toda a noite. A única diferença que notei para o positivo, foi o facto de o Santi ter começado a "conversar" com a Lira por entre as resmungadelas :lol: Fala com ela quando a vê, parece inclusive que a chama, mas como esta menina é muito afoita, quando vai direita a ele ele sopra e rosna e baixa as orelhas pra trás :(

O meu marido quer juntá-los na cozinha a partir desta noite, para "forçar" um pouco a barra. Deixá-los circular livremente enquanto estivermos em casa, e à noite deixá-los a todos na cozinha para já, para ver se começam a dar-se. Eu penso que vai resultar de início em termos a Eva escondida o tempo todo por causa do reboliço, e em bastante stress para o Santi, mas a verdade é que eles não se agridem, e mais cedo ou mais tarde teremos de fazer a experiência. O que acham?

Penso que neste momento depende do Santi, e que eventualmente acabarão por se dar bem. O próximo passo será Eva + Santi. Vou tentar fazer apresentações só com os dois, porque a Lira é a protagonista lá em casa e condiciona as atitude da Eva. Se calhar, logo à noite faço a experiência. Mas sei que tem de ser num sítio onde a Eva não possa esconder-se, senão limitar-se-ão a ficar os dois encolhidos e nenhum dos dois tomará a iniciativa..

Lá em casa, a única que não precisa de incentivos é a Lira. Com a Eva, tudo tem que ser um pouco forçado, caso contrário nunca nada se proporciona.
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jan 04, 2010 1:22 pm

Tão lindos!!!!

Boa sorte para todos.

Leo e Tassebem, a sensação de liberdade com missão cumprida é um alivio não é? :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tassebem
Membro Veterano

segunda jan 04, 2010 2:16 pm

Olá, Lira,

Ia justamente perguntar por novidades, até estava a ficar um bocadinho apreensiva com a falta delas, pois não é costume, mas a nossa vida nem sempre se compadece, não é? Em relação ao dia de ontem, espero que esteja tudo bem convosco.

É, o Santi é muito medroso, e todas as bufadelas e rosnadelas são meramente defensivas. Aconteceu o mesmo, sobretudo, nos primeiros dias das duas vezes em que chegou cá a casa, por sentir os outros gatos lá fora, e até se sentir mais seguro. Mas por vezes também acontecia quando sentia maiores movimentações lá fora, à porta, e até quando eu lhe estava a fazer festas ou ele estava a comer. Aí já era mais uma espécie de queixume ou resmunguice que outra coisa. Nas duas ocasiões em que o meu Torrinhas esteve no espaço dele, a mesma coisa. Mas nunca houve sombra de agressividade. É realmente incrível quando temos em conta o tamanho dele em relação à Lira e à Eva, mas esse comportamento está certamente relacionado com a vivência anterior com outros gatos, como contou a Leonilde. Sendo um gato submisso, levava tareia dos outros, especialmente de um, e por isso deambulava por ali sozinho.

Mas estou convencida de que acabará por dar-se bem com elas, porque são fêmeas e dadas as personalidades da Lira e da Eva. Por um lado, a Lira vai obrigá-lo a sair da concha e, por outro, por ser mais parecida com ele, a Eva vai acabar por lhe dar confiança, e ele a ela. Pelo menos, todos os sinais apontam para aí. A converseta com a Lira também é um sintoma positivo. Por um lado, ele quer, mas chegada a hora da verdade (o contacto) retrai-se.

Julgo que ele nunca levantará uma pata ou de outra forma magoará as manas.

Eu acho bem a experiência. Vocês também precisam de descansar para não entrarem igualmente em stress… Pode ser que não resulte à primeira, mas… Nestas coisas, tudo é feito com dois passos à frente e um atrás. Agradeço-vos do coração e louvo-vos sinceramente a coragem de terem enveredado por estas aventuras umas a seguir às outras, a paciência e a persistência. Com estas qualidades, tudo se consegue.

Muitas festinhas para o trio e muitos beijinhos para o “meu” querido Santi…
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LauraMM
Membro
Registado: sexta set 25, 2009 3:41 pm

segunda jan 04, 2010 2:16 pm

Lira93 Escreveu:
O meu marido quer juntá-los na cozinha a partir desta noite, para "forçar" um pouco a barra. Deixá-los circular livremente enquanto estivermos em casa, e à noite deixá-los a todos na cozinha para já, para ver se começam a dar-se. Eu penso que vai resultar de início em termos a Eva escondida o tempo todo por causa do reboliço, e em bastante stress para o Santi, mas a verdade é que eles não se agridem, e mais cedo ou mais tarde teremos de fazer a experiência. O que acham?

Penso que neste momento depende do Santi, e que eventualmente acabarão por se dar bem. O próximo passo será Eva + Santi. Vou tentar fazer apresentações só com os dois, porque a Lira é a protagonista lá em casa e condiciona as atitude da Eva. Se calhar, logo à noite faço a experiência. Mas sei que tem de ser num sítio onde a Eva não possa esconder-se, senão limitar-se-ão a ficar os dois encolhidos e nenhum dos dois tomará a iniciativa..

Lira porquê forçar a barra? ainda estão todos em adaptação, as meninas ao Santi e à nova casa, a Eva para alem disso aos novos donos, o Santi à nova casa novos donos e novos felinos.
Não estarão os donos demasiado ansiosos para que sejam todos amigos?
O objectivo, penso eu, é o bem estar de todos, amigos ou não se verá com o tempo. A Lira teve muita sorte em as meninas se darem logo bem, mas pela minha experiencia (ainda pouca) e pelo que leio aqui no forum, essa é a excepção e não a regra entre gatos adultos. É preciso dar tempo ao tempo e deixá-los orientarem-se, quando se adopta um gato adulto deve ser com o espirito de ajudar mais um já que se tem espaço e condições, e ter o coração aberto à possibilidade da integração demorar e até à possibilidade de nunca vir a ser grande amigo dos residentes, apenas se tolerarem no mesmo espaço. Se isto acontecer não significa maus donos nem falta de dedicação. Isto é só a minha opinião, mas estou a imaginar o stress dos bichos fechados os três, com a Eva sem se poder esconder e o Santi aflito tanto mais que passou por tantas mudanças recentes. Acho mesmo que o ideal é deixá-los ser como são, claro que gostamos de os ver todos amigos, mas isso é se tivermos essa sorte, e mesmo assim pode demorar meses, ou não, se eles se entenderem mais cedo mas por si só, um dia tomarão a inicitiva que mais não seja por curiosidade, forçá-los não me parece :? que resolva.
Tassebem
Membro Veterano

segunda jan 04, 2010 2:37 pm

Olá, LauraMM,

Acho que o problema não é querer que eles sejam amigos logo às primeiras, mas a manter o estado actual das coisas, sobretudo à noite, os donos também não conseguem descansar, e às tantas temos toda a família Lira cansada e stressada.
Por outro lado, trata-se de uma experiência. Se não resultar, volta-se ao plano A. E, ficando eles na cozinha, a Eva terá onde se esconder (o buraquinho do trepador) até se sentir à vontade para sair. O Santi, desde que esteja na sua caminha, sente-se mais seguro, e se a Lira procurar contacto, como procura desde o primeiro minuto, estou convencida de que ele acabará por a aceitar. É só o retraimento inicial de um gato que tem medo dos outros.
Esta é só a minha opinião, que resulta de conhecer o Santi e de saber como correram as experiências de partilha relativa do espaço com o meu Torrinhas.
Se o Santi, a Lira e a Eva tivessem comportamentos agressivos, é claro que a coisa mudaria completamente de figura.
Neste caso, acho que a manutenção de espaços separados na maior parte do tempo não ajuda à sociabilização, pois está sempre a fazê-los voltar quase à estaca zero. Eles vão ter de passar primeiro pelo receio e pelo stress inicial para depois poderem conviver pacificamente e até amigavelmente.
Naturalmente, nestas coisas nunca há garantias nem receitas mágicas, cada caso é um caso, mas eu acho que se deve fazer a experiência, e só intervir se necessário.
Responder

Voltar para “Gatos”