quarta out 23, 2013 4:41 pm
Black jack estive a ler o tópico do início, consigo avaliar o seu desespero por ver o seu gatinho há tantos dias em sofrimento. Ele deve continuar a estar com grande desconforto e poderá ter dor ao tentar defecar.
Não entendo a resistência desses veterinários para fazer uma ecografia, mesmo que o estômago tenha ar, vêm alguma coisa sim, vêm também o estado do pâncreas, fígado, rins e agora com o intestino mais limpo melhor vêm se há algum espessamento, algo anormal.
Será que nesse hospital tem equipamento de ecografia? Se têm, o que quase de certeza lhes falta será pessoal habilitado a trabalhar com ele. Se esses veterinários tivessem à disposição equipamento de eco e, soubessem também fazer e interpretar uma eco, seriam os primeiros a aconselhar ecografia em vez de insistirem só em RX.
Hoje em dia a maior parte das clínicas opta por não investir em equipamento de eco e pessoal especializado nesta área, há muita oferta de veterinários experientes em ecografia que vão às clínicas prestar estes serviços é cómodo para o cliente e para a clínica, por isso não entendo mesmo a ideia desses vets e toda a relutância em fazer uma ecografia.
Quanto ao não haver análises para despiste de pancreatite, pois se eu me deparasse com um veterinário que me dissesse isso, de certeza que não voltaria a deixar que animal meu fosse avaliado e tratado por tal profissional desinformado, com falta de experiência ou desactualizado porque a vida do meu animal estaria em más mãos.
Como em todas as profissões há os competentes, dedicados e honestos e os outros, alguns que só visam o lucro, pouco se lixando para a vida dos bichos, então quando encontram um dono preocupado, disposto a fazer tudo pelo animal, com poucos conhecimentos que é o mais frequente, para eles é presa fácil.
Voltando à pancreatite o seu gato pode até não ter esse problema o mais comum é a diarreia, mas se há desconfiança, como já foi dito, há um teste de sangue chamado FpLi (Lipase Imunorreativa Felina), simples é só tirar sangue, enviar para o laboratório, só não é barato.
Quanto às fezes fininhas podem ser resultado de inflamação no intestino, este estar muito espessado e também o pêlo que vai ficando acumulado. Pode ver-se se está a ser expelido pêlo nas fezes partindo-as, algumas fazem mesmo cordão formado por pêlo.
Um dos meus gatos tem doença intestinal crónica, no caso dele faz diarreias. Não digere o pêlo nem o expele em vómito, fica acumulado no estômago, tanto que as ecografias mostram objecto estranho algumas vezes com dimensões consideráveis. Com o tratamento mais intensivo com a pasta de malte acabam por sair em fezes bem fininhas. Também quando começa a ficar com o intestino inflamado mesmo sem se observar pêlo, antes de começar a diarreia faz esses cocós bem fininhos.
Este mesmo gato já esteve com pancreatite, nas várias ecografias que fez, o pâncreas mostrava-se com alterações compatíveis com pancreatite. A análise FpLi veio entretanto confirmar a sua existência além de que ainda teve de ser submetido a biopsia cirúrgica por haver probabilidades de linfoma, e nessa altura também foi confirmada a pancreatite.
Já tive casos de obstipação em gatos, um muito bebé em que várias vezes as fezes tiveram que ser tiradas à mão (nem com clisteres saíam), nunca passando as 48 horas; outros com outras patologias mais graves, submetidos a quimioterapia começaram a obstipar mas com laxante oral a situação foi sempre controlada.
Em conclusão, também o aconselho a procurar outro veterinário rapidamente, diga qual é a sua zona, quase de certeza que alguém lhe saberá indicar um bom veterinário.
O seu gatinho pode sofrer só de obstipação sem mais nada associado que possa ser controlado com ração específica e medicação laxante mas, também pode ter algo mais grave que com o passar do tempo ponha em causa a qualidade de vida ou mesmo estar em risco a sua vida.
Votos de boas melhoras para o gatinho...