Uma sugestão. Não comprem a areia que se vende no Lidl. Os meus gatos fartavam-se de espeirrar e tive de deitar tudo para o lixo,
Jorge[quote=Florinda]
Olá
Acho que já experimentei quase todas as areias que há no mercado (a Ever Clean ainda não experimentei), e finalmente encontrei aquela que mais me satisfaz em termos de relação qualidade/preço. Infelizmente, só conheço uma loja onde se venda, e fica em Massamá. A areia em questão é a Sanicat. Não é aglomerante e é em tudo parecida com a do Continente, Lidl, Jumbo, etc. Mas produz menos pó, tem uma maior capacidade de absorção e é muito melhor no controlo dos cheiros (só me apercebi da diferença quando, há pouco tempo, tive de me remediar por uma semana com a areia do Continente). Costumo comprar 4 sacos de 30 litros (aprox. 20 quilos), e ainda não fiz bem as contas a quanto tempo dura, mas acho que dura pelo menos um mês e meio, e eu tenho 12 gatos. Cada saco de 30 litros custa 8,12 €. O pior é alancar com 20 quilos de areia até ao terceiro andar (sem elevador), mas vão andando no "armazém" (vulgo, bagageira do carro) até precisar de mais um saco.
A areia de silicone foi a melhor de todas as que já experimentei, em todos os aspectos, excepto no preço. Ainda a usei durante uns meses, mas desisti da ideia, para bem da minha carteira. Há uma marca em que a areia não tem a forma de bolinhas, mas sim a mesma forma das outras areias. Isso resolvia o problema de ter bolinhas de litter a saltitar pela casa toda com os gatos a correr atrás delas. No entanto, desconfio que alguns gatos sejam alérgicos a essa areia. A um dos meus gatos brancos começaram a inchar-lhe os "beiços" e tinha de tomar cortisona. Na altura, não associei isso à areia, até porque aquele tipo de "lesão" é muito comum em gatos brancos (segundo a minha vet), que são umas florzinhas de estufa, ao que parece. Também uma gata branca que tinha recolhido grávida manifestou uma lesão semelhante, mas no queixo, tendo inclusivamente feito uma grande ferida. No caso do meu gato, os sintomas desapareciam com o tratamento, mas voltavam a aparecer pouco tempo depois. Ao gato de uma amiga minha (que também usou essa areia por uns tempos) começou a aparecer-lhe uma ferida no nariz. Entretanto, ambas deixámos de usar essa areia e, até agora, o meu gato não voltou a ter problemas, enquanto que o dela continua a ter de tomar cortisona periodicamente. Obviamente, não temos a certeza de estar associado à areia, mas desconfiamos de que esteja. Alguém conhece alguém que tenha tido um caso semelhante?
Quanto às mudanças de areia, costumo deitar tudo fora e lavar as caixas com detergente da loiça e, de seguida, desinfecto-as com lixívia. Ponho nas caixas uma boa camada de areia e retiro os cocós e os xixis duas ou três vezes por dia (dependendo da quantida de areia que esteja nas caixas), tentando evitar que a areia suja se misture com a que ainda está limpa. No entanto, a areia que fica "limpa" começa a ficar "viciada", porque é impossível evitar completamente que a areia suja se misture. Se começar a ficar com pouca areia quando a areia ainda está relativamente limpa, acrescento mais um pouco. Senão, vou apenas tirando os cocós e os xixis com maior frequência, até que a areia já é tão pouca que teria de estar de guarda à casa de banho para limpar assim que um dos bichanos lá fosse (pouco prático, quando se tem 12 gatos). Nessa altura, deito fora o resto, lavo as caixas e ponho areia nova, e começa tudo de novo.
Fiquem bem
Florinda
[/quote]
Areia e nº de xixis
Moderador: mcerqueira
Sabem quando eles só fazem asneiras e nós desesperados até dizemos que vão para o gatil???
Pois desde que me morreu o meu Roberto, agora este pequenino é como dizes asneiras é sianal de saúde. Ralho mas não me ralo profundamente se é que me entendem.
Ontem com akele internei outro com mesmos sintomas. A Isabel foi um amor e ontem até ligou para saber dele porque eu não tinha coragem. pois HOJE O MUIDO COMEU SE BEM QUE Á FOAÇA E MORDEU A CARLA A VET ONDE ESTÁ. Tadinha dela que é uma querida mas fiquei felizzzzzzz.
Ele é meigo mas ela sempre a espetar o bichinho ele não gostou...he he he
Isto não tem nada a ver com xixis mas nalgum lado tinha de contar...
A Marta está melhor e apanhei-a a querer roubar uma lata dos da rua outra vez. coisinha chata....
Eu estou a dar comida a uns da rua porque a sra que o faz está doente e a fulana anda ali de orelha no ar para ver o que pesca....
Mas tá ´tão querida. Tá é com muito mimo e tá pestinha para os mais novos que são para dar. Mas quem não dava mimo a uma ceguinha de 2 meses e depois tanta luta ,este resultado feliz etc blá blá voces sabem como é ,verdade????
Miaus da Martinha pestinha, que amanhã vai mostrar o olhinho lindo a dra. lena. Deve ter passado de 30% de visão para 80% e pode subir. è só dum olho mas não interessa, o olho é cor de avelã.
Pois desde que me morreu o meu Roberto, agora este pequenino é como dizes asneiras é sianal de saúde. Ralho mas não me ralo profundamente se é que me entendem.
Ontem com akele internei outro com mesmos sintomas. A Isabel foi um amor e ontem até ligou para saber dele porque eu não tinha coragem. pois HOJE O MUIDO COMEU SE BEM QUE Á FOAÇA E MORDEU A CARLA A VET ONDE ESTÁ. Tadinha dela que é uma querida mas fiquei felizzzzzzz.

Ele é meigo mas ela sempre a espetar o bichinho ele não gostou...he he he
Isto não tem nada a ver com xixis mas nalgum lado tinha de contar...
A Marta está melhor e apanhei-a a querer roubar uma lata dos da rua outra vez. coisinha chata....
Eu estou a dar comida a uns da rua porque a sra que o faz está doente e a fulana anda ali de orelha no ar para ver o que pesca....
Mas tá ´tão querida. Tá é com muito mimo e tá pestinha para os mais novos que são para dar. Mas quem não dava mimo a uma ceguinha de 2 meses e depois tanta luta ,este resultado feliz etc blá blá voces sabem como é ,verdade????
Miaus da Martinha pestinha, que amanhã vai mostrar o olhinho lindo a dra. lena. Deve ter passado de 30% de visão para 80% e pode subir. è só dum olho mas não interessa, o olho é cor de avelã.