Exposições de gatos-Tavira-27/28 Abril 2013

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda fev 13, 2012 9:55 pm

Tassebem Escreveu:Olá, Maraya, :) 

Pena não a ter conhecido, teria tido muito gosto, a sério.

Vou tentar responder às suas perguntas sobre os domésticos.

O doméstico, para concorrer, não tem de obedecer a nenhum estalão. Tem só de ser um gato bem tratado e bonito. Ah, e muito importante no caso dos domésticos: ser calmo, e quanto mais bem-disposto melhor. E também estar castrado/esterilizada, se tiver mais de 10 meses.

Os domésticos não têm registo. São gatos de raça não determinada e até, em regra, os juízes favorecem, digamos, o rafeiro puro, aqueles que visivelmente não têm mistura de gatos de raça.

Podem concorrer gatos a partir dos três meses, com a vacinação completa.

Pode consultar o calendário das exposições aqui: http://www.cpfelinicultura.pt/, no separador Exposições/Calendário. É possível que ainda haja alguma(s) entre Fevereiro e Setembro, embora ainda não haja confirmação.

Não precisa de fazer nada a não ser inscrever o gatinho. É precisamente para isso que ele lá vai: para ser avaliado por juízes.

Esta exposição teve, realmente, uma enorme afluência de público mas, normalmente, são mais sossegadas e em pavilhão próprio ou separado de outras exposições que estejam a decorrer em simultâneo. Portanto, é uma questão de experimentar numa das outras. E, por exemplo, para experimentar, talvez seja bom inscrever-se apenas num dia/exposição. Não pode entrar com gatos que não vão participar.

Todos os domésticos são considerados bonitos desde que cumpram as condições acima. Podem ser pretos, brancos, às bolinhas… tudo. :wink: 

P.S. Era a minha Tugui, sim. Às vezes ganha, mas não foi o caso. O Best in Show de domésticos de pêlo curto foi, nos dois dias, uma gatinha tigrada e branca da Dorby. E nos pêlos semilongos foi o Jimmy. Mas eu adoro o Ruby… :)
Olá Tassebem,
Muito obrigada pelas respostas :D

Se calhar até nos cruzamos e nem demos conta :lol: agora que já tenho a certeza para a próxima pergunto pela dona da Tugui :wink:

A gatinha que estava a pensar levar é calma em casa e nao se assusta facilmente. Que me lembre nunca arranhou ninguém. Já era assim quando a tirei da rua, mas como já está em casa há uns tempos já nao sei como irá reagir a tanta gente desconhecida...
O maior problema que acho que posso ter com ela é o tempo que tem de estar ao colo ou comigo a segura-la porque isso ela nao aprecia muito :|

Ainda nao tenho certezas de nada (visto que é uma coisa que tem de ser bem pensada. Especialmente pelo bem estar da minha gata) mas gostava bastante de experimentar leva-la a uma expo :)

Se for para experimentar ficarei há espera de uma exposição mais calma que esta para nao a stressar muito visto que nao sei muito bem como irá ela reagir.
Por isso peço que se souberem de alguma exposição com menos afluência que avisem se puderem :)
Entretanto vou estando atenta ao calendário.

Mais uma perguntinha: os domésticos concorrem em alguma ocasião contra os de raça?
A organização da exposição (chamadas, saber quando é a vez de irmos apresentar o nosso gato) é facil de entender? É que eu ás tantas já estava um pouco confusa e tenho um certo receio de que (se algum dia) for concorrer nao perceba quando é a vez da minha gatinha e o que está a acontecer á minha volta :lol:
Eu tinha muito mais duvidas... Mas que agora nao me lembro :| :lol: 
Por isso virei chatear-vos de novo quando me lembrar :lol:

Estive algum tempo a olhar para a Tugui e vi a avaliação dela e dos outros 2 (final) bem de perto. Tenho de dar os parabéns aos donos dos 3 porque todos eles eram lindos :)
Agora a Tugui tem qualquer coisa que cativa as pessoas... tem um padrão lindo e é uma gata expressiva e bem disposta pelo que vi. :D

O Tai-Chi e o King eram uns gatinhos tigrados com um pelo mais comprido que estavam juntos na mesma tenda?

Mais uma vez muito obrigada :D
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça fev 14, 2012 2:31 am

Olá, Maraya,

Nunca se sabe até experimentarmos. O facto de a sua gatinha ser sociável é um bom princípio, mas não garante nada. No sábado estava inscrito um doméstico muito bonito, com um nome giríssimo (Félix Pescada :D ), que estava calmo na tenda mas stressou na altura do julgamento. A dona não o levou no segundo dia, e muito bem, tal como fez a Leonilde.

Se souber de mais exposições mais «calmas» e perto de Lisboa, dir-lhe-ei. :wink:

Os domésticos concorrem apenas entre si. O que pode acontecer é um doméstico ser considerado da raça Europeu Comum, que tem características especiais, e aí concorre com os de raça. Houve uma exposição há um ano ou dois em que entrou um doméstico, foi reclassificado como Europeu Comum e, no dia seguinte, foi julgado como o melhor gato de pêlo curto em toda a exposição (tinha sido tirado da rua uma ou duas semanas antes).

Penso que a organização é fácil de entender mas, se tiver alguma dúvida, há sempre alguém ao pé que esclareça, ou então dirige-se ao secretariado.

O que a Maraya viu com a Tugui e as outras duas fêmeas de pêlo curto (da Dorby) foi a escolha entre as nomeadas para irem à final, e não a final. Na final ficou uma das fêmeas da Dorby e um macho (da minha mãe), e ganhou a menina, que foi considerada o melhor doméstico de pêlo curto.

O Tai-Chi e o King eram esses mesmos. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça fev 14, 2012 3:49 pm

leonildecarvalho Escreveu: Hoje, passaram quase todo o dia a dormir, de exaustos que ficaram com o stress...
Leo
Leo, pelo menos servio para que os terrorista lhe dessem um dia de descanso :lol: :lol:
Que pena, se eu soubesse tinha ido ver para conhecer os manos.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça fev 14, 2012 6:49 pm

Tassebem, agora fiquei tb interessada e curiosa em levar os meus lindões a uma mesa de classificações.
Mas eles vão de trela? Por causa do risco de fugirem!!!! O gato fora do ambiente dele fica sempre mais nervoso e eriçado na presença de outros animais estranhos. Como é que vocês controlam isso?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça fev 14, 2012 10:29 pm

Tassebem Escreveu:Pois foi uma pena essa reacção à saída, Leonilde, porque o Tai-Chi e o King estiveram bastante bem durante o dia e portaram-se muito bem na mesa da juíza. :)

Esta exposição teve realmente muita gente e algum calor e, por vezes, bastante ruído. E foi muito longa: não me lembro de uma exposição durar tantas horas. A de hoje já foi mais curta. felizmente.

Não fora essa reacção já no final e eu diria que, para gatinhos tão jovens e para primeíra vez, até tinha corrido bem...

Mas estão lindos, os nossos meninos. Têm mesmo «cara» daquilo que são, estes manos. O King, então, tem mesmo uma expressão travessa, para dizer o mínimo... :lol: Adorei revê-los. :D
O Tai-Chi não me admirou muito ter estado sossegado na tenda...agora o King é que me pôs apreensiva, sendo ele "eléctrico e brincalhão", nem brincou de cada vez que eu o atiçava para a brincadeira e estava completamente prostrado... e foi aí que percebi que estavam tipo "bomba comprimida" mas prestes a rebentar. Assim foi... rebentou apos terem saído da tenda para as transportadoras, a caminho do carro. Nas mesmas transportadpras, fizeram a viagem de casa para a expo, na boa, sem queixas ...! Portanto não foi o facto de terem ido para dentro delas mas sim a descompressão do que há muito estava comprimido...
Na mesa da juiza... portaram-se bem, como quem diz :wink: porque conhecendo-os bem como conheço, pelo menos o King nem sequer pestanejava, estava estarrecido. Reparei que nem sequer ligou pêva aos brinquedos das fitinhas com que ela tentava captar a atenção dele :wink: Estava mesmo completamente apático.
maraya Escreveu: (...)
O Tai-Chi e o King eram uns gatinhos tigrados com um pelo mais comprido que estavam juntos na mesma tenda?
Eram esses mesmos :wink: Pena não me ter apercebido que andava por lá...
99smiles Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu: Hoje, passaram quase todo o dia a dormir, de exaustos que ficaram com o stress...
Leo
Leo, pelo menos servio para que os terrorista lhe dessem um dia de descanso :lol: :lol:
Que pena, se eu soubesse tinha ido ver para conhecer os manos.
Preferia vê-los a correr e saltar, felizes, como sempre o foram :wink: Mas já regressaram à "normalidade"... :wink: :P :lol:: "King monta o Tai-Chi, o Tai, grita, grita, grita, eu lgo com "nãos..." e toca de os apartar..., King por cima das bancadas da cozinha em busca de panelas e pratos..., enfim...tenho os meus gatitos de volta :wink:
99smiles Escreveu:Tassebem, agora fiquei tb interessada e curiosa em levar os meus lindões a uma mesa de classificações.
Mas eles vão de trela? Por causa do risco de fugirem!!!! O gato fora do ambiente dele fica sempre mais nervoso e eriçado na presença de outros animais estranhos. Como é que vocês controlam isso?
Não vão de trela :wink: mas não tenha receio porque a maioria, seja por serem extrovertidos ou por ficarem estarrecidos (caso do King), não arredam pé da mesa... :lol: :P :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Dorby
Membro
Registado: quinta jun 19, 2008 8:17 pm

quinta fev 16, 2012 9:49 am

:D
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

quinta fev 16, 2012 12:08 pm

Estive lá a ajudar no stand dos porquinhos da india e sempre que podia ia babar-me a ver os gatuxos todos!!

Tão lindooooooossssssss, mas confeço que me fazia confusão eles nas suas tendas a tentar estarem sossegados, e aquele barulho todos, e as pessoas à volta... Tadinhos, não podiam dormir as suas horitas de sono completa :).

Mas de resto adorei a exposição da FIL e dos gatitos todos :)! Apetecia leva-los todos para casa :)

Mas sai de lá com ainda mais certeza e ainda mais apaixonada que tenho que ter um Maine Coon, são uns gatos lindos de morrer!
Por isso para o ano, depois de umas mudanças, espero já ter o meu menino ou menina (ainda indecisa).
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

sexta set 07, 2012 11:42 am

Imagem

Para além dos 540 cães...

«160 gatos

A 4ª Exposição Felina Internacional de Aveiro realiza-se, igualmente, no próximo fim-de-semana. Em exposição permanente vão estar 160 animais, de raças tão distintas como “Persas”, “Exóticos”, “Bosques da Noruega”, “Maine Coon”, “Sagrados da Birmânia”, “Europeus”, “Abissínios”, “Brithish, Chartreux”,” Azul Russo”, “Somali”, “Bengal”, “Siameses”, “Orientais”. Estes exemplares vão ser julgados por quatro juízes internacionais.

A 4ª Exposição Canina Internacional de Aveiro e a 4ª Exposição Felina Internacional de Aveiro realizam-se nos dias 8 e 9 de Setembro de 2012, próximo fim-de-semana, organizadas pela Aveiro-Expo, E.M., pelo Clube Português de Canicultura e pelo Clube Português de Felinicultura. O bilhete de entrada custa €1,50 por pessoa.»

E também há domésticos. :)
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

sexta set 07, 2012 2:03 pm

:) :) :)
E lá estarei com os meus pequenos principes!!!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

sexta set 07, 2012 2:12 pm

A ver se vou visitar!! =)
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta set 07, 2012 2:32 pm

Fui ver uma há uns tempos e vi gatos de raças que nem sequer sabia que existiam! :D
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

sexta set 07, 2012 2:37 pm

Não tá com nada é ser em aveiro... :roll:
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

sexta set 07, 2012 2:43 pm

LordNagash,
em Outubro temos Elvas, Novembro - Braga e Dezembro - Santarém... :)
para quem não consegue ir a Aveiro!!! :wink:
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

sexta set 07, 2012 2:45 pm

O Algarve já foi vendido ao estrangeiro pra pagar a dívida ?

:roll: :roll: :roll:
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta set 07, 2012 2:48 pm

LordNagash Escreveu:O Algarve já foi vendido ao estrangeiro pra pagar a dívida ?

:roll: :roll: :roll:
Ás tantas é a nova medida de austeridade que vão anunciar logo! :)
Infelizmente este tipo de eventos estão mais concentrados em Lisboa e arredores ou Porto, também sinto isso...
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Responder

Voltar para “Gatos”