A Mia está doente :( Outra X

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jan 09, 2014 11:58 am

Bom dia Catkhatia.

Sei de animais com alergias alimentares a cereais, agora a peixe e carne, nunca havia ouvido ou lido :o Peixe, sim sei que em gatos c om determinados problemas de saúde, não podem comer por causa do fósforo...mas carne? :?
Os gatos precisam duma alimentação muito mais proteíca que os cães, p.e. E, a não lhe poder dar rações que contenham carne, ou peixe, tem aí um bico de obra :) No entanto, sei lá, fale aos Vets em dar-lhe arroz com legunes e adição de Lisina... O ovo também tem bastante proteína. Coloque-lhes questões de forma a conseguir alcançar informação para alimentar a gatinha da melhor forma possível.

Faço votos para que a gatinha restabeleça o melhor possível e o mais rápido possível.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

quinta jan 09, 2014 3:29 pm

Não vai ser uma tarefa facil, mas tem de ser para poderem estar as duas mais descansadas....
Devemos ajudar sempre os animais
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta jan 09, 2014 6:23 pm

Olá Catkhatia.

Pelo que li no texto, fiquei com sensação, e até posso estar errada, de que algumas vezes a "mudança" foi brusca e, associando isso ao facto de poder haver realmente alguma alergia a determinados elementos na ração, e até quiçá outra situação qualquer, gastrica/intestinal, porque há situações no intestino que nada têm a ver com alergia ao mencionado...que possa estar na origem do problema...? Ela já fez alguma eco ou até TAC aos intestinos?
Não será que na ração com carne, sendo que a carne tem mais proteína que o peixe, esta contenha mais cereais do que na ração com peixe e serão mesmo os cereais a mais que lhe provocarão a desenteria, por alergia ao cereal? Veja bem todas as hipoteses... com o Vet. É que andar a mudar de ração em ração, só por si também provoca alterações gástricas... e o intestino inflama a ponto de desenterias graves que, muitas das vezes não passam sem medicação prolongada.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaVil88
Membro
Registado: quarta jul 18, 2012 11:30 pm

sexta jan 10, 2014 3:13 am

Apesar de nunca ter postado, tenho seguido o tópico e a história da Mia. Escrevo para lhe colocar uma questão? O vet nunca colocou a hipótese de realizar análises específcas para diagnosticar as alergias da pequena?
É que eu tenho um gatito que também é alergico a peru e milho e essa alergia foi detectada por análises. Não foi necessário fazer dieta de exclusão!
Já o meu nunca teve diarreia. Tinha apenas vómitos, deixava de comer completamente e a sua digestão parava completamente. Ainda hoje, se fica mais stressado deixa logo de comer!!! Inclusive já tive de lhe dar comida por sonda durante 6 meses pois recusava comer fosse o que fosse, tal era a inflamação do tubo digestivo...
Acredite que sei bem o que são problemas de stress com os gatuxos... :(
No caso do meu "Chocolate" o caso é mais complicado pois a vet desconfia até que ele tenha, concomitantemente hipoadrenocorticismo (rarissimo em gatos), uma doença em que o animal não produz corticóides suficientes!

Espero que a Mia fique a 100% o mais rápido possível!
AnaVil88
Membro

segunda jan 13, 2014 3:59 pm

Vai ver que a concentração de cristais acabará por diminuir...
Em relação à recolha de urina já experimentou uma areia própria para o efeito que se compra no vet? Até traz 1 tubo e 1 pipeta para a recolha... para mim facilita bastante as coisas!!!
Espero que fique tudo bem, o mais rapidamente possível... As melhoras Mia! :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jan 14, 2014 12:04 pm

Olá Catkhatia.

A "areia" para efeitos de recolha de urina, é uma não absorvente, parecida com a de cílica só que não absorve. Toda a urina vai para o fundo da caixa e é aí que se deve recolher. A caixa convém estar bem lavada sem detergentes fortes. Quando tive que utilizar essa "areia", lavei com água e detergente da loiça. Depois passei por várias águas até ter a certeza que não haviam vestígios de detergente.
Os saquinhos dessa "areia..." são muito pequeninos. Não são caros mas acabam por ser pois um saco não chega para cobrir só o fundo da caixa e, os gatos quando não têm altura suficiente de "areia", não urinam... Então, comprei varios saquinhos. No final da utilização, lavei TODA a "areia" num crivo, em varias águas e depois coloquei num alguidar bastante largo, e despejei alcoól nela para a desinfectar o melhor possível. Envolvi-a bem nesse alcoól e depois pu-la a secar num tabuleiro bastante grande, ao Sol, e guardei-a para futura utilização :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaVil88
Membro

terça jan 14, 2014 8:05 pm

Realmente os saquinhos de areia são muito pequenos. No entanto, com os meus meninos e sempre que é necessário recolher urina tem bastado 1 saquinho. Eles acabam sempre por fazer! O bom é que também traz 1 pipeta que torna muito mais fácil o processo de recolha da urina!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jan 15, 2014 3:19 pm

Em todos os meus gatos, há dois que nem de pedra nenhuma precisam. Basta eu ter um alguidar, sem nada dentro, que eles fazem nele :P :lol: Por este motivo, de cada vez que eu preciso de um alguidar, pois que seja para uso imediato e logo tenho que o arrumar senão, vai "disto..." :wink: :lol:
Podem experimentar... quem sabe se não serão bem sucedidas...?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”