FUI ENFEITIçADA EM PLENA RUA POR UM "POTE DE MEL"/GATINHO

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
LauraMM
Membro
Registado: sexta set 25, 2009 3:41 pm

segunda jan 04, 2010 2:48 pm

Tassebem, mas os donos passaram bem a noite a partir do momento em que abriram as portas, foi o que percebi do que a Lira disse.
Eu não digo que os mantenham separados, eu só não os forçaria a estar juntos num compartimento durante a noite, com os donos ausentes. acho que juntos no mesmo espaço deve acontecer naturalmente. Chegará o dia em que os tres vão por ex ter com os donos à sala, então se a Lira mantiver um ou dois aquecedores acesos, garanto 8)
Tambem foi só a minha opinião e dada no geral, eu tendo a evitar stress, acho sempre que provocar situações stressantes é de evitar :?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jan 04, 2010 2:52 pm

LuMaria Escreveu:Tão lindos!!!!

Boa sorte para todos.

Leo e Tassebem, a sensação de liberdade com missão cumprida é um alivio não é? :wink:
Na parte que me toca, não cheguei praticamente a ter essa sensação, por causa do problema do Raio-X. Pelo contrário, sinto-me acabrunhada e um bocado paralisada. À alegria do dia 31 seguiu-se o abatimento no dia 1. Era um problema que eu sabia que se estava a avolumar e que eu iria ter de resolver mais tarde ou mais cedo. Mas não estava preparada para lidar com ele assim. Os últimos tempos têm sido um grande turbilhão e muito cansativos.

Mas isto nada tem a ver com o Santi, pois sei que não poderia ter encontrado melhores donos que o casal Lira e que está e vai sempre ser tratado como um príncipe!

Pensando bem, até que eu poderia estar bem pior, se ainda tivesse o problema do Santi para resolver. E está tudo a correr bem com os meus dois gatinhos operados... Portanto, tenho mas é de ver se reajo com mais força e penso positivo.

(Desculpem esta espécie de desabafo e o off-topic, mas para responder sinceramente à LuMaria tinha de explicar.)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jan 04, 2010 6:03 pm

Lira, estive a falar há pouco com a Leonilde ao telefone. Ela está a caminho de Lisboa neste momento e queria saber do Santi, pois não tem tido acesso à Net. Como não tenho a certeza de que possa vir aqui ao tópico em tempo útil, transmito aqui rapidamente a sua opinião, que coincide basicamente com a da Laura MM.

A Leonilde acha que não se devem pôr para já os três num espaço confinado e sozinhos.

Talvez a Laura e a Leo tenham razão. Apesar de a cozinha ser muito grande, não deixa de ser um espaço confinado e há o efeito "porta fechada". E se os deixassem à vontade na cozinha e no hall? O espaço passaria a ser ainda maior e diversificado, e com vários recantos.

Eu nunca tive problemas de maior com adaptações. Houve uma um bocadinho mais complicada, a da Mimi, que tinha medo dos outros gatos todos, o que a levava a nunca andar no chão (e outras coisas caricatas.) Mas com o tempo isso passou. O que é facto é que sempre todos andaram à vontade pela casa quase toda e os "ajuntamentos" nunca foram feitos num único espaço.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

segunda jan 04, 2010 6:33 pm

Tassebem Escreveu:Olá, LauraMM,

Acho que o problema não é querer que eles sejam amigos logo às primeiras, mas a manter o estado actual das coisas, sobretudo à noite, os donos também não conseguem descansar, e às tantas temos toda a família Lira cansada e stressada.
Por outro lado, trata-se de uma experiência. Se não resultar, volta-se ao plano A. E, ficando eles na cozinha, a Eva terá onde se esconder (o buraquinho do trepador) até se sentir à vontade para sair. O Santi, desde que esteja na sua caminha, sente-se mais seguro, e se a Lira procurar contacto, como procura desde o primeiro minuto, estou convencida de que ele acabará por a aceitar. É só o retraimento inicial de um gato que tem medo dos outros.
Esta é só a minha opinião, que resulta de conhecer o Santi e de saber como correram as experiências de partilha relativa do espaço com o meu Torrinhas.
Se o Santi, a Lira e a Eva tivessem comportamentos agressivos, é claro que a coisa mudaria completamente de figura.
Neste caso, acho que a manutenção de espaços separados na maior parte do tempo não ajuda à sociabilização, pois está sempre a fazê-los voltar quase à estaca zero. Eles vão ter de passar primeiro pelo receio e pelo stress inicial para depois poderem conviver pacificamente e até amigavelmente.
Naturalmente, nestas coisas nunca há garantias nem receitas mágicas, cada caso é um caso, mas eu acho que se deve fazer a experiência, e só intervir se necessário.
É precisamente essa a minha ideia. Tanto com a integração da Lira como em relação ao Santi, tenho tentado sempre seguir a minha intuição em função das atitudes de cada um, a cada instante. Procuro separá-los quando os sinto tensos, e ter sempre momentos a sós com as manas e com o Santi.

Até agora, só ficam juntos quando estamos presentes. O Santi costuma ir até à porta da cozinha quando elas estão fechadas lá (durante a noite, ou quando estamos a trabalhar). A Lira procura incessantemente o Santi, além de que se habituou estes dias em que estive em casa a poder não só deambular livremente por mais divisões, mas também a estar muitíssimo mais tempo comigo, inclusive na nossa cama. Ela é muito carente e ligada a mim, e esse facto aliado à curiosidade que tem em relação ao Santi, fez com que ontem (em que estivemos muitas horas fora) ela ficasse naquela ansiedade.

Tivemos de abrir a porta, porque ela estava literalmente a atirar-se contra a porta e a arranhar para sair. A partir do momento em que ficou com livre acesso ao corredor, houve bastante agitação durante a noite (as conversas miadas com o Santana, as sopradelas das 500 vezes em que ela se tentou aproximar, e também algumas arranhadelas e miados da Lira na porta do nosso quarto a querer entrar). Foi portanto uma noite turbulenta, mas fiz aquilo que me pareceu melhor, estando atenta dentro dos possíveis.

De manhã, o Santi estava mais retraído, mas não estava apavorado. Depois de fechar novamente a Lira, ele foi novamente comer e beber (tinha comido durante a noite também), não notei stress por demais e ambos estavam bem.

A minha intenção é fazer hoje a experiência à noite, juntá-los na cozinha connosco presentes, a ver como corre. Se não houver stresses anormais, quero fazer a tentativa esta noite de deixar os três lá juntos. Isto porque, conforme referiu a Tassebem, neste caso, dadas as personalidades do Santi e da Eva, se não os juntar no mesmo espaço eles não tomam nunca a iniciativa, e a cada separação as coisas voltam à estaca zero. Prova disso é o facto de terem passado uma noite inteira juntos, e de esta manhã o Santi em vez de apenas soprar, já miava à Lira e "conversava" com ela. Sinto que ao separá-los novamente, crio em ambos (sobretudo na Lira) uma tensão maior, e volta tudo à estaca zero para o Santi.

Obviamente que tenho uma preocupação desmedida em relação à segurança e tranquilidade dos três. Faço-o porque sinto que a tensão é maior assim. Se não resultar, voltamos à estaca zero, sem problemas. Não quero forçar encontros, apenas ver como se dão no mesmo espaço.

Não acredito, pelas inúmeras horas de observação constante do Santi e da Lira (dediquei dois dias e picos a eles e apenas a eles), que eles se ataquem. A Eva foi sempre submissa, nunca a vi soprar ou levantar a pata à Lira, que é bastante melga :lol: E como disse noutros posts, a Eva não demonstra medo do Santi. Aliás, é uma gata que sempre foi sociável com outros gatos, conforme poderão comprovar pelas declarações da pequebrado no tópico dela.

Não faço nenhuma questão que eles sejam todos amigos do peito. Da mesma forma que nunca forcei a Eva a ser uma gata sociável com humanos, de colo, etc. Sou sempre cuidadosa com ela e com o Santi, gestos lentos, palavras doces, e acima de tudo tentar, mas não forçar. Tanto que a Eva se vai chegando e permitindo o toque, mas ao ritmo dela e nos termos que ela própria fixa. O que quero, isso sim, é fazer a experiência, e sinto que é o momento certo, porque o Santi e a Lira apesar do receio que ainda demonstram, procuram-se activamente um ao outro. O Santi vai muitas vezes postar-se à porta da cozinha quando a Lira está lá fechada. Duvido que o fizesse se quisesse manter a distância.

O que sinto e observo é que existe da parte DOS TRÊS uma enorme vontade de se aproximarem, a qual apenas é mitigada pelo receio, e que esse receio poderá ser mais facilmente vencido se eles estiverem a conviver num espaço comum em regime permanente, do que se forem pontualmente isolados.

Agradeço desde já as vossas opiniões e sugestões, que fazem todo o sentido, e compreendo perfeitamente o que a Laura quis dizer. Mas de facto não é de todo isso que me motiva, o "serem amiguinhos", e sim o que seja o melhor para os três em termos de segurança e de ausência de stress.
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jan 04, 2010 6:38 pm

Lira, vou ser brevissima, quem decide tempos são eles. Forçar não adianta nada e até pode prejudicar.
Também não percebi porque estão elas na cozinha e ele à solta. Aiiiii li algo mal? Que me escapou? :?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Lira93
Membro Veterano

segunda jan 04, 2010 6:39 pm

Tassebem Escreveu:Lira, estive a falar há pouco com a Leonilde ao telefone. Ela está a caminho de Lisboa neste momento e queria saber do Santi, pois não tem tido acesso à Net. Como não tenho a certeza de que possa vir aqui ao tópico em tempo útil, transmito aqui rapidamente a sua opinião, que coincide basicamente com a da Laura MM.

A Leonilde acha que não se devem pôr para já os três num espaço confinado e sozinhos.

Talvez a Laura e a Leo tenham razão. Apesar de a cozinha ser muito grande, não deixa de ser um espaço confinado e há o efeito "porta fechada". E se os deixassem à vontade na cozinha e no hall? O espaço passaria a ser ainda maior e diversificado, e com vários recantos.

Eu nunca tive problemas de maior com adaptações. Houve uma um bocadinho mais complicada, a da Mimi, que tinha medo dos outros gatos todos, o que a levava a nunca andar no chão (e outras coisas caricatas.) Mas com o tempo isso passou. O que é facto é que sempre todos andaram à vontade pela casa quase toda e os "ajuntamentos" nunca foram feitos num único espaço.
É isso mesmo que temos feito quando estamos em casa: porta da cozinha aberta, com acesso ao corredor e hall, e muitas vezes também acesso ao nosso quarto e ao escritório. Tentamos limitar o número de espaços acessíveis, por uma questão de eles interagirem, pois caso contrário, dado o feitio do Santana e da Eva, não se procuram.

A Eva até agora só se aventurou para junto do Santana uma vez. Correu bem, até a Lira se por a soprar por não a querer ver tão próxima dele, e ter intervindo. Mas essa incursão da Eva levou HORAS, de portas abertas, e com várias tentativas minhas de a chamar. O problema é que não temos horas disponíveis todos os dias durante a semana, e visto que quando se cruzaram correu bem e houve curiosidade e vontade de se aproximarem, pensei que o facto de levar a que esses encontros sejam forçosamente mais frequentes seria positivo.

A nossa ideia jamais seria deixá-los permanentemente os três confinados à cozinha, muito menos connosco ausentes. Mas pensei que uma tentativa, durante a noite, connosco por perto, poderia ser positiva. Ou caso algum deles se mostrasse mais stressado e inquieto, voltar-se-ia ao plano original.

O que eu quero é que de futuro possam deambular livremente. Mas penso que isso requer que a apresentação inicial esteja feita, o que no caso da Eva não foi cumprido, pelos motivos que referi e pela intervenção inicial da Lira. Claro que entretanto a Lira mudou de postura, mas a Eva só descobrirá esse facto numa nova tentativa que faça.. Se as coisas não correrem bem, desiste-se dessa ideia.
Lira93
Membro Veterano

segunda jan 04, 2010 6:41 pm

LuMaria Escreveu:Lira, vou ser brevissima, quem decide tempos são eles. Forçar não adianta nada e até pode prejudicar.
Também não percebi porque estão elas na cozinha e ele à solta. Aiiiii li algo mal? Que me escapou? :?
Ele não está à solta. Quando estamos em casa, andam todos livres. Quando estamos ausentes, a Lira e a Eva estão numa cozinha de 17 m2 com acesso à marquise (fechada), e o Santana está no corredor e hall (grande) com acesso ao escritório. Quando dou a um acesso ao nosso quarto, dou a todos, por uma questão de justiça e de equilíbrio. A Lira não demonstra nenhum ciúme do Santi, mesmo quando me vê fazer-lhe festas. Por razões óbvias que até estão a ser aqui defendidas por mais foristas, não os posso ter à solta pela casa juntos quando não estamos presentes, ainda não é seguro nem bom para eles.

Confesso que não compreendi o seu comentário :roll:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jan 04, 2010 6:45 pm

Lira93 Escreveu:Confesso que não compreendi o seu comentário :roll:
:o Qual comentário?

Acho que vocês é que estão com muito stress. Sugiro que os deixem mesmo em paz. Lá com os bufinhos e resmungos. E acredite, quando eles se portam bem na nossa presença, portam-se 10 vezes melhor sem nós. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Lira93
Membro Veterano

segunda jan 04, 2010 8:35 pm

LuMaria Escreveu:
Lira93 Escreveu:
:o Qual comentário?

Acho que vocês é que estão com muito stress. Sugiro que os deixem mesmo em paz. Lá com os bufinhos e resmungos. E acredite, quando eles se portam bem na nossa presença, portam-se 10 vezes melhor sem nós. :wink:
????

O comentário foi o post que colocou. Acerca de elas estarem na cozinha e ele à solta. Foi esse que não compreendi, ou melhor, o que é que a levou a ter essa ideia. E sobretudo as duas perguntas que se seguiram.

Quanto a este seu último comentário, contradiz o primeiro. No primeiro disse-me "forçar não adianta nada e até pode prejudicar", neste diz-me "sugiro mesmo que os deixe em paz [...] quando eles se portam bem na nossa presença, portam-se 10 vezes melhor sem nós". Ou seja, fiquei na mesma. Na sua opinião, não se deve forçar. Mas devemos deixá-los em paz e, de acordo com o que disse, sozinhos sem nós. Que grande confusão.

Não estamos stressados. De todo. Apenas viemos contar os desenvolvimentos, partilhar aquilo que queremos fazer, e pedir opiniões, por carinho, a quem sempre tem seguido esta história, e acima de tudo, à Leonilde e à Eugénia que o recolheram e acolheram, respectivamente. Posso vir cá dizer que o Santi está bem e recomenda-se, come, dorme e brinca e está porreiro. Quis partilhar cada novidade, cada momento, cada decisão nossa. Isso não significa de forma alguma que a situação nos stresse.

Mal cheguei a casa e abri a porta, a Lira foi direita ao Santi. Este encolheu-se (coisa que não acontece ao fim de umas horas de convívio no mesmo espaço), mas miou-lhe "em conversa" como costuma fazer connosco. A Lira cheirou-o, foi comer tranquilamente, e voltou para o pé dele agora. O que confirma o que eu pensava: que de momento, a separação cria neles mais tensões, ao ouvirem-se e sentirem-se mutuamente sem estarem juntos, do que a liberdade para darem livre curso à curiosidade que sentem.

Neste momento a Lira está doida a brincar com uma bola corredor afora, e o Santi interessadíssimo a ver :lol: Cada hora que passam juntos é pautada por avanços, algumas sopradelas (cada vez menos) mas cada vez maior proximidade física e cada vez mais descontracção. Em consciência, acho que limitar essa partilha a poucas horas diárias é contraproducente. Mas como é evidente, até para minha paz de espírito quando estou a trabalhar, tão cedo não os deixo sozinhos juntos quando não estiver em casa.
Tassebem
Membro Veterano

segunda jan 04, 2010 8:48 pm

Estou aqui a torcer para que tudo corra bem, e julgo e desejo que os manos se "encontrem", cada um com a sua personalidade, mais rapidamente até do que poderíamos pensar. :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

segunda jan 04, 2010 9:26 pm

Olá Lira93 :D

Também torço para que tudo corra bem e acho que, por este andar, em breve teremos o Santi a sentir-se um autêntico árabe no seu harém com as duas belíssimas odaliscas Lira e Eva. :wink:
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

segunda jan 04, 2010 11:27 pm

Olá Lira,
Espero que esteja tudo bem convosco e obrigada por vir contar as novidades em relação à evolução da convivência dos meninos.

Se eu estivesse na vossa situação, vendo que não há agressões fisicas, optaria por deixar os três livremente no espaço que vocês lhes vão disponibilizar de futuro para eles viverem o dia a dia na vossa ausência.
Não será forçar e também não será proteger em demasia, com a Lira não há problema porque é curiosa e afoita e irá ao encontro dos outros. A Eva e o Santi mais receosos, mas sendo gatos são curiosos e acabam por querer ir explorar ou que houver e inevitávelmente encontrar-se-ão....e assim de forma natural habituam-se uns aos outros...sem forçar e sem stress para nenhum deles, pois terão sempre o seu porto de abrigo, caso vejam necessidade.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jan 05, 2010 12:04 am

Boas noites a todos.

Primeiro, Lira, desculpe de nao ter andado a seguir o topico do santi mas tive um falecimento na familia e so ha pouco cheguei a casa, vinda do Norte.

Como a Eugenia referiu, estava eu a entrar no Comboio para regressar, quando ela me falou na questao da cozinha... ao que referi precisamente o que ela ja explicou... :wink:

Assim que abri o topico para ler, cansada e triste como estou, nao consegui ler tudo, linha por linha mas li um pouco na diagonal. Penso que com o que li fiquei a perceber a questao...

A minha opiniao e que: ja que duma vez por todas se percebeu que o Santi esta bem integrado no seu "Paraiso", com duas ladies so dele :wink: , e tambem como ja se percebeu que apesar das normalissimas bufadelas de parte a parte, ate nem nunca existiram lutas territoriais... :wink: , penso que o melhor e mesmo deixarem-nos livres pela casa e cada um a seu "pace" decidira o seu lugar nessa pequena colonia :wink:. Sempre de unhas paradas, obviamente. Ja se verificou que nenhum dos 3 e territorial e nenhum dos 3 e agressivo. Portanto, e dar tempo ao tempo, sem se forcar nada e aposto que em menos de nada, tudo resultara num ambiente de felinos bem integrados mas, tem mesmo que ser a maneira deles e nunca a nossa conveniencia.
Quanto mais "fecha e abre....houver, mais confusos ficam..."

Sei tambem que em melhores maos nao poderia estar esta integracao... portanto, a minha opiniao como uma pequena ajudinha, e a acima descrita que, resumidamente quer dizer:
Deixa-los serem gatos....!
Obrigada e um beijinho. Agora vou e tentar dormir.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jan 05, 2010 12:10 am

Lira93 Escreveu:
Neste momento a Lira está doida a brincar com uma bola corredor afora, e o Santi interessadíssimo a ver :lol: Cada hora que passam juntos é pautada por avanços, algumas sopradelas (cada vez menos) mas cada vez maior proximidade física e cada vez mais descontracção. Em consciência, acho que limitar essa partilha a poucas horas diárias é contraproducente. Mas como é evidente, até para minha paz de espírito quando estou a trabalhar, tão cedo não os deixo sozinhos juntos quando não estiver em casa.
Ainda nao e desta que me deito :wink:

Esqueci-me de colocar em citacao a parte que mais apreciei e me fez esbocar um sorriso, felizmente :wink: (haja alguma coisa que me anime)

Muito, mas mesmo muito obrigada por este "bocadinho"...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lira93
Membro Veterano

terça jan 05, 2010 9:18 am

Cá estou eu para contar as novidades da "experiência" :wink:

Ontem fiquei tristinha. Comecei por os deixar à vontade de portas abertas. A Lira andou sempre sempre de volta dele, a tentar chegar-se, sempre muito devagar e olhando para ele, mas ele sempre a soprar e rosnar. Quando ela chegou a tocar-lhe com o focinhito, ele deu-lhe uma patada (de unhas retraídas). Ela não desistiu, e ele fica tranquilamente deitado desde que ela não se aproxime demasiado.

Fiz a tentativa de o ter ao pé de nós na cozinha enquanto jantávamos e arrumávamos, e ele esteve colado a nós, ou colado à porta à espera de sair. A Eva surpreende-me sempre: com a postura de sempre, manteve-se deitada a observar a cena tranquilamente. Não tem nenhum medo do Santana, tem muitíssimo mais medo de nós! Não se chega a ele, como não se chega a ninguém, mas penso que por aí não haverá problema.

Vi que o Santana estava a ficar ansioso, por isso voltei a deixá-lo ir para o corredor, deixando a porta aberta. A Lira foi disparada atrás dele. Esteve cerca de 20 minutos a tentar aproximar-se gradualmente, a fazer um miado que parecia uma súplica de bebé, como quem diz "porque é que não gostas de mim?". Nunca tinha ouvido nada assim....

Justamente quando me parecia que ele ia ceder, ela desistiu e foi embora. Ainda voltou várias vezes, mas já não tentou chegar-se muito. Não compreendo a fixação que ela tem nele, tal como não compreendo o medo que ele sente da proximidade, uma vez que fica totalmente tranquilo e relaxado desde que ela esteja a uma distância razoável. Mas são coisas de gatos :wink:

Esta noite voltaram portanto a estar separados, porque sei que a Lira não o vai deixar em paz :lol: e estávamos a precisar desesperadamente de uma noite bem dormida. Mas vamos continuar a tentar sem pressas, e como no fim-de-semana se fazem sempre grandes progressos devido ao tempo disponível, pode ser que na próxima semana já possam estar juntos em permanência. Eles decidirão :wink:

Eugénia e Leonilde, obrigada pelos vossos comentários e pelo voto de confiança :D
Responder

Voltar para “Gatos”