Olá Tassebem,Tassebem Escreveu:Olá, Maraya,![]()
Pena não a ter conhecido, teria tido muito gosto, a sério.
Vou tentar responder às suas perguntas sobre os domésticos.
O doméstico, para concorrer, não tem de obedecer a nenhum estalão. Tem só de ser um gato bem tratado e bonito. Ah, e muito importante no caso dos domésticos: ser calmo, e quanto mais bem-disposto melhor. E também estar castrado/esterilizada, se tiver mais de 10 meses.
Os domésticos não têm registo. São gatos de raça não determinada e até, em regra, os juízes favorecem, digamos, o rafeiro puro, aqueles que visivelmente não têm mistura de gatos de raça.
Podem concorrer gatos a partir dos três meses, com a vacinação completa.
Pode consultar o calendário das exposições aqui: http://www.cpfelinicultura.pt/, no separador Exposições/Calendário. É possível que ainda haja alguma(s) entre Fevereiro e Setembro, embora ainda não haja confirmação.
Não precisa de fazer nada a não ser inscrever o gatinho. É precisamente para isso que ele lá vai: para ser avaliado por juízes.
Esta exposição teve, realmente, uma enorme afluência de público mas, normalmente, são mais sossegadas e em pavilhão próprio ou separado de outras exposições que estejam a decorrer em simultâneo. Portanto, é uma questão de experimentar numa das outras. E, por exemplo, para experimentar, talvez seja bom inscrever-se apenas num dia/exposição. Não pode entrar com gatos que não vão participar.
Todos os domésticos são considerados bonitos desde que cumpram as condições acima. Podem ser pretos, brancos, às bolinhas… tudo.![]()
P.S. Era a minha Tugui, sim. Às vezes ganha, mas não foi o caso. O Best in Show de domésticos de pêlo curto foi, nos dois dias, uma gatinha tigrada e branca da Dorby. E nos pêlos semilongos foi o Jimmy. Mas eu adoro o Ruby…
Muito obrigada pelas respostas

Se calhar até nos cruzamos e nem demos conta

A gatinha que estava a pensar levar é calma em casa e nao se assusta facilmente. Que me lembre nunca arranhou ninguém. Já era assim quando a tirei da rua, mas como já está em casa há uns tempos já nao sei como irá reagir a tanta gente desconhecida...
O maior problema que acho que posso ter com ela é o tempo que tem de estar ao colo ou comigo a segura-la porque isso ela nao aprecia muito

Ainda nao tenho certezas de nada (visto que é uma coisa que tem de ser bem pensada. Especialmente pelo bem estar da minha gata) mas gostava bastante de experimentar leva-la a uma expo

Se for para experimentar ficarei há espera de uma exposição mais calma que esta para nao a stressar muito visto que nao sei muito bem como irá ela reagir.
Por isso peço que se souberem de alguma exposição com menos afluência que avisem se puderem

Entretanto vou estando atenta ao calendário.
Mais uma perguntinha: os domésticos concorrem em alguma ocasião contra os de raça?
A organização da exposição (chamadas, saber quando é a vez de irmos apresentar o nosso gato) é facil de entender? É que eu ás tantas já estava um pouco confusa e tenho um certo receio de que (se algum dia) for concorrer nao perceba quando é a vez da minha gatinha e o que está a acontecer á minha volta

Eu tinha muito mais duvidas... Mas que agora nao me lembro

Por isso virei chatear-vos de novo quando me lembrar

Estive algum tempo a olhar para a Tugui e vi a avaliação dela e dos outros 2 (final) bem de perto. Tenho de dar os parabéns aos donos dos 3 porque todos eles eram lindos

Agora a Tugui tem qualquer coisa que cativa as pessoas... tem um padrão lindo e é uma gata expressiva e bem disposta pelo que vi.

O Tai-Chi e o King eram uns gatinhos tigrados com um pelo mais comprido que estavam juntos na mesma tenda?
Mais uma vez muito obrigada