Não come nem vai ao wc

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

cantitb
Membro Veterano
Registado: domingo abr 11, 2010 2:17 pm

terça out 22, 2013 7:19 pm

BlackJack Escreveu:Olá amigos!Estão muito inclinados para uma pancreatite. Dizem que infelizmente, ao contrário dos cães, com os gatos não existe uma análise que permita diagnosticar por si só um problema de pâncreas e que é o tratamento e a evolução que poderá permitir tirar mais conclusões.
Olá BlackJack! Também tenho acompanhado este tópico e desejo-lhe as melhoras para o seu gatinho. Existe um teste para pancreatite em gatos, chama-se FPLI (Feline pancreatic lipase immunoreactivity), basta tirar sangue e mandar para o laboratório, não percebo a afirmação do seu veterinário. Também pode fazer uma ecografia e avaliar o pâncreas.

Boa sorte!
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

terça out 22, 2013 8:17 pm

Olá também tenho acompanhado este tópico e sou muito franca, está à demasiado tempo à espera....

Já que o seu problema não é em pagar uma consulta, então por favor vá a outro vet, só para ver se o diagnóstico é o mesmo (Diga mesmo que é para fazer um despiste).... Já passaram muitos dias e o caso pode piorar ou uma coisa não muito grave, tornar-se em algo mau....
Devemos ajudar sempre os animais
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quarta out 23, 2013 2:20 am

Depois de ler tudo em especial os posts do dono do gatuxo (que desespero mesmo...)entendo que a forista Diabolika tem a razão toda...poderá haver algo mais que a seu tempo tentavam chegar lá mas ter a tripa entupida tantos dias de certeza que antes de tudo terá dores bastante fortes e apercebi me disso pela minha gata quando sucedeu embora fosse vista logo de imediato que me apercebi que tudo tinha parado,ela deixou de comer porque não havia "espaço".

Se as fezes não saem está a prejudicar em tudo mesmo e o animal pode sentir fome, comer alguma coisa mas essa comida afinal acaba por não ser positiva visto ele não estar com as funçoes normalizadas, o nosso organismo é 1 maquina muito completa mesmo.

Por favor repito o que foi já dito pegue nele e siga para outro Vet ou peça que lhe sejam retiradas de imediato as fezes que estão a prejudicar bastante,após isso verá que o seu gato acalma e nem vai parecer o mesmo e depois verá se apenas seria disso,creio que disse estar lonje de Lisboa mas existem bons Vets noutros sitios e se deixar a localidade pode alguem daqui ter sugestão ou perguntar e dar 1 ajuda,desejo que o gatuxo fique calmo bem rápido pois a situação é desgastante para o animal duma maneira e para os donos tambem embora doutro modo.

Vamos seguindo a odisseia deste gatuxo :wink: e que termine bem rapido.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta out 23, 2013 4:41 pm

Black jack estive a ler o tópico do início, consigo avaliar o seu desespero por ver o seu gatinho há tantos dias em sofrimento. Ele deve continuar a estar com grande desconforto e poderá ter dor ao tentar defecar.
Não entendo a resistência desses veterinários para fazer uma ecografia, mesmo que o estômago tenha ar, vêm alguma coisa sim, vêm também o estado do pâncreas, fígado, rins e agora com o intestino mais limpo melhor vêm se há algum espessamento, algo anormal.
Será que nesse hospital tem equipamento de ecografia? Se têm, o que quase de certeza lhes falta será pessoal habilitado a trabalhar com ele. Se esses veterinários tivessem à disposição equipamento de eco e, soubessem também fazer e interpretar uma eco, seriam os primeiros a aconselhar ecografia em vez de insistirem só em RX.
Hoje em dia a maior parte das clínicas opta por não investir em equipamento de eco e pessoal especializado nesta área, há muita oferta de veterinários experientes em ecografia que vão às clínicas prestar estes serviços é cómodo para o cliente e para a clínica, por isso não entendo mesmo a ideia desses vets e toda a relutância em fazer uma ecografia.

Quanto ao não haver análises para despiste de pancreatite, pois se eu me deparasse com um veterinário que me dissesse isso, de certeza que não voltaria a deixar que animal meu fosse avaliado e tratado por tal profissional desinformado, com falta de experiência ou desactualizado porque a vida do meu animal estaria em más mãos.
Como em todas as profissões há os competentes, dedicados e honestos e os outros, alguns que só visam o lucro, pouco se lixando para a vida dos bichos, então quando encontram um dono preocupado, disposto a fazer tudo pelo animal, com poucos conhecimentos que é o mais frequente, para eles é presa fácil.
Voltando à pancreatite o seu gato pode até não ter esse problema o mais comum é a diarreia, mas se há desconfiança, como já foi dito, há um teste de sangue chamado FpLi (Lipase Imunorreativa Felina), simples é só tirar sangue, enviar para o laboratório, só não é barato.

Quanto às fezes fininhas podem ser resultado de inflamação no intestino, este estar muito espessado e também o pêlo que vai ficando acumulado. Pode ver-se se está a ser expelido pêlo nas fezes partindo-as, algumas fazem mesmo cordão formado por pêlo.
Um dos meus gatos tem doença intestinal crónica, no caso dele faz diarreias. Não digere o pêlo nem o expele em vómito, fica acumulado no estômago, tanto que as ecografias mostram objecto estranho algumas vezes com dimensões consideráveis. Com o tratamento mais intensivo com a pasta de malte acabam por sair em fezes bem fininhas. Também quando começa a ficar com o intestino inflamado mesmo sem se observar pêlo, antes de começar a diarreia faz esses cocós bem fininhos.
Este mesmo gato já esteve com pancreatite, nas várias ecografias que fez, o pâncreas mostrava-se com alterações compatíveis com pancreatite. A análise FpLi veio entretanto confirmar a sua existência além de que ainda teve de ser submetido a biopsia cirúrgica por haver probabilidades de linfoma, e nessa altura também foi confirmada a pancreatite.

Já tive casos de obstipação em gatos, um muito bebé em que várias vezes as fezes tiveram que ser tiradas à mão (nem com clisteres saíam), nunca passando as 48 horas; outros com outras patologias mais graves, submetidos a quimioterapia começaram a obstipar mas com laxante oral a situação foi sempre controlada.

Em conclusão, também o aconselho a procurar outro veterinário rapidamente, diga qual é a sua zona, quase de certeza que alguém lhe saberá indicar um bom veterinário.

O seu gatinho pode sofrer só de obstipação sem mais nada associado que possa ser controlado com ração específica e medicação laxante mas, também pode ter algo mais grave que com o passar do tempo ponha em causa a qualidade de vida ou mesmo estar em risco a sua vida.

Votos de boas melhoras para o gatinho...
Lennymaggie
Registado: terça out 22, 2013 2:28 pm

quarta out 23, 2013 5:08 pm

Sinceramente... Não tenho muito por onde ajudar...

Excepto, não desista!

O meu gatinho com 9 anos... Teve algo "semelhante"... A sintomatologia e os comportamentos foram semelhantes... Mas no caso do meu gatarrão (Nemo) foi a formação de calculos na bexiga...

É uma situação angustiante, ver os bichanos a sofrer... O meu começou com os vómitos e com um miar de dores!

Ao fim de quinze dias algaliado (a primeira vez não resultou e voltou a "entupir") e após mais 15 dias internado derivado a uma bactéria qualquer que ganhou depois ( e claro, muitos euros gastos! )

Posso lhe garantir que ele recuperou a 95% - Sendo os restantes 5% uma ligeira incontinência :))

Por isso, não perca a esperança!
e não desista!

Desejo umas rápidas melhoras.

B.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta out 23, 2013 5:25 pm

Então? Notícias do gatinho? :?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BlackJack
Membro Júnior
Registado: domingo out 20, 2013 3:25 am

quarta out 23, 2013 9:01 pm

Olá pessoal.

Obrigado pela ajuda e compreensão.

Ele tem estado melhor em todos os aspectos. Já come sozinho sem ser preciso insistir. Está sempre a pedir comida e mesmo depois de comer o que normalmente é uma dose para ele, ainda vem pedir mais. Até já come da ração seca (a de sempre). Tenho pesado tudo o que come e nas últimas 24 horas comeu 250gr de comida (200gr húmida e 50gr seca).

Já brinca de vez em quando e faz as coisas normais que costuma fazer, ainda que algumas vezes continua algo parado e "atordoado" o que será certamente efeito secundário das injecções que tem levado.

A única coisa que continua a ser um problema é o evacuar. Continua a ter feito só aquela vez em que pelos vistos foi uma boa quantidade que esvaziou mas já era suposto ter voltado a fazer.

Os veterinários acham que ele está suficientemente bom para provavelmente (se continuar assim) amanhã nem sequer lá voltar. Ficaram de nos telefonar para dizermos como ele está.

Entretanto temos comprimidos para lhe fazer medicação oral em substituição de algumas injecções que ele estava a levar.

Sinceramente depois de quase uma semana (6 dias) constantemente preocupado e triste, vou agora conseguido sentir-me mais positivo e confiante em que vai ficar bom em função das melhoras visíveis.

Só agora quando cheguei aqui e li alguns dos vossos posts é que volto a ficar preocupado e como não sei se devo basear o meu nível de preocupação naquilo que leio aqui no fórum, nem me parece que seja saudável para mim (o que se pode reflectir no apoio que dou ao gato) penso que depois de hoje vou deixar de cá vir e mais tarde (quando se chegar a uma conclusão final de toda a situação, ou quase) prometo cá voltar para vos contar como foi.

Na vida "real", desde veterinários (não só desta clinica), a amigos, familiares e até desconhecidos opinam que estamos a ser demasiado zelosos e que nos preocupamos demais pois o gato não está assim tão mal. Aqui leio precisamente o contrário e cria-se uma situação que nos deixa confusos e deprimidos.

Poderei enventualmente passar cá antes, se considerar importante ou tiver alguma dúvida relevante em que me pareça que alguém aqui possa ajudar.

Foi, está a ser e continuará a ser tratado com toda a atenção, preocupação e carinho.

Obrigado mais uma vez a todos.
Última edição por BlackJack em quarta out 23, 2013 9:48 pm, editado 3 vezes no total.
BlackJack
Membro Júnior

quarta out 23, 2013 9:08 pm

MiausRafa Escreveu: Quanto ao não haver análises para despiste de pancreatite, pois se eu me deparasse com um veterinário que me dissesse isso, de certeza que não voltaria a deixar que animal meu fosse avaliado e tratado por tal profissional desinformado, com falta de experiência ou desactualizado porque a vida do meu animal estaria em más mãos.
Sinceramente com tudo o que oiço quando lá vou, tudo aquilo que leio, a quantidade de medicamentos, técnicas para os aplicar, pesar a comida que come, etc, etc, até se pode dar o caso que a vet tenha dito que para os gatos não há análises para despiste de outra coisa que não uma pancreatite. Ou seja, até posso estar a fazer confusão, mas amanhã farei com que fale novamente no assunto para esclarecer a situação. De momento certeza só tenho que ele me disse que é um teste que é possível fazer com os cães mas não com os gatos.

-
BlackJack
Membro Júnior

quarta out 23, 2013 9:34 pm

Voltando à pancreatite o seu gato pode até não ter esse problema o mais comum é a diarreia, mas se há desconfiança, como já foi dito, há um teste de sangue chamado FpLi (Lipase Imunorreativa Felina), simples é só tirar sangue, enviar para o laboratório, só não é barato.
Ok, quanto a isto já esclareci (a minha companheira também ouviu e lembra-se melhor que eu desa parte da conversa) e o que a vet disse foi que o teste mais simples e que permite certezas a 100% (ou perto) só é possível para os cães. Este FpLi ela mencionou mas disse que além de ser muito caro (tal como o/a MiausRafa bem mencionou), não é conclusivo e que como o que ele está a tomar já serve só por si de tratamento para uma pancreatite não haveria grande vantagem em fazer o FpLi.

Depois, não nas palavras dela mas no nosso critério de raciocínio com base no que nos acrescentou, informou-nos também que caso seja isso que ele tem está-se a fazer o mesmo que se tivéssemos 100% certeza de que é pancreatite (está a ser tratado/medicado da mesma forma), que a evolução esperada será a mesma e que o eventual resultado ou não do tratamento poderá depois permitir aferir se efectivamente isto tem fortes probabilidades de ser uma pancreatite ou não. Ou seja, muito em breve teremos mais dados para nos inclinarmos mais ou menos para essa possibilidade.

-
Última edição por BlackJack em quarta out 23, 2013 9:37 pm, editado 1 vez no total.
MiausRafa
Membro Veterano

quarta out 23, 2013 9:35 pm

Pois, pelo que conta o seu gatinho está a evoluir bem. É óptimo já ter vontade e comer tão bem por iniciativa própria.
Esperemos que a parte dos cocós também se resolva.
Penso que não deve aumentar o seu nível de preocupação pelo que lê no fórum, mas sim pelo quadro do seu gato, nas melhorias ou não que possa que ver nele…
As experiências de cada um aqui partilhadas, só podem servir de alertas mas cada caso é um caso…cada animal igual a si próprio….

Em relação ao teste da pancreatite pode realmente estar a fazer confusão, quando estamos preocupados, acabamos por não assimilar no momento muitas das coisas que nos são explicadas. Se vai esclarecer isso, fale-lhe no teste FpLi .

Desejo-lhe as melhoras do seu gatinho que ele continue a recuperar e que em breve nos possa vir dizer que está óptimo.
BlackJack
Membro Júnior

quarta out 23, 2013 9:42 pm

Obrigado MiausRafa.

De qualquer forma amanhã vejo melhor a possibilidade do FpLi.

Diga-me só se sabe quanto tempo demora a saber-se o resultado desse teste. É instantâneo ou pode demorar dias?

Se ele continuar a evoluir bem, continuando a comer bem, continuando a urinar bem, a beber água e, mais importante agora, se evacuar durante as próximas 24 horas então o prognóstico é positivo e penso que não será necessário procurar outro vet. No entanto se alguém quiser sugerir algumas hipóteses no Algarve, agradeço pois posso sempre registar para uma próxima situação futura.

-
BlackJack
Membro Júnior

quarta out 23, 2013 9:47 pm

Pesquisei um pouco e foi isto que encontrei e que é compatível com o que a veterinária nos disse:
A doença não pode ser diagnosticada somente com base no histórico ou sinais clínicos, uma vez que tais sinais (letargia, inapetência, perda de peso, vômitos, diarréia) podem imitar muitas outras doenças em gatos, não sendo específicos para pancreatite. Para complicar ainda mais, a pancreatite em gatos frequentemente se desenvolve simultaneamente com outras doenças, tais como a esteatose hepática, colangiohepatite (inflamação do fígado e das vias biliares) e doença inflamatória intestinal. Tal ocorrência simultânea destas afecções é denominada Triadite ou Doença Tríade Felina.

Laboratorialmente sugere-se a dosagem de duas enzimas encontradas no soro, amilase e lipase, que se constituem bons indicadores de inflamação pancreática quando se demonstram em elevadas concentrações. Recentemente um estudo demonstrou que quase 50% dos cães com amilase sérica elevada ou níveis de lipase elevados não têm pancreatite.

Em gatos, a situação é um pouco mais complexa. A amilase e lipase séricas são utilizadas para triagem. Isto se deve principalmente ao fato de outros órgãos produzirem estas enzimas (estômago e intestino delgado). Estas enzimas são excretadas por via renal, além disso, a presença de doença renal concomitante (o que é bastante comum em gatos) pode elevar falsamente a amilase no soro e níveis de lipase. Ocasionalmente, uma elevada contagem de células brancas do sangue e aumento das enzimas hepáticas podem estar presentes, mas estas descobertas não são também específicas para doença pancreática, por si só.

Um novo teste, mais rápido e preciso, para determinar no soro (semiquantitativamente) a lipase pancreática específica (por imunorreatividade) tornou-se validado para cães e gatos, demosntrando maior sensibilidade e especificidade para o diagnóstico: Lipase Imunorreativa Felina (FpLI)
. Tal teste, conjugado com anticorpos espécie-específicos tem se mostrado em alguns estudos com sensibilidade até mesmo superior a mensuração de fTLI (Imunorreatividade de fator semelhante a Tripsina), teste ainda pouco acessível em nosso meio.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta out 23, 2013 9:48 pm

Por mim, Só posso esclarecer-lhe de que não há tratamento específico para a pâncreatite. Únicamente dieta específica e enzimas para ajudar nas digestões, pela função pâncreatica estar diminuida! Mas SÓ.

Quanto ao resto, pelo que eu própria interpretei pelos seus posts e descrições sobre o mau estar do animal, independentemente do que mais pessoas também interpretaram, todos ou quase todos foram unânimes de que todo o processo de diagnostico e possível tratamento foi demasiado moroso! Todos os seus posts foram nitidamente contundentes de pura aflição de um dono preocupado e nessa base todos se preocuparam com a stuação do animal, e até sua. Mas, tudo bem, por mim não se vai "traumatizar mais".

Votos de que tudo se resolva da melhor forma e votos de boa recuperação do gatinho.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BlackJack
Membro Júnior

quarta out 23, 2013 9:50 pm

leonildecarvalho Escreveu:Por mim, Só posso esclarecer-lhe de que não há tratamento específico para a pâncreatite. Únicamente dieta específica e enzimas para ajudar nas digestões, pela função pâncreatica estar diminuida! Mas SÓ.
Ok, escolhi mal o termo, não é "tratamento" :wink:

Ele está então a ser "mantido" da mesma forma que um gato diagnosticado com pancreatite sería. Penso que assim já está bem, a menos que haja outro sinónimo de "mantido" que funcione melhor.

Obrigado!

-
MiausRafa
Membro Veterano

quarta out 23, 2013 9:51 pm

A minha resposta cruzou-se com a sua.
O resultado da FpLi pode ser conclusivo ou não conforme os valores.
Estes são valores de referência que tirei do relatório do meu gato.

-3,5 considerado normal
3.6 a 5.3 - Ligeiro aumento que pode ser associado a pancreatite
+ 5.4 aumento severo associado a pancreatite

O meu gato tinha valor superior a 5.4.
Na última já tinha valor inferior a 3.5

No meu caso, o gato foi sempre acompanhado de ecografia, as primeiras com imagens compatíveis com pancreatite as últimas já com pâncreas normal.
Responder

Voltar para “Gatos”